Viajar barato: quanto custa viajar para Bruges, na Bélgica

por Matheus Osório

Viajar barato: quanto custa viajar para Bruges, na Bélgica

Você sabe quanto custa viajar para Bruges? Ou qual o total de investimento financeiro que você precisa para conhecer essa cidade da Bélgica? Com a minha experiência de ter morado no país por alguns anos, vou te ajudar a esclarecer estas e outras questões neste artigo.

Quero te mostrar quanto custa voar do Brasil para a Bélgica, como chegar em Bruges, onde dormir na cidade, onde comer, quais despesas terá (transporte, passeios, passagens, seguro, etc.) no total da viagem e se vale mais a pena visitar Bruges no inverno ou no verão.

Para quem não sabe onde fica Bruges: a cidade está localizada no norte da Bélgica e é a capital província de Flandres Ocidental; localizada a 100 km de Bruxelas.

Confira quanto custa viajar para Bruges e aproveite muito a Veneza do Norte, como a cidade é conhecida.

Leia também => Onde se hospedar em Bruges

Seguro viagem para conhecer a Bélgica »

 

Quanto custa viajar para Bruges?

Seguro viagem: 45 reais
Passagem aérea: 4.300 reais
Hotel: 1.365 reais
Transporte:  220 reais
Alimentação: 450 reais
Passeios:  120 reais

 

O valor que você vai precisar ter para uma viagem de 3 dias em Bruges, contando aqui as passagens de avião (ida e volta) para uma pessoa, a quantia diária exigida para entrar na União Européia e o seguro viagem, fica em torno de 6.500 reais.

O valor diário médio que se estipulou para que os turistas disponham ao entrar na Bélgica é de 100 euros (quase 600 reais).

Nessa quantia estão incluídas as despesas básicas de hospedagem, transporte e alimentação para qualquer turista no país.

Lembrando que os valores precisam ser atualizados para a época da viagem e que os mesmos valem para a ida para a Bélgica e estadia em Bruges.

Não estão sendo contabilizados valores diários para Bruxelas e outras cidades da Europa.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bruges »

 

Quais despesas terei em Bruges?

Seguro viagem para Bruges

belgica seguros promo
Seguro viagem é obrigatório para a Bélgica.

De acordo com o site Seguros Promo, o valor mais em conta para o serviço é de 7 euros (45 reais), para pessoas com idade inferior a 69 anos.

O plano inclui despesas médicas (50 mil dólares), seguro bagagem (600 dólares), entre outros detalhes.

Não esquecendo que o seguro viagem é obrigatório para brasileiros que desejam entrar no país.

Assim como são também obrigatórios o passaporte válido, um cartão de crédito internacional e as passagens de volta. Saiba mais sobre seguro viagem para cartão de crédito.

 

Passagem aérea para Bruges

onde fica bruges
Você desembarcará no aeroporto de Bruxelas | Foto: Abdeaitali, via Wikimedia Commons.

Outro item fundamental quando estiver calculando quanto custa viajar para Bruges é saber o preço das passagens aéreas, afinal, voar de avião é o único meio de chegar no velho continente, sem que você passe meses em um navio de carga.

Também é preciso saber que não existem voos diretos para Bruges, portanto você vai precisar pegar um avião até Bruxelas e depois ir até a cidade, de carro alugado já na Bélgica ou de trem.

Quanto ao preço da passagem para a Bélgica, o valor individual para um adulto chegar em Bruxelas é de 4.300 reais em média.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bruges. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Você deve levar em conta qual a sua cidade de origem no Brasil, o que pode fazer o preço variar. Veja aqui também como comprar passagens aéreas mais baratas.

 

Hotéis em Bruges

bruges onde ficar
Centro Histórico é a melhor região para se hospedar em Bruges.

Caso sua opção de hospedagem na Veneza do Norte seja um hotel, no artigo sobre os 10 melhores hotéis em Bruges cito algumas boas sugestões, para vários orçamentos.

O hotel mais barato da lista é o Hostel Lybeer, no Centro Histórico, que tem diárias individuais a partir de 116 reais, sem café da manhã em um quarto compartilhado.

Já o Hotel Bla Bla, fica em uma rua mais calma e com algum comércio. É bem mais equipado e com uma estrutura maior, com diária de 455 reais em um quarto, sem café da manhã.

Existem opões intermediárias às que citei acima e outras ainda mais caras. A hospedagem talvez seja uma das coisas mais caras na sua lista de quanto custa viajar para Bruges.

 

Se locomover em Bruges

como se locomover em Bruges
Tram é muito utilizado em Bruges | Foto: FaceMePLS, via Wikimedia Commons.

Primeiramente preciso lembrar que para saber quanto custa se locomover em Bruges, você precisa chegar até a cidade.

Para quem estiver desembarcando no aeroporto de Bruxelas, a melhor opção é pegar um trem.

A viagem da capital até a cidade dos canais custa cerca de 90 reais e dura pouco mais de 1 hora. Se sua origem for outra cidade o valor não deve mudar muito, não passando de 115 reais na maioria dos casos.

   

O melhor a fazer é comprar um Go Pass ou Rail Pass. Os bilhetes que você preenche com origem, destino e data tem 10 viagens cada e são bem mais em conta que ficar comprando passagens a cada viagem. Confira como fazer um roteiro de trem na Bélgica.

Quanto o preço para um Rail Pass, para passageiros maiores de 26 anos é de 83 euros (cerca de 480 reais – 48 reais por viagem).

O Go Pass, para passageiros com idade inferior a 26 anos, custa 66 euros (mais ou menos 380 reais – 38 reais por viagem).

O transporte público em Bruges, assim como nas demais cidades da região de Flandres, é controlado pela empresa De Lijn. Possui um sistema integrado de passagens únicas para tram (bonde elétrico), ônibus e metrô.

Já valor da tarifa é de 3,50 euros no ticket individual, comprado no ato da viagem – mais ou menos 20 reais.

Mas é possível comprar passagens com mais viagens, em que cada uma sai com preço menor, dando um bom desconto no final. Para economizar ainda mais saiba qual moeda levar para Bélgica e como fazer câmbio no país.

Uma grande vantagem é que os pontos turísticos da cidade e as áreas de interesse são bem próximas, então boa parte da sua programação em Bruges pode ser feita a pé.

 

Alimentação em Bruges

waffle na bélgica
Não deixe de experimentar o waffle belga em Bruges.

Outro aspecto que vai te ajudar a calcular quanto custa viajar para Bruges é pensar na alimentação.

Os viajantes que gostam de passar bastante tempo na rua, provavelmente, vão comer em todas as refeições nos restaurantes em Bruges (em breve). Quem precisa dar uma segurada nos gastos, pode comprar comida nos supermercados que são bem baratos.

Dá pra fazer uma comida legal para duas pessoas com uns 10 euros (quase 60 reais), então se seu hostel ou hotel tiver uma cozinha equipada, você pode economizar uma grana dessa forma.

Mas existem algumas opções de restaurantes que são baratas e no fim das contas, fazem pouca diferença.

Por exemplo, um assunto que já abordei aqui, os hotéis que cobram caro ou não tem café da manhã, obrigam o hóspede a encontrar um lugar para tomar café, de preferência perto do hotel.

O Cafe Cafe Vof serve café da manhã diário por cerca de 8 euros (46 reais), um prato com pão, croissant, presunto, queijo, manteiga, geleia e café ou chá. De bom tamanho para começar o dia, não?

Uma refeição mais reforçada para almoço ou janta fica entre 15 e 20 euros, em média – entre 85 e 115 reais. O Chez Vincent é um restaurante em Bruges que serve as típicas batatas fritas belgas, por um preço legal.

Uma combinação que é bem comum ver turistas experimentando é: uma porção de batatas fritas (com um molho), um hambúrguer ou empanado, uma salada e uma bebida. Um prato assim não deve passar de 15 euros (86 reais).

Os cozidos (stoemp ou waterzooi) ou ainda a porção de mexilhões com batatas fritas, tipicamente belgas, custam um pouco mais caro que os lanches – entre 20 e 25 euros (115 e 144 reais).

 

Passeios em Bruges

canais de bruges
Passeios guiados te ajudam a conhecer melhor a Veneza do Norte.

Muitos devem pensar que fazer m roteiro em Bruges e não fazer um passeio pelos canais é quase como não conhecer a cidade.

Mas o que pode fazê-los mudar de ideia são os preços – o tour de barco mais barato custa cerca de 10 euros (praticamente 60 reais).

Mas então quanto custa viajar para Bruges fazendo os passeios turísticos? Na verdade, os valores médios dos passeios guiados ou visitas a museus pela cidade, ficam em torno de 8 a 12 euros.

O Campanário, o Museu do Chocolate, o Museu da Batata Frita e as principais igrejas estão todos dentro desta faixa de preço.

Já alguns tours guiados têm preços especiais para grupos acima de um determinado número de pessoas.

Particularmente, eu prefiro conhecer as cidades que visito no meu próprio ritmo, descobrindo os lugares por mim mesmo.

   

Mas se você gostaria de passear por Bruges com o auxílio de um guia turístico, a caminhada pelas ruas de Bruges e principais pontos da cidade é a melhor opção; ela é gratuita, mas a taxa de reserva custa 2 euros (12 reais aproximadamente).

 

Quando é mais barato ir para Bruges?

bruges quando ir
No verão a cidade fica mais cheia, mas os preços são mais elevados.

Bruges é uma cidade extremamente turística e com muita procura por hotéis, restaurantes, passeios guiados e museus na alta temporada. Esse período acontece nos meses de junho, julho e agosto, época do verão na Bélgica.

Nesses 3 meses, os preços acabam ficando mais altos e os lugares mais concorridos. Apesar do clima quente e a possibilidade de fugir do inverno brasileiro (dependendo de onde você more), o custo de viajar para Bruges nessa época pode ser bem mais elevado.

O extremo oposto, o inverno – dezembro, janeiro e fevereiro – oferece bem menos procura em determinadas áreas e muitos lugares ficam inacessíveis por conta da neve. Em dias de frio muito rigoroso, a superfície dos canais de Bruges fica congelada.

Mas não se engane, pois o inverno também atrai muitos turistas em localidades favorecidas pelos dias gelados. Pessoas do mundo todo procuram a Bélgica para curtir as paisagens melancólicas do inverno Europeu.

A época mais recomendada para visitar o país é durante os meses de primavera e outono, que é de março a maio e de setembro a novembro.

Nesse período, o fluxo de turistas é bem menor e as temperaturas permitem que tudo funcione normalmente.

Como ter? => Internet na Bélgica

 

Saiba quanto custa viajar para Bruges

Como dito no início do artigo, a média de quanto custa viajar para Bruges em um roteiro de 3 dias é de 6.500 reais, sendo:

  • Seguro viagem: 45 reais
  • Passagem aérea: 4.300 reais
  • Hotel: 1.365 reais
  • Transporte: 220 reais (incluindo trem de ida e volta de Bruxelas)
  • Alimentação: 450 reais
  • Passeios: 120 reais.

Vale ressaltar aqui que os valores descritos ao longo do artigo são referentes ao primeiro trimestre de 2020.

Também é importante ter em mente que os orçamentos aqui são valores médios e que não necessariamente vai ser esta quantia exata que você vai precisar para visitar Bruges.

Em alguns casos, o viajante pode gastar menos, em outros mais; depende do estilo de cada um e do tipo de viagem que planeja.

Eu mesmo fiz viagens mais baratas e econômicas, me hospedando na casa de amigos, pegando o mínimo de transporte público, não comendo fora em todas as refeições e conhecendo o máximo de lugares que podem ser visitados de graça; assim como por outras vezes gastei um pouco mais e viajei com maior conforto.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo Bruges ou Bruxelas, onde comparo as cidades e te ajudo a decidir em qual delas ficar por mais tempo na Bélgica. Os valores deste artigo são do ano de 2020. Atualize-os na época da sua viagem.

E você, agora que sabe quanto custa viajar para Bruges, ficou com vontade de conhecer a Veneza do Norte? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *