Dicas para se mudar para Bélgica: abrir conta, aluguel etc

por Matheus Osório
5/5 - (4 votes)

Dicas para se mudar para Bélgica: abrir conta, aluguel etc

Se mudar para a Bélgica pode ser muito interessante para sua vida, por se tratar de uma nova cidade, novo emprego ou estudo e ainda por se tratar de um lugar muito estruturado para se viver.

Mesmo que temporariamente, sair do Brasil para buscar os seus objetivos, sejam eles quais forem, em outro país é um ato de coragem e é preciso estar preparado para isso.

Ingressar em um novo lugar para viver é bem diferente de tirar férias ou de uma viagem turística. Quando estamos inseridos, ou tentando nos inserir, em uma sociedade, com a qual temos pouca familiaridade, é natural encontrarmos alguns percalços pelo caminho.

Usando a minha experiência de ter morado na Bélgica, vou te passar algumas dicas sobre o que você deve encontrar pela frente quando estiver de mudança para este belo país da Europa.

Saiba que será preciso enfrentar burocracias, como visto para morar na Bélgica, como se legalizar na Bélgica, trabalho, abrir conta, aluguel, entre outros. Também irei desfazer alguns mitos e medos que os brasileiros costumam ter quando deixam sua terra natal para viver em outro lugar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem ideal para a Europa »

 

Dicas para se mudar para Bélgica

Como se mudar para um país europeu
Se mudar para a Bélgica é menos complicado do que parece.

Algumas dúvidas sempre estão presentes na rotina daqueles que estão prestes a sair do Brasil e se mudar para Bélgica, seja para trabalhar ou estudar.

Afinal, a partir do momento que você pisar em solo belga está iniciada a sua jornada de aos poucos fazer parte da sociedade e se integrar no sistema ao qual você vai fazer parte.

Parto da ideia de que o os leitores desse artigo estão com o visto para a Bélgica encaminhado. Que já tem o emprego assegurado ou a matrícula em alguma instituição de ensino efetuada (e toda a documentação exigida para cada caso).

Por isso, os temas abordados a seguir devem ajudar quem está nesse ou em estado semelhante: como abro uma conta bancária na Bélgica? O que devo fazer para alugar um apartamento ou casa para morar? Como faço para ter um carro e dirigir em minha nova cidade?

O objetivo é clarear um pouco essas e outras dúvidas que trago a seguir. Mas, se você ainda não está nessa fase, descubra as cidades para morar, o custo de vida e tudo para morar no país.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como abrir conta, dirigir, alugar imóvel e mais

Conta bancária na Bélgica

Dicas para trabalhar na Europa
Abrir uma conta em banco é um dos primeiros passos ao chegar no país.

Para quem vai estudar ou trabalhar na Bélgica, ter uma conta bancária no país é imprescindível. Afinal, você deve receber seu salário em uma conta, enviar dinheiro para o Brasil, ou caso seja estudante receber bolsa e auxílio financeiro.

Para isso, vai precisar de uma conta em um banco belga. Há uma grande variedade de bancos na Bélgica para escolher, alguns nacionais, outros estrangeiros, cabe a você optar pelo que preferir. É importante analisar as taxas, tarifas, serviços que tem direito e coisas do tipo.

O procedimento é semelhante ao de encontrar um agência para ser correntista no Brasil, com a diferença de que o custo é menor e em alguns casos é inexistente. Sugiro procurar os bancos que tenham agências próximas a sua casa, a onde você irá trabalhar ou estudar.

Os mais comuns de encontrar são empresas nacionais que, inclusive, têm agências e caixas eletrônicos por toda parte: ING Group, Belfius Bank, BNP Paribas Fortis e KBC Bank. Para abrir uma conta a documentação exigida é basicamente a mesma que aqui no Brasil: comprovante de residência, de renda e documento de identificação.

Bancos em Bruxelas
Leve em consideração as taxas e a proximidade ao escolher o banco.

Alguns bancos aceitam até o comprovante de residência do Brasil, quando o cliente é um estudante que não tem endereço no nome ou renda fixa para comprovar; o passaporte pode ser usado como documento de identificação. Vale ressaltar que o atendimento em bancos na Bélgica funciona com data e hora marcada.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Um plano de conta bancária comum, com direito a poupança, cartão de débito, seguro de vida e atendimento pessoal com um gerente, pode custar cerca de 50 euros por ano.

Para sacar dinheiro e ter o cartão de débito não são cobradas taxas; caso deseje cartão de crédito o custo anual aumenta cerca de 20 euros.

Já um plano mais simples pode ser feito pela internet a custo zero. O único inconveniente é que esse tipo de conta não dá direito ao cliente de ser atendido por funcionários na agência e todas as operações são realizadas de forma virtual. Por falar em dinheiro, se vai se mudar para Bélgica, confira qual moeda levar para a Bélgica.

 

Alugar casa ou apartamento na Bélgica

como se legalizar na belgica
Contratos de locação de imóveis duram entre dois e nove anos.

Esse processo de morar na Bélgica, é bem parecido com o que conhecemos no Brasil quando vamos alugar um imóvel. Se for por intermédio de alguma imobiliária, tem toda a burocracia e documentação que se espera, já diretamente com o proprietário pode ser mais fácil.

Em todos os casos que tive contato, onde o aluguel foi feito com imobiliárias, não houve a necessidade de apresentar fiador, apenas a documentação padrão e concordar com os termos do contrato. Os contratos de locação são geralmente de dois tipos: curtos (até dois anos) ou longos (até nove anos).

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Na situação de aluguel direto com o dono do imóvel, que era o meu caso, é muito mais fácil e a informalidade pode até assustar. Os contratos são muito simples e às vezes feitos apenas verbalmente; não há necessidade de muita documentação, além do documento pessoal de identificação do inquilino.

Essa forma de negócio é bem mais rara, pois é necessário que as duas partes se conheçam e haja uma confiança mútua, mas existe.

As maneiras mais comuns de encontrar imóveis para alugar são os sites especializados como o Immoweb (www.immoweb.be/en), por exemplo, além de ficar de olho nas placas dos imóveis com o contato do proprietário ou imobiliária.

Existem casas e apartamentos de todos os tipos e tamanhos disponíveis para aluguel, principalmente para imigrantes que querem se mudar para Bélgica.

Mas pesquise bem porque pode haver apartamentos baratos em  péssimas condições. E, outros simples, mas com boa localização ou serviços incluídos no aluguel, como aquecimento, água, energia elétrica e TV a cabo.

 

Dirigir e comprar carro na Bélgica

visto para morar na belgica
Para dirigir na Bélgica é necessária uma permissão internacional.

Se você quer se mudar para Bélgica e dirigir no país, precisa estar com a habilitação em dia e só solicitar a permissão para dirigir fora do país com a carteira nacional. Se não tiver carteira de motorista no Brasil pode fazer a primeira habilitação na Bélgica.

Para obter a PID (Permissão Internacional para Dirigir) você precisa ir até uma agência do Detran no estado onde tirou sua carteira no Brasil.

O processo varia de acordo com a localidade, assim como o valor da taxa. A permissão é concedida mediante o pagamento da guia, apresentação da CNH válida e alguns outros documentos.

A PID também é chamada de carteira de motorista internacional e é aceita em diversos países da Europa, inclusive a Bélgica.

trabalho na belgica para brasileiros
Permissão Internacional para Dirigir | Foto: Detran/Rio Grande do Sul.

Se você quiser tirar carteira na Bélgica, o processo é bem mais descomplicado e barato do que no Brasil: é preciso estar legalizado no país, com número de registro social e ter mais de 18 anos; os exames teóricos e práticos podem ser feitos em inglês, caso você ainda não domine nenhum dos idiomas oficiais.

Não há necessidade de fazer aulas teóricas para fazer o exame, apenas realizar um teste online com 50 perguntas, das quais é preciso acertar 41 e pagar cerca de 20 euros.

Os testes são feitos em Centros de Exames do Governo e as perguntas são realizadas em forma de áudio e cada uma tem 15 segundos para ser respondida.

Existem simulados e guias para preparação disponíveis online e você pode fazer aulas teóricas, mas são pagas e custam caro. Em caso de reprovação as aulas teóricas são obrigatórias. Após aprovação é concedida a carteira provisória.

Você deve ir à prefeitura com duas fotos 3×4, documento de identidade, comprovante de aprovação na prova e pagar uma nova taxa em torno de 30 euros. Com a carteira provisória em mãos, você opta em tirar a permanente com ou sem auto escola.

salarios belgica
Tenha carro próprio na Bélgica caso seja extremamente necessário.

Tirar a carteira na auto escola lhe dá o direito de dirigir sozinho pelo território belga por até 18 meses, após 20 horas de aulas pagas com um instrutor cadastrado; enquanto que na segunda alternativa é permitido dirigir no país apenas acompanhado de um condutor com no mínimo 8 anos de habilitação, modalidade válida por 36 meses e sem custo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom FERIAS, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Após 3 meses, você já pode realizar a prova prática – com carro próprio ou da auto escola, mas nos dois casos há taxa. Curiosamente as carteiras de habilitação na Bélgica não necessitam de renovação, pois não tem prazo de validade.

   

Comprar um carro na em território belga pode ser feito, assim como os aluguéis, por uma concessionária ou de forma particular. Por meio das agências é um processo burocrático, pois exige-se test drive e o valor do veículo pode mudar de acordo com a idade e experiência do comprador. O seguro e o emplacamento ficam por conta do cliente também.

Sites de venda de produtos usados como o www.2dehands.be são uma ótima opção para quem busca um carro por um preço baixo. Nesses casos também fica a encargo do comprador o seguro e o emplacamento, já que as placas são retiradas sempre que um carro for colocado a venda e outro emplacamento é necessário.

Ter carro próprio na Bélgica é algo que não recomendo a menos que for de extrema e absoluta necessidade, principalmente nas grandes cidades onde os congestionamentos são grandes. Pedestres, ciclistas, bondes elétricos e ônibus têm sempre a prioridade, pois dividem as ruas igualmente com os carros.

Compare => Aluguel de carro na Bélgica

 

Outras dicas para se mudar para a Bélgica

Espero que as informações tenham ajudado a você que pretende se mudar para a Bélgica. É muito importante que ainda no Brasil, você visualize situações que vai encarar quando for estudar ou trabalhar na Bélgica, por isso pesquise bastante, busque informação, olhe os mapas, etc.

Vale lembrar ainda que regras e taxas podem mudar conforme o ano, a cidade e a região; a discrepância entre informações sobre os mesmos assuntos ligados a legislação são muito comuns na Bélgica devido aos três idiomas oficiais.

Os belgas têm maneiras bem particulares de fazer as coisas, alguns costumam dizer que “complicam coisas simples”. Por outro lado, algumas questões se desenrolam de maneira simples no país.

Minha experiência como estrangeiro não engloba nenhum relato de preconceito ou dificuldades enfrentadas pelo simples fato de ser brasileiro.

Os problemas que encontrei foram os que qualquer outro estrangeiro encontraria em um lugar desconhecido. A Bélgica é um lugar incrível e oferece muitas possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Saindo do Brasil preparado, tenho certeza de que sua passagem pelo país será uma experiência tão enriquecedora quanto foi a minha.

E você, gostou desse conteúdo? Compartilhe com aquele amigo que sonha em se mudar para a Bélgica.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ana

    Olá, Meu marido tem cidadania Alemã e queremos morar em Bruxelas eu como esposa como faço para legalizar no país ? Obrigado

  2. Polly Batista

    Oi, Ana. Tudo bem?! Inicialmente, você tem que ter sua cidadania alemã reconhecida, assim terá um passaporte europeu e não haverá impedimento para morar no continente. Boa sorte!