Roteiro em Bruxelas: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Bruxelas: o que fazer em 3 dias de viagem

Fazer um bom roteiro em Bruxelas é o segredo para explorar a cidade e curtir o melhor que ela tem para oferecer. E aí surgem as dúvidas: o que fazer em Bruxelas a noite? Onde comer? Onde fazer compras? O que fazer na primavera?

Desde um roteiro a pé em Bruxelas até um tour completo que passa pela Grand Place e pelo Atomium, existem muitas opções para você conhecer bem a cidade durante a sua viagem para a Bélgica. Independente da estação do ano, você provavelmente vai passar no mínimo 1 dia na cidade, certo?

Para te ajudar na programação, confira nas próximas linhas tudo sobre como criar um roteiro na cidade para 1, 2 ou 3 dias. Assim, você aproveita bastante a capital belga e quem sabe já não faz um roteiro em Amsterdam ou Paris? Fica a dica!

Leia também => Hotéis e onde ficar em Bruxelas

Contratar um seguro viagem para Bélgica » 

 

Como montar um roteiro em Bruxelas?

onde comer em bruxelas
Foto: https://www.flickr.com/photos/matthewblack/, via Wikimedia Commons.

Qualquer roteiro de viagem demanda tempo, planejamento e pesquisa. Afinal, é interessante pesquisar um pouco sobre a cidade, seus pontos turísticos e planejar a quantidade de dias que você vai permanecer, gerenciando assim o seu tempo e dinheiro.

A região de Bruxelas-capital é a mais populosa e, consequentemente, movimentada da Bélgica. Muitos turistas desembarcam no aeroporto Zaventem, próximo a Bruxelas, e começam a programação no centro histórico da cidade.

Um roteiro em Bruxelas vai desde 1 dia até 7 ou mais dias. O ideal é passar no mínimo 2 dias para explorar bem a capital belga e evitar uma programação corrida e estressante (dependendo da estação do ano, a cidade está bem cheia por exemplo).

roteiro amsterdam
Parque Bois de la Cambre | Foto: Jean-Pol Grandmont, via Wikimedia Commons.

Grande parte dos atrativos turísticos de Bruxelas fica no centro, o que facilita fazer uma excursão a pé privada de 3 horas. Esta é uma boa saída para já começar a programação acompanhada de história, arte e curiosidades sobre a cidade.

Se você tiver tempo e disposição, vale a pena conhecer os pontos turísticos mais afastados de onde você estiver hospedado também. O transporte público é eficiente e rápido, conectando várias áreas diferentes e bonitas da capital.

Para ir do aeroporto para o centro existem várias formas de locomoção de transporte público em Bruxelas.

E não se esqueça de se programar de acordo com a estação do ano que você está preparando a sua viagem. Os últimos verões foram bem quentes e os invernos um pouco rigorosos, com camadas de neve e gelo nas ruas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bruxelas »

 

Roteiro de 1 dia em Bruxelas

O roteiro em Bruxelas para 1 dia deve levar em conta as principais atrações turísticas, tais como:

  • Grand Place
  • Manneken-Pis
  • Mont des Arts
  • Les Galeries Royales Saint-Hubert
  • Cathédrale Saint-Michel et Saint-Gudule
Lugares para visitar em Bruxelas
Grand Place | Foto: Felipe Carloni.

A Grand Place é a principal praça da cidade. Nela fica a prefeitura, o Museu da Cidade de Bruxelas, restaurantes, bares, além de lanchonetes e lojas. Vários pontos turísticos estão espalhados nos arredores da Grand Place, e é uma das paradas do ônibus turístico em Bruxelas, sendo uma ótima opção de tour para conhecer toda a cidade.

Um roteiro a pé em Bruxelas geralmente começa pela praça e passa pelo Manneken-Pis, estátua pequena símbolo da cidade (um menino fazendo xixi). O monumento possui várias lendas e o menino recebe figurinos em datas comemorativas.

Há também a Jeanneke-Pis, versão feminina do Manneken-Pis (uma menina fazendo xixi). O monumento está um pouco mais afastado, mas pertinho do Delirium Café – bar com recorde mundial da maior seleção de cervejas no mundo.

 

o que fazer em bruxelas a noite
Manneken-Pis | Foto: Felipe Carloni.

Saindo um pouco das estátuas, é hora de ter uma vista bonita da cidade: Mont des Arts. O local abriga um jardim (muito bonito na primavera) e a vista da torre da prefeitura ao fundo. Ao redor estão a Biblioteca e alguns museus.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Entre a Grand Place e o Mont des Arts estão as Les Galeries Royales Saint-Hubert, isto é, as Galerias Reais. O lugar possui vários restaurantes, lojas de chocolates belgas, roupas, sapatos, enfim, até um teto de vidro em formato de arco.

Seguindo em direção à estação central de Bruxelas está a Catedral De São Miguel e Santa Gudula. Ela é a maior igreja da cidade e demorou muitos anos até sua construção ser finalizada. A entrada para a Catedral é gratuita e por isso é uma ótima opção de visita.

Roteiro em Bruxelas: o que fazer em 3 dias de viagem
Mont des Arts | Foto: Jonathan Nélis, via Wikimedia Commons.

Ao final do dia, vale a pena fazer um tour de degustação de cerveja belga. Vários bares, restaurantes e lojas oferecem esse tipo de serviço no centro.

Ou delicie-se numa maravilhosa excursão de degustação de chocolate belga.

 

Roteiro de 2 dias em Bruxelas

O roteiro em Bruxelas para 2 dias pode seguir a mesma programação do primeiro dia (acima) e para o segundo dia basta acrescentar:

  • Museu (Musées Royaux des Beaux-Arts, Musée des Instruments de Musique ou House of European History)
  • Palais Royal
  • Atomium
  • Mini-Europe

Para o segundo dia, você pode escolher algumas opções de museus na cidade. Eu recomendo o Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique (Belas Artes), o Musée des Instruments de Musique (Instrumentos Musicais) e o House of European History (História da Europa).

 tour bruxelas
Atomium.

O Museu de Belas Artes da Bélgica é formado por 4 museus: Oldmaster, Modern, Fin-de-Siècle e Magritte. O Museu de Instrumentos Musicais possui vários instrumentos e um guia de áudio para ouvir cada um deles (pago a parte).

E o House of European History é um museu pouco conhecido (mais afastado do centro), mas muito interativo, gratuito e enorme com 7 andares que contam a história da Europa desde 1789 em exibições temporárias e permanentes.

A melhor escolha vai depender das suas preferências por arte, cultura e história. Se quiser visitar os três, adapta o seu roteiro certinho e aproveita! Próximo aos museus Belas Artes e Instrumentos Musicais está o Palácio Real.

   

 

O que fazer em Bruxelas
Mini-Europa.

Esse palácio foi destruído pelo fogo e reconstruído há muitas décadas atrás. Hoje ele é sede do poder executivo da Bélgica. Os jardins do palácio são abertos para visitação apenas entre o final de julho e começo de setembro.

Fora do centro histórico está o Atomium, uma escultura gigante de aço que imita o formato de um átomo. Adquirindo o bilhete de entrada para o Atomium de Bruxelas você poderá ver o seu interior, onde existem várias exibições e uma vista panorâmica da cidade. Vale a pena a visita se você gosta dos temas das exposições e de altura.

Ao lado do Atomium está o Mini-Europe, um parque com réplicas em miniaturas de famosas cidades europeias. Um destino que faz parte de um divertido tour em Bruxelas, especialmente para crianças!

 

Roteiro de 3 dias em Bruxelas

O roteiro em Bruxelas para 3 dias pode seguir a programação do primeiro e segundo dia (descritos acima) e mais dois novos locais:

  • Palais de Justice
  • Le Quartier Européen
Roteiro em Bruxelas públicos
Palais de Justice | Foto: Martin Mycielski, via Wikimedia Commons.

O Palais de Justice (Palácio da Justiça) é um dos maiores e mais importantes prédios da Bélgica e até da Europa. As vistas mais bonitas de Bruxelas podem ser encontradas na entrada principal do Palácio, chamada de Poelaert Square.

Próximo do palácio está a região de Marolles, tradicional parte boêmia de Bruxelas. Nela muita gente se encontra durante o fim de tarde e noite, especialmente nos dias de verão para presenciar o pôr-do-sol e tomar uma das cervejas belgas.

Além do Palácio e seus arredores, o terceiro dia pode ser fechado com chave de ouro no Le Quartier Européen. É nesta área que estão as principais organizações da União Europeia: o Parlamento Europeu, a Praça de Luxemburgo, a Comissão Europeia e o Parque do Cinquentenário.

Imperdível => Hard Rock Café Bruxelas: Entrada Sem Fila

 

Roteiro em Bruxelas barato
Parque do Cinquentenário | Foto: Ben2, via Wikimedia Commons.

Fazer uma caminhada pela região é um bom plano para o período da tarde. O Parque Cinquentenário, por exemplo, é uma ótima parada para quem gosta de áreas verdes e faz parte do roteiro sobre o que fazer em Bruxelas na primavera ou verão.

A Praça de Luxemburgo é boa para relaxar tomando uma cerveja local em um dos diversos bares por lá. E assim, encerramos o nosso terceiro dia na cidade. Quer mais algumas dicas? Vamos lá!

 

Onde comer em Bruxelas?

Roteiro em Bruxelas para comer
Rue des Bouchers | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

A culinária belga é bem diferente do que estamos acostumados, são refeições que seguem cardápios internacionais (culinária francesa, inglesa, asiática etc).

Dá uma olhada no nosso guia sobre os restaurantes de Bruxelas. Opções próximas a Grand Place ou na zona entre a Grand Place e a Rue des Bouchers são boas escolhas. Apesar de serem áreas turísticas, você encontra restaurantes baratos, de bom custo-benefício e os melhores da cidade nesta região.

 

Onde fazer compras em Bruxelas?

Roteiro em Bruxelas no centro
Centro de Bruxelas | Foto: Felipe Carloni.

O tour em Bruxelas não precisa ficar só no turismo, vale a pena também ir as compras em Bruxelas. Afinal, a cidade abriga ruas comerciais e lojas de marcas internacionais que atraem turistas e locais. A Rue Neuve é um próprio exemplo disso.

Localizada entre a estação De Brouckère e Rogier, a via é cheia de lojas famosas como a Primark, H&M, Zara, Pull & Bear, Foot Locker, Media Markt, além de fast foods, sorveterias e lanchonetes.

Outro lugar interessante é a Rue de Namur, que fica na estação Porte de Namur em Bruxelas. Apesar de ser um pouco afastada do centro, a rua também reúne muitas lojas de diversas marcas e estilos.

 

   

O que fazer em Bruxelas a noite?

Roteiro em Bruxelas para beber
Foto: Felipe Carloni.

Se você quer uma noite tranquila, vale a pena jantar em um dos restaurantes no centro, caminhar pelas ruas iluminadas e conhecer o Delirium Bar ou Delirium Café. O Delirium é o bar tradicional belga que oferece mais de 2.000 marcas de cervejas.

Muitos turistas vão conhecer o lugar e se encantam com tantas cervejas (belgas e internacionais) disponíveis nos estabelecimentos. Além de bebidas e música, o Delirium é um lugar para curtir Bruxelas a noite e relaxar após o dia explorando a cidade.

Se você gosta mais do agito, existem muitas opções de boates e bares em Bruxelas. Fuse, Spirito e o Café Belga são alguns bons exemplos. Vale pesquisar a programação dos estabelecimentos na internet para garantir a visita.

 

O que fazer nos arredores de Bruxelas?

Roteiro em Bruxelas e cidades por perto
Bruges | Foto: Jean-Christophe BENOIST, via Wikimedia Commons.

Bruxelas não é uma cidade muito grande como outras capitais europeias. Isso possibilita estender a viagem as cidades próximas dentro e fora da Bélgica. Dentro da Bélgica, você pode fazer uma excursão guiada para Bruges e Gante. E conhecer também Antuérpia e Leuven, por exemplo.

Selecionamos as 10 cidades belgas mais bonitas para você montar o seu roteiro. Saiba mais sobre essas cidades, o que fazer em cada uma delas e qual a distância entre elas e Bruxelas.

Agora se você pretende também conhecer cidades próximas, mas em outros países, dá para criar um roteiro em Amsterdam, incluso como um dos passeios imperdíveis em Bruxelas.

Luxemburgo e/ou Paris também são outras opções. Amsterdam e Luxemburgo estão a cerca de 200 km de Bruxelas e Paris a 300 km.

O trecho pode ser feito de trem, ônibus, carro alugado ou compartilhado. Não esqueça de verificar: a quantidade de dias da sua viagem, orçamento e preferências para montar um roteiro que atenda às suas expectativas!

 

Como fazer um bom roteiro em Bruxelas?

Se você quer aproveitar bastante a sua viagem, vale a pena criar um roteiro em Bruxelas que contemple todos os principais pontos turísticos da cidade de acordo com a quantidade de dias que você vai estar pela cidade.

Leve em conta os lugares que você deseja conhecer e que não foram mencionados aqui também. Lembrando que os roteiros criados aqui não precisam ser seguidos à risca, eles são apenas uma base do que você pode fazer para explorar bem a cidade.

O roteiro ideal é aquele de 3 dias, onde você tem tempo para visitar as principais atrações turísticas, conhecer mais da história, cultura e arte, experimentar as comidas típicas, fazer compras e curtir a vida noturna!

Agora, aproveite e confira as melhores dicas da Bélgica para o seu roteiro na cidade! Em seguida assista a este vídeo com imagens da exuberante Bruxelas, produzido pelo site oficial de turismo de Bruxelas:

Você já visitou Bruxelas? O que gostou mais na cidade? Compartilhe com a gente nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *