Castelos na Bélgica: 15 mais bonitos para visitar

por Matheus Osório

Castelos na Bélgica: 15 mais bonitos para visitar

Quem costuma ler os artigos do blog já deve ter visto algo sobre os castelos na Bélgica. Afinal, o país possui a maior concentração deles do mundo: cerca de 3 mil.

Na verdade, essa lista inclui outros tipos de construção que se enquadram como castelo, tais como mansões, palácios, fortes e fortalezas medievais. Muitos desses castelos na Bélgica já não existem mais, pelo menos parte deles.

Em algumas cidades foi possível conservar apenas parte dos prédios. Por outro lado, na maioria dos casos, os castelos encontram-se mais fortes do que nunca, com membros das famílias aristocratas ainda residindo.

Outros castelos foram convertidos em museus, hotéis, spas, centros culturais, etc. e estão abertos à visitação, recebendo muitos turistas o ano inteiro.

É o caso do Castelo de Bouillon, na Valônia; do grande Gravensteen, castelo no centro de Gante; as Citadelas do Meuse ou ainda o Steen Castle, na Antuérpia.

Este artigo servirá como um guia, falando dos principais castelos turísticos do país, o que são hoje em dia e informações básicas sobre visitação para que você crie sua rota e explore esta importante parte da história da Bélgica.

Planeje sua viagem => Hospedagem na Bélgica

Como viajar seguro pela a Bélgica? »

Castelos imperdíveis na Bélgica

Como sabemos, a Europa é o berço da civilização ocidental. Muito na nossa história como povo latino-americano, começou no Velho Mundo.

Os castelos e as fortalezas medievais, assim como as mansões de campo e os palácios espalhados pela Bélgica nos ajudam a contextualizar um pouco isso.

Embora nem todos os belos prédios presentes nesta lista sejam visualmente aquilo que imaginamos quando pensamos em um castelo, aqui segue uma lista com os castelos na Bélgica que são mais interessantes de visitar.

  • Castelo Gravensteen
  • Castelo Gaasbeek
  • Castelo Steen
  • Castelo de Bouillon
  • Castelo de Modave
  • Castelo Vêves
  • Castelo Groot-Bijgaarden
  • Castelo Male
  • Castelo de Freÿr
  • Castelo Alden Biesen
  • Castelo de Beloeil
  • Citadel de Namur
  • Citadel de Dinant
  • Citadel de Huy
  • Citadel de Liege

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

Castelos mais bonitos da Bélgica

1. Castelo Gravensteen

Pontos turísticos de Gante
Castelo atrai muitos turistas em Gante | Foto: bvi4092, via Creative Commons

Construído no século XII, o Castelo dos Condes ou Gravensteen, fica no meio da cidade de Gante. Até o século XIV, era a residência dos Condes de Flandres e depois serviu como sede de vários tipos de serviços – de fábrica à prisão. 

Quase foi demolido no século XIX, mas foi comprado pelo governo local e iniciaram-se as obras de restauração.

Hoje em dia, o castelo é um museu que exibe armas, aparelhos de tortura e armaduras medievais. Algumas partes da exposição são extremamente detalhadas. Também é palco de eventos anuais como feiras e até mesmo casamentos.

O terraço do castelo, também aberto ao público, oferece uma incrível vista da cidade. Você pode conhecer o castelo e a cidade em um tour privado em Gante.

  • O Gravensteen fica na Sint-Veerleplein, n° 11. Abre diariamente das 10 às 18 horas e o preço é 10 euros por pessoa.

2. Castelo Gaasbeek

Castelos na Bélgica
Castelo tem um belo jardim e um lago | Foto: Ad Meskens, via Wikimedia Commons.

O município de Lennik fica a cerca de 20 quilômetros de Bruxelas, na província do Brabante Flamengo. E é lá que está um dos mais belos castelos na Bélgica, o Gaasbeek.

Construído por volta do ano 1240, passou por vários ataques e foi residência da realeza local. Nos anos 1800, passou por reformas que lhe deram o visual que possui hoje. No início do século seguinte foi doado para o governo belga pela viúva do último morador. Desde os anos 1980, o governo de Flandres é quem administra o castelo.

O local funciona como museu contando a história das famílias que ali viveram e foram importantes para o desenvolvimento da região. Com mais tempo, faça uma excursão para os campos de batalha de Flandres.

  • O castelo Gaasbeek abre de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Custa 10 euros para visitar. O endereço é Kasteelstraat, n° 40 em Lennik.

3. Castelo Steen

Castelos na Antuérpia
É o edifício mais antigo da Antuérpia | Foto: Jean-Pol Grandmont, via Wikimedia Commons.

Esse castelo é a construção mais antiga da Antuérpia e um dia foi o portal de entrada para a cidade. A Antuérpia, inclusive, é uma das cidades próximas a Bruxelas que vale a visita.

Construído às margens do rio Escalda, no século XI, passou a servir de museu em 1862, inicialmente Museu de Antiguidades e depois Museu Nacional Marítimo.

Hoje, estas coleções se encontram em outros museus da cidade, pois o Castelo Steen está fechado para reformas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A reabertura será em 2020 e o local voltará a ser uma entrada para a cidade, com um terminal de cruzeiros e um centro cultural interativo, que terá como foco a história da Antuérpia.

Apesar de o interior do castelo estar inacessível, é permitido caminhar pelo entorno sem pagar nada.

  • O endereço do Castelo de Steen é Steelplein, n° 1.

4. Castelo de Bouillon

Castelos belgas
Castelo fica nas margens de um rio | Foto: Isai Symens, via Wikimedia Commons.

Na pequena cidade de Bouillon, província de Luxemburgo, na Valônia (parte francesa da Bélgica) fica o Castelo de Bouillon, nomeado em função do nobre Godfrey de Bouilon, que lá viveu.

A fortificação fica no alto de uma colina e oferece uma vista 360° da cidade, que fica na curva do Rio Semois.

No interior, um museu conta a história do antigo morador, com muitos utensílios e móveis originais do século XI, quando foi construído.

  • O horário de visita é das 10 às 18 horas na maior parte do ano e abre diariamente. Vale consultar o site da cidade, pois o cronograma é bem específico. O valor individual da entrada é de 11 euros.

5. Castelo de Modave

O que fazer na Bélgica
Local é hoje um hotel | Foto: Romaine, via Wikimedia Commons.

O Castelo Modave está situado na cidadezinha de mesmo nome, na província de Liège, região da Valônia. Construído em uma área rochosa de montanhas no século XVII, nas margens do rio Hoyoux.

Apesar de ter servido como forte de proteção da cidade desde o século XIII, muitos anos depois virou casa de campo do último conde que lá viveu – por isso tem mais a aparência de uma mansão do que de um castelo mesmo.

No prédio anexo funciona um luxuoso hotel e no prédio principal fica o museu.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
  • Os jardins podem ser visitados gratuitamente e abrem junto com o castelo, das 10 às 18 horas. O acesso ao museu custa 9 euros por pessoa. Fica na Rue du Parc, n° 4.

6. Castelo Vêves

Castelos da Bélgica
Castelo parece ter saído de um livro | Foto: Ravindra Hegade, via Wikimedia Commons.

Tanto em localização quanto em sua estética, esse talvez seja um dos mais belos castelos na Bélgica. Localizado próximo ao município de Houyet, na província de Namur, o Castelo de Vêves é aquele típico castelo de filmes e desenhos animados.

Com suas cinco torres pontudas, de diferentes tamanhos e cercado por uma floresta, só falta a ponte levadiça para você começar a pensar que está mesmo no cenário de um filme medieval.

Construído nos ano 1200, foi reconstruído em 1410 da forma como o vemos hoje. De 1969 até 1979 passou por reformas e um fato interessante é que ainda pertence à mesma família, desde o início. E para mais curiosidades sobre a Bélgica, clique no link.

A mobília do século XVII foi mantida em boa parte dos cômodos que podem ser visitados.

  • O Castelo de Vêves abre todos os dias das 10 às 17 horas, podendo estar fechado em alguns finais de semana, para eventos fechados. O ingresso custa 8 euros e o endereço é Rue de Furfooz, n° 3.

7. Castelo Groot-Bijgaarden

Castelos belgas
Não parece, mas é como castelo | Foto: Stephane Mignon, via Creative Commons.

Na província do Brabante Flamengo, dentro do município de Dilbeek, fica o Castelo Groot-Bijgaarden. A 7 quilômetros de Bruxelas, a linda construção do século XII só foi finalizada no século XVII.

Possui uma ponte e um grande arco de entrada e é cercada por um lago profundo. As paredes e muros são de tijolos avermelhados, com detalhes em tijolos brancos. Mas os jardins do castelo é que são a principal atração do local.

Todos os anos, a primavera brinda os turistas com as tulipas holandesas que florescem no Groot-Bijgarden. Isso sem falar no Floralia Brussels, um festival de flores que ocorre no terreno do castelo.

Essa é a única época do ano que o castelo abre para visitantes, mesmo assim o acesso é limitado, mais focado nos jardins.

  • Funciona das 10 às 18 horas e custa 9 euros para entrar. A próxima edição do festival acontece em abril de 2020. O endereço é Isidoor van Beverenstraat, n° 5.

8. Castelo Male

Castelos na Bélgica
No castelo hoje funciona um convento | Foto: Limowreck, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Male fica no pequeno vilarejo de mesmo nome, a cerca de 7 quilômetros de Bruges. Muitas fortificações existiram no local desde o século IX, porém o prédio foi construído no século XV.

Mesmo assim seguiu sendo danificado por conflitos locais e as duas Guerras Mundiais, quando foi ocupado por alemães. O último nobre que residiu no castelo, o entregou ao convento St. Trudo e muitas reformas seguiram depois disso.

O Castelo Male, que hoje continua sendo um convento, pode ser visitado com agendamento. Caso queira conhecer mais a cidade, recomendo um passeio guiado pelas ruas de Bruges. Vale a pena!

  • O endereço é Pelderijnstraat, n° 14 (a localidade pertence a Bruges).

9. Castelo de Freÿr

Castelos da Bélgica
É famoso por seus belos jardins | Foto: Marc Ryckaert, via Wikimedia Commons.

Na margem esquerda do rio Meuse, próximo de Dinant (província de Namur) fica o Castelo Freÿr. Muitas vezes é comparado ao Palácio de Versalhes, na França, em função da organização do terreno e dos belos jardins.

O castelo originou-se de uma fortaleza do século XIV e foi aumentando com o passar dos séculos. Está há 20 gerações com a mesma família. É uma representação do que era uma casa de campo para os nobres do século XVII e muitos dos elementos originais ainda estão no castelo.

A paisagem exterior é de tirar o fôlego – seja pelas esculturas verdes do jardim ou pelas encostas das montanhas que aparecem no horizonte, intercalando mata espessa com rochas.

  • O endereço é Freÿr, n° 12, vilarejo de Hastière. A entrada custa 8,50 euros e o horário de funcionamento é das 11 às 17 horas, de sexta a domingo.

10. Castelo Alden Biesen

O que fazer na Bélgica
Foi construído inicialmente como um quartel | Foto: Kimba Reimer, via Creative Commons.

Não é só a região da Valônia que estão os belos castelos na Bélgica. Flandres também tem algumas joias arquitetônicas como o Castelo Alden Biesen, no vilarejo de Rijkhoven, província de Limburgo.

As construções do complexo atual ocorreram entre os séculos XVI e XVII, embora a história do local tenha se iniciado alguns séculos antes, quando era uma espécie de quartel.

Hoje, o Castelo Alden Biesen, que pertence ao governo de Flandres, abriga um centro de conferências e um centro cultural, onde acontecem diversos tipos de eventos, como festivais folclóricos e concertos. Há também uma igreja no local e um grande jardim.

  • Custa 5 euros para visitar e abre das 10 às 17 horas, de quinta a domingo. Porém, o castelo só aceita visitantes durante os períodos de exposições e eventos ou com guia. Fica na Kasteelstraat, n° 6. A localidade pertence ao município de Bilzen.

11. Castelo de Beloeil

realeza belga
Castelo pertence a mesma família | Foto:José Constantino, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Beloeil fica no município de mesmo nome, na província de Hainaut (Valônia). Desde o século XIV, pertence à família de Ligne, uma das mais antigas da nobreza belga.

Partes do complexo podem ser alugadas para eventos e o interior do castelo e o jardim são abertos à visitação. Embora atualmente tanto o pátio quanto o castelo em si, estejam fechados até 2020.

  • O endereço é Rue du Château, n° 11.

12. Citadel de Namur

Citadel na Bélgica
Era um forte na Idade Média | Foto: Ravindra Hegade, via Wikimedia Commons.

Namur é a capital da província de Namur e também capital da Valônia. Nessa bela cidade fica o Castelo de Namur, também conhecido como Citadel de Namur. A construção originou-se nos anos 900 e atingiu o tamanho que mantém hoje, nos anos 1600.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Uma citadel ou cidadela, na tradução literal, era uma fortificação construída dentro ou próxima a uma cidade, na idade média, que além de ser a casa dos nobres, abrigava a população em período de guerra.

   

Os túneis subterrâneos, as torres, as pontes e muralhas estão incrivelmente conservadas e podem ser visitadas. Assim como o museu e os diferentes setores do prédio.

O Castelo de Namur talvez seja um dos mais fantásticos entre os castelos da Bélgica, pois além do ponto de construção (no alto da colina que dá vista para toda a cidade e o rio Meuse), oferece uma experiência sem igual para entender mais sobre o passado do país e essas construções imponentes que tanto impressionam.

  • A entrada custa 13 euros e dá direito a tours guiados ou 8 euros sem a orientação. Fica na Route Marveilleuse, n° 64. Abre de segunda a sábado, das 9 às 18 horas.

13. Citadel de Dinant

Castelo de Dinant
Construção fica num penhasco | Foto: Jean-Pol Grandmont, via Wikimedia Commons.

Dinant fica na região da Valônia, na província de Namur. Às margens do rio Meuse fica a Citadel de Dinant ou Castelo de Dinant. Uma fortificação do tipo da anterior, que embeleza o horizonte da cidade com os enormes paredões de pedra. Essa é uma das cidades que recomendo para planejar uns dias na Bélgica.

A construção inicial data do século IX, mas o castelo atual foi construído em 1815. Do topo dos mais de 400 degraus da escadaria, pode-se ver a cidade e o vale que a cerca.

Dentro tem um museu de armas, carruagens, masmorras e outros cômodos que podem ser visitados. Existem os passeios pagos, embora parte do castelo possa ser acessado de graça.

  • A entrada no museu custa 8,50 euros e você pode subir de teleférico ou de escadas. Há também a possibilidade de incluir um passeio de barco pelo rio, por 14 euros. Abre todos os dias das 10 às 17 horas, porém nos finais de semana fecha às 18h. Fica na Place Reine Astrid.

14. Citadel de Huy

Fortes medievais europa
Forte fica às margens do Rio Meuse | Foto: Johan Bakker, via Wikimedia Commons.

Na província de Liège fica a cidade de Huy, que possui a Citadel de Huy construída em 1818, no terreno onde existiu um castelo nos séculos anteriores. Porém, um poço dessa época ainda existe junto ao que foi construído depois.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o forte foi apropriado pelos alemães e serviu como campo de concentração. Hoje, é um memorial desse conflito, demonstrado as condições desumanas dos prisioneiros que trabalharam ali.

  • A entrada custa 4 euros e o funcionamento é diário das 9h30 às 17 horas em dias de semana e das 10 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. A localização é Chaussée de Napoleon.

15. Citadel de Liège

dicas de liege
Vista de Liège | Foto: A.Savin, via Wikimedia Commons.

Menção honrosa deve ser feita à Citadel de Liège, que junto das três anteriores forma as Citadelas do Meuse. Estas são as quatro fortificações que foram construídas na costa do Rio Meuse.

Porém, dessa última apenas algumas muralhas resistiram. O prédio original foi destruído nos anos 1970 para a construção de um hospital no local.

Mas quem deseja visitar mesmo assim, não vai se arrepender. Existem muitos monumentos, prédios históricos e uma escadaria na encosta do morro, envolto por um vasto bosque, que contam a história do que um dia aconteceu ali.

  • Fica na Boulevard du 12ème de Ligne e é aberta ao público. Também é possível agendar visitas guiadas que são pagas.

O melhor dos castelos na Bélgica

Fica difícil fazer uma lista para uma rápida leitura sobre um assunto tão rico e vasto como é o caso da Bélgica e seus castelos. Certamente, por onde quer que você ande no país vai passar por alguma construção da idade média que se classifica como castelo.

Muitos deles, principalmente os de menor porte, são residências particulares e não estão necessariamente abertos aos turistas. Outros, conforme vimos, funcionam como hotéis ou spas. Aqui na minha lista incluí os mais famosos.

Vale lembrar que em placas, artigos na internet e folhetos informativos, os castelos na Bélgica podem aparecer como “château” ou “kasteel”, que são as traduções de castelo em francês e holandês, respectivamente. Ou ainda “schloss”, em alemão.

É muito importante também visitar os sites oficiais dos castelos para obter informações atualizadas, números de telefone e outros dados que possam interessar, pois é possível que haja mudanças até o momento da sua viagem. Horários de funcionamento e tarifas de entrada costumam mudar um pouco dependendo da época do ano.

Para quem tem interesse em história e gosta e ver belas paisagens e a imponência e exuberância da arquitetura medieval, a Bélgica é um ótimo destino. Espero que este artigo ajude você a elaborar sua rota para conhecer os castelos da Bélgica.

Gostou de conhecer alguns dos castelos na Bélgica? Compartilhe este artigo com quem vai encarar esta aventura ao seu lado e escolham juntos quais construções visitar.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *