Você já viu aqui no Quero Viajar Mais que a Bélgica é um país repleto de iguarias deliciosas e que a culinária belga é muito rica e cheia de sabores.
Já falei das famosíssimas batatas fritas, dos chocolates e do waffle belga… um pouco sobre o que comer na Bélgica. Portanto, eles não estão na lista deste artigo, mas é claro, você não pode deixar de comê-los.
Além deles, as cervejas belgas são as mais famosas do mundo, e podem acompanhar quase todos pratos típicos da Bélgica descritos abaixo. Delicie-se com a lista que preparei com as principais comidas típicas belgas e não deixe de prová-las em sua viagem para Bélgica.
Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica
Precisa de seguro viagem na Bélgica? »
Neste artigo você vai ver:
11 comidas típicas e o que comer na Bélgica
Conheça as comidas tradicionais mais famosas da Bélgica, e veja o que você não pode deixar de experimentar.
- Mexilhões com batata frita
- Stoemp
- Chouriço
- Chicons au gratin
- Torta belga de arroz (Rijsttaart)
- Frituur
- Liége Syrup
- Tomates aux crevettes
- Steak tartare
- Waterzooi
- Eel in the green (Paling in’t Groen)
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Mexilhões com batata frita
O prato nacional da Bélgica são mexilhões com batatas fritas ou moules frites.
Parece uma combinação estranha, eu sei, mas realmente funciona. Em praticamente todos os restaurantes você encontrará esse prato tradicionalíssimo. Sempre frescos e muito bem servidos!
Além desta combinação, os mexilhões são preparados de muitas maneiras na Bélgica: pode ser natural, em um creme de alho, ou em uma forma chamada moules marinière, como a foto acima. Tem vinho branco, cebola, salsa e manteiga – este caldo é incrível.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Para nós brasileiros, eu recomendaria acompanhado de spaghetti, prato que nosso paladar está mais acostumado!
Stoemp
Prato típico dos Flandres (região norte da Bélgica), o stoemp é feito de purê de batatas com legumes como aipo, chalotas e cebolas. Alguns restaurantes oferecem com um caldo.
Em seguida os pratos são montados com bacon, ovos fritos, salsicha, carne picada, peixe, ou mesmo cavalo. Sim, na Bélgica eles têm o estranho hábito de comer carne de cavalo. Ah, alguns pratos vêm com um creme de leite separado.
Chouriço
Os apaixonados por linguiça e seus derivados certamente conhecem esse prato, mas para os que nunca ouviram falar, este é um tipo de salsicha de carne de porco com sangue e farelo de pão.
A palavra “sangue” pode assustar, mas o prato vale a tentativa, pois é bem gostoso! Costuma ser servido com batatas e molho de maçã.
Chicons au gratin
Esse é um tipo de refeição que nunca vi parecida no Brasil. Basicamente, é feita de batata gratinada com chicória-belga, vegetal semelhante à nossa endívia. É ainda gratinado em molho béchamel e queijo.
A maneira de preparar este típico belga é bem interessante. Cada folha da chicória-belga é embrulhada em uma fatia de presunto, coberta com a batata, molho béchamel e queijo.
Particularmente não experimentei porque não gosto de chicória, mas minha amiga Cathy, moradora de Bruxelas, super recomenda!
Torta belga de arroz (Rijsttaart)
Os gordinhos (e aqui incluo os gordinhos de cabeça também) vão me entender! Sabe aquela comidinha que você bate o olho e, por mais que olhe todas as outras coisas, ela fica martelando na sua cabeça e você sempre acaba voltando e decidindo por ela? Pois é, essa foi minha experiência com essa tortinha!
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Em várias padarias eu a via exposta, uma cara maravilhosa! Em alguns lugares ela parece um pastelzinho de Belém, mas na maioria ela lembra uma tortilla espanhola.
Basicamente, é feita à base de uma mistura de creme de arroz e leite e ovo, mas não tenho ideia como juntam tudo isso. É bem doce, mas barato e simplesmente maravilhoso. Comi algumas vezes! Saiba como usar internet na Bélgica para postar nas redes sociais.
Frituur
Esses são os mais famosos fast-food da Bélgica. Não é uma rede específica, e sim o tipo de comida de rua mais famosa por aqui.
O português não tem essa palavra, mas a tradução seria algo como “friteiria”. As barracas oferecem vários pratos fritos e grelhados servidos com batatas fritas, como hambúrgueres, espetinhos, almôndegas, salsichas e frango frito. Estes pratos têm apelidos que variam regionalmente, distinguindo as diferentes combinações de ingredientes, como o “bearclaw“. Outra característica desses estabelecimentos é a grande variedade de molhos belgas, incluindo ketchup de caril, maionese, aioli, molho tártaro, molho whiskey, americano, mexicano, oriental, béarnaise ou diablo.
Quando eu comi, pedi um Mitraillette, sanduíche em que eles servem a carne, as batatas fritas, o molho e a salada juntos, na metade de uma baguette. Muito bom!
Liége Syrup
Se você está procurando o que comer na Bélgica, essa é uma daquelas iguarias que a população local ama. Basicamente é uma geléia, um pouco mais grossa, mais pegajosa. É feita de sucos de frutas evaporados como maçãs, peras, entre outras.
Muito servido no café da manhã, é usado primeiramente como um recheio para torradas ou sanduíches, quando são acompanhados com queijo. Também pode ser usado como molho ou para alguns pratos de carne ou como coberturas para waffles e panquecas.
Tomates aux crevettes
Tomates com camarões, muito suculentos e saborosos! São minúsculos camarões cinzentos conhecidos como o “caviar do Mar do Norte”. Na Bélgica, eles são frequentemente servidos em uma salada recheada dentro de um tomate.
No entanto, eles também podem ser apenas o topping de uma salada misturada com maionese e especiarias, sem outros acompanhamentos, ou servido unpeeled, sem pele, normalmente acompanhado com uma boa cerveja belga.
Steak tartare
Muito comum na Europa, o steak tartare é basicamente carne crua picada em pedaços minúsculos ou esmagados. Na Bélgica é servido com cebolas e mais especiarias do que o steak tartare do Brasil.
Além de acompanhar torradas ou fatias de pão, também é usado como um molho para as famosas batatas fritas. No entanto, prefiro este steak tartare em um prato chamado Martino que leva o nome por causa do molho martino (levemente apimentado), cebolas, pickles e salada. É muito bom!
Waterzooi
Outra iguaria típica dos Flandres, mais precisamente de Ghent, o waterzooi é um guisado cremoso com uma base de sopa que costuma ser feita com gema de ovo, creme, manteiga e caldo de vegetais espessados. A receita original era à base de peixe, mas hoje em dia o frango é mais pedido. Um prato quente que enche o estômago, perfeito para enfrentar dias mais frios no país.
Eel in the green (Paling in’t Groen)
Deixei esse prato para o final da lista, para não te assustar. A base do prato é a carne de enguia. Sim, aquele peixe com formato de cobra, da espécie das moreias.
Eu não comi esse prato, pois não o vi nos cardápios. Certamente não teria comido, mesmo que tivesse visto. Tenho aversão total à cobra.
No entanto, Cathy (aquela amiga belga) me garantiu que é muito bom e os belgas amam o prato.
É uma carne muito saborosa com textura semelhante ao frango, e, obviamente, com o sabor do peixe. Neste prato, os pedaços de peixe são cozidos em um molho verde à base de ervas, bem grosso. Um sabor único, bem refrescante.
Você já experimentou algum destes pratos típicos da gastronomia belga? Conte nos comentários qual é o seu preferido ou qual tem vontade de experimentar.
Ah, mas vamos combinar que nada melhor que um chocolate belga para representar uma parte dessa gastronomia belga. Por isso, confira esse vídeo delicioso feito pelo site oficial de turismo da Bélgica:
E aí, quais das comidas típicas belgas ficou com vontade de provar? Experimenta todas, volte aqui no blog e deixe sua opinião aqui nos comentários 🙂
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Bélgica
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Bélgica
Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.
Seguro viagem na Bélgica
Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *