O que fazer em Namur, na Bélgica: castelo, museu e mais

O que fazer em Namur, na Bélgica: castelo, museu e mais

Nesse artigo vou te mostrar o que fazer em Namur. A cidade é capital da província de mesmo nome e também capital da Valônia, a região francesa da Bélgica, que fica na metade sul do país.

Namur foi fundada na Idade Média e tem hoje pouco mais de 110 mil habitantes. É uma excelente parada turística na e para quem está de passagem pela Bélgica ou deseja passar alguns dias no país.

O Castelo de Namur (citadel) e os museus cheios de significado histórico devem estar em seu roteiro por essa cidade, que respira cultura e arte. Certamente é uma das cidades que mais gostei de conhecer no país.

Já os passeios de barco pelos rios Meuse e Sambre e hotéis legais para ficar são algumas das dicas que darei. Até mesmo onde tomar uma cerveja belga ou comprar um chocolate na cidade. Tudo isso está na lista sobre o que fazer em Namur.

Mesmo não estando entre as mais concorridas cidades da Bélgica, Namur sem dúvida oferece incríveis roteiros que podem proporcionar experiências de viagem inigualáveis. Por isso neste artigo te conto tudo o que precisa saber para conhecê-la.

Planeje sua viagem => Hotéis indicados na Bélgica

Seguro viagem para conhecer a Bélgica »

 

Como chegar em Namur

namur significado
Trem é a forma ideal para chegar até Namur.

A capital da província de Namur está localizada mais ao sul da região central da Bélgica. Fica a 70 km de Bruxelas, cerca de 100 km da Antuérpia e 170 km de Bruges; só para dar uma ideia de distância para quem está viajando pelo país.

Da capital da Bélgica até Namur é possível pegar um trem a cada meia hora (mais ou menos) em vários horários do dia e da noite, em qualquer das estações.

Não se esqueça de conferir o artigo sobre roteiro de trem no país para ler sobre os passes com desconto nas passagens. Caso você esteja vindo de alguma outra cidade, capital de província ou não, o Go Pass e o Rail Pass certamente são as opções mais em conta para chegar até Namur.

CLIQUE AQUI para comprar seu passe de trem para Bélgica »

 

Pontos turísticos de Namur

 namur chocolate
Cidade possui um extenso acervo histórico e cultural.

Se você está se perguntando o que fazer em Namur, abaixo segue uma lista com as principais atrações turísticas da cidade.

Namur aproveita a posição geográfica privilegiada de estar na junção de dois rios e utiliza as águas do Meuse e do Sambre de forma a mostrar aos visitantes os encantos da capital da província.

Muitos passeios guiados acontecem às margens dos rios ou em barcos que navegam por eles. Saiba também quais os atrativos turísticos de Bruxelas.

Os museus contam a história local que é exemplificada fisicamente com os prédios e construções medievais que permanecem em excelente estado de conservação.

Porém, também tem um lado moderno, que mostra que Namur acompanha a evolução e mudança dos tempos.

 

A Citadel de Namur

O que fazer em Namur, na Bélgica
Melhor vista da cidade é do Citadel | Foto: Ravindra Hegade, via Wikimedia Commons.

O passeio por dentro de um dos mais belos castelos da Bélgica te dará muito que fazer quando estiver em Namur. Mesmo que em uma visita sem guia, a imponência arquitetônica da Citadel de Namur é de tirar o fôlego e suas paredes com enormes pedras, falam por si.

A fortificação é uma das mais bem conservadas do tipo em toda a Europa; construída nos anos 900, era a casa da nobreza e também abrigo para o povo durante as guerras. Muitos túneis subterrâneos, torres, quartos, salões, pontes e muralhas podem ser visitadas.

É o melhor ponto para apreciar a cidade com vista panorâmica, pois fica no alto de um morro. Os portões abrem de segunda a sábado, das 9:00 às 18:00.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Também é possível o tour guiado ou ainda um passeio de trem pela citadel.

Como ter? => Internet na Bélgica

 

Mosane Cruise

O que fazer em Namur de legal
Vista do Mosane Cruise | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

Esse passeio oferece um cruzeiro de 50 minutos pelos rios que banham a cidade ou uma viagem de mesma duração em terra.

Custa 8 € por pessoa e é uma maneira legal de conhecer a cidade, pois ambas modalidades têm guias explicando os lugares por onde passam. É uma atividade interessante se você fará um roteiro com mais tempo.

 

Museu Les Bateliers

museu em namur
Complexo abriga importantes museus | Foto: Les Bateliers.

O Les Bateliers é um complexo cultural que será reinaugurado em 2020. Conta com o Museu de Arqueologia, o Museu de Arte Decorativa, uma pequena loja de souvenires, um restaurante e as exposições temporárias.

A mansão do século XVIII e os jardins em estilo francês do complexo aumentam as razões para a visita ao local. Além é claro as coleções da Pré-História até a Idade Média expostas no museu.

 

Campanário de Namur

O que fazer em Namur como passeio cultural
Campanário de Namur | Foto: Werneuchen, via Wikimedia Commons.

Localizado na margem oposta do rio Sambre, em relação à Citadel, o Campanário de Namur data e 1388. A construção de 20 metros de altura era originalmente parte da fortificação de uma igreja que foi destruída.

   

No século XVI foi instalado um relógio no topo e os sinos soavam ao abrir e fechar dos portões da cidade. O Campanário é um monumento tradicional da cidade e existem visitas guiadas para visitá-lo.

 

Le Delta

namur bélgica
Local é conhecido também como Casa da Cultura | Foto: Le Delta.

Uma ideia inovadora de agregação cultural é o que o Le Delta oferece. Um centro cultural na beira do rio, com uma arquitetura moderna, que foi inaugurado recentemente, em 2019.

O local dispõe de salas de show, espaços para exposições, estúdios de gravação, salas de aula, leitura e ensaios; além de fornecer auxílio para artistas com documentação e algumas burocracias.

É um ponto de Namur que vale muito uma visita para dimensionar o tamanho da importância da arte para o povo belga e o cuidado que tem com a classe e futuros artistas.

 

Arte de Rua

O que fazer em Namur de graça
Arte de rua é famosa em todo o mundo | Foto: McKay Savage, via Wikimedia Commons.

Uma das coisas mais interessantes para quem procura o que fazer em Namur é apreciar arte. E ainda por cima de graça!

Uma maneira incrivelmente criativa de espalhar arte pela cidade e fomentar a apreciação pelo público é através do Street Art Trail – ou Trilha da Arte de Rua.

Trata-se de um caminho que pode ser seguido através de um mapa (ou não), com uma sequencia de intervenções artísticas dispostas em muros, ruas, calçadas, parques, jardins e outros espaços aos quais o público tem acesso livre. Os locais que fazem parte do mapa são identificados com um adesivo que diz “Namur, art in the city” (Namur, arte na cidade).

As peças são de todos os gêneros: esculturas, grafite, pinturas, stencils e outros. O mapa com o caminho oficial pode ser encontrado online ou no aplicatico Namur Connect.

 

Forte Emines

O que fazer em Namur durante o dia
Forte Emines fica a 5 km do centro | Foto: Domaine public, via Wikimedia Commons.

Namur é conhecida pelas fortificações que circundam a área da cidade. O Forte Emines é um dos mais conhecidos e visitados por se tratar de uma construção que serviu seu propósito na Primeira Guerra Mundial e permanece praticamente inalterado desde 1914.

Ele fica a apenas 5 km do centro da cidade; apesar da boa conservação ainda se pode ver alguns sinais dos bombardeios do conflito.

Durante os períodos de comemoração da Primeira Guerra, tours especiais são oferecidos; em dias normais a entrada custa 5 €.

 

Igreja de Saint-Loup

O que fazer em Namur para religiosos
Igreja fica no centro da cidade | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

Localizada bem no centro de Namur, a Igreja de Saint-Loup é um exemplo incrível de arquitetura barroca do século XVII. Construída em 1621, a edificação está aberta para visitas guiadas todos os sábados às 15h.

 

Royal Theatre

O que fazer em Namur nos teatros
Prédio é do século XIX | Foto: Christianvrl, via Wikimedia Commons.

Visitar o Teatro Real (ou Royal Theatre) é também uma opção interessante sobre o que fazer em Namur, sendo que o ideal mesmo é assistir a algum espetáculo ou concerto dentro desse belo ambiente. Gosta de grandes eventos musicais? Então, conheça os principais festivais na Bélgica.

Este prédio do século XIX funciona ativamente como palco no circuito de espetáculos ao vivo da cidade. Mantendo o visual tradicional, mas incorporando a tecnologia dos teatros modernos da Europa.

 

Jardim Jean Chalon

O que fazer em Namur com a família
Parque Louise-Marie | Foto: Tichon Samuel, via Wikimedia Commons.

Esse jardim fica no Parque Louise-Marie, perto da Universidade de Namur. É um espaço temático que trata de contar a história das relações entre o homem e as plantas.

Árvores tidas como sagradas, flores de simetria perfeita que inspiraram matemáticos, algumas plantas de alquimistas e coisas do tipo fazem das cerca de 300 espécies de plantas uma visita praticamente obrigatória quando o assunto for o que fazer em Namur.

   

 

Onde ficar em Namur?

O que fazer em Namur gastando pouco
Namur apresenta ótimas opções de hotéis.

Aqui vão três sugestões de hotéis bons e baratos para você se hospedar em Namur:

  • Hotel Beauregard | Esta opção fica no Cassino de Namur. Os quartos têm vista para a citadel ou para o rio Meuse e o café da manhã não é incluído. Mas conta com estacionamento e wi-fi grátis. A cozinha do hotel serve pratos típicos e cervejas especiais da Bélgica. Os quartos têm banheiro, camas de casal, televisão, etc. O hotel fica na Avenida Baron de Moreau, número 1, no centro da cidade.
  • Hotel Class’Eco Namur | Situado um pouco mais afastado do centro de Namur, o Class’Eco é uma opção bem em conta para viagens com orçamento um pouco mais apertado e pessoas despojadas. Os quartos têm beliche e cama de casal, TV e pia. Os banheiros são compartilhados e o café da manhã não é incluído. O wi-fi e estacionamento são liberados e também a presença de animais de estimação dos hóspedes é liberada. A diária custa R$ 190 e o endereço é Nouvelle Route de Suarlée, número 12.
  • Auberge de Jeunesse de Namur | Esse hotel é a opção mais econômica para visitar Namur. Trata-se de um albergue com quartos e banheiros compartilhados, camas beliche, piso de madeira, num casarão à beira do rio Meuse. O café da manhã é incluído, assim como o wi-fi, a área de lazer e o estacionamento. Fica na Avenida Félicien Rops, número 8. A diária parte de pouco mais de R$ 100.

 

Restaurantes em Namur

O que fazer em Namur de noite
Cervejas artesanais são um dos pontos altos dos restaurantes em Namur.

A Bélgica tem uma gastronomia bem particular; além das cervejas artesanais, dos chocolates de fama mundial e das batatas fritas, inventadas no país. A seguir vão algumas sugestões de o que fazer em Namur quando a fome bater.

  • Le Binome: a grande influência da culinária francesa na gastronomia belga pode ser percebida neste pequeno e acolhedor restaurante. O Le Binome dispõe de entradas com peixes ou pratos vegetarianos e pratos principais com diversos tipos de carne e uma vasta seleção de cervejas especiais. Fica na Avenue Bourgmestre Jean Materne, 123; abre de quinta a segunda, para almoço das 12h às 14h; e para o jantar das 18h às 22h.
  • La Cuve À Bière: um bar ao autêntico estilo belga que evidencia a cultura da cerveja no país. Com amostras das mais variadas qualidades da bebida, a equipe da casa costuma orientar os clientes quanto aos sabores, aromas, colorações e teores alcoólicos das muitas cervejas servidas no La Cuve À Bière. Funciona de terça a sábado, abrindo às 13h todos os dias; nas terças e quartas fecha à 1h, nas quintas às 2h e às sextas e sábados às 3h. O endereço é Rue des Brasseurs, número 108.
  • Charles & The Fries: opção barata e com boa qualidade para experimentar as comidas tipo fast-food da Bélgica. Batatas fritas, hambúrgueres e empanados com bons preços. O Charles & The Fries fica na Rue Julie Billiart, número 5. Abre todos os dias das 11h30 à meia noite, fechando à 1h nas sextas e sábados.
  • Le Maison des Desserts: as chocolatarias mais famosas da Bélgica estão na região da Valônia. E a Le Maison des Desserts é um excelente lugar para comprovar isso, pois servem muitos tipos de sobremesas e doces que tem o tradicional chocolate belga como protagonista; bolos, waffles, biscoitos, sorvetes, tortas e muito mais. A Le Maison des Desserts fica na Rue Haute Marcelle, número 17. Abre todos os dias, exceto na segunda-feira. Os horários são das 8h às 18h30 de terça a sexta; e das 7h30 às 19h aos sábados e domingos.

 

Roteiro em Namur para 1 dia

O que fazer em Namur muito legal
Forte de Namur é um dos atrativos da cidade | Foto: Micha Pajocel, via Wikimedia Commons.

Apesar de ser uma linda cidade para visitar, você não precisa passar mais do que um dia para achar o que fazer em Namur. O principal ponto turístico e o mais imperdível de todos é a citadel.

É nesse imponente castelo que você pode passar a maior parte do tempo, principalmente se quiser fazer alguns passeios guiados ou apenas apreciar um pouco da vista e do cenário medieval do lado de dentro da fortificação.

A mais ou menos 30 minutos de caminhada da Citadel de Namur ficam os restaurantes indicados acima. Dependendo do apetite do dia, qualquer uma das opções está relativamente próxima para o almoço, por exemplo.

A tarde pode ser reservada para visitar os museus, o Royal Theatre e o campanário, que estão todos bem próximos. No fim de tarde o Jardim Jean Chalon é uma boa parada para descanso e curtir a natureza antes de tomar uma cerveja tradicional em um pub, no início da noite.

Todo esse trajeto pode ser feito seguindo o mapa de arte de rua que falei antes, muitas das obras ficam no caminho para os pontos de interesse. Caso desejar dormir na cidade, o Hotel Beauregard e o Hostel Jeunesse ficam próximos ao centro a cidade.

Porém, se você quiser procurar o que fazer em Namur saindo um pouco da área urbana, o Forte Emines e o Hotel Class’Eco são as opções mais afastadas para passeio e hospedagem, respectivamente. Isso não é problema caso você esteja de carro na Bélgica.

 

Tudo o que fazer em Namur

Uma bela cidade na parte francesa da Bélgica, com muito que fazer, Namur sempre encanta a todos que a visitam. Seja pela arte de rua, pelos museus e castelos que contam sua história ou ainda pela beleza natural dos jardins e dos rios que banham a cidade.

Além destes atrativos, visitar as cidades da Valônia pode ser mais barato que passear pela região de Flandres. Para nós brasileiros que temos que calcular tudo quatro vezes quando visitamos a Europa, este pode ser um fator determinante para definirmos nosso roteiro.

Namur é uma cidade relativamente pequena que pode ser conhecida e apreciada em um dia. Porém, eu sempre recomendo que quanto mais tempo a gente fica em um lugar, mais podemos desfrutar das surpresas positivas que o lado não planejado das viagens nos traz.

E você, gostou de conhecer um pouco sobre tudo o que fazer em Namur? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *