20 curiosidades da Bélgica: história, economia e costumes belgas

20 curiosidades da Bélgica: história, economia e costumes belgas

Existem muitas curiosidades da Bélgica que são bacanas de conhecer para quem deseja viajar ao país. Esse pequeno país do oeste da Europa tem costumes e culturas que chamam a atenção do viajante que está indo pela primeira vez.

Fatos interessantes da Bélgica, históricos, peculiaridades gastronômicas, dados político-sociais e curiosidades sobre a cultura e o modo de vida em geral prometem tornar sua visita à Bélgica ainda mais prazerosa e instigante.

Afinal, sempre que viajamos para um destino que ainda não conhecemos é comum termos dúvidas principalmente sobre a cultura e costumes. E isso, mesmo depois de consultar guias e artigos sobre alimentação, hospedagem, pontos turísticos, transporte e etc.

Neste artigo você irá conhecer diversas curiosidades da Bélgica, incluindo fatos interessantes da população, comidas típicas, diamantes, cultura e educação e muito mais. Agora, vem comigo conhecer mais da cultura na Bélgica e (tenho certeza) aumentar sua vontade de conhecer o país.

Leia também => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem Europa »

 

20 curiosidades da Bélgica

pontos turísticos da Bélgica
Bruxelas, capital da Bélgica.

Elaboramos aqui uma lista com algumas curiosidades da Bélgica e trivialidades que podem dar um pouco de perspectiva e informação adicional sobre esse lindo país da Europa.

  1. População
  2. Idiomas
  3. Clima
  4. Cerveja
  5. Batata frita
  6. Chocolate
  7. Diamantes
  8. Festivais de música
  9. Casas noturnas
  10. História em quadrinhos
  11. Futebol
  12. Celebridades
  13. Trens
  14. Castelos
  15. Pontos turísticos
  16. Bandeira
  17. Batalha de Waterloo
  18. Euro
  19. Política Progressista
  20. Cultura e educação

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Bélgica »

 

Fatos interessantes da Bélgica

1) População

fatos interessantes da Bélgica
Bélgica tem 700 mil habitantes a menos que a cidade de São Paulo.

A lista de curiosidades da Bélgica começa com a população do país. Bélgica tem menos habitantes que a cidade de São Paulo e é pouco maior que o estado de Alagoas. A capital paulista tem mais de 12,100 milhões de pessoas, cerca de 700 mil pessoas a mais que a população belga.

Sua extensão territorial é de 30,700 km², cerca de 4 mil km² a mais que Alagoas, o segundo menor estado do Brasil. Para se ter uma ideia, é possível atravessar o país de carro em aproximadamente 3 horas. Pequeno, certo?

Para conhecer mais o país, leia o artigo com dicas da Bélgica e aproveite melhor sua viagem.

Conheça => Tour gastronômico em Bruxelas

 

2) Idiomas

Existem três idiomas oficiais na Bélgica: o holandês, falado na Região de Flandres; o francês, língua da região da Valônia; e o alemão, que é falado em algumas localidades da divisa com a Alemanha.

No entanto, a maioria da população belga fala inglês fluentemente, principalmente nas grandes cidades, onde faz parte da cultura na Bélgica as pessoas falarem duas ou três línguas.

Incrível => Museu do Chocolate em Bruxelas

 

3) Clima

Clima na Bélgica
Verão na Bélgica pode ser tão quente quanto o do Brasil.

A Bélgica tem clima temperado e pode ter verões tão quentes quanto os verões brasileiros, com temperaturas acima dos 30°C. Apesar de não ser tão comum, é uma possibilidade e pode pegar de surpresa quem acha que na Europa só faz frio.

Para saber mais sobre quando ir para a Bélgica leia o artigo com dias de clima, fuso horário e melhor época para viajar. Veja também os posts detalhados sobre a Bélgica no invernoBélgica no verão.

Aproveite => Entrada sem fila para o Hard Rock Café em Bruxelas

 

4) Cerveja

bebida típica da bélgica
Cerveja é uma paixão nacional na Bélgica.

Um dos produtos fabricados na Bélgica de maior renome é a cerveja. A variedade é tanta que chega a mais de mil tipos, fabricados por mais de 220 cervejarias ativas no país.

Um dos fatos interessantes da Bélgica é que a cerveja belga está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Há diversos sabores, aromas, colorações e teores alcoólicos das cerveja, que são tradicionalmente servidas em copos especiais para cada tipo, de acordo com as características. Na Bélgica é comum harmonizar cervejas à comida, assim como se faz com vinhos.

E por falar em comida, descubra o que comer na Bélgica. Outra curiosidade em relação à cerveja é referente ao consumo. Diz-se que um belga bebe em média 84 litros de cerveja por ano, hábito que faz parte da cultura da Bélgica.

Programe-se => Rota das cervejas em Bruxelas

 

5) Batata frita

peculiaridades da belgica
Tradicionais batatas fritas foram uma invenção dos belgas.

A batata frita foi inventada na Bélgica e é um prato de rua muito comum em qualquer cidade do país. É possível encontrar um frituur (restaurantes especializados em lanches fritos como hambúrgueres e empanados) praticamente em cada esquina.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Elas são servidas em cones ou caixinhas de papel grosso e acompanham molhos variados. São chamadas de french fries – fritas francesas – em todo o mundo, mas a explicação é simples.

É que durante a Segunda Guerra Mundial, as batatas fritas foram apresentadas aos aliados por soldados belgas que falavam francês, daí os norte-americanos as chamavam de french fries por conta do idioma e não da origem dos soldados.

Conheça => Rotas populares para viajar de trem na Europa

 

6) Chocolate

melhor chocolate do mundo
Chocolate belga é um dos tesouros da gastronomia local.

O chocolate é outra especialidade gastronômica do país e um ponto forte da economia da Bélgica, que produz cerca de 170 toneladas da iguaria por ano.

Famosos no mundo inteiro por ser um dos lugares do mundo para comer chocolate, esse tema não poderia ficar de fora da lista de curiosidades da Bélgica. Seus principais formatos de fabricação são os bombons, as trufas, os ovos e figuras.

São encontrados em supermercados e lojas especializadas. Curiosamente, o local no mundo onde o chocolate é mais vendido é o Aeroporto Internacional de Bruxelas. Aproveite a viagem e faça um workshop de chocolate Belga em Bruxelas.

Degustações => Tour de comida de rua em Bruxelas

 

7) Diamantes

curiosidades dos diamantes da belgica
Porto da Antuérpia.

Uma das curiosidades da Bélgica é que cerca de 80% dos diamantes brutos no mundo são negociados na Antuérpia, fazendo dela uma das cidades da Bélgica que é o principal centro de diamantes do planeta. Existem mais de 380 oficinas e 3.500 lapidadores, mercadores e corretores de diamantes na cidade.

Economia => Hotéis em promoção na Antuérpia

 

8) Festivais de música

Festa Tomorrowland Bélgica
Festa Tomorrowland Bélgica 2016 | Foto: Carolina Arbache.

A Bélgica, assim como muitos países da Europa, realiza todos os anos diversos festivais de música que apresentam bandas e artistas internacionais e locais dos mais variados gêneros.

A cidade de Boom, nos arredores da Antuérpia, é a sede do festival de música eletrônica Tomorrowland, o maior do mundo no gênero.

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

   
   

 

9) Casas noturnas

baladas na Bélgica
Modelo de casa noturna foi criado por uma belga.

Uma curiosidade da Bélgica pouco conhecida é que a empresária belga Régine Choukroun foi a inventora da casa noturna. O modelo de boate que conhecemos hoje, com um DJ tocando música em diferentes ambientes, onde as pessoas se encontram para dançar, foi idealizado por ela nos anos de 1950 e espalhou-se pela Europa e depois pelo mundo, com casas e discotecas de propriedade de Régine.

Guia => Feriados na Bélgica

 

10) Histórias em quadrinhos

História em quadrinhos Tintin
Personagem Tintin também é de origem belga.

Conhecida como a Nona Arte, a história em quadrinho belga tem destaque especial no mundo. Alguns dos personagens mais famosos do gênero foram criados por belgas – Tintim, os Smurfs, Lucky Luke e Marsupilami são os principais exemplos de histórias em quadrinho que viraram desenhos animados e são familiares aos brasileiros.

Lindo => Excursão para os campos de flandres em Bruges

 

11) Futebol

Futebol na Bélgica
Futebol belga é destaque | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

Como vimos na Copa do Mundo de 2018, o futebol não é apenas uma paixão na Bélgica, mas também seu esporte mais popular. A Federação Belga de Futebol foi criada em 1895, enquanto a CBF só foi fundada em 1914, aqui no Brasil.

Atualmente, existem 18 clubes na primeira divisão belga e um grande número de jogadores latino-americanos atua no país. Os três principais clubes da Bélgica – Standard de Liége, o Club Brugge e o Anderlecht estão constantemente disputando posições classificatórias na Liga dos Campeões da Europa.

São esses times que levam também cerca de 20 mil torcedores ao estádio, em média, por partida no país.

Tipos => Visto para Bélgica

 

12) Celebridades

brincadeiras tradicionais da belgica
Audrey Hepburn, a eterna Bonequinha de Luxo, é belga.

A Bélgica é o local de nascimento de celebridades do cinema e nomes importantes da música mundial. A atriz Audrey Hepburn, do filme Bonequinha de Luxo (1961), e o ator Jean-Claude Van Damme (muito popular por aqui com filmes de ação nos anos 90), nasceram em Bruxelas.

Já o músico de jazz Django Reinhardt, que revolucionou o gênero na década de 40, nasceu em Port-à-Celles, município perto de Charleroi.

Barato => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

13) Trens

economia da belgica
Malha ferroviária da Bélgica contempla todo o país.

Trens são o principal meio de transporte para o turismo na Bélgica. São mais e 4 mil quilômetros de trilhos que cortam o território belga, lhe concedendo o título de país com a rede ferroviária mais densa do mundo.

É possível ir a todas as principais regiões turísticas apenas viajando de trem. Aproveite para desbravar o mapa da Bélgica.

Como comprar? => Passagens de trem na Europa

 

14) Castelos

Cultura na Bélgica
Castelo belga.

A Bélgica possui o maior número de castelos por metro quadrado do que qualquer outro país do mundo. São mais de 3 mil em todo país, divididos entre palácios, fortalezas, mansões e construções do gênero. Uma atração turística imperdível.

Incrível => Entrada para as Cavernas de Ham e Parque Wildlife

 

15) Pontos turísticos

Pontos turísticos de Bruxelas
Manneken Pis, Bruxelas | Foto: Niels Mickers, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos de Bruxelas e de toda a Bélgica é o Manneken Pis, uma estátua de 61 centímetros de altura de um menino urinando.

Tem sua inspiração indefinida e sua origem é um mistério, se tornando uma das curiosidades da Bélgica mais misteriosas. Nas épocas de festividades a estátua costuma ser fantasiada com vários diferentes trajes, uma mania curiosa da cultura da Bélgica.

Divertido => Carruagem de bicicleta por Bruges

 

16) Bandeira

cores bandeira bélgica
Bandeira da Bélgica tem três cores em listras verticais.

A bandeira da Bélgica tem três colunas verticais; a da esquerda é preta, amarela no meio e vermelho à direita. É muitas vezes confundida com a bandeira da Alemanha pela semelhança de cores e design.

No entanto, as linhas da bandeira alemã são horizontais e os tons de vermelho e amarelo são diferentes. Diz-se que o ângulo vertical das colunas no estandarte belga foi inspirado na bandeira da França.

   
   

Imperdível => Entrada para o Atomium de Bruxelas

 

17) Batalha de Waterloo

Napoleão Bonaparte passou a noite anterior à famosa Batalha de Waterloo em Charleroi, na Região da Valônia, na Bélgica.

Waterloo que também é um município belga da mesma região foi o campo de batalha dessa última disputa que marcou o fim das Guerras Napoleônicas, após a derrota do comandante francês.

Imperdível => Ônibus turístico em Bruxelas

 

18) Euro

moeda da europa
Euro foi batizado pelos belgas.

O nome Euro, moeda dos países da União Europeia, e seu símbolo € foram ambos sugeridos pelos belgas. Essa é uma das curiosidades da Bélgica bem interessantes, pensando no lado da economia. Aproveite para ver qual moeda levar para a Bélgica, com dicas para economizar no câmbio.

Prático => Bilhete para Mini-Europa em Bruxelas

 

19) Política progressista

belgica qualidade de vida
2º país do mundo a legalizar o casamento gay | Foto: Miguel Discart, via Wikimedia Commons.

A política progressista faz parte da cultura da Bélgica, que é muito conhecida por suas ações humanitárias e grande influência na diplomacia internacional. As leis e políticas que promovem e protegem os direitos humanos e igualdade no país são referência mundial. Desde 2002, a eutanásia é legalizada no país.

Em 2003, entrou em vigor a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É um dos países que mais concede cidadanias a estrangeiros – dentre eles estão estudantes, trabalhadores, refugiados, etc.

A Bélgica ainda é um dos países que possui menor disparidade de salários entre homens e mulheres, tem maioria feminina entre seus ministros e foi um dos primeiros países a ter uma mulher no parlamento, em 1921. Preconceito e assédio são tratados com muita severidade através de leis que combatem esse tipo de crime.

Essa postura faz com que a Bélgica tenha muito prestígio no círculo político internacional e com que Bruxelas seja a sede da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte e a capital não oficial da União Europeia.

Incrível => Excursão para Bruges saindo de Bruxelas

 

20) Cultura e educação

Cidades da Bélgica
Educação é valor inestimável para belgas.

Cultura e educação são valores cuidadosamente preservados pelos belgas. A educação formal é obrigatória no país até os 18 anos e faz parte da cultura da Bélgica que todo cidadão deve terminar pelo menos o Ensino Médio.

Compare => Aluguel de carro na Bélgica

 

Encantos e curiosidades da Bélgica

Seja pela gastronomia da Bélgica ou por sua beleza arquitetônica, o amor à arte e o cultivo da cultura, economia, história, pelo esporte ou pela educação e exemplo humanitário ao resto do mundo, as curiosidades da Bélgica fazem a visita ao país valer ainda mais a pena.

Saber mais sobre o destino que estamos indo conhecer sempre ajuda e enriquece a experiência de viagem. Com a Bélgica não poderia ser diferente. Fatos curiosos e hábitos do povo belga são uma grande fonte de conhecimento cultural.

Além disso, são uma excelente maneira de imersão nos costumes desse povo. Muitas vezes é nas sutilezas que encontramos detalhes que podem definir uma pessoa, um lugar ou um momento. Espero que esta lista de curiosidades da Bélgica tenha aguçado sua curiosidade para conhecer o país.

O embarque nesta aventura é uma experiência que você precisa ter carimbada em seu passaporte. Para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Bélgica e surpreenda-se ainda mais com esse destino repleto de curiosidades:


Conhece mais alguma das curiosidades da Bélgica? Conte nos comentários e compartilhe com os outros viajantes!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *