Cidades da Bélgica: 10 mais bonitas para roteiro de viagem

Cidades da Bélgica: 10 mais bonitas para roteiro de viagem

Diversas cidades da Bélgica são paradas obrigatórias para quem viaja pelo oeste da Europa e a região do Benelux. Esse pequeno país localizado entre o sul da Holanda e o norte da França oferece muito mais do que um território de passagem, como é comum aos viajantes brasileiros.

Beleza histórica, paisagens, cultura e gastronomia são alguns dos atrativos turísticos das belas cidades da Bélgica. E não é só isso, o país tem um interessante contraste multicultural, linguístico e geográfico. Cada cidade belga parece um país diferente.

A Bélgica é dividida em três principais regiões: Flandres, Valônia e a Região de Bruxelas. Elas são terras de excelentes cervejas, chocolates famosos no mundo inteiro, waffles e que reivindica ter criado a batata-frita. É um país com um intenso fluxo de estrangeiros – visitantes e residentes – que recebe e acolhe a todos muito bem. Descubra agora as cidades mais lindas da Bélgica para você incluir no seu roteiro pelo país.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem Bélgica »

 

Mapa das cidades da Bélgica

  1. Bruxelas
  2. Antuérpia
  3. Gante
  4. Charleroi
  5. Liège
  6. Bruges
  7. Lovaina
  8. Namur
  9. Oostende
  10. Ieper

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

O que fazer nas cidades da Bélgica

Bruxelas

Cidades da Bélgica
Casa do Rei, em Bruxelas.

Bruxelas é um importante centro político – local e também mundial -, além de ser a capital da Bélgica. É sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Fica no meio da região de Flandres e tem forte influência francesa, sendo bilíngue.

A Grand-Place, praça central da cidade, é considerada por muitos como uma das mais belas praças do mundo, é um belo destino para iniciar a jornada pela cidade. Ali, estão a Câmara Municipal, a Prefeitura de Bruxelas e a Casa do Rei, que apesar do nome não é a residência oficial da família real e sim o Museu da Cidade de Bruxelas.

Sempre tem algo acontecendo na Grand-Place: um show de luzes, tapete de flores, desfiles, exposições. O lugar é lindo. Sem falar no seu entorno: cheio de lugares para comer com uma vista surreal da arquitetura.

Veja nos artigos os principais pontos turísticos de Bruxelas e conheça também os passeios imperdíveis em Bruxelas.

O Aeroporto da cidade, localizado na região metropolitana, no município de Zaventem, é o maior da Bélgica e oferece serviços de trem para todas as partes do país. Veja também como ir do aeroporto de Bruxelas para o centro e aprenda como se locomover em Bruxelas, para sua experiência ser completa.

 

Antuérpia

Cidades mais bonitas da Bélgica
Antuérpia.

A segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região de Flandres, a Antuérpia é uma cidade cosmopolita e moderna. Ela fica às margens do rio Escalda e tem um dos maiores portos fluviais do mundo: o Porto da Antuérpia. Está a 50 minutos de trem da capital.

Conhecida como centro mundial do diamante, uma vez que a maioria das negociações de diamantes brutos e lapidados acontecerem na cidade. É também um importante pólo da moda – a Academia Real das Belas-Artes da Antuérpia e o MoMu, Museu da Moda, aliam a tradição ao contemporâneo, que tão bem representa essa cidade. Recomendo fazer um tour a pé em Antuérpia ou até um tour de bicicleta em Antuérpia.

Economia => Hotéis em promoção na Antuérpia

 

Gante

Cidades turísticas da Bélgica
Gante.

Cidade universitária localizada perto de Bruxelas, à cerca de 60 quilômetros, Gante fervilha o ano todo com festivais de música, cinema e teatro, atraindo moradores de toda Europa. É a segunda maior cidade da região de Flandres.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Fica na confluência de dois rios, o Escalda e o Lys, sendo entrecortada por água e tem como um belo atrativo turístico as belezas naturais de seus parques verdes. Excelente ponto para provar as batatas-fritas com maionese ou o chocolate local.

A gastronomia é um forte da cidade de Gante. Eles promovem o Dia Sem Carne, todas às quintas-feiras do ano, tradição local em estabelecimentos comerciais, empresas, escolas e, claro, restaurantes. Gante tem o maior número de restaurantes vegetarianos per capita do mundo.

Ademais, a cidade é linda, com arquitetura encantadora e diversas atrações turísticas e passeios guiados imperdíveis. Você pode incluir Gante no seu roteiro sem medo de errar. Veja aqui os melhores passeios em Gante.

Veja => Hotéis em Gante

 

Charleroi

Dicas da Belgica
Charleroi.

Cidade belga com a maior população da região da Valônia, Charleroi possui uma paisagem um pouco mais melancólica, quando comparada às grandes cidades do norte do país. Está em uma região menos abastada da Bélgica, no entanto, possui um charme particular por sua bela arquitetura.

Terra de conflitos históricos e guerras foi uma parada para Napoleão Bonaparte durante alguns dias, antes da Batalha de Waterloo. Fica a pouco mais de 50 minutos de trem da capital. Destaque para a Igreja St. Christopher. Se preferir, veja como funciona o aluguel de carro na Bélgica.

Dica => Hotéis bem avaliados em Charleroi

 

Liège

Maiores cidades da Belgica
Liège.

Quarta maior cidade do país e segunda maior da Valônia, Liège causa forte impacto visual com suas diversas pontes que servem como passagem sobre o rio Meuse, cujas águas banham essa linda cidade da Bélgica. Famosa por suas feiras folclóricas e vida noturna, Liège se orgulha de seu patrimônio não-material.

   

A cidade oferece no quarteirão conhecido como Carré, uma quantidade enorme de pubs que servem as mais variadas qualidades de cerveja produzidas no país – são mais de 220 cervejarias ativas no território belga – sempre em copos especiais de acordo com o tipo de cerveja. Elas têm grande variedade de colorações, sabores e teores alcoólicos.

De acordo com a tradição, os bares dessa região só podem fechar quando o último consumidor decidir ir embora. E se reparar em um sino, normalmente localizado em uma extremidade dos balcões, melhor não tocá-lo – o cliente que toca o sino, costumeiramente paga uma rodada de bebidas para o bar inteiro.

Também na região de Liège fica a cervejaria que fabrica Jupiler, uma das cervejas pilsen mais populares entre os belgas.

Lista => Hotéis em Liège

 

Bruges

Cidades com canais na Belgica
Bruges.

De todas as cidades da Bélgica banhadas por rios e cercadas de água, Bruges é a mais encantadora. Não é à toa que é chamada de a Veneza do Norte, em virtude de seus canais que se assemelham aos da renomada cidade italiana. Veja no artigo os principais pontos turísticos de Bruges.

Referência de cultura para a Europa, Bruges conta com uma lista enorme de festivais de música, casas de espetáculo, teatros e cinemas. Bem como o Colégio da Europa, instituto universitário de pós-graduação, com um campus e sede principal na cidade.

Vez ou outra esta instituição é comparada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dada sua tamanha importância educacional para elite política da Bélgica. Fica á pouco menos de 100 quilômetros da capital Bruxelas, na região de Flandres.

Se você vai para a região, veja onde ficar em Bruges e ainda uma sugestão de roteiro em Bruges.

Lindo => Excursão para os campos de flandres em Bruges

 

Lovaina

Cidades universitárias na Belgica
Lovaina | Foto: Wouterhagens, via Wikimedia Commons.

Assim como muitas das grandes cidades da Europa, a principal característica de Lovaina, ou Leuven, é ser uma cidade universitária. Com seus estudantes em maioria frequentando a Universidade Católica de Lovania.

Sua notável exuberância arquitetônica se materializa nos prédios universitários do campus, nas construções históricas espalhadas pela cidade com suas igrejas e castelos. Veja essa visita guiada a Leuven, saindo de Bruxelas.

Lovania é o berço da cervejaria que produz a cerveja Stella Artois, muito popular no Brasil. A cidade está situada na região de Flandres, a cerca de 30 minutos de trem da capital.

Descubra => Hotéis com melhores preços em Lovania

 

Namur

Cidades historicas da Belgica
Namur.

A cidade ficam no ponto onde se ligam dois rios, a cerca de uma hora de Bruxelas, na região da Valônia. É um importante centro comercial histórico e possui fortificações medievais que permitem a vista do alto da cidade.

Namur é conhecida por estar próxima de outra região imperdível entre as cidades da Bélgica, que é a região das Ardenas. Uma área montanhosa e com vastas florestas que ficou imortalizada em filmes e literatura, por ter sido campo de batalha de momentos decisivos nas duas Grandes Guerras.

Mostrando o lado mais rural do país, as Ardenas possuem mata selvagem com grande variedade de vida animal, assim como partes de solo fértil para agricultura e pecuária.

Conheça => Hotéis em Namur

   

 

Oostende

Cidades litorâneas da Belgica
Oostende.

Na região litorânea de Flandres fica a bela cidade de Oostende, a maior da costa do país. Para quem busca o clima de praia – dentro dos padrões e condições climáticas europeus, é claro – a cidade dispõe de uma bela paisagem com sua ampla área para banhistas e mar calmo.

Oostende é ponto de parada de navios de cruzeiro, tem um cassino à beira-mar e um hipódromo que conta com um campo de golfe no seu centro, oferecendo os dois serviços em dias alternados. A Rainha das Praias Belgas, como é chamada, está a uma distância de 110 quilômetros de Bruxelas.

Oferta => Hotéis com melhores preços de Oostende

 

Ieper

Cidades arquitetônicas na Belgica
Ieper.

Ieper fica na região de Flandres e à cerca de duas horas da capital belga. Carregada de memória trágica das Grandes Guerras – tendo sido praticamente destruída na Segunda Guerra Mundial – essa cidade da Bélgica se reergueu e reconstruiu. Hoje se apresenta com belos cartões-postais.

Memoriais de guerra na região estão entre as belezas arquitetônicas de Ieper. Em contraponto a isso acontece na cidade, anualmente, o Ieperfest, festival de rock que teve sua primeira edição em 1993 e recebe milhares de fanáticos por música e artistas do mundo inteiro.

Pesquise => Hotéis em Ieper

 

Roteiro das mais bonitas cidades da Bélgica

Na hora de escolher os destinos e planejar seu roteiro de viagem pelas cidades que mais lhe agradam, a Bélgica possui uma característica que se torna uma grande vantagem para turistas e locais: o seu tamanho. Por ser pequeno, o país permite que mais de um desses incríveis destinos estejam em seu itinerário.

Alia-se a isso o fato das linhas férreas cortarem o país de maneira que as grandes cidades turísticas fiquem a apenas alguns minutos de distância uma da outra, facilitando a elaboração do roteiro de sua viagem. Boa comida, grande variedade de cervejas e hospitalidade são marcas que fazem quem visita a Bélgica.

Por isso, seja para aproveitar as baixas temperaturas e as ruas cobertas de neve ou o sol e a tranquilidade de estar às margens de um rio ou do mar, seja no interior de museus e castelos medievais ou em uma caminhada pelas montanhas e parques, não deixe de visitar as belas cidades da Bélgica. Saiba como ter internet na Bélgica para postar nas redes sociais.

Para finalizar, fique com esse vídeo inspirador sobre a região de Flandres, da Bélgica. Uma produção do site oficial de turismo da Bélgica:

Conhece alguma dessas cidades belgas? Ficou com vontade de conhecer? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *