Pontos turísticos de Bruxelas: 10 melhores lugares para ver

Pontos turísticos de Bruxelas: 10 melhores lugares para ver

Longe de ser o destino mais procurado da Europa, a encantadora Bruxelas irá te surpreender com suas multifaces! Capital belga e historicamente centro administrativo da União Europeia, a cidade é pluricultural por natureza! Pelas vielas charmosas, o misto de arquitetura medieval e as imponentes construções Góticas e Art Nouveau, conhecer os principais pontos turísticos de Bruxelas te deixarão de queixo caído.

Vá a uma das mais belas praças do mundo – a Grand Place – e viva a experiência de um café em St. Gery … uma deliciosa excursão ao passado! Por outro lado, o passeio no Atomium e na Mini Europe lhe mostrarão o design criativo e futurista de uma população hospedeira, moderna e muito bem educada! Reserve ao menos três dias para explorar a capital dos Flandres e deixe o aroma dos melhores chocolates do mundo te conduzir por uma viagem magnífica!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem Europa »

Pontos de interesse de Bruxelas

  1. Grand Place
  2. Atomium
  3. Mini Europe
  4. Manneken Pis
  5. Igreja Notre Dame du Sablon
  6. Palais Royal e Place des Palais
  7. Le Quartier Européen
  8. Mont des Arts
  9. Bairro de Marolles – Palais de Justice
  10. Bois de la Cambre e Foret de Soignes

 

1) Grand Place

Lugares para visitar em Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Principal atração turística de Bruxelas e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a Grand Place possui um dos mais belos conjuntos de edificações da Europa, agrupando construções góticas, barrocas, neogóticas e clássicas, datadas dos séculos XV a XVIII, que representam a histórica tradição arquitetônica da Bélgica.

O prédio mais imponente é o da Prefeitura (Hôtel de Ville), construído a partir de 1402. A visita guiada é recomendada, pois o interior do prédio é repleto de objetos de arte. Veja um guia gratuito de Bruxelas do blog Ares do Mundo.

Principais pontos turísticos de Bruxelas
Centro de Bruxelas | Foto: Felipe Carloni.

A outra construção que está entre os lugares mais visitados da praça é a Casa do Rei (Maison du Roi), também referente ao século XV, onde se localiza o Museu de Bruxelas.

A cada dois anos, no mês de agosto, o centro da praça é preenchido por um magnífico tapete florido, constituído por begônias coloridas que montam um lindo desenho. Uma oportunidade perfeita de visitar a cidade. Procurando dicas sobre onde ficar em Bruxelas, aqui para mim é a melhor região.

Prático => Ticket do ônibus turístico em Bruxelas 

 

2) Atomium

Melhores pontos turísticos de Bruxelas
Foto: Mike Cattell, via Wikimedia Commons.

Construída no ano de 1958 para a Expo Bruxelas, essa imponente construção é considerada a ‘Torre Eiffel’ da cidade.

Possui exposições itinerantes além da visita interna, onde cada esfera conta detalhadamente a história do monumento. A vista do topo do Atomium é imperdível! Um lugar moderníssimo, de fácil acesso e preço um pouco salgado, vá preparado!

Agende => Ingresso antecipado para o Atomium de Bruxelas

 

3) Mini Europe

Lugares turísticos de Bruxelas
Mini Hôtel de Ville de Bruxelas | Foto: Q. Keysers, via Wikimedia Commons.

Ao lado do Atomiuma Mini Europe é um ‘must see’ de Bruxelas!

O parque reúne as principais atrações turísticas e monumentos históricos da Europa em reproduções muito detalhadas, de escala 1:25. Algumas maquetes são animadas, tornando a visita mais divertida.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O passeio completo dura cerca de 90 minutos e é ideal para crianças!

Imperdível => Excursão de degustação de chocolate belga em Bruxelas

 

4) Manneken Pis

Pontos de interesse em Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Aportuguesado para “Manequinho”, a famosíssima estátua de bronze representa um menino pelado fazendo xixi. Não vá com expetativa altíssima, pois alguns se decepcionam com o tamanho da escultura.

O melhor dela é a representatividade do bom humor do povo belga, já que cada dia o Manequinho veste uma roupa diferente e inusitada.

O sucesso do Manneken Pis foi tão grande que a população local construiu posteriormente duas versões similares (Jeanneke-Pis, uma menina fazendo xixi; e Zinneke-Pis, um cachorro com a patinha levantada fazendo o mesmo). Vale a pena se divertir vendo as três estátuas, cada uma em um local da cidade.

Incrível => Oficina de chocolate belga

 

5) Igreja Notre Dame du Sablon

Locais para ver em Bruxelas
Foto: Luu, via Wikimedia Commons.

Construída em estilo gótico entre os séculos XV e XVI a Igreja Notre Dame du Sablon impressiona por seu interior! Detalhada em vitrais coloridos, arcos góticos nas paredes e duas capelas em estilo barroco, é um dos principais templos religiosos do país.

   

Basta atravessar a rua e você estará na Petit Sablon, uma praça charmosíssima, onerada por quarenta e oito colunas góticas com pequenas estátuas de bronze, que representam as primeiras profissões do mundo. Ao centro, uma bela fonte e um monumento de estilo neo-renascentista completam o pacífico cenário.

Lindo => Excursão guiada para Bruges e Gante

 

6) Palais Royal e Place des Palais

Pontos turísticos mais visitados de Bruxelas
Foto: Velvet, via Wikimedia Commons.

Belíssimo prédio, sede do poder executivo do país, onde o Rei Albert II exerce seu reinado. A fachada do Palais Royal, em estilo neoclássico, é deslumbrante e há mais de duzentos anos está intacta.

A construção original é datada do fim do século XVIII, já o terreno onde se localiza pertence à monarquia belga desde a idade média, quando se ergueu o primeiro complexo do palácio monarca, entre os séculos XI e XII. As salas e os jardins do palácio são abertos todo ano para visitação, entre o final de julho e o começo de setembro.

Prático => Excursão de Bruxelas para Amsterdam

 

7) Le Quartier Européen

O Quartier Européen é a região onde se encontram os principais órgãos da União Europeia: o Parlamento Europeu, a Praça de Luxemburgo e a Comissão Europeia, além do Parque do Centenário.

Principais atrações de Bruxelas
Parque do Cinquentenário | Foto: Ben2, via Wikimedia Commons.

As construções são extremamente modernas e as visitações (grátis em sua maioria) trazem toda história política e organizacional da principal organização internacional do mundo.

Parque do Centenário é belíssimo e, à companhia do Arco do Triunfo (construído em 1905), vira local ideal para um piquenique ou um passeio sob o sol.

Atrações turísticas de Bruxelas
Foto: Felipe Carloni.

Ficou cansado? Vá até a Praça de Luxemburgo e tome uma das centenas de rótulos de cerveja local em um dos bares com mesinhas na calçada. Você merece!

Delícia => Tour de degustação de cerveja belga em Bruxelas

 

8) Mont des Arts

Lugares de interesse em Bruxelas
Foto: Jonathan Nélis, via Wikimedia Commons.

Região histórica e tradicional da cidade, o Mont des Arts (também conhecido como “quarteirão dos museus) encontra-se em um ladeira formada por belos mirantes e diversos museus fechados e à céu aberto!

A centenária L’Albertine Square é cenário perfeito para lindas fotografias, com seus belos jardins e a vista dos principais pontos turísticos da cidade.

Em um de seus magníficos prédios, você encontra o Museu da Música (Leia a experiência no blog Turomaquia) com mais de oito mil peças em seu acervo, a maior coleção do mundo! Não deixe de visitar também o carrilhão com sinos e figuras históricas e que representam o tradicional folclore belga.

Carro => Ingresso antecipado para uma visita ao Museu Autoworld

   

 

9) Bairro de Marolles – Palais de Justice

Pontos turísticos para visitar em Bruxelas
Foto: Martin Mycielski, via Wikimedia Commons.

Construído no topo de uma colina, é quase impossível não ver o majestoso Palácio de Justiça, datado do fim do século XIX, sendo a maior construção do país no período.

Sua cúpula passa dos cem metros de altura e o interior do prédio torna-o ainda mais charmoso pelas suas escadarias de mármore e centenas de estátuas de tamanho real.

Perto do palácio localiza-se a região de Marolles, tradicional recanto boêmio de Bruxelas, além do popular Mercado de Pulgas, diariamente realizado na Place du Jeu de Balle. Lá é possível encontrar pequenos tesouros entre mobílias, artefatos de arte e objetos de segunda mão.

 

10) Bois de la Cambre e Foret de Soignes

Atrativos de Bruxelas
Foto: Jean-Pol Grandmont, via Wikimedia Commons.

Parque mais visitado na cidade, encanta por suas trilhas, caminhos entre as árvores e pelo seu lago. Alugue uma bicicleta e perca-se no meio da exuberante natureza do Bois de la Cambre.

O parque oferece diversos locais para piquenique, além de um restaurante muito gostoso no meio do lago. Faça frio ou faça sol, o passeio é recomendadíssimo para relaxar, meditar ou descansar de uma viagem prolongada!

Agende => Passeios imperdíveis em Bruxelas

 

Pontos turísticos de Bruxelas

Outras dezenas de pontos turísticos fazem de Bruxelas um destino imperdível para todo tipo de viajante! A dica é não perder tempo: alugue uma bicicleta, ande bastante ou suba em uma das tantas opções de transporte ao turista. Cada cantinho da cidade possui um charme, uma história e um motivo para você se encantar!

E para comprovar tudo isso, assista esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Bruxelas:

Já conhece a Bélgica? Quais os melhores pontos turísticos de Bruxelas que você acrescentaria na lista? Caso seja sua primeira visita, tire suas dúvidas. Deixe suas dicas ou perguntas nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Felipe Carloni

ESCRITO POR

Felipe Carloni

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por Geografia, Culturas, Pessoas e claro, Viagens! Sou Bacharel em Relações Internacionais justamente por achar que passaria a vida conhecedo cada canto, explorando as maravilhas do nosso mundo de ângulos completamente diferentes! De lá pra cá a diplomacia ficou pra trás, mas a paixão não! Sou sócio em uma operadora de turismo, a Rosso Tour e criei uma empresa de Concierge de Viagens em Ilhabela (cidade que mais amo nesse mundo), o Ilha Inn Confort! Conheci mais de trinta países, embora ainda falte o gostinho de pisar na África, continente que me atrai e me encanta de forma inigualável! Terei grande alegria em compartilhar com vocês, aqui no QVM, um pouco do que vi por aí e tenho certeza que aprenderei muito com vocês também!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Regiane Nogueira dos Santos

    Em breve irei conhecer esse lugar incrível! Contando os dias..

  2. Patricia

    Brigaduuuu Felipe, pela citação do Turo :)

  3. Felipe Carloni

    Que bom Patrícia, obrigado!!

  4. Deborah

    Bruxelas é muito amor! É uma das capitais da Europa q mais gostei de visitar. Tem uma atmosfera maravilhosa, todo mundo te atende bem, te ajuda com dicas. Dica: não deixem de ir ao Delirium, é mto top!

  5. Guilherme Tetamanti

    Deborah, obrigado pela visita e dica :)

  6. Dani

    Bruxelaaaaaaaa.... AMEIII as dicas, ja deu água na boca, melhores cervejas!