Bruges ou Bruxelas: qual visitar na Bélgica?

Bruges ou Bruxelas: qual visitar na Bélgica?

Ficar na dúvida entre Bruges ou Bruxelas é uma questão comum a quem vai à Bélgica por poucos dias. Embora o país seja pequeno, há muitas cidades concorridas para conhecer e nem sempre conseguimos ver tudo que queremos na primeira vez. Sendo necessário optarmos por uma entre outra cidade em alguns casos.

Uma é a capital do país e a outra uma das cidades turísticas mais visitadas da Europa. Nos anos que morei no país estive muitas vezes em Bruxelas e visitei Bruges nas poucas vezes que tive a oportunidade.

Nesse artigo, vou traçar um comparativo entre elas, mostrando, por exemplo: o que fazer em Bruxelas; onde fica Bruges no mapa da Bélgica; como se locomover nas cidades (da estação de trem ao centro por exemplo); onde dormir em Bruxelas ou Bruges, etc.

Além é claro, de exaltar as principais características e diferenças entre os lugares, utilizando um pouco de pesquisa e muito de minha experiência pessoal como morador da Bélgica. São duas cidades muito interessantes e com diferenças bem particulares em seus ambientes urbanos.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem Bélgica »

 

Bruges ou Bruxelas: qual visitar?

Bruges

bruges onde fica
Bruges é muito famosa pela beleza de seus canais.

Bruges na Bélgica fica na região de Flandres, no norte do país, na província de Flandres Ocidental e o idioma oficial da região é o holandês.

A cidade possuí pouco menos de 120 mil habitantes, em uma área de quase 140 quilômetros quadrados. É a capital da província a que pertence.

Recebeu o apelido de Veneza do Norte, em função dos canais que cortam a cidade e são seu principal atrativo turístico, lembrando um pouco esteticamente a cidade italiana; por é sem dúvidas, uma das principais cidades da Bélgica.

O Centro Histórico de Bruges é patrimônio tombado da UNESCO e a cidade ainda possui um ar bastante medieval nas ruas e na arquitetura. Saiba quais os passeios em Bruges mais procurados pelos turistas.

Felizmente, Bruges cresceu em função do porto local e foi um dia uma das principais cidades do mundo para o comércio. Também muito valorizada intelectualmente, pois  já teve o título de capital da cultura na Europa.

O campus do Colégio da Europa (centro universitário e de pós-graduação) localizado na cidade, segue tendo muita relevância na formação de políticos no país.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Bruxelas

grand place bruxelas
Bruxelas é uma das principais cidades da Europa.

Bruxelas é a capital da Bélgica e também capital não oficial da União Européia, por conta da grande concentração de sedes das instituições da UE na cidade.

Situada no centro do país, na divisa entre as regiões de Flandres e Valônia (a parte francesa, na metade sul), Bruxelas constitui uma região independente chamada de Bruxelas Capital. Leia sobre as dicas da Bélgica que preparei para te ajudar muito na viagem.

Muitos a consideram parte da comunidade francesa por conta da maioria de seus habitantes serem francófonos; embora oficialmente seja bilíngüe, falando francês e holandês. Confira quais os passeios imperdíveis em Bruxelas para conhecer melhor a cidade.

O principal atrativo turístico de Bruxelas é a cidade em si e sua movimentação de metrópole; a arquitetura dos inúmeros prédios históricos e monumentos, os parques e praças e o intenso movimento de pessoas, típicos das grandes capitais.

Tudo sobre => Aluguel de carro na Bélgica

 

Bruges ou Bruxelas: transporte

Bruges

ônibus em bruges
Ônibus na estação de trem em Bruges | Foto: Vitaly Volkov, via Wikimedia Commons.

Em Bruges o transporte público é controlado pela empresa De Lijn, responsável pelo setor em toda região de Flandres. O sistema é muito eficaz e consiste em passagens integradas de ônibus, metrô e bondes elétricos.

A passagem individual custa 3,50 euros, mas podem-se obter descontos comprando passes para mais viagens, ficando cada vez mais barato quanto mais viagens tiver no cartão. São vendidos nas estações de trem, ônibus, bancas de jornal e totens.

Embora o transporte público funcione legal, a maior parte dos turistas prefere conhecer a cidade a pé ou ainda alugando um carro, caso tenha algum lugar mais afastado do centro que deseje conhecer; o trânsito da cidade é bem tranqüilo e nem de longe movimentado como o da capital. Saiba como montar um roteiro de carro na Bélgica.

Chegar a Bruges é fácil – trens com destino a cidade podem ser tomados de praticamente qualquer lugar do país. Partindo da Antuérpia, por exemplo, (entre 1 hora e meia e 2 horas de viagem) custa 17,00 euros. Saindo de Bruxelas custa 16 euros e a viagem dura pouco mais de 1 hora.

A principal estação de trem da cidade é chamada simplesmente Brugge ou Station Brugge e é a que fica mais perto do Centro Histórico: menos de 10 minutos de bonde elétrico ou ônibus.

Confira => Excursão privada em Bruges

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Bruxelas

transporte em bruxelas
Estação Central de Trem em Bruxelas.

Bruxelas tem transporte público integrado administrado pela empresa STIB.

Funciona da mesma forma que os demais, com as passagens custando 3,50 euros pela viagem individual, mas também tendo a opção de compra de passes com mais viagens que saem mais em conta.

O transporte em Bruxelas talvez seja mais utilizado por turistas do que em Bruges, pois a cidade é maior e os pontos de interesse podem estar mais afastados do que no interior.

Já o trânsito de Bruxelas é bem mais complicado e intenso do que em cidades menores.

Eu só recomendaria dirigir ou depender de carros comerciais em situações pontuais como: chegada no aeroporto com bastante bagagem (do contrário pegue um trem); ou queira ir até um local um pouco longe que o transporte público não chegue.

Chegar no centro a partir dos aeroportos de Bruxelas ou de  outras localidades do país é mais fácil do que em outros locais, pois são muitas as opções de trem e três estações distribuídas pela cidade.

Os valores podem chegar a 10 euros, saindo da Antuérpia, por exemplo, (com viagem de pouco mais de 40 minutos) e 16 euros de Bruges (cerca de 1 hora e 10 minutos de distância). Conheça as principais cidades perto de Bruxelas e saiba qual a distância delas para a capital.

A cidade possui três estações de trem: Brussels Nord (norte), Brussels Midi ou Zuid (sul) e Brussels Central (no centro). A mais perto do Centro Histórico é a Central, a cerca de 5 minutos da Grand Place em Bruxelas.

Táxis e carros de aplicativo estão disponíveis em ambas as cidades – tanto em Bruges ou Bruxelas – e são mais caros que os demais meios.

Indico que utilize-os no caso de o transporte público não estar mais funcionando e você precisar percorrer uma longa distância de noite ou com bagagens, por exemplo.

Para quem vai pegar trem entre uma cidade e outra, não esqueça do Rail Pass, passagens que o viajante compra por um valor fixo e preenche com até 10 destinos dentro do país. Podem ser usados por mais de uma pessoa e são bem mais econômicos do que ir comprando os tickets individuais.

Transporte e ingressos => Brussels Card

 

   

Bruges ou Bruxelas: pontos turísticos

Bruges

bruges catedral
Catedral de Nossa Senhora é um marco de Bruges.

O principal entre os pontos turísticos de Bruges não é exatamente um ponto, mas sim vários espalhados pela cidade: os canais.

Sem dúvida a maioria dos turistas que querem conhecer a cidade tem no roteiro um passeio de barco, uma caminhada às margens ou apenas parar e admirar o belo efeito visual que as águas dos canais formam junto das construções em pedra que banham. Saiba como ter internet na Bélgica para postar nas redes sociais.

No entanto, visitar Bruges não se limita apenas a ver os canais. Há também a Markt, uma praça no Centro Histórico da cidade, cujo entorno é cercado por construções seculares em estilo gótico. Ali também fica o campanário da cidade que data do ano de 1240 e tem 83 metros de altura.

A Igreja de Nossa Senhora é um dos prédios históricos mais visitados de Bruges. Com arquitetura gótica e muitas obras de arte no interior (pinturas e esculturas) a igreja possui uma torre de 115 metros de altura.

Muitos outros prédios medievais fazem com que Bruges encante seus visitantes e atraia turistas no inverno e no verão. Além dos festivais na Bélgica, teatros e outros aspectos da vida cultural que são populares na cidade.

Delícia => Workshop de chocolate belga em Bruges

 

Bruxelas

atomium bruxelas
Atomium em Bruxelas é uma construção impressionante e que atraí milhões de turistas.

Considero inúmeros os pontos turísticos de Bruxelas muito famosos que são visitados por pessoas do mundo todo, em todas as épocas do ano.

O Manneken Pis (estátua do menino fazendo xixi, que é o símbolo da cidade), a Grande Place (uma das mais belas praças do mundo) e o fabuloso Atomium em Bruxelas (um museu/centro cultural que tem a estrutura em forma de um gigante átomo) são os principais e mais notáveis.

Mas Bruxelas ainda se destacam os museus da História em Quadrinho e de Instrumentos Musicais, as várias igrejas e catedrais que tem uma imponência arquitetônica de tirar o fôlego e os parques verdes, muito frequentados, não só por moradores da cidade, como também por visitantes.

Sem fila => Ingresso para o Atomium em Bruxelas

 

Bruges ou Bruxelas: hotéis

Bruges

onde ficar em bruges
Recomendo que se hospede no Centro Histórico de Bruges.
  • Hotel Bla Bla: é uma boa opção para se hospedar legal bem no centro da cidade, pertinho da Markt. O prédio tem 2 andares e 12 quartos completos, com camas de casal ou de solteiro, banheiro particular, TV, internet grátis, jardim e área para refeições ao ar livre. Não tem café da manhã incluído nem estacionamento.
  • Hotel Notre Dame: também fica no Centro Histórico de Bruges e tem decoração simples. Os quartos têm TV a cabo, cama de casal, banheiro e internet grátis; já o café da manhã, emboré muito elogiado, é pago a parte. Não possui estacionamento. Caso você esteja viajando com crianças, não é cobrado valor a mais pela cama extra.
  • Hotel Van Eyck: é outra opção no centro de Bruges, em um prédio pequeno com apenas 8 quartos que é administrado pela proprietária. As acomodações têm decoração simples, com o necessário; camas de casal, mesa de apoio, TV a cabo e banheiro. A internet é grátis e caso você esteja viajando com um animal de estimação, pode ser solicitado um quarto que acomode o seu pet. Não tem estacionamento próprio e o café da manhã é cobrado separadamente da diária.

Para mais opções de hotéis e também para saber quais as regiões turísticas da cidade, confira mais dicas de onde ficar em Bruges.

De Bruxelas => Excursão guiada de 1 dia para Bruges

 

Bruxelas

onde ficar em Bruxelas
Ixelles é o bairro ideal para quem deseja fazer compras | Foto: Olea, via Wikimedia Commons.
  • Train Hostel: fica em Schaerbeek, um município na região metropolitana de Bruxelas, a cerca de 10 minutos de metrô da Grand Place. É um formato de hotel bem inusitado, pois os quartos são dentro de vagões de trem antigos colocados na estrutura do hotel; tem opção de quartos individuais ou coletivos, cozinha compartilhada, pátio, café da manhã (com taxa extra), bar e restaurante.
  • Hotel Satellite: a decoração é minimalista e quase toda em tons de preto, branco e cinza. Os quartos são bem montados, com todo o necessário, como cama, banheiro completo, TV, micro-ondas e geladeira. Se você estiver viajando com crianças, elas não pagam taxa extra, desde que ocupem as camas do quarto; o café da manhã é cobrado separado.
  • La Vieille Lanterne: na esquina o Manneken Pis fica este hotelzinho simples, com 6 quartos, móveis de madeira, TV a cabo, banheiro privado e uma loja de presentes própria. O café da manhã pode ser solicitado e é cobrado separadamente.

Existem muitas opções de hospedagem e para saber em qual bairro ficar, leia o artigo onde ficar em Bruxelas.

Conforto => Traslado do aeroporto de Bruxelas

 

Bruges ou Bruxelas: restaurantes

Bruges

waffle belga
Não deixe de experimentar o legítimo Waffle belga em Bruges.

Se está em dúvida sobre o que comer na Bélgica, saiba trata-se de um ótimo destino gastronômico para quem quer experimentar pratos em seu local de origem.

Os waffles, doces muito comuns de se ver em filmes norte-americanos, foram na verdade criados pelos belgas.

O Chez Albert em Bruges, bem perto da Markt, é o melhor lugar indicado para experimentar esse prato. O preço vale a pena e você pode adicionar ao seu waffle diversas coberturas.

Uma coisa que muita gente procura ao viajar para a Bélgica é um lugar barato para tomar café da manhã na rua, já que muitos hotéis cobram extra pelo serviço e acaba saindo mais caro.

O At Tattie’s fica bem no centro de Bruges, perto de um dos canais e não muito distante da Markt; nele servem várias opções de refeições salgadas ou doces pra você começar bem o dia, além de outros lanches rápidos. Tem opções veganas, vegetarianas e sem glúten.

A uma caminhada de 3 minutos da Markt está o Cafe de Gilde, o melhor lugar para almoçar ou jantar um dos pratos típicos da Bélgica; pode ser um cozido de carne com legumes ou os mexilhões com batatas fritas, que são muito famosos neste local E também aproveite para saborear a cerveja belga.

Aproveite => Jantar medieval com show em Bruges

 

Bruxelas

batata frita bélgica
Batata frita é integrante obrigatória nos restaurantes em Bruxelas.

Se você for a qualquer cidade da Bélgica precisa experimentar as batatas fritas, que foram inventadas no país.

   

Um tradicional quiosque de batatas fritas localizado a poucos minutos de metrô do Parc de Bruxelles é o Frit Flagey.

O lugar perfeito para comer o prato que é um patrimônio gastronômico nacional; é comum ter filas de espera de até 40 minutos em determinados horários e fica aberto até a meia noite.

O Tonton Garby fica praticamente do lado do Mont des Arts. É um pequeno restaurante/café que faz um dos melhores sanduíches da cidade.

Eu considero o lugar perfeito para começar o dia com uma baguete feita na hora, com ingredientes frescos e preparada na sua frente.

Também é normal encarar uma fila nos horários de maior movimento; a cordialidade da equipe da casa é tão famosa quanto o sabor da comida. Costumam dizer aos clientes que “quem não gostar não paga”. Saiba onde comer na capital no artigo restaurantes em Bruxelas.

Enquanto que o La Brocante é um restaurante e café que fica em frente à praça Jeu de Balle, onde acontece diariamente o mercado de pulgas de Bruxelas. Servem café da manhã, almoço e jantar, com opções variadas de sanduíches, omeletes, cozidos e petiscos, além das cervejas tradicionais.

Nele você vai encontrar os mais diferentes pratos típicos da Bélgica e perceberá o quanto a gastronomia germânica está presente na cozinha do país.

O stoemp, por exemplo, é um purê de batatas com cenoura, servido com lingüiças ou salsichas que tem forte característica alemã e é mais popular no norte belga.

Saboreie => Degustação de cervejas belgas

 

Decidindo entre Bruges ou Bruxelas

Estar por dentro do perfil do país que vamos visitar é fundamental para escolhermos o roteiro e por quais cidades vamos passar. Em muitos casos o tempo da viagem é curto e o orçamento apertado, o que faz com que você que optar entre um ou outro lugar, limitando os destinos.

Escolher entre Bruges ou Bruxelas realmente depende muito do perfil de cada viajante, das coisas que gosta de fazer, do que espera encontrar e do tipo de viagem que tem em mente. Confira os melhores passeios na Bélgica.

Às vezes, criamos grande expectativa para conhecer um lugar apenas por termos ouvido falar muito nele. Mas isso não quer dizer que vamos achar esse determinado país ou cidade incrível, só por que alguém disse que é.

Se fizer um roteiro em Bruxelas, vai perceber que é uma cidade grande e muito movimentada, com trânsito intenso e o vai e vem de pessoas, assim como o mar de concreto em determinadas partes, pode ser um tanto opressor, afinal é uma metrópole.

Nela existem muitas sedes de instituições governamentais e outras ligadas a União Europeia, o que faz com que o fluxo de gente na rua não seja apenas de turistas.

Já durante um roteiro em Bruges, você notará que ela tem um ar mais pitoresco e pacato, pois conta com muitas construções antigas, barcos passando nos canais e não possui tantos prédios altos.

E os passantes são na maioria turistas e moradores da cidade; embora também tenha momentos de muito movimento, justamente por causa do alto fluxo de visitantes que são mais presentes na alta temporada.

Espero que esse artigo tenha te feito ficar a fim de conhecer Bruges ou Bruxelas. Cidades muito diferentes entre si, porém importantíssimas para conhecer e entender a cultura belga.

Visitar um ponto de extremo interesse turístico ou uma capital é uma experiência inigualável de imersão cultural. Se você estiver indo fazer um roteiro na Bélgica, por que não conhecer as duas cidades?

E você, já conseguiu decidir entre Bruges ou Bruxelas? Já esteve nas duas cidades e tem algo a dizer? Responda abaixo nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *