Roteiro em Bruxelas: dicas de viagem para 1, 2 e 3 dias

Roteiro em Bruxelas: dicas de viagem para 1, 2 e 3 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Fazer um bom roteiro em Bruxelas é o segredo para explorar a cidade e curtir o melhor que ela tem para oferecer.

E aí surgem as dúvidas: o que fazer em Bruxelas a noite? Onde comer? Onde fazer compras? O que fazer na primavera?

Desde um roteiro a pé em Bruxelas até um tour completo que passa pela Grand Place e pelo Atomium, existem muitas opções para você conhecer bem a cidade durante a sua viagem para a Bélgica. Independente da estação do ano, você provavelmente vai passar no mínimo 1 dia na cidade, certo?

Para te ajudar na programação, confira nas próximas linhas tudo sobre como criar um roteiro na cidade para 1, 2 ou 3 dias. Veja aqui todas as coisas legais para fazer em Bruxelas seja a sua primeira vez na cidade ou se você já a conhece.

Confira os melhores lugares para visitar com dicas de sites confiáveis para comprar ingressos e fazer a reserva de tours incríveis em Nice. Tudo online, com desconto e cancelamento grátis. Confira!

Assim, você aproveita bastante a capital belga e quem sabe já não faz um roteiro em Amsterdam ou Paris? Fica a dica!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Bruxelas

Seguro viagem com cobertura na Bélgica »

Como fazer um roteiro em Bruxelas

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Bruxelas. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Bélgica, visitar Bruxelas é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Bruxelas é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Bruxelas só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Bruxelas:

  • 1° dia: City tour pelo Centro Histórico
  • 2° dia: Tour por museus e palácios
  • 3° dia: Tour por cervejarias

Quantos dias ficar em Bruxelas?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Bruxelas, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente sua parte histórica e gastronômica.

Um dia em Bruxelas: o que fazer?

Lugares para visitar em Bruxelas
Grand Place | Foto: Felipe Carloni.

Se você tem apenas 1 dia em Bruxelas, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Bruxelas ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Bruxelas, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

O roteiro em Bruxelas para 1 dia deve levar em conta as principais atrações turísticas, tais como:

A Grand Place é a principal praça da cidade. Nela fica a prefeitura, o Museu da Cidade de Bruxelas, restaurantes, bares, além de lanchonetes e lojas. Vários pontos turísticos estão espalhados nos arredores da Grand Place, e é uma das paradas do ônibus turístico em Bruxelas, sendo uma ótima opção de tour para conhecer toda a cidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Um roteiro a pé em Bruxelas geralmente começa pela praça e passa pelo Manneken-Pis, estátua pequena símbolo da cidade (um menino fazendo xixi). O monumento possui várias lendas e o menino recebe figurinos em datas comemorativas.

Há também a Jeanneke-Pis, versão feminina do Manneken-Pis (uma menina fazendo xixi). O monumento está um pouco mais afastado, mas pertinho do Delirium Café – bar com recorde mundial da maior seleção de cervejas no mundo.

o que fazer em bruxelas a noite
Manneken-Pis | Foto: Felipe Carloni.

Saindo um pouco das estátuas, é hora de ter uma vista bonita da cidade: Mont des Arts. O local abriga um jardim (muito bonito na primavera) e a vista da torre da prefeitura ao fundo. Ao redor estão a Biblioteca e alguns museus.

Entre a Grand Place e o Mont des Arts estão as Les Galeries Royales Saint-Hubert, isso é, as Galerias Reais. O lugar possui vários restaurantes, lojas de chocolates belgas, roupas, sapatos, enfim, até um teto de vidro em formato de arco.

Seguindo em direção a estação central de Bruxelas está a Catedral De São Miguel e Santa Gudula. Ela é a maior igreja da cidade e demorou muitos anos até sua construção ser finalizada. A entrada para a Catedral é gratuita e por isso é uma ótima opção de visita guiada.

Roteiro em Bruxelas: o que fazer em 3 dias de viagem
Mont des Arts | Foto: Jonathan Nélis, via Wikimedia Commons.

Ao final do dia, vale a pena fazer um tour de degustação de cerveja belga. Vários bares, restaurantes e lojas oferecem esse tipo de serviço no centro. Ou delicie-se numa maravilhosa excursão de degustação de chocolate belga.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Bruxelas que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Bruxelas e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Bruxelas:

Roteiro de 2 dias em Bruxelas

Roteiro de 2 dias em Bruxelas
Atomium.

Para o segundo dia, você pode escolher algumas opções de museus na cidade. Eu recomendo o Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique (Belas Artes), o Musée des Instruments de Musique (Instrumentos Musicais) e o House of European History (História da Europa).

O Museu Musées Royaux des Beaux-Arts é formado por 4 museus: Oldmaster, Modern, Fin-de-Siècle e Magritte. O Museu de Instrumentos Musicais possui vários instrumentos e um guia de áudio para ouvir cada um deles (pago à parte).

E o House of European History é um museu pouco conhecido (mais afastado do centro), mas muito interativo, gratuito e enorme com 7 andares que contam a história da Europa desde 1789 em exibições temporárias e permanentes.

A melhor escolha vai depender das suas preferências por arte, cultura e história. Se quiser visitar os três, adapta o seu roteiro certinho e aproveita! Próximo aos museus Belas Artes e Instrumentos Musicais está o Palácio Real.

O que fazer em Bruxelas
Mini-Europa.

Esse palácio foi destruído pelo fogo e reconstruído há muitas décadas atrás. Hoje ele é sede do poder executivo da Bélgica. Os jardins do palácio são abertos para visitação apenas entre o final de julho e começo de setembro.

Fora do centro histórico está o Atomium, uma escultura gigante de aço que imita o formato de um átomo. Adquirindo o bilhete de entrada para o Atomium de Bruxelas você poderá ver o seu interior, onde existem várias exibições e uma vista panorâmica da cidade. Vale a pena a visita se você gosta dos temas das exposições e de altura.

Ao lado do Atomium está o Mini-Europe, um parque com réplicas em miniaturas de famosas cidades europeias. Um destino que faz parte de um divertido tour em Bruxelas, especialmente para crianças!

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Bruxelas sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Bruxelas:

Roteiro de 3 dias em Bruxelas

Roteiro de 3 dias em Bruxelas
Palais de Justice | Foto: Martin Mycielski, via Wikimedia Commons.

O Palais de Justice (Palácio da Justiça) é um dos maiores e mais importantes prédios da Bélgica e até da Europa. As vistas mais bonitas de Bruxelas podem ser encontradas na entrada principal do Palácio, chamada de Poelaert Square. Marque um tour guiado pelo Palácio da Justiça em Bruxelas.

Próximo do palácio está a região de Marolles, tradicional parte boêmia de Bruxelas. Nela muita gente se encontra durante o fim de tarde e noite, especialmente nos dias de verão para presenciar o pôr-do-sol e tomar uma das cervejas belgas.

Além do Palácio e seus arredores, o terceiro dia pode ser fechado com chave de ouro no Le Quartier Européen. É nesta área que estão as principais organizações da União Europeia: o Parlamento Europeu, a Praça de Luxemburgo, a Comissão Europeia e o Parque do Cinquentenário.

Roteiro em Bruxelas barato
Parque do Cinquentenário | Foto: Ben2, via Wikimedia Commons.

Fazer uma caminhada pela região é um bom plano para o período da tarde. O Parque Cinquentenário, por exemplo, é uma ótima parada para quem gosta de áreas verdes e faz parte do roteiro sobre o que fazer em Bruxelas na primavera ou verão.

A Praça de Luxemburgo é boa para relaxar tomando uma cerveja local em um dos diversos bares por lá. E assim, encerramos o nosso terceiro dia na cidade. Quer mais algumas dicas? Vamos lá!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bruxelas. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Bruxelas tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Bruxelas:

Quanto custa Bruxelas por dia?

Para descobrir quanto custa Bruxelas por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em Bruxelas, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Bruxelas, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Bruxelas?

O ideal para organizar o roteiro em Bruxelas é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Bruxelas, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Bruxelas

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de atrações para o roteiro em Bruxelas

O pacote de atrações em Bruxelas, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como o Atomium e outros 49 museus de Bruxelas, além de mais atrativos..

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Brussels Card

O cartão Brussels Card é uma opção para quem quer conhecer bem a cidade, já que ele inclui acesso gratuito a 49 museus e monumentos de Bruxelas e importantes descontos em lojas, restaurantes e pubs. Há opções com validade entre 1 e 3 dias, com e sem acesso ao transporte público.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Bruxelas: Brussels Card c/ Transporte Público STIB

Também com validade de até 3 dias e acesso gratuito a 49 museus de Bruxelas, essa opção de cartão turístico já vem incluso o transporte público na cidade. E ainda oferece descontos exclusivos em lojas, bares e restaurantes parceiros.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados em Bruxelas

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Bruxelas, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Bruxelas há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Bruxelas.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com tours em português em Bruxelas. Os melhores são:

Roteiro pelos museus de Bruxelas

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de Bruxelas é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de Bruxelas, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de barco em Bruxelas

Se você quer fazer um tour de barco nos arredores de Bruxelas, saiba que é possível em um passeio que passa por Gante e Bruges. É nessa última parada que o passeio na água acontece:

Roteiro de ônibus turístico em Bruxelas

Os roteiros de ônibus em Bruxelas são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com áudio-descrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus em Bruxelas incluem paradas nas principais atrações da cidade, como o Jardim Botânico e a Grand-Place, Atomium Boulevard du Centenaire e muitos outros.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro em Bruxelas:

Roteiro de bicicleta em Bruxelas

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Bruxelas e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Bruxelas são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo uma rota de bike para você se programar:

Roteiro a pé em Bruxelas

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Bruxelas é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Bruxelas para fazer a pé:

Roteiro em Bruxelas com crianças

Montar um roteiro em Bruxelas com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Bruxelas.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Passeio cervejeiro em Bruxelas

Nada mais clássico do que esse passeio no Bruxelas. Aliás, essa atividade turística é uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer do Bruxelas. E você pode contratar essa experiência com antecedência e economia, confira:

Roteiro gratuito em Bruxelas

Nem todos os passeios em Bruxelas precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Bruxelas com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

Roteiro romântico em Bruxelas para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Bruxelas para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Bruxelas, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Bruxelas para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno em Bruxelas

Planejar um roteiro noturno em Bruxelas é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Bruxelas:

Roteiro gastronômico em Bruxelas

Durante seu roteiro em Bruxelas, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Bruxelas é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Bruxelas:

Roteiro nos arredores de Bruxelas

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Bruxelas, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Bruxelas e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Bruxelas:

Transfers em Bruxelas

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Bruxelas são:

Roteiro alternativo em Bruxelas

Quer fugir do óbvio em Bruxelas? Veja esse roteiro com o lado B em Bruxelas e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro em Bruxelas para viajar sozinho

Bruxelas é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro de luxo em Bruxelas

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours em Bruxelas. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo em Bruxelas, confira essas sugestões:

Roteiro para final de semana ou feriados em Bruxelas

Vai passar um feriado em Bruxelas e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira alguns passeios que acontecem na temporada de Natal:

Onde comer em Bruxelas?

Roteiro em Bruxelas para comer
Rue des Bouchers | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

A culinária belga é bem diferente do que estamos acostumados, são refeições que seguem cardápios internacionais (culinária francesa, inglesa, asiática etc).

Dá uma olhada no nosso guia sobre os restaurantes de Bruxelas. Opções próximas a Grand Place ou na zona entre a Grand Place e a Rue des Bouchers são boas escolhas. Apesar de serem áreas turísticas, você encontra restaurantes baratos, de bom custo-benefício e os melhores da cidade nessa região.

Se preferir, marque um tour gastronômico por Bruxelas.

Onde fazer compras em Bruxelas?

Rua do Centro
Centro de Bruxelas | Foto: Felipe Carloni.

O tour em Bruxelas não precisa ficar só no turismo, vale a pena também ir as compras em Bruxelas. Afinal, a cidade abriga ruas comerciais e lojas de marcas internacionais que atraem turistas e locais. A Rue Neuve é um próprio exemplo disso.

Localizada entre a estação De Brouckère e Rogier, a via é cheia de lojas famosas como a Primark, H&M, Zara, Pull & Bear, Foot Locker, Media Markt, além de fast foods, sorveterias e lanchonetes.

Outro lugar interessante é a Rue de Namur, que fica na estação Porte de Namur em Bruxelas. Apesar de ser um pouco afastada do centro, a rua também reúne muitas lojas de diversas marcas e estilos.

O que fazer em Bruxelas à noite?

Cervejas belgas
Foto: Felipe Carloni.

Se você quer uma noite tranquila, vale a pena jantar em um dos restaurantes no centro, caminhar pelas ruas iluminadas e conhecer o Delirium Bar ou Delirium Café. O Delirium é o bar tradicional belga que oferece mais de 2.000 marcas de cervejas.

Muitos turistas vão conhecer o lugar e se encantam com tantas cervejas (belgas e internacionais) disponíveis nos estabelecimentos. Além de bebidas e música, o Delirium é um lugar para curtir Bruxelas a noite e relaxar após o dia explorando a cidade.

Se você gosta mais do agito, existem muitas opções de boates e bares em Bruxelas. Fuse, Spirito e o Café Belga são alguns bons exemplos.

Vale pesquisar a programação dos estabelecimentos na internet para garantir a visita ou ainda agendar um tour de festa por Bruxelas ou tour Noturno Particular com Bebidas e Petiscos.

O que fazer nos arredores de Bruxelas?

Bruges é perfeita para um bate-volta
Bruges | Foto: Jean-Christophe BENOIST, via Wikimedia Commons.

Bruxelas não é uma cidade muito grande como outras capitais europeias. Isso possibilita estender a viagem as cidades próximas dentro e fora da Bélgica. Dentro da Bélgica, você pode fazer uma excursão guiada para Bruges e Gante. Ou conhecer também Antuérpia e Leuven, por exemplo.

Selecionei as 10 cidades belgas mais bonitas para você montar o seu roteiro. Saiba mais sobre essas cidades, o que fazer em cada uma delas e qual a distância entre elas e Bruxelas.

Luxemburgo e/ou Paris também são outras opções. Amsterdam e Luxemburgo estão a cerca de 200 km de Bruxelas e Paris a 300 km.

O trecho pode ser feito de trem, ônibus, carro alugado ou compartilhado. Não esqueça de verificar: a quantidade de dias da sua viagem, orçamento e preferências para montar um roteiro que atenda às suas expectativas!

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em Bruxelas

Se você quer aproveitar bastante a sua viagem, vale a pena criar um roteiro em Bruxelas que contemple todos os principais pontos turísticos da cidade de acordo com a quantidade de dias que você vai estar pela cidade.

Um roteiro em Bruxelas vai desde 1 dia até 7 ou mais dias. O indicado é passar no mínimo 2 dias para explorar bem a capital belga e evitar uma programação corrida e estressante (dependendo da estação do ano, a cidade está bem cheia por exemplo).

O roteiro ideal é aquele de 3 dias, onde você tem tempo para visitar as principais atrações turísticas, conhecer mais da história, cultura e arte, experimentar as comidas típicas, fazer compras e curtir a vida noturna!

E para garantir uma experiência perfeita, recomendo que você compre os ingressos antecipados e agende os seus tours preferidos no Get Your Guide e Civitatis. Eles são sites super confiáveis e oferecem descontos, cancelamento grátis e os melhores passeios em Bruxelas e região.

Não se esqueça também de se programar de acordo com a estação do ano que você está preparando a sua viagem. Os últimos verões foram bem quentes e os invernos um pouco rigorosos, com camadas de neve e gelo nas ruas.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Bruxelas?

No seu primeiro dia em Bruxelas você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Grand Place
Tour de ônibus
Manneken-Pis
Mont des Arts
Les Galeries Royales Saint-Hubert
Cathédrale Saint-Michel et Saint-Gudule

O que fazer em 2 dias em Bruxelas?

No seu segundo dia em Bruxelas aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Museu Musées Royaux des Beaux-Arts
Musée des Instruments de Musique
Palais Royal
Atomium
Mini-Europe

O que fazer em 3 dias em Bruxelas?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em Bruxelas que valem muito a pena:
Palais de Justice
Degustação de cervejas
Curso e Degustação de Cerveja Belga

Vale a pena programar um roteiro em Bruxelas antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Bruxelas você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Bruxelas.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Bruxelas

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Bruxelas? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Bruxelas para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Bruxelas. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Bruxelas. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Bruxelas

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Bruxelas, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Bruxelas

Ter um chip de celular em Bruxelas com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.

Seguro viagem em Bruxelas

Contratar um seguro viagem para Bruxelas é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais