Roteiro de trem na Bélgica: paradas obrigatórias

Roteiro de trem na Bélgica: paradas obrigatórias

Viajar de trem na Bélgica é a principal forma de ir de uma cidade a outra. A malha ferroviária do país é extremamente densa e leva turistas e cidadãos belgas a todas as partes. As passagens de trem na Bélgica não custam caro e existem modos econômicos de viajar e conhecer as principais cidades e o interior.

Por ser um país pequeno, o trem acaba sendo o meio de transporte mais usado na Bélgica, o que torna possível fazer bastante coisa em pouco tempo. Porém, eu sempre recomendo a quem visita o país que passe pelo menos um dia inteiro em cada cidade. A experiência de visitar os locais de seu roteiro com calma é muito mais recompensadora do que tentar conhecer o maior número de cidades em pouco tempo.

Tanto para quem desembarca para uma temporada exclusiva na Bélgica ou quem vai passar vindo da França ou a caminho da a Holanda, por exemplo, pode ter certeza de que existem roteiros incríveis para serem feitos de trem.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem Bélgica »

 

Passagens de trem na Bélgica

Passagens de trem na Bélgica
Foto: Hullie, via Wikimedia Commons.

Geralmente, as passagens de trem individuais não custam muito caro na Bélgica e na Europa. Mas a melhor maneira, e mais em conta financeiramente, de viajar sozinho ou acompanhado é utilizando os passes de viagem.

Para adultos maiores de 26 anos, o Rail Pass custa 77 euros e dá direito a dez viagens a qualquer lugar dentro da Bélgica. O passe vem com espaço para ser preenchido com origem, destino e data da viagem e deve estar completo antes que o controlador (funcionário do trem que confere as passagens) passe pelo seu vagão.

Caso contrário, é obrigatória a compra de uma passagem de preço normal na hora. Para menores de 26 anos de idade existe o Go Pass, que custa 53 euros e funciona exatamente da mesma forma.

No caso do Rail Pass cada viagem vai custar 7,70 euros e 5,30 euros para o Go Pass. Levando em consideração que muitas passagens custam mais que isso, no fim da viagem você vai perceber uma economia considerável no transporte.

Os passes podem ser utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, na mesma viagem ou não e são válidos por cerca de um ano. As viagens são de segunda classe, mas as poltronas são bem confortáveis e isso não vai prejudicar em nada a sua experiência.

Tanto os passes quanto as passagens comuns podem ser comprados nas estações de trem ou pela internet. Saiba como ter internet na Bélgica para pesquisar muito sobre deslocamentos.

CLIQUE AQUI para comprar seu passe de trem na Bélgica »

 

Horários de viagem de trem na Bélgica

transporte na belgica
Trens não costumam atrasar na Bélgica.

A grade com os horários das viagens fica exposta em todas as estações em murais e nos painéis (parecidos com os de aeroporto) nas estações maiores.

O quadro mostra os intervalos entre uma viagem e outra e os dias da semana, para horários fixos. Atrasos acontecem, mas não são frequentes nem muito longos.

As passagens ou os passes não têm horário marcado, portanto caso você perca um trem, pode verificar o quadro de horários e pegar o próximo para a cidade de destino, sem problemas.

Caso não haja trens diretos, os funcionários das estações costumam ser bem solícitos com turistas para explicar rotas alternativas e conexões.

A duração dos trajetos e o preço das passagens que são compradas na hora da viagem podem oscilar conforme o horário, a distância e a rota.

Nas estações de trem das grandes cidades como Bruxelas, Antuérpia e Gante, por exemplo, há trens para praticamente todas as cidades e municípios do país.

Compare => Passeios na Bélgica

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de trem de 5 dias na Bélgica

Para quem vai fazer uma passagem rápida pela Bélgica, sugiro que tente conhecer no máximo três cidades, para que possa passar mais tempo em cada uma delas e consiga visitar os pontos turísticos e descobrir lugares interessantes que podem fugir aos olhos no caso de uma estada mais curta em cada cidade.

Chegando de viagem do Brasil, com desembarque final em Bruxelas, reserve pelo menos dois dias para conhecer a capital do país, que é rica em arquitetura histórica e belas paisagens.

estação de trem em gent
Comece o roteiro pela capital, Bruxelas.

Os museus e prédios do governo têm uma beleza de encher os olhos. Para quem estiver vindo de outro país da Europa para a Bélgica, chegando de trem em Bruxelas, também sugiro que inicie seu roteiro pela capital.

De Bruxelas a viagem pode seguir para Gante, onde você pode ficar mais uns dois dias e passear pelos parques e pela beira dos rios que atravessam a cidade – o Lys e o Escalda. Gante é uma cidade universitária, com muitos festivais de arte e música e gastronomia forte.

O último dia do roteiro deve ser passado em Bruges. A cidade conhecida como Veneza do Norte, encanta os visitantes com os canais, passeios na Bélgica de barco e paisagem medieval.

Roteiro:

  • Dias 1 e 2 em Bruxelas;
  • Dias 3 e 4 em Gante (região de Flandres, na província de Flandres Oriental);
  • Dia 5 em Bruges (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental);

Distâncias e valores:

  • Bruxelas – Gante  (entre 40 e 50 minutos e viagem, com passagens a partir de 11 euros);
  • Gante – Bruges (entre 25 e 40 minutos de viagem, com passagens a partir de 9,00 euros);
  • Bruges – Bruxelas (pouco mais de 1 hora de viagem, com passagens a partir de 16,00 euros);

Incrível => Entrada para as Cavernas de Ham e Parque Wildlife

 

   

Roteiro de trem de 7 dias na Bélgica

Com uma semana para curtir a Bélgica de trem, já dá tempo de conhecer mais lugares. Sugiro pegar o roteiro anterior como base, só que ao invés de voltar de Bruges para Bruxelas no quinto dia, dê uma esticada até o litoral belga.

A primeira parada pode ser Knokke-Heist, no litoral norte, não muito longe de Bruges. Nessa sofisticada cidadezinha da costa da Bélgica parte o bonde elétrico que percorre 70 quilômetros a beira mar, até De Panne, no litoral sul.

estação de trem de antuerpia
Aproveite para passar por Gante.

Esse passeio é perfeito para conhecer as praias da Bélgica, pois ele passa por todas as cidades banhadas pelo Mar do Norte e você pode ainda descer na cidade que quiser e explorar as atrações locais.

Minha dica é fazer o trajeto completo no bonde de Knokke-Heist até De Panne (que dura cerca de 2 horas e meia), depois voltar no mesmo bonde e desembarcar para uns dias em Oostende, a maior cidade da costa da Bélgica.

Roteiro:

  • Dias 1 e 2 em Bruxelas;
  • Dias 3 e 4 em Gante (região de Flandres, na província de Flandres Oriental);
  • Dia 5 em Bruges (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental);
  • Dia 6 em Knokke –Heist e De Panne (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental);
  • Dia 7 em Oostende (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental).

Distâncias e valores:

  • Bruxelas – Gante  (entre 40 e 50 minutos de viagem, com passagens a partir de 11 euros);
  • Gante – Bruges (entre 25 e 40 minutos de viagem, com passagens a partir de 9,00 euros);
  • Bruges – Knokke-Heist (cerca de 20 minutos de viagem, com passagens a partir de 6,00 euros);
  • Knokke-Heist – De Panne – Oostende (cerca de 3 horas e meia, o bilhete para o bonde elétrico custa a partir de 2,10 euros).

Confira =>Tour de degustação de cervejas em Bruxelas

 

Roteiro de trem de 10 dias na Bélgica

Quem tem o privilégio de ficar mais de uma semana viajando pela Bélgica tem excelentes roteiros pela frente.

Seguindo a ideia de iniciar com uns dois dias na capital, para aproveitar a chegada, o segundo passo pode ser ir para o sul do país e explorar o lado francês da Bélgica.

A região a Valônia, como é chamada a parte francófona do país, fica logo abaixo de Bruxelas e é uma área mais favorável economicamente para o turismo.

Na província de Hainaut fica uma das maiores cidades da Valônia, Charleroi, onde vale a pena passar um dia. De Charleroi, você pode pegar o trem para Namur, capital da província vizinha e passar uns dois dias para conhecer a cidade e a floresta das Ardenas.

Roteiro de trem na Bélgica
Porto da Antuérpia, uma das mais belas cidades da Bélgica.

Partindo de Namur para dois dias em Liège, uma das mais belas cidades da região francesa da Bélgica. A vida noturna animada é seu principal atrativo.

Liège não está muito longe de Hasselt, agora saindo da Valônia e voltando a região de Flandres, na província de Limburgo. A cidade capital da província sedia eventos esportivos e festivais de música de renome no país.

Para encerrar o roteiro de 10 dias pela Bélgica, pegue o trem de Hasselt para Antuérpia e passe dois dias conhecendo a descobrindo aquela, que em minha opinião, é a cidade mais bonita do país. Moderna e cosmopolita, a Antuérpia combina o lado mais tradicional da Europa com o mundo globalizado.

Roteiro:

  • Dias 1 e 2 em Bruxelas;
  • Dia 3 em Charleroi (região da Valônia, na província de Hainaut);
  • Dias 4 e 5 em Namur (região da Valônia, na província de Namur);
  • Dias 6 e 7 em Liège (região da Valônia, na província de Liège);
  • Dia 8 em Hasselt (região de Flandres, na província de Limburgo);
  • Dias 9 e 10 na Antuérpia (região de Flandres, na província da Antuérpia).

Distâncias e valores:

  • Bruxelas – Charleroi (entre 50 minutos e 1 hora e 30 minutos de viagem, com passagens a partir de 11,00 Euros);
  • Charleroi – Namur (entre 40 minutos e 1 hora de viagem, com passagens a partir de 7,00 Euros);
  • Namur – Liège (cerca de 50 minutos de viagem, com passagens a partir de 11 Euros);
  • Liège – Hasselt (entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos de viagem, com passagens a partir de 11 Euros);
  • Hasselt – Antuérpia (entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas de viagem, com passagens a partir de 13,00 Euros).

Barato => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Roteiro de trem de 15 dias na Bélgica

   

Em 15 dias de viagem de trem na Bélgica, sugiro visitar todas as províncias e suas capitais. Nesse período é possível ficar pelo menos um dia nas cidades menores e até dois dias nas cidades mais famosas.

É um modelo de roteiro mais corrido, mas vale a pena para conhecer alguns lugares que normalmente ficam de fora das rotas mais comuns e também as paradas consideradas obrigatórias.

Sugiro então, outra vez começar em Bruxelas, agora por um dia. Seguindo para um dia em Gante e outro em Brugges – da Veneza do Norte você pode dar uma escapada para um dia na praia de Oostende.

O quinto dia, saindo da região de Flandres e entrando na região da Valônia, fica para conhecer a cidade de Mons, há poucos quilômetros da fronteira com a França.

Ainda na parte francesa da Bélgica, reserve um dia para conhecer a arquitetura de Wavre e dois dias em Namur (não se esqueça de visitar a floresta das Ardenas).

Roteiro de trem na Bélgica melhores cidades
Não deixe de visitar a bela Lièrge.

No nono dia pegue um trem para a província de Luxemburgo, vizinha do país de mesmo nome, e conheça a bela capital Arlon.

De Arlon, partimos para o norte, na última parada na região da Valônia: Liège – um dia para passear e curtir a vida noturna. A seguir, voltando para Flandres, faça uma parada de um dia em Hasselt e dois na Antuérpia.

Com a viagem próxima do fim, passe um dia em Lovaina (quem sabe visitando uma cervejaria) antes de voltar a Bruxelas para o último dia na Bélgica.

Roteiro:

  • Dia 1 em Bruxelas;
  • Dia 2 em Gante (região de Flandres, na província de Flandres Oriental);
  • Dia 3 em Bruges (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental);
  • Dia 4 em Oostende (região de Flandres, na província de Flandres Ocidental);
  • Dia 5 em Mons (região da Valônia, na província de Hainaut);
  • Dia 6 em Wavre (região da Valônia, na província do Brabante Valão);
  • Dias 7 e 8 em Namur (região da Valônia, na província de Namur);
  • Dia 9 em Arlon (região da Valônia, na província de Luxemburgo);
  • Dia 10 em Liège (região da Valônia, na província de Liège);
  • Dia 11 em Hasselt (região de Flandres, na província de Limburgo);
  • Dias 12 e 13 na Antuérpia (região de Flandres, na província da Antuérpia);
  • Dia 14 em Lovaina (região de Flandres, na província do Brabante Flamengo);
  • Dia 15 em Bruxelas.

Distâncias e valores:

  • Bruxelas – Gante  (entre 40 e 50 minutos de viagem, com passagens a partir de 11 Euros);
  • Gante – Bruges (entre 25 e 40 minutos de viagem, com passagens a partir de 9,00 Euros);
  • Bruges – Oostende (cerca de 15 minutos de viagem, com passagens a partir de 6,00 Euros);
  • Oostende – Mons (entre 2 horas e 30 minutos a 3 horas de viagem, com passagens a partir de 20,00 Euros);
  • Mons – Wavre (cerca de 2 horas e 30 minutos de viagem, com passagens a partir de 12,00 Euros);
  • Wavre – Namur (entre 40 minutos e 1 hora e 20 minutos de viagem, com passagens a partir de 6,00 Euros);
  • Namur – Arlon (cerca de 2 horas de viagem, com passagens a partir de 21,00 Euros);
  • Arlon – Liège (cerca de 3 horas de viagem, com passagens a partir de 23,00 Euros);
  • Liège – Hasselt (entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos de viagem, com passagens a partir de 11 Euros);
  • Hasselt – Antuérpia (entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas de viagem, com passagens a partir de 13,00 Euros);
  • Antuérpia – Lovaina (cerca de 50 minutos de viagem, com passagens a partir de 9,00 Euros);
  • Lovaina – Bruxelas (cerca de 30 minutos de viagem, com passagens a partir de 7,00 Euros).

Saboreie => Degustação de chocolate na Bélgica

 

Criando seu roteiro de trem na Bélgica

Eu já afirmei em outros artigos do site anteriormente que viajar de trem pela Bélgica é uma atração por si só. As paisagens que as estradas de ferro proporcionam são diferentes das que se vê ao viajar pelas rodovias. Se preferir veja como funciona o aluguel de carro na Bélgica.

A sensação de estar chegando em Bruxelas de trem, na Estação Central e avistar o Atomium e a grande metrópole no horizonte é uma experiência interessante. A beleza gigantesca da estação de trem da Antuérpia é descomunal. Ou ainda observar o vai e vem das pessoas em Gante que tem uma das mais movimentadas estações do país.

Claro que os modelos de roteiro que apresentei aqui são meras sugestões, dentre muitas combinações possíveis que devem ser pensadas com cuidado e atenção às distâncias entre cidades, horários de partida e chegada dos trens, orçamento de sua viagem e o que deseja ver no tempo que tiver disponível para explorar a Bélgica.

O importante é cada viajante encontrar os seus destinos e montar o seu roteiro de trem pela Bélgica. Algo que lhe proporcione as experiências que mais deseja encontrar visitando este lindo país. E se você for viajar em períodos de baixas temperaturas, não deixe de ler o artigo sobre o inverno na Bélgica.

E você, planeja visitar a Bélgica? Compartilhe sua dúvida ou experiência nos comentários! 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *