Cerveja belga: rota das melhores cervejas em Bruxelas

Cerveja belga: rota das melhores cervejas em Bruxelas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (6 votos)
Publicado em:

Cerveja belga: rota das melhores cervejas em Bruxelas

As cervejas belgas não são famosas à toa! São uma especialidade do país, que você não pode deixar de experimentar durante sua viagem para Bélgica. Neste artigo, você encontrará as principais dicas sobre a rota da cerveja em Bruxelas.

Tentarei passar um pouco do que aprendi sobre as melhores cervejas da Bélgica, além de passeios, tours e cervejarias da cidade. Como o assunto merece detalhamento e atenção, passarei algumas informações importantes sobre tipos de cerveja, marcas e as melhores cervejas belgas.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados na Bélgica

Melhor seguro viagem para contratar na Bélgica »

Cervejas belgas são as melhores do mundo?

Cervejas belgas

Sim, elas são as melhores cervejas do mundo. Definitivamente! Seja você um grande entendedor, ou aquele apreciador de fim de semana, é impossível não se surpreender com a diversidade de sabores, texturas, odores e a qualidade do malte na produção das cervejas na Bélgica.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Aliás, o grande diferencial das cervejas produzidas na Bélgica é a infinita mistura de ingredientes. Os produtores locais são grandes conhecedores das misturas provenientes de frutas, flores, especiarias, além da proporção perfeita de malte, água e lúpulo.

Outra característica que faz a diferença é a técnica na produção. Cada tipo de cerveja possui um tempo de fermentação diferente. O processo pode variar de poucas horas a dias.

Algumas têm o lúpulo fervido separadamente, outras são refermentadas ou trabalhadas com fermentação espontânea. Enfim, a criatividade e o conhecimento dos produtores belgas variam ao infinito.

Por isso, muita calma nessa hora! A grande maioria das cervejas tem alto teor alcoólico, variando, em média, entre 6% a 10% ABV (álcool por volume). Mas muitas passam dos 12% ABV, um verdadeiro teste ao fígado. Por isso a dica é: vá devagar!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bruxelas. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aprecie, se envolva na atmosfera local, veja o cardápio com calma, curta o momento. Experiencie a oportunidade de estar no paraíso das cervejas e claro, peça batatas fritas para acompanhar!

No artigo com dicas para você conhecer melhor a Bélgica, você encontra mais comidas típicas belgas.

Já o preço é bem tranquilo de digerir. As cervejas belgas não são nada caras, nos bares e cervejarias. Você pagará em média, 3 a 5 euros por uma garrafa.

 
BLACK FRIDAY DA AMERICA CHIP COM INTERNET EM DOBRO E 50% OFF!

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • De US$ 58 por US$ 28,50;
  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Nos mercados então, elas não passam dos 2 euros. Uma ótima oportunidade para presentear família e amigos com qualidade e baixo custo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

Tipos de cerveja na Bélgica

Rota da cerveja em Bruxelas, Bélgica

Pensando rápido, quando falamos em cervejas produzidas no Brasil, quantas marcas você consegue citar? Cinco? Dez? Se falar vinte é porque já é um expert. Na Bélgica, existem mais de mil rótulos! Isso mesmo, mais de mil cervejas diferentes e uma infinidade de marcas.

Frente a esse cenário, existem dezenas de tipos de cervejas belgas. E para ajudar turistas e pessoas (como nós) menos entendidas de cerveja a entenderem um pouco mais do assunto, há uma classificação padrão.

Principais tipos de cerveja belga

  • Belgian Blond Ale: a mais clara, bem dourada, um pouco adocicada e suave. Exemplo: La Trappe Blond.
  • Dubbel: uma das mais tradicionais! Puxada pra cor vermelha, ela é um pouco tostada, mais forte! Exemplo: Chimay Red.
  • Tripel: bem cítrica, com gosto puxado para as frutas, ela é dourada e tem alto teor alcoólico. Exemplos: Tripel Karmeliet e Westmalle Tripel.
  • Golden Strong Ale: ela é efervescente, embora leve, variando do dourado ao amarelo claro. Também possui alto teor alcoólico (de 7,5 a 10,5%).
  • Dark Strong Ale: engano achar que ela é escura! Pelo malte não ser torrado, ela ainda é dourada, com tons de caramelo. Suave, vale muito a pena prova-la! Exemplo: Rochefort.
  • Witbier: Produzida a partir do trigo, aveia e diversas especiarias como camomila, coentro e casca de laranja! Surpreendente! Exemplo: Hoegaarden.
  • Belgian Pale Ale: ideal para quem quer tentar uma Ale, mas não é chegado nas cervejas muito amargas! São bem mais leves que a Ale tradicional. Exemplo: De Koninck.
  • Saison: são refrescantes, suaves e possuem ingredientes diferentes e secretos, como o anis, pimenta e outros condimentos! Exemplo: Saison Dupont.

As cervejas trapistas

Melhor cerveja belga
Cerveja belga: Algumas das cervejas trapistas | Foto: Philip Rowlands, via wikimedia commons.

Muito famosas no mundo inteiro, as cervejas trapistas recebem esse título, não por serem de um tipo diferente, e sim, por serem produzidas em mosteiros da ordem trapista. São consideradas uma das melhores cervejas do mundo.

As cervejas trapistas devem ser fabricadas, ou supervisionadas, por monges religiosos, dentro dos mosteiros. E mais do que isso, sua comercialização não deve possuir fins lucrativos, e sim, ser destinada a manutenção dos mosteiros.

Em todo o mundo existem apenas 11 mosteiros que fabricam as cervejas trapistas, e seis deles ficam na Bélgica: Achel, Chimay, Orval, Westvleteren, Rochefort e Westmalle.

Quais são as melhores cervejas belgas?

Quais são as melhores cervejas da Bélgica?
Cerveja belga: Foto: Gordito1969, via Wikimedia Commons.

Com tantas opções de cerveja belga, é difícil chegar e já acertar de cara! Portanto, vou indicar cinco rótulos muito bons e diferentes para você começar sua rota da cerveja e descobrir qual tipo mais lhe agrada o paladar.

  • Duvel (Golden Strong Ale, 8,5% ABV);
  • Boon Kriek (Lambic, 4,5% ABV, a fabricação pede 250 gramas de cereja para cada litro de cerveja);
  • Tournay Noire (Com dupla fermentação, 7,6% ABV);
  • Chimay (Tripel, entre 8% e 9% ABV);
  • Delirium Tremens (Golden Strong Ale, 8,5% ABV) – já foi premiada como melhor cerveja do mundo.

Além delas, uma excelente opção é pedir a degustação do bar/cervejaria que você estiver. É servido em uma bandeja com pequenos copos e diferentes tipos de cerveja belga. Pode pedir sem erro! Saiba como comprar chip de internet na Bélgica para pesquisar muito sobre os lugares para apreciar cervejas.

Melhores bares e cervejarias em Bruxelas

Cervejaria em Bruxelas, Bélgica
Cerveja belga: Interior do Delirium Cafe | Foto: Jamie Lantzy, via Wikimedia Commons.

Agora que você já sabe tudo sobre as cervejas belgas, veja os melhores bares e cervejarias de Bruxelas para apreciar as deliciosas cervejas belgas.

   

Poechenellekelder

Indico conhecer este tradicional beer cafe de Bruxelas, que serve mais de 90 rótulos diferentes. O Poechenellekelder está localizado na Rue du Chene, 5. Em frente ao Manneken Pis, a estatua do menino fazendo xixi, que é símbolo da Bélgica.

Chez Moeder Lambic

O Chez Moeder Lambic é voltado para a degustação das cervejas artesanais, com aproximadamente 50 rótulos de cervejas na pressão e cerca de 200 marcas em garrafas. Fica na Rue de Savoie 68, 1060, Saint-Gilles.

La Mort Subite

Peça uma Gueuze-Lambic que é tiro certo! O La Mort Subite está localizado na Rue Montagne aux Herbes Potagères, 7.

Delirium Café

Para fechar, não poderia deixar de recomendar a famosíssima cervejaria Delirium. Vá e divirta-se com o cardápio com mais de dois mil rótulos de cerveja. É o bar com maior variedade de cervejas do mundo! Endereço: Impasse de la Fidélité, 4, 1000.

Assista esse vídeo que mostra toda a tradição cervejeira da Bélgica, feito pelo site oficial de turismo da Bélgica:

Deu vontade né? Então, prepare as malas e deixe as inigualáveis iguarias da Bélgica te conquistarem.

Até + !!!

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Beatriz
    Parabéns! Vou em setembro e vou seguir as dicas sobre cerveja. Como identifico no cardápio o pedido de degustação da cerveja local?
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Beatriz, Eu acabei de voltar de Bruxelas e fiz um desses menus de degustação, estava descrito como "Tasting Menu". Abraços