11 dicas da Bélgica: tudo para você que está embarcando

11 dicas da Bélgica: tudo para você que está embarcando

Para viajantes que estão com tudo pronto para embarcar, aqui vai uma série de dicas da Bélgica que devem ajudar nos últimos detalhes da viagem. Estar bem informado sobre o destino é fundamental para desfrutar ao máximo cada instante da jornada.

A Bélgica é um país pequeno, porém cheio de peculiaridades, boa comida, lindas paisagens e belezas arquitetônicas. O povo é incrivelmente hospitaleiro. No entanto algumas diferenças culturais entre Brasil e Europa podem causar estranhamento para algumas pessoas.

Por isso algumas explicações prévias sobre os costumes e distinções são importantes. Aqui vão as melhores dicas da Bélgica sobre o clima, fuso horário, moeda, alimentação, transporte, visto, imigração, idioma, tomadas, os lugares mais interessantes, a melhor época e tudo mais que for essencial para visitar esse incrível país.

Planeje sua viagem =Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem Bélgica »

 

11 dicas da Bélgica para você se dar bem

Clima

Dicas da Belgica
Dicas da Bélgica: Clima na Bélgica é temperado com chuvas o ano todo.

A Bélgica está localizada às margens do Mar do Norte e tem clima temperado, o que ocasiona chuvas o ano todo nas quatro estações – portanto, é bom estar preparado para chuva a qualquer momento. Os invernos chegam a temperaturas negativas e os verões levam os termômetros perto dos 30°C.

O fato de ser um país costeiro e entrecortado por rios faz com que haja uma brisa agradável até nos dias de mais calor. Outono e primavera são as épocas de temperaturas mais amenas. Saiba tudo sobre quando ir para a Bélgica.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Fuso horário

Dicas de viagem para Belgica
Dicas da Bélgica: Fuso horário entre Bélgica e Brasil é de 4 horas.

A diferença horária entre Bélgica e Brasil é de 4 horas em horário normal, podendo oscilar de 3 para 5 horas durante os ajustes de horário de verão. Os dias de inverno são mais curtos, o sol nasce no meio da manhã e já se põe no meio da tarde. Quando é verão os dias são bem mais longos e o sol se esconde perto das 9 da noite.

Confira => Passeios imperdíveis em Bruxelas

 

Moeda

Dicas de turismo na Bélgica
Dicas da Bélgica: Moeda da Bélgica é o euro.

A moeda da Bélgica é o euro, assim como em toda a União Européia. O ideal é conferir a cotação da moeda antes da viagem e tentar comprar a preços mais baixos em casas de câmbio ou no seu banco aqui no Brasil. Não vale a pena trocar no aeroporto ou já na Bélgica, pois os valores serão certamente mais altos.

É interessante levar uma quantia em dinheiro junto do seu cartão de crédito internacional. A quantia sugerida para gastos básicos é de 70 Euros por dia. Claro que se pode gastar bem menos que isso, mas esse valor é padrão para turistas.

A quantia diária e o cartão internacional são itens obrigatórios para ingressar na Bélgica. Leia mais sobre qual moeda levar para a Bélgica neste artigo.

Tire suas dúvidas => Comprar euro online

 

Alimentação

Turismo gastronomico na Belgica
Dicas da Bélgica: Gastronomia belga é deliciosa.

A Bélgica tem um excelente cardápio de pratos típicos e uma gastronomia muito tradicional. Batatas fritas, waffles, chocolates, cervejas e frutos do mar estão entre as especialidades do país. Podem ser encontrados facilmente, a preços variados, como pratos de restaurante ou comida de rua. Veja um Food tour em Bruges.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma porção de batata frita com uma boa cerveja belga é uma ótima dica! Kits de chocolates e cervejas são excelentes presentes. Conheça mais sobre a gastronomia da Bélgica.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 

Transporte

Meios de transporte na Bélgica
Dicas da Bélgica: Transporte público é a melhor opção para se locomover na Bélgica.

Existem várias opções de transporte na Bélgica. Para transporte dentro das cidades a melhor é usar o transporte público: metrô, bonde e ônibus, que têm o sistema interligado e utilizam o mesmo bilhete.

O bilhete pode ser comprado em totens nos terminais e estações ou até mesmo no próprio veículo, nesse último caso com preço mais caro.

O transporte público é muito organizado e eficiente na Bélgica. Vale mais a pena comprar um passe com mais viagens do que ir pagando a cada embarque. É possível trocar de um trem para um ônibus utilizando o mesmo cartão de passagem. Entenda mais lendo o post como se locomover em Bruxelas.

Já para o transporte entre cidades, os trens são a melhor e mais barata opção. Em raras situações é necessário outro meio de transporte.

Os trens levam a todas as principais cidades – até mesmo fora do país – e é uma viagem muito interessante, pois se pode observar o interior do país e apreciar a paisagem com mais conforto.

Para viajantes com idade inferior a 26 anos existe o Go-Pass – um bilhete com 10 viagens dentro do país, à escolha do comprador, que custa 50 euros. Aluguéis de carro também são muito comuns para quem quer ter mais liberdade com seus horários, porém custam mais.

   
   

Táxis de rua podem quebrar um galho em situações de emergência, quando se carrega muita bagagem ou num dia de mau tempo, mas também tem a desvantagem de custar mais caro. Saiba como ter internet na Bélgica para pesquisar muito sobre valores.

Compare => Aluguel de carro na Bélgica

 

Visto

Turismo na Bélgica
Dicas da Bélgica: Brasileiros não necessitam visto para entrar na Bélgica.

Brasileiros não necessitam visto para entrar na Bélgica, ou em qualquer outro país da União Européia. É garantido o período de três meses de permanência sem a necessidade de visto de qualquer natureza. No entanto existem algumas exigências, como já vimos

É preciso uma quantia em dinheiro e o cartão de crédito internacional. A contratação prévia de um seguro viagem com cobertura médica no valor mínimo de 30 mil Euros é obrigatória. Passaporte com validade de 3 meses mais o período de estadia (por exemplo: se vai passar uma semana na Bélgica o documento deve ter validade para 3 meses mais 7 dias).

Lindo => Excursão para os campos de flandres em Bruges

 

Imigração

Documentos para viagem para Bélgica
Tenha em mãos os principais documentos para imigração.

Passar pela imigração é um momento geralmente tratado com certo medo por alguns brasileiros, por sermos muito visados na Europa como imigrantes ilegais em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. E não é para menos, visto que esse número só cresce e são muitos brasileiros deportados todos os anos.

No entanto, não existe nenhum mistério. Tenha em mãos os principais documentos: passaporte válido, comprovante de contratação do seguro viagem, cartão de crédito e a passagem de volta. Embora não seja obrigatório é inteligente ter também um comprovante da reserva do local aonde vai se hospedar ou o endereço do amigo ou familiar que vai recebê-lo.

Vacinas não são necessárias, mas estar com elas em dia pode evitar problemas. Uma quantia em dinheiro e algo que comprove sua ocupação no Brasil são boas cartas para se ter na manga, caso pegue um oficial mal humorado. Falar inglês e conseguir responder as perguntas pode ajudar a passar tranquilamente pela imigração.

Lembrando que os casos de pessoas detidas ou interrogadas são apenas com quem apresentou comportamento suspeito. Em situações de vôos com conexão em outros países, a imigração é feita no país de entrada na Europa.

Se seu voo for conectado, os oficiais já agem de maneira bem mais tranquila já que seu destino não é o país deles e para descobrir os melhores destinos no país, leia sobre o mapa da Bélgica.

 

Idioma

Dicas da Bélgica
Muitos belgas falam inglês.

Estar com o inglês afiado por ser muito mais útil do que simplesmente ajudar a causar uma boa impressão na imigração. Os belgas falam inglês muito bem e em qualquer situação o idioma universal pode ser a chave da comunicação entre nativos e visitantes.

O sul da Bélgica, que tem o francês como língua oficial, fala um pouco menos de inglês, mas ainda é possível se comunicar sem problemas. Há muitos imigrantes no país que também usam a língua inglesa no dia-a-dia, portanto ninguém vai achar estranho se você puxar conversa nesse idioma.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Tomada na Bélgica

Dicas da Bélgica: Tomada padrão europeu | Foto: QVM.

A Bélgica tem o padrão de tomadas E, que tem dois pinos cilíndricos horizontais na flecha do conector e um pino do mesmo formato na parte superior da tomada na parede. É sábio comprar um adaptador universal antes de embarcar e garantir que vai poder utilizar seus eletrônicos sem problemas.

A voltagem da corrente elétrica no país é de 220 volts, então tome cuidado com seus aparelhos que funcionam com corrente 110 volts. Computadores portáteis, telefones celulares e tablets têm fontes e carregadores bivolt automático, portanto não há por que se preocupar.

   
   

Incrível => Degustação de chocolate na Bélgica

 

Lugares mais interessantes

Pontos turísticos da Bélgica
Dicas da Bélgica: Bélgica possui diversas cidades interessantes para se conhecer.

São muitos os pontos turísticos, cidades da Bélgica e lugares que são imperdíveis. Apesar de este ser um tópico mais subjetivo, pois depende do gosto do viajante, vale citar alguns lugares para visitar.

A capital Bruxelas é sem dúvida um lugar incrível com o tapete de flores, o Manneken Pis, o Atomium e seus prédios históricos. A cidade da Antuérpia mostra o lado moderno e cosmopolita da Bélgica – centro mundial de diamantes, também tem o museu da moda, e um dos maiores portos fluviais do mundo.

Brugges, mais conhecida como a Veneza do Norte, traz em seus canais um charme particular que são a razão singular para visitar a cidade. No sul do país, não deixe de visitar as Ardenas, uma vasta região montanhosa com uma densa floresta e vida animal. Se busca o agito da vida noturna, Liége é um lugar cheio de pubs e bares de rua que valem a pena ser visitados.

Incrível => Ônibus turístico de Bruxelas

 

Melhor época

Melhor época para viajar para Bélgica
Épocas mais cheias da Bélgica são o inverno e o verão.

Outra questão de fator subjetivo é a quando ir para Bélgica. Os períodos de pico turístico são o inverno, que vai de dezembro a março, e o verão, de junho a setembro. O frio atrai quem está em busca de neve e das belas paisagens. Já na época de calor acontecem muitos festivais de música e arte por todo país, além de ser férias na Europa.

Durante essas estações os preços de passagem e hospedagem geralmente sofrem uma alta. Enquanto que outono e primavera são menos procurados e tumultuados e tem temperaturas mais amenas, sendo uma excelente época para visitar a Bélgica.

Divertido => Passeio no mercado de Ghent

 

Dicas da Bélgica para sua viagem

Com essas 11 dicas da Bélgica, esperamos ter ajudado e tirado algumas dúvidas que são comuns a todos que viajam para o país. São informações, muitas vezes básicas, mas que auxiliam a gente a organizar nossas idéias e fazer um melhor planejamento.

Viajar para a Bélgica vai ser uma experiência memorável que você terá vontade de repetir sempre que possível. Um país rico em cultura e tradição, combinados com doses de modernidade que faz com que os belgas pareçam cidadãos do mundo e recebam turistas com naturalidade.

Com certeza sua passagem pelo país seja também muito positiva, e então você poderá na volta dar as suas dicas da Bélgica para quem ainda não foi.

Você está com planos de viajar para a Bélgica? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *