5 cidades perto de Bruxelas: o que fazer nos arredores

5 cidades perto de Bruxelas: o que fazer nos arredores

Existem algumas cidades perto de Bruxelas bem interessantes para incluir no seu roteiro para a Bélgica.

Aliás, talvez você já tenha até ouvido falar em algumas delas, como Leuven ou Dinant. Será que elas soam familiar para você?

As cidades da Bélgica vão muito além de Bruxelas, que é vista como um lugar bem internacional e com pouca tradição belga, segundo parte da população local.

Então, dependendo da sua disponibilidade, vale a pena explorar algumas cidades turísticas perto de Bruxelas para conhecer melhor o país e a sua cultura.

Existem também alguns países perto de Bruxelas para incluir no seu roteiro. De repente, você pode dar um pulinho em uma das cidades na França perto de Bruxelas. Ou quem sabe, algumas cidades alemãs? Continue a leitura e saiba mais!

Leia também => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem Bélgica »

 

Cidades perto de Bruxelas para visitar

Além de aproveitar os pontos turísticos de Bruxelas, algumas cidades perto de Bruxelas são muito bacanas para fazer um bate-volta, independentemente da estação do ano. Dá uma olhada nas cinco mais famosas:

  1. Leuven
  2. Antuérpia
  3. Gante
  4. Bruges
  5. Dinant

A lista acima está por ordem de distância, partindo das cidades mais próximas de Bruxelas.

Leuven é a cidade turística mais perto de Bruxelas (cerca de 30 km) e Dinant é a mais distante (aproximadamente 110 km).

A Bélgica, na Europa, é um país relativamente pequeno. Logo, a distância perto ou longe para um belga é bem diferente da perspectiva de um brasileiro.

Por isso, talvez Dinant seja perto para você conhecer, especialmente se você tem tempo e disposição.

Além de Dinant, você pode ir para Oostende, Namur, Liège e Hasselt, que estão num raio entre 70 e 120 km de Bruxelas.

Apesar de serem menos turísticas, esse lugares perto de Bruxelas são também muito interessantes. Saiba mais sobre as cidades da Bélgica neste artigo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

O que fazer nos arredores de Bruxelas

Leuven

leuven belgica
Leuven | Foto: Wouterhagens, via Wikimedia Commons.

Leuven é uma cidade na Bélgica muito bonita e universitária. Aliás, ela é sede de uma das melhores universidades belgas e uma das mais antigas do mundo: a Universidade Católica de Leuven.

O nome da cidade traduzido para português é Lovania. Um passeio por Leuven revela construções antigas, ruas comerciais, praças e castelos.

O ponto principal da cidade é o prédio da prefeitura, bem iluminado à noite e rodeado por lojas, restaurantes e bares.

Para aproveitar bem a cidade e para curtir a vida noturna, escolha entre os hotéis em oferta em Leuven. Por ser bem perto da capital belga, você pode ir de carro. Veja como é o aluguel de carro na Bélgica.

Como ir de Bruxelas a Leuven: trem (entre 20 e 30 min) | carro (30 km – aproximadamente 30 min).

Divertido => Passeio para aproveitar a Mini-Europe em Bruxelas

 

Antuérpia

roteiro belgica
Antuérpia | Foto: Qwertzu111111, via Wikimedia Commons.

Antuérpia ou Antwerpen (holandês) é uma das cidades perto de Bruxelas que atrai muitos turistas. Além de ser a segunda maior cidade da Bélgica, Antuérpia é conhecida como o centro internacional diamante e a capital belga da moda.

Isso faz da cidade um dos centros mais animados e modernos da Bélgica. Nela você pode fazer compras, aproveitar a vida noturna e ver de pertinho a combinação entre o antigo e o novo. Economize com um dos hotéis em promoção na Antuérpia.

As principais atrações para a sua excursão a pé pela Antuérpia ou  tour de bicicleta em Antuérpia são o Grote Markt, o Museu de Arte Moderna, o Museu da Moda e o porto da cidade.

Como ir de Bruxelas a Antuérpia: trem (entre 40 min e 1h10) | carro (45 km – aproximadamente 50 min).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Reserve => Tour gastronômico na Antuérpia

 

Gante

Cidades perto de Bruxelas: o que fazer nos arredores
Gante | Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Gante ou Ghent (holandês) merece estar no seu roteiro na Bélgica ou mesmo roteiro em Bruxelas, para quem gosta de lugares de atmosfera medieval com canais, áreas verdes e muitos monumentos históricos.

Ela é uma das maiores cidades da Bélgica (terceira maior) e, assim como Leuven, é também universitária.

No verão na Bélgica ou primavera, Gante é uma das cidades perto de Bruxelas que sedia diversos festivais de música, teatro e cinema.

Mas, independente da estação do ano, vale a pena fazer um passeio a pé pelo centro histórico e conhecer o Gravesteen e a Korenmarkt.

Para montar seu roteiro, veja os melhores passeios em Gante e os hotéis em Gante.

Como ir de Bruxelas a Gent: trem (entre 35 min e 1h) | carro (57 km – aproximadamente 1h).

De Bruxelas => Excursão Guiada de 1 Dia em Bruges e Gante

 

Bruges

Clima na Bélgica
Bruges.

Será que existe um tradicional roteiro na Bélgica sem a linda cidade de Bruges? Eu acho que não!

Afinal, a cidade é um grande encanto e está na lista das cidades perto de Bruxelas para fazer um bate-volta. Bruges é patrimônio mundial da Unesco.

Rodeada de canais e com uma arquitetura típica medieval, ela possui seu centro histórico reservado apenas para pedestres e ciclistas.

Você pode separar um dia para conhecê-la ou escolher onde ficar em Bruges para aproveitar ainda mais os pontos turísticos de Bruges.

As principais atrações da cidade são para você conhecer em seu tour guiado por Bruges são o Grote Markt, o antigo campanário e as lojas tradicionais, especialmente as de chocolate e waffles. Para saber mais, veja essa sugestão de roteiro em Bruges.

   

Como ir de Bruxelas a Bruges: trem (entre 1h e 1h10) | carro (98 km – aproximadamente 1h20).

Lindo => Excursão para os campos de flandres em Bruges

 

Dinant

dinant
Dinant | Foto: LimoWreck, via Wikimedia Commons.

Dinant é uma das cidades turísticas perto de Bruxelas com paisagens naturais muito bonitas.

E não é para menos: a cidade está localizada ao longo do rio Meuse e de diversas cavernas, oferecendo assim um toque medieval e romântico aos turistas.

Entre as principais atrações de Dinant estão a Igreja Notre-Dame, o Castelo de Freÿr e a Dinant Citadel. Há quem diga que caminhar por Dinant é como estar no cenário de um conto de fadas.

De Bruxelas você pode fazer uma excursão para Luxemburgo e Dinant ou ficar em um dos hotéis em Dinant.

Como ir de Bruxelas a Dinant: rota de ônibus e trem (entre 1h40 e 2h) | carro (110 km – aproximadamente 1h20).

Fácil => Ônibus turístico em Bruxelas

 

Países próximos da Bélgica para conhecer

Se você tem interesse em visitar algumas cidades turísticas perto de Bruxelas, mas não necessariamente na Bélgica, você tem boas opções de países para conhecer: França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo.

Algumas cidades da Bélgica são alvo de turismo para viajantes que estão passeando nos países vizinhos, assim como estando na Bélgica é possível fazer um bate-volta ou ficar alguns dias fora nos países perto de Bruxelas. Dá só uma olhada a seguir!

Bruges => Oficina de chocolate belga

 

Cidades na França próximas a Bruxelas

paises perto de belgica
Lille | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

A França é um destino especial para quem busca visitar cidades medievais, experimentar pratos sofisticados, degustar de bons vinhos e conhecer uma cultura e história bem interessantes.

Uma das cidades na França próximas a Bruxelas é Lille, que fica a aproximadamente 110 km de Bruxelas (1h30 de carro e 1h45 de trem).

A cidade está próxima da fronteira com a Bélgica e possui museus, igrejas, palácios e outras atrações. Para conhecê-la, faça um city tour em Lille e veja os hotéis em Lille.

Um pouco mais distante está a capital francesa, Paris (320 km de Bruxelas – entre 3h30 e 5h de carro ou transporte público).

Como a cidade é bem grande, aconselho ficar três ou mais noites para aproveitar bastante tudo o que ela tem a oferecer.

Por isso, veja onde se hospedar em Paris, os principais pontos turísticos de Paris, os museus de Paris e aproveite os passeios imperdíveis em Paris.

Veja ainda os passeios diferentes em Paris, um tour noturno em Paris para ver as luzes da cidade e ainda Paris com crianças.

Sugestão => Tour na Torre Eiffel

 

Cidades alemãs próximas a Bruxelas

Cidades perto de Bruxelas na Alemanha
Düsseldorf | Foto: Chris, via Wikimedia Commons.

Um roteiro na Bélgica pode incluir algumas cidades alemãs próximas a Bruxelas também. Colônia, Düsseldorf e Duisburgo estão num raio entre 200 e 230 km de Bruxelas, ou seja, entre 2h30 (carro) e 3h30 (transporte público).

A Alemanha é um dos países perto de Bruxelas que encantam muitos viajantes. E por mais que essas cidades próximas da capital belga sejam pequenas, elas possuem muita história, arte, arquitetura e gastronomia.

Aproveite a cidade fazendo um city tour em Düsseldorf ou um tour com degustação de cerveja em Düsseldorf.

Você pode fazer um bate-volta entre Bélgica e Alemanha ou passar uma ou mais noites na Alemanha para conhecer melhor os lugares e, quem sabe até, viajar algumas horas até Berlim ou Hamburgo.

Se quiser conhecer a capital alemã, veja esse guia sobre o que fazer em Berlim.

Veja => Hotéis em Düsseldorf

   

 

Cidades na Holanda próximas a Bruxelas

Cidades perto de Bruxelas holandesas
Eindhoven | Foto: Lempkesfabriek, via Wikimedia Commons.

A Holanda é um dos países perto de Bruxelas que atrai muitos turistas. Moinhos de vento, jardim de tulipas, canais e casinhas coloridas que seguem um estilo de arquitetura tradicional holandesa são algumas das atrações no país.

Saindo de Bruxelas é possível fazer um bate-volta em Eindhoven, Tilburg e/ou Breda.

Essas cidades estão num raio entre 100 e 140 km de Bruxelas, o que significa entre 1 e 2 horas de carro ou de ônibus (sempre tarda um pouquinho mais).

Mas, você também pode ficar em um dos hotéis em Eindhoven. Se quiser conhecer o sul da Holanda, vá para Maastricht (120 km – 1h30 de carro ou 1h40 de transporte público).

Um pouco mais distante você encontra Utrecht, Rotterdam, Haia e a capital da Holanda, Amsterdam.

Essas cidades maiores e mais famosas estão num raio entre 150 e 220 km de Bruxelas. Você pode fazer o trajeto de carro ou transporte público (trem e ônibus).

Só aconselho passar pelo menos uma ou duas noites em cada cidade para aproveitar ao máximo!

Para conhecer um pouco mais da cidade, veja o artigo com os principais pontos turísticos de Amsterdam, o que fazer em Amsterdam.

E para finalizar, confira uma sugestão de roteiro em Amsterdam e o que fazer nos arredores de Amsterdam.

Descubra => Melhores passeios guiados na Holanda

 

Cidades em Luxemburgo próximas a Bruxelas

Cidades perto de Bruxelas em outros países
Luxembugro | Foto: Cornischong at Luxembourgish Wikipedia, via Wikimedia Commons.

Luxemburgo é um país bem pequeno que faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. Por esse e outros motivos, Luxemburgo é bastante internacional tanto que até a língua portuguesa é falada em algumas regiões pelo país.

Saindo de Bruxelas, você pode fazer um bate-volta na capital de Luxemburgo. A cidade é famosa por ter construções medievais e penhascos íngremes que ajudam bastante na hora de tirar aquelas fotos bem bonitas em paisagens naturais.

Veja os pontos turísticos de Luxemburgo para conhecer em passeio com ônibus turístico em Luxemburgo. Pesquise  ainda os hotéis em oferta em Luxemburgo.

A distância entre Bruxelas e a cidade de Luxemburgo é de aproximadamente 220 km (2h30 de carro, 3h de ônibus – Flixbus, e 3h30 de trem – IC). Se ficou com vontade de ir de trem, veja este artigo com um roteiro de trem pela Bélgica.

Conectado => Internet na Bélgica

 

Aproveite as cidades perto de Bruxelas!

Um bom roteiro na Bélgica inclui explorar não só a capital Bruxelas, mas também as cidades perto de Bruxelas.

Gante, Antuérpia e Leuven, por exemplo, são as cidades mais queridas para seguir uma programação prática no país.

Para criar o roteiro, decida primeiro quantos dias você terá disponível para essa viagem, qual será o seu orçamento ideal e quais as atrações você deseja visitar. Assim, você garante a base para montar um roteiro que atenda às suas expectativas.

E estando na capital da Bélgica, não deixe de apreciar os melhores restaurantes em Bruxelas e também as melhores baladas em Bruxelas. Inclusive, aproveite para provar as melhores cervejas belgas.

Agora conte, você já conhece ou ouviu falar das cidades turísticas perto de Bruxelas? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

 

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *