Feriados na Bélgica: eventos e datas para aproveitar o país

por Matheus Osório

Feriados na Bélgica: eventos e datas para aproveitar o país

Uma informação muito útil para quem está com a viagem marcada é sobre os principais eventos e feriados na Bélgica.

É muito interessante ter uma ideia prévia do que vamos encontrar ao visitar o país. A viagem pode estar programada para uma data ou feriado que nos são familiares, como Natal, Ano Novo ou Dia do Trabalho, que ocupam os mesmos lugares no calendário, tanto na Bélgica quanto no Brasil.

Porém, você pode ser surpreendido com um dos feriados na Bélgica que desconhece e encontrar estabelecimentos fechados ou ainda super lotação em estações de trem e hotéis, devido a algum evento nacional que nem fazia ideia que estaria acontecendo.

Em ambos os casos, o fator surpresa pode ser tanto encantador como também uma grande dor de cabeça, dependendo das preferências de cada um e do objetivo da viagem.

Existem muitos feriados na Bélgica, facultativos e obrigatórios.

Também há inúmeras festividades étnicas, celebrações religiosas e festivais de gastronomia e artes em geral, que desmentem a ideia do europeu ser um povo fechado. O cultivo da cultura aliado ao amor pelas tradições de seu passado se reflete nas datas comemorativas.

Conheça as principais celebrações nacionais agora.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Bruxelas

Melhor seguro viagem para a Bélgica »

 

Quais são os feriados da Bélgica?

*Vídeo oficial do site de turismo de Flanders, na Bélgica

  1. Feriados históricos: Dia da Independência e Dia do Armistício
  2. Feriados étnicos: Dia da Comunidade Flamenga; Dia da Comunidade Francesa; Dia da Valônia e Dia da Comunidade Alemã
  3. Festivais de música e arte: Pukkelpop; Graspop; Ieperfest; Rock Werchter; Tomorrowland; Festival de Animação de Bruxelas e Festival de Luz de Gante
  4. Festivais folclóricos: Tapete de Flores de Bruxelas e Bombal Festival
  5. Festivais de gastronomia: Festival da Cerveja de Zythos; Festival de Cerveja de Natal; Festival de Food Trucks de Bruxelas e Festival de Chocolate de Mons
  6. Feriados religiosos: Segunda-Feira de Páscoa; Ascensão de Jesus; Segunda-Feira de Pentecostes; Assunção da Virgem Maria; Dia de Todos os Santos e Dia de Sinterklaas

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios na Bélgica »

 

1. Feriados históricos na Bélgica

Feriados históricos na Bélgica
Desfile do exército | Foto: The U.S. Army, via Wikimedia Commons.

No dia 21 de julho é comemorado o Dia da Independência na Bélgica na Europa marcando o início do estado independente em 1831. É um dos feriados da Bélgica, assim como nosso 7 de Setembro.

As Forças Armadas fazem desfiles em Bruxelas, prédios do governo que estão fechados abrem ao público.

Órgãos do governo posicionam tendas nas ruas onde operam em dias de trabalho e seus funcionários ficam à disposição da população explicando seus cargos e funções. No fim do dia, uma grande exibição de fogos de artifício acontece no Parque de Bruxelas, o principal da capital.

O Dia do Armistício marca o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de novembro. Também é um feriado nacional, neste dia acontecem diversas cerimônias em memória às vítimas da guerra e honraria aos veteranos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

2. Feriados étnicos na Bélgica

A Bélgica é um país multicultural que foi povoado por diversas culturas. Cada uma das três principais vertentes étnicas do país recebe um dia nacional que marca um feriado em cada região.

No dia 11 de julho, comemoram o Dia da Comunidade Flamenga (Região de Flandres); 27 de setembro é o Dia da Comunidade Francesa (Região da Valônia) e em 15 de novembro o Dia da Comunidade Alemã (pequena área da Valônia).

Cada comunidade realiza festividades diversas em suas regiões, apesar de não serem feriados da Bélgica oficiais. Também tem o seu dia a Região da Valônia que é celebrado no terceiro domingo de setembro e também não é uma data oficial.

 

3. Festivais de música e arte na Bélgica

Festivais na Bélgica
Tomorrowland | Foto: Arroser, via Wikimedia Commons.

A Bélgica sedia anualmente diversos tipos de festivais de arte com datas que podem mudar ano a ano. O Pukkelpop acontece a partir da metade de agosto em Kiewit, um vilarejo próximo da cidade de Hasselt, na Região de Flandres.

É o segundo maior festival de música do país e traz artistas de vários gêneros, como rock, pop, eletrônica, hip-hop e heavy metal.

O Graspop é um festival de rock pesado no município de Dessel, próximo à cidade da Antuérpia. Não é muito grande, mas atrai público do mundo todo para ver renomadas bandas de heavy metal. Acontece entre 20 e 30 de junho.

Na cidade de Ieper, em Flandres, os amantes de música pesada podem curtir o Ieperfest. Também de pequeno porte, com bandas do cenário mais desconhecido do grande público, a edição deste ano está marcada para 5, 6 e 7 de julho.

   

O Rock Werchter acontece no final de julho no município de Werchter, nas proximidades de Leuven. É o maior festival de música do país e um dos mais antigos. Artistas mundialmente conhecidos de diversos gêneros já passaram pelos palcos do festival.

Um dos maiores e mais recentes festivais de música do mundo é o Tomorrowland. Exclusivo de música eletrônica, o festival é marcado para os dois últimos finais de semana de junho no município de Boom, próximo à Antuérpia.

O Festival Anima é um evento de cinema de animação que ocorre no final de fevereiro ou início de março na capital da Bélgica. Filmes de curta e longa metragem são exibidos em tendas ao ar livre para crianças e adultos.

O Festival de Luz de Gante acontece a cada três anos e é gratuito. Artistas de todas as partes iluminam a cidade por alguns dias, entre fim de janeiro e os primeiros dias de fevereiro. A cidade que já é bela fica ainda mais encantadora durante o período. A última edição aconteceu em 2018.

 

4. Festivais folclóricos na Bélgica

Feriados em Bruxelas
Tapete de Flores é uma grande tradição da cultura belga | Foto: Trougnouf, via Wikimedia Commons.

A cada dois anos, a capital Bruxelas decora a Grand Place, sua principal praça pública, com um mosaico de begônias de 75 metros de comprimento por 24 de largura.

Os padrões e temas mudam a cada edição e não deixam de surpreender por seu aroma e perfeição de detalhes. O próximo Tapete de Flores de Bruxelas deve acontecer em agosto de 2020. Saiba como ter internet na Bélgica para postar lindas fotos nas redes sociais.

O Bombal Festival é um dos mais estimados festivais de música e dança folclórica da Bélgica. Com datas para agosto de 2019, o evento é sediado em Lovendegem, um pequeno lugarejo próximo de Gante.

Durante os dias de festival, os visitantes podem apreciar, além das incríveis apresentações de música e dança tradicionais, pratos vegetarianos locais à beira de fogueiras.

 

Festivais de gastronomia na Bélgica

O que fazer na Bélgica nos feriados
Festival de Cerveja de Zythos | Foto: Edgar Jiménez, via Wikimedia Commons.

O Festival de Cerveja de Zythos acontece em Leuven no final do mês de abril e para você participar é bom ler o post sobre as melhores cervejas da Bélgica.

Nesse período, a cidade inteira se envolve e tudo que acontece diz respeito à cerveja. Oficinas de degustação e fabricação e pratos com cerveja no preparo são apenas alguns exemplos. Além de poder experimentar as mais de mil qualidades de cerveja feitas no país.

Os belgas gostam mesmo de cerveja! E sabem melhor ainda valorizá-la. É por isso que todo mês de dezembro a cidade de Essen, na vizinhança da Antuérpia, sedia o Festival de Natal.

Um grande evento de seis dias onde é possível degustar e comprar cervejas dos mais exóticos sabores, com rótulos do mundo todo.

O Festival de Food Trucks de Bruxelas é uma parada obrigatória para quem quer descobrir o que comer na Bélgica, principalmente para quem gosta de comida de rua. Por quatro dias no mês de junho, a capital da Bélgica recebe centenas de food trucks que servem os mais variados pratos no maior evento do gênero no mundo.

A cidade de Mons, na região da Valônia, realiza anualmente o Festival de Chocolate de Mons. Segue os moldes dos festivais de cerveja, onde o visitante pode comprar, degustar e aprender sobre a fabricação de vários tipos de chocolate. o evento acontece no final de março por dois dias.

 

Feriados Religiosos na Bélgica

Sinterklaas Bélgica
Sinterklaas | Foto: Donar Reiskoffer, via Wikimedia Commons.

Sem dúvidas, a Bélgica é um país predominantemente católico, em virtude disso, existem muitos feriados religiosos que podem te pegar desprevenido pelo funcionamento diferente de serviços e comércio. Alguns deles são até familiares para nós brasileiros, no entanto, podem não ter caráter oficial em nosso país.

   

A Segunda-Feira de Páscoa é um feriado oficial na Bélgica, que sucede os rituais e tradições da data. É uma comemoração móvel, portanto, fique atento ao calendário para não ter surpresas. A Ascensão de Jesus é celebrada 39 dias após a Páscoa e também é um feriado móvel e oficial.

Já a Segunda-Feira de Pentecostes marca outro feriado oficial cuja data é determinada pelo dia da Páscoa e acontece, obviamente, na primeira segunda-feira depois de Pentecostes. O feriado de Assunção da Virgem Maria, no dia 15 de agosto, é um feriado oficial com diferentes celebrações religiosas em várias localidades.

O Dia de Todos os Santos, 1° de novembro, é mais um feriado cristão e oficial na Bélgica.

É válido lembrar que feriados dessa natureza, quando ditos oficiais, não permitem o funcionamento de certos estabelecimentos comerciais, bancos e órgãos do governo. Devem ser previstas mudanças no funcionamento de alguns serviços, como transporte público, por exemplo.

O Dia de Sinterklaas, celebrado em 6 de dezembro, é mais um dos feriados de cunho religioso, porém não oficial do país – o que significa que lojas e serviços podem optar por trabalhar ou não nesta data.

O Sinterklaas é um  personagem folclórico belga, baseado em São Nicolau. A sua figura é como um velho grande, de barba branca e roupas vermelhas, assim como a tradição de trocar presentes na véspera ou na manhã do dia, foram inspirações para o Papai Noel da cultura moderna.

 

Turismo durante eventos e feriados na Bélgica

Agora você pode estar se perguntando: faz mesmo diferença visitar a Bélgica durante feriados ou em períodos de grande procura? Devo me preocupar em escapar destas datas para ter uma melhor experiência? A resposta não é nada objetiva e vai mudar de acordo com cada circunstância.

As épocas de celebrações e festivais, que geralmente acontecem no verão ou no fim do inverno, levam um alto fluxo de viajantes ao país, o que pode ser um inconveniente para quem prefere momentos mais calmos e baratos. Por falar em economia, saiba qual moeda levar para a Bélgica.

No outro lado do espectro, as ruas fervilhantes de viajantes vindos do mundo inteiro podem oferecer uma oportunidade única de contato com novas pessoas e imersão em uma cultura desconhecida.

Os feriados nacionais também podem te aproximar do morador local. Acompanhar de perto tradições e costumes de um país que não conhecemos pode ser extremamente enriquecedor para nossa bagagem cultural e para mais confira o artigo com dicas da Bélgica.

Quem decide o que agrega ou atrapalha uma viagem é você, levando em consideração seu gosto para clima, paisagem, aromas, movimento e muitos outros fatores.

O turismo é frequente no país e na Europa inteira o ano todo, nas quatro estações, com ou sem atrações especiais. Hospitalidade é uma virtude do povo belga e a melhor época para visitar a Bélgica é a que você quiser!

Quer conhecer os feriados na Bélgica? Qual você mais gostou? Conte nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *