Início / Europa / Bélgica / Principais e melhores pontos turísticos de Bruxelas → Os 10+

Principais e melhores pontos turísticos de Bruxelas → Os 10+

Longe de ser o destino mais procurado da Europa, a encantadora Bruxelas irá te surpreender com suas multifaces! Capital belga e historicamente centro administrativo da União Europeia, a cidade é pluricultural por natureza! Pelas vielas charmosas, o misto de arquitetura medieval e as imponentes construções Góticas e Art Nouveau, conhecer os principais pontos turísticos de Bruxelas te deixarão de queixo caído.

Vá a uma das mais belas praças do mundo – a Grand Place – e viva a experiência de um café em St. Gery … uma deliciosa excursão ao passado! Por outro lado, o passeio no Atomium e na Mini Europe lhe mostrarão o design criativo e futurista de uma população hospedeira, moderna e muito bem educada! Reserve ao menos três dias para explorar a capital dos Flandres e deixe o aroma dos melhores chocolates do mundo te conduzir por uma viagem magnífica!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas: melhores bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

1) Grand Place

Lugares para visitar em Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Principal atração turística da cidade e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a Grand Place possui um dos mais belos conjuntos de edificações da Europa, agrupando construções góticas, barrocas, neogóticas e clássicas, datadas dos séculos XV a XVIII, que representam a histórica tradição arquitetônica da Bélgica. O prédio mais imponente é o da Prefeitura (Hôtel de Ville), construído a partir de 1402. A visita guiada é recomendada, pois o interior do prédio é repleto de objetos de arte.

Principais pontos turísticos de Bruxelas
Centro de Bruxelas | Foto: Felipe Carloni.

A outra construção que está entre os lugares mais visitados da praça é a Casa do Rei (Maison du Roi), também referente ao século XV, onde se localiza o Museu de Bruxelas. A cada dois anos, no mês de agosto, o centro da praça é preenchido por um magnífico tapete florido, constituído por begônias coloridas que montam um lindo desenho. Uma oportunidade perfeita de visitar a cidade. Procurando dicas sobre onde ficar em Bruxelas, aqui para mim é a melhor região.

 

2) Atomium

Melhores pontos turísticos de Bruxelas
Foto: Mike Cattell, via Wikimedia Commons.

Construída no ano de 1958 para a Expo Bruxelas, essa imponente construção é considerada a ‘Torre Eiffel’ da cidade. Possui exposições itinerantes além da visita interna, onde cada esfera conta detalhadamente a história do monumento. A vista do topo do Atomium é imperdível! Um lugar moderníssimo, de fácil acesso e preço um pouco salgado, vá preparado!

 

3) Mini Europe

Lugares turísticos de Bruxelas
Mini Hôtel de Ville de Bruxelas | Foto: Q. Keysers, via Wikimedia Commons.

Ao lado do Atomiuma Mini Europe é um ‘must see’ de Bruxelas! O parque reúne as principais atrações turísticas e monumentos históricos da Europa em reproduções muito detalhadas, de escala 1:25. Algumas maquetes são animadas, tornando a visita mais divertida. O passeio completo dura cerca de 90 minutos e é ideal para crianças!

 

4) Manneken Pis

Pontos de interesse em Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Aportuguesado para “Manequinho”, a famosíssima estátua de bronze representa um menino pelado fazendo xixi. Não vá com expetativa altíssima, pois alguns se decepcionam com o tamanho da escultura. O melhor dela é a representatividade do bom humor do povo belga, já que cada dia o Manequinho veste uma roupa diferente e inusitada.

O sucesso do Manneken Pis foi tão grande que a população local construiu posteriormente duas versões similares (Jeanneke-Pis, uma menina fazendo xixi; e Zinneke-Pis, um cachorro com a patinha levantada fazendo o mesmo). Vale a pena se divertir vendo as três estátuas, cada uma em um local da cidade.

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

5) Igueja Notre Dame du Sablon

Locais para ver em Bruxelas
Foto: Luu, via Wikimedia Commons.

Construída em estilo gótico entre os séculos XV e XVI a Igreja Notre Dame du Sablon impressiona por seu interior! Detalhada em vitrais coloridos, arcos góticos nas paredes e duas capelas em estilo barroco, é um dos principais templos religiosos do país.

Basta atravessar a rua e você estará na Petit Sablon, uma praça charmosíssima, onerada por quarenta e oito colunas góticas com pequenas estátuas de bronze, que representam as primeiras profissões do mundo. Ao centro, uma bela fonte e um monumento de estilo neo-renascentista completam o pacífico cenário.

 

6) Palais Royal e Place des Palais

Pontos turísticos mais visitados de Bruxelas
Foto: Velvet, via Wikimedia Commons.

Belíssimo prédio, sede do poder executivo do país, onde o Rei Albert II exerce seu reinado. A fachada do Palais Royal, em estilo neoclássico, é deslumbrante e há mais de duzentos anos está intacta.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

A construção original é datada do fim do século XVIII, já o terreno onde se localiza pertence à monarquia belga desde a idade média, quando se ergueu o primeiro complexo do palácio monarca, entre os séculos XI e XII. As salas e os jardins do palácio são abertos todo ano para visitação, entre o final de julho e o começo de setembro.

 

7) Le Quartier Européen

O Quartier Européen é a região onde se encontram os principais órgãos da União Europeia: o Parlamento Europeu, a Praça de Luxemburgo e a Comissão Europeia, além do Parque do Centenário.

Principais atrações de Bruxelas
Parque do Cinquentenário | Foto: Ben2, via Wikimedia Commons.

As construções são extremamente modernas e as visitações (grátis em sua maioria) trazem toda história política e organizacional da principal organização internacional do mundo. O Parque do Centenário é belíssimo e, à companhia do Arco do Triunfo (construído em 1905), vira local ideal para um piquenique ou um passeio sob o sol.

Atrações turísticas de Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Ficou cansado? Vá até a Praça de Luxemburgo e tome uma das centenas de rótulos de cerveja local em um dos bares com mesinhas na calçada. Você merece!

 

8) Mont des Arts

Lugares de interesse em Bruxelas
Foto: Jonathan Nélis, via Wikimedia Commons.

Região histórica e tradicional da cidade, o Mont des Arts (também conhecido como “quarteirão dos museus) encontra-se em um ladeira formada por belos mirantes e diversos museus fechados e à céu aberto! A centenária L’Albertine Square é cenário perfeito para lindas fotografias, com seus belos jardins e a vista dos principais pontos turísticos da cidade.

Em um de seus magníficos prédios, você encontra o Museu da Música (Leia a experiência no blog Turomaquia) com mais de oito mil peças em seu acervo, a maior coleção do mundo! Não deixe de visitar também o carrilhão com sinos e figuras históricas e que representam o tradicional folclore belga.

 

9) Bairro de Marolles – Palais de Justice

Pontos turísticos para visitar em Bruxelas
Foto: Martin Mycielski, via Wikimedia Commons.

Construído no topo de uma colina, é quase impossível não ver o majestoso Palácio de Justiça, datado do fim do século XIX, sendo a maior construção do país no período. Sua cúpula passa dos cem metros de altura e o interior do prédio torna-o ainda mais charmoso pelas suas escadarias de mármore e centenas de estátuas de tamanho real.

Perto do palácio localiza-se a região de Marolles, tradicional recanto boêmio de Bruxelas, além do popular Mercado de Pulgas, diariamente realizado na Place du Jeu de Balle. Lá é possível encontrar pequenos tesouros entre mobílias, artefatos de arte e objetos de segunda mão.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

10) Bois de la Cambre e Foret de Soignes

Atrativos de Bruxelas
Foto: Jean-Pol Grandmont, via Wikimedia Commons.

Parque mais visitado na cidade, encanta por suas trilhas, caminhos entre as árvores e pelo seu lago. Alugue uma bicicleta e perca-se no meio da exuberante natureza do Bois de la Cambre.

O parque oferece diversos locais para piquenique, além de um restaurante muito gostoso no meio do lago. Faça frio ou faça sol, o passeio é recomendadíssimo para relaxar, meditar ou descansar de uma viagem prolongada!

 

Pontos turísticos de Bruxelas

Outras dezenas de pontos turísticos fazem de Bruxelas um destino imperdível para todo tipo de viajante! A dica é não perder tempo: alugue uma bicicleta, ande bastante ou suba em uma das tantas opções de transporte ao turista. Cada cantinho da cidade possui um charme, uma história e um motivo para você se encantar!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hospedagem em Bruxelas

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios na Bélgica | Seguro de Viagem


Já conhece a Bélgica? Quais os melhores pontos turísticos de Bruxelas que você acrescentaria na lista? Caso seja sua primeira visita, tire suas dúvidas.

Deixe suas dicas ou perguntas nos comentários!

 

Mais dicas sobre a Bélgica:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Felipe Carloni

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por Geografia, Culturas, Pessoas e claro, Viagens! Sou Bacharel em Relações Internacionais justamente por achar que passaria a vida conhecedo cada canto, explorando as maravilhas do nosso mundo de ângulos completamente diferentes! De lá pra cá a diplomacia ficou pra trás, mas a paixão não! Sou sócio em uma operadora de turismo, a Rosso Tour e criei uma empresa de Concierge de Viagens em Ilhabela (cidade que mais amo nesse mundo), o Ilha Inn Confort! Conheci mais de trinta países, embora ainda falte o gostinho de pisar na África, continente que me atrai e me encanta de forma inigualável! Terei grande alegria em compartilhar com vocês, aqui no QVM, um pouco do que vi por aí e tenho certeza que aprenderei muito com vocês também!

5 Comentários

  1. Brigaduuuu Felipe, pela citação do Turo 🙂

  2. Bruxelas é muito amor! É uma das capitais da Europa q mais gostei de visitar. Tem uma atmosfera maravilhosa, todo mundo te atende bem, te ajuda com dicas. Dica: não deixem de ir ao Delirium, é mto top!

  3. Bruxelaaaaaaaa…. AMEIII as dicas, ja deu água na boca, melhores cervejas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *