Bélgica no inverno: 6 destinos para aproveitar o frio e neve

por Matheus Osório

Bélgica no inverno: 6 destinos para aproveitar o frio e neve

Passar um inverno na Bélgica é uma experiência da qual você não deve abrir mão em sua passagem pelo país. Algumas cidades ficam ainda mais interessantes com o clima frio e a paisagem cinzenta da estação.

Muitos turistas preferem o charme dos canais de Bruges no inverno ou litoral belga numa manhã fria, ao clima da Bélgica em junho, por exemplo, quando faz calor.

O frio durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro ainda favorece a gastronomia local e os passeios ao ar livre (desde que bem aquecido), quando é possível apreciar as belezas naturais e a arquitetura dos prédios históricos que devem estar presentes em seu roteiro pela Bélgica.

Embora não seja tão rigoroso e congelante como nos países nórdicos ou em partes da Alemanha ou da França, o inverno na Bélgica exige que o turista esteja preparado para condições climáticas mais extremas. As chuvas que caem a qualquer hora são imprevisíveis.

Os atrativos turísticos da Bélgica vão fazer com que seu roteiro de inverno seja muito prazeroso. A seguir estão algumas informações básicas sobre o clima na Bélgica, se cai neve na Bélgica, sugestões de passeios para fugir do frio e mais.

Planeje-se => Hotéis recomendados na Bélgica

Seguro viagem ideal para a Bélgica »

Bélgica no inverno

Quando começa o inverno na Bélgica

O inverno na Bélgica começa em dezembro e termina em março (assim como o verão brasileiro). Durante esses meses as temperaturas estão bem baixas, em média perto de 0°C, e em algumas cidades da Bélgica ficam negativas e pode nevar. As chuvas são irregulares o ano todo, inclusive no inverno.

Pode chover uma garoa extremamente fina a qualquer hora do dia, aumentando a sensação de frio. Durante essa estação os dias são mais curtos que no verão e na maior parte deles o céu fica encoberto e cinzento o tempo todo. O sol aparece perto das 9 horas e a partir das 16 horas já começa a se esconder.

Os momentos de céu azul em que se pode sentir o sol são bastante raros e levam bastante gente às ruas. Para nós brasileiros é aconselhável comprar roupas de inverno quando já estiver na Bélgica. Claro que você já deve chegar ao país bem agasalhado, mas abarrotar suas malas com lãs e casacos do Brasil não vai adiantar muito.

O frio com que estamos acostumados em nosso país não chega nem perto da sensação térmica do frio da Europa. Um par de luvas, meias grossas e casacos apropriados são facilmente encontrados com preços honestos em lojas de departamentos e feiras.

Temperatura na Bélgica
Clima na Bélgica no inverno é instável e pode chover.

Cachecóis, luvas e toucas são itens obrigatórios para qualquer um que pretende curtir o inverno belga sem se preocupar com o frio.

Outro fato muito comum é que todos os ambientes fechados onde um viajante pode se encontrar, como quartos de hotel, vagões de trem, museus, bares e restaurantes estão equipados com aquecimento central. Confira também um artigo sobre o que comer na Bélgica.

As temperaturas internas nesses ambientes, geralmente estão bem elevadas para que ninguém precise estar tapado de casacos o tempo inteiro.

É extremamente importante entender que a Europa durante o inverno é muito mais fria do que o inverno no Brasil e as roupas e acessórios que usamos em nosso país podem ser irrelevantes quando enfrentando um frio de -10°C pelas ruas da Antuérpia ou num passeio for por trilhas nas matas das Ardenas com o vento cortante e a neve espessa.

Veja agora este vídeo do site oficial de turismo de Bruxelas com dicas e 5 coisas para fazer no inverno na Bélgica:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

O que visitar na Bélgica no inverno

  1. Bruxelas
  2. Brugges
  3. Antuérpia
  4. Ardenas
  5. Altos Fagnes
  6. Oostende

Passeios na Bélgica no inverno

Bruxelas

Bruxelas no natal
Show de luzes na Grand Place em dezembro | Foto: QVM.

A capital dos belgas é parada obrigatória no roteiro de inverno pelo país. Principalmente no mês de dezembro quando a cidade de Bruxelas fica mais iluminada e enfeitada para a espera do Natal.

Quando neva, as ruas ficam ainda mais bonitas e próprias para uma caminhada pelas lojas e uma parada em algum pub. Se tiver muito frio para você, aproveite para conhecer os museus de Bruxelas.

A Grand Place, considerada uma das mais belas praças do mundo, é cercada por museus, igrejas, prédios do governo, sedes de sindicatos de trabalhadores e pela prefeitura.

Esses prédios têm iluminação externa especial à noite. A praça também recebe algumas apresentações temáticas e show de luzes no período que antecede o Natal.

Eu acho o máximo, pois o show de luzes é coordenado com a música, então, tudo parece um grande concerto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
O que fazer no inverno na Bélgica
Árvore de natal no centro de Grand Place | Foto: QVM.

Também há o Mercado de Natal, próximo à Bolsa de Valores de Bruxelas, com bancas com pratos da gastronomia da Bélgica, artesanato, roupas e objetos de decoração todas as noites de dezembro.

Por falar em comer, veja os melhores locais para experimentar chocolates belgas em Bruxelas.

Veja também os passeios imperdíveis para fazer em Bruxelas, como o ônibus turístico e os tours de degustação de cerveja belga, bares e de chocolate.

Bruges

Dicas para visitar a Bélgica
Bruges.

A cidade de Bruges está localizada na província de Flandres Ocidental, à cerca de 1 hora de trem de Bruxelas. É uma bela parada no seu roteiro pelo inverno da Bélgica.

Conhecida como a Veneza do Norte, pelos inúmeros canais que cortam a cidade, os pontos de interesse de Bruges ganham um tom diferente na estação mais fria.

Quando as temperaturas ficam negativas e neva na cidade, a água dos canais congela na superfície, formando uma camada de gelo que faz com que os canais pareçam pequenas ruas.

Se não cair muita neve e a camada de gelo for fina, é possível fazer um passeio de barco e ver os barqueiros quebrando o gelo com o casco do barco.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Bruges é incrível no inverno! Veja quais são os passeios mais legais de Bruges.

Antuérpia

Roteiro na Bélgica
Porto da Antuérpia.

A cidade mais cosmopolita e moderna da Bélgica fica a cerca de 50 minutos de trem de Bruxelas. Banhada pelo rio Escalda, a Antuérpia tem um dos maiores e mais importantes portos fluviais do mundo. E é nas margens desse rio que estão as paradas mais bonitas do roteiro de inverno pela cidade.

Caso o tempo contribua, recomendo fazer um tour a pé em Antuérpia ou até um tour de bicicleta. Mas, se precisar “fugir” do vento gelado, vá ao Castelo Het Steen, conheça as dependências e ainda tome um café com um waffle tradicional.

O MAS (Museum aan de Stroom) também fica às margens do rio, não muito longe do castelo. Com umas das arquiteturas mais exóticas do país, o museu mais importante da cidade tem como foco principal contar sua história. Nos dias de muito frio, os barcos atracados na volta do museu ficam cobertos pela neve e dão um toque especial ao cenário todo.

Sem dúvida, a caminhada pela extensão do rio Escalda é o melhor roteiro de inverno na Antuérpia. Veja outros diversos passeios na Antuérpia que são imperdíveis.

É possível também atravessar para a outra margem do rio, área chamada de Linkeroever, através do Túnel de Santa Ana. Inaugurado em 1933, a passagem exclusiva para ciclistas e pedestres, tem um grande elevador e escadas rolantes de madeira, ainda do projeto original em funcionamento.

Para quem vai passar o fim de ano na Bélgica, a exibição de fogos de artifício na Antuérpia é a mais extravagante. Com cerca de 20 minutos de duração (de acordo com a última edição), a queima de fogos pode ser vista de ambas as margens do rio Escalda e é um belo espetáculo para curtir a virada de ano no país.

Ardenas

Turismo na Bélgica
Região de Ardenas, na Bélgica.

Esse é o destino ideal para quem gosta mesmo de frio e um pouco de aventura ao ar livre, dentre todos do roteiro de inverno pela Bélgica. A floresta das Ardenas fica em uma das montanhas da Europa, de rica vida animal e matas muito espessas.

Muitas cidades, municípios e vilarejos estão localizados ao longo do território correspondente às Ardenas, que se estende em parte dos territórios alemão e francês.

O acesso à região é fácil tanto de carro, trem ou ônibus. Veja como funciona o aluguel de carro na Bélgica. Existem centenas de trilhas e rotas de caminhada de diversos tamanhos espalhadas pela floresta, devidamente sinalizadas e demarcadas.

Muitos animais selvagens podem ser vistos nas trilhas, assim como propriedades rurais muito antigas e castelos medievais. Ideal para curtir os feriados na Bélgica ou sua viagem de férias pelo país.

Há sempre um lugarejo por perto para uma refeição, compras e hospedagem. Museus e centros de informação turística também estão espalhados pela região.

Calçados quentes e confortáveis e roupas impermeáveis são obrigatórios para evitar qualquer apuro em uma caminhada pela mata das Ardenas.

Também é muito prudente pegar um mapa da região em um dos hotéis ou estabelecimentos turísticos na área e saber exatamente para onde está indo. Nunca esquecendo que se trata de uma região de mata selvagem onde tanto o clima quanto animais locais podem surpreender.

Altos Fagnes

Passeio em Liege
Altos Fagnes | Foto: MarkusReul, via Wikimedia Commons.

Os Altos Fagnes são uma região de planície localizada na Província de Liège. Nesta área fica o Signal de Botrange, o ponto mais alto da Bélgica – cerca de 700 metros acima do nível do mar.

O local é outra parada obrigatória para os amantes do frio no roteiro de inverno na Bélgica. À primeira vista, o pequeno morro na região, pode não parecer em nada com o vulcão que um dia foi há milhares de anos atrás.

Dizem que a elevação chegava a pouco mais de 690 metros acima do nível do mar, então uma escada foi construída no topo do morro para chegar à altura que tem hoje.

Há também uma torre de observação na região, com uma loja de souvenires e um restaurante. O acesso aos Altos Fagnes é um pouco trabalhoso e demorado, pois não existem ônibus nem trens diretos para o local.

De Bruxelas o ônibus mais barato pode levar cerca de 5 horas e de carro a distância pode ser percorrida em 1h30. E por falar em economia, consulte o post qual moeda levar para a Bélgica.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se trata da região mais alta do país, o frio no inverno é sempre intenso e a área fica coberta de neve nos dias de termômetros negativos. É também durante esse período que a região oferece trilhas de esqui na estação local.

   

É considerada a melhor área para a prática de esportes na neve no país e a estação de esqui de Signal de Botrange disponibiliza equipamento para aluguel.

Oostende

Litoral da Bélgica
Oostende no inverno.

A cidade litorânea de Oostende fica a 1h20 de Bruxelas e é um ótimo destino para quem busca um pouco de tranquilidade no roteiro de inverno pela Bélgica. Oostende não é exatamente um destino muito procurado por turistas no inverno, apesar de ser uma bela cidade.

O principal atrativo local durante a estação é a calmaria da praia deserta e a tranquilidade das ruas, cujo movimento é quase que exclusivamente dos habitantes locais.

As manhãs frias proporcionam uma vista incrível com a névoa branca sobre o mar e o vento gelado que traz um aroma bem agradável e característico dessa época.

Tudo sobre o inverno na Bélgica

O inverno belga pode ser fascinante com uma simples viagem de trem. O trajeto ferroviário entre os destinos de seu roteiro passa por caminhos que não são possíveis de apreciar em outra forma de transporte.

Os vilarejos e áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, que podem estar cobertos pela neve são uma belíssima vista pela da janela do trem. Saiba como ter internet ilimitada na Bélgica para postar nas redes sociais.

Além de ser uma forma barata e eficaz de viajar, o transporte férreo proporciona uma espécie de bônus entre os seus passeios e tours na Bélgica.

Conhecer a bela arquitetura das estações – como a Estação Central da Antuérpia, por exemplo, uma das mais belas da Europa. As linhas de trem ligam todas as principais cidades e destinos turísticos deste roteiro da Bélgica.

Assim, traçar um roteiro para conhecer a Bélgica durante os meses de inverno é uma experiência mais incrível a cada lugar que você conhece.

O inverno belga tem atrações para diversos gostos e que se encaixam em qualquer orçamento de viagem para a Europa.

De acordo com o bolso e o gosto de cada um, diversos roteiros podem ser criados para desfrutar do que o inverno na Bélgica tem de mais belo.

Seja sentindo o frio na pele em caminhadas pelos parques ou esquiando em alguma montanha; ou ainda buscando aquela escapada das temperaturas baixas em algum museu ou café ao lado do fogo de uma lareira.

A Bélgica recebe muitos turistas todos os anos, que estão interessados em curtir o frio com conforto e aventura na medida certa.

Mesmo não sendo um dos países mais tradicionais de turismo de inverno, a hospitalidade do povo, a excelente gastronomia e as belezas da paisagem única desta época do ano, vão fazer com que você queira repetir o roteiro no próximo inverno. Para saber mais e se planejar bem, pesquise também sobre quando é melhor ir para a Bélgica.

Está planejando visitar a Bélgica no inverno? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *