Roteiro em Bruges: o que fazer em 2 dias de viagem na cidade

por Guilherme Tetamanti

Roteiro em Bruges: o que fazer em 2 dias de viagem na cidade

Se você está indo para a Bélgica com o cronograma apertado e pretende dar uma passadinha numa das cidades mais bonitas do país, aqui você vai encontrar uma sugestão de roteiro em Bruges ideal para um e dois dias de estadia.

Bruges é uma cidade muito romântica na Europa, conhecida como “Veneza do Norte”. É a queridinha dos turistas que vão para a Bélgica, principalmente os casais. Mas a cidade é versátil, agrada os viajantes solitários, os mais jovens e os mais veteranos.

E é possível fazer um excelente roteiro de viagem por esse destino, inclusive para passear em Bruges a pé.

Com 117 mil habitantes, Bruges que fica na região de Flandres, é pequena no tamanho, mas enorme em suas estruturas medievais, grandes torres e igrejas que abrilhantam os olhos de quem vê.

Por isso, é possível conhecer muitos pontos turísticos mesmo com pouco tempo, a exemplo de museus, do Campanário de Bruges e do Grote Markt. Basta se programar e se inspirar nesse roteiro em Bruges. Confira!

Leia também => Melhores bairros para se hospedar em Bruges

Como contratar um seguro viagem para Bélgica »

 

Quantos dias ficar em Bruges?

*Confira as belezas de Bruges em 1 minuto no vídeo feito pelo site oficial de turismo da cidade:

É comum que os turistas que vão para Bruges, estejam saindo da capital da Bélgica, Bruxelas, e até mesmo de Amsterdam ou Paris. É uma boa ideia  fechar com chave de ouro a sua eurotrip visitando Bruges, essa cidade encantadora.

Dá pra se divertir e conhecer muita coisa em 2 dias de estadia. A seguir, darei dicas do que fazer em Bruges para aproveitar ao máximo esse incrível destino medieval, histórico e belíssimo.

E para informações mais detalhadas de cada passeio, acesse o artigo sobre o mapa turístico de Bruges.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bruges »

 

O que fazer em Bruges em 1 dia

Turismo em Bruges

Um dia dá pra curtir muita coisa de roteiro em Bruges. Separei passeios mais completos que te proporcionarão ter uma ideia ampla do que é a cidade de Bruges em pouco tempo, como exemplo o passeio guiado pelas ruas de Bruges.

A dica é: acorde bem cedo para dar tempo de passear com calma e finalize curtindo a noite, com a bela vista de Bruges toda iluminada. Ah, e ao final deste artigo você encontrará dicas para se deslocar de Bruxelas ou Paris até Bruges.

Se você chegar em Bruges pelo terminal de cruzeiros de Zeebrugge, disponha de traslado de ida e volta.

 

Passeio de Barco

Roteiro em Bruges, na Bélgica
Passeios guiados te ajudam a conhecer melhor a Veneza do Norte.

Esse é um passeio rápido de meia hora, que dá pra conhecer os principais pontos da cidade e se encantar com a beleza arquitetônica do local.

Mas considere que sempre haverá fila, então pode ter uma espera de mais ou menos 30 minutos (importante lembrar de agendar o passeio antes, pois você pode correr o risco de não conseguir vaga).

O passeio de barco é dirigido por um guia que dá informações históricas sobre cada lugar que o barco passar, um deles é o gracioso lago do amor.

Não há tradução para o português, então se você entende bem o inglês sairá no lucro. Se você for durante o verão não terá surpresa desagradável, mas se for durante o inverno e estiver muito intenso, o passeio de barco não funciona.

 

Grote Markt e Campanário de Bruges

Bruges Grote Markt
Grote Markt em Bruges.

Após o passeio de barco, vá caminhando até a praça principal da cidade, a Grote Markt (ou grande mercado) que reúne inúmeros prédios medievais e os coloridos, você pode conferir um tour com os destaques de Bruges evitando as multidões de turistas.

Entre cafés, restaurantes e lojinhas você pode querer fazer um food tour em Bruges ou apenas escolher um lugarzinho para almoçar também valerá a pena.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bruges. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Logo em seguida, na mesma praça, você pode também aproveitar um dos principais pontos turísticos, a Torre Belfort (Campanário de Bruges).

Não se preocupe, você vai notar qual é a torre, já que ela tem quase 100 metros de altura. O tour pode demorar um pouco, pois são mais de 300 lances de escadas para subir e ter a melhor vista da cidade.

Durante o trajeto você pode conhecer a história da torre em um museu e também o gigante carrilhão com 47 sinos. Tire umas 2 horas para curtir esse passeio.

 

Praça Burg e Prefeitura de Bruges

Roteiro pronto para Bruges

Essa praça fica a poucos metros da Grote Markt, vá caminhando a pé e logo verá a praça que tem prédios estonteantes e um deles é o prédio da prefeitura, o Stadhuis. Durante 600 anos este era o local que governava Bruges. Hoje virou museu e proporciona ao visitante uma viagem à história de Bruges.

Para quem gosta de arte e arquitetura gótica, é um passeio incrível para um roteiro em Bruges. O tour custa 4 euros.

 

Basílica do Sangue Sagrado

Igrejas de Bruges
Foto: Daniel verleye, via Wikimedia Commons.

Ainda na praça Burg, meio escondida bem no cantinho entre outros prédios, fica a Basílica do Sangue Sagrado, a fachada não lembra igreja, apenas um prédio gótico e sombrio.

Ela tem este nome por abrigar o sangue de Jesus Cristo, trazido há mais de 700 anos pelo Conde de Flandres. Aqui você terá a experiência de entrar em uma igreja medieval, com estrutura original de mais de 800 anos atrás.

O sangue de Cristo fica em um frasco e é exibido às sextas-feiras, após a missa. Mas se você for em outro dia é possível visualizar pagando o ingresso.

 

   

Museu do Chocolate

Museu do Chocolate em Bruges
Foto: Catatine, via Wikimedia Commons.

Finalize o dia de roteiro em Bruges experimentando o melhor chocolate do mundo. Indico conhecer o museu do chocolate Choco Story. Nele, você aprenderá como se dá a transformação do cacau para um chocolate belga de qualidade e irresistível.

Por meio da história, da geografia e da botânica o museu é uma fonte de informações do mundo do chocolate com grandes especialistas. Visite o site para saber sobre datas e horários de funcionamento, pois o museu não funciona em alguns períodos.

Após um dia intenso e muito atrativo, é só escolher um lugar para sentar em alguma praça ou café e se encantar com a beleza de Bruges durante a noite. Os prédios ficam todos iluminados. É encantador!

 

O que fazer em Bruges em 2 dias

Depois de seguir as dicas acima, em seu primeiro dia de roteiro em Bruges, vou desbravar mais um pouquinho para você que vai passar dois dias na cidade. Ou mesmo se você for passar apenas um dia, poderá escolher entre o primeiro e o segundo roteiro e até mesclar os passeios dos dois roteiros, no que combinar mais com você.

 

Ponte Bonifacius

Pontos de interesse em Bruges
Foto: Dennis Jarvis, via Wikimedia Commons.

O nome Bruges é derivado do holandês Brugga, que significa ponte. Por ter vários canais que ligam-se ao mar norte, ela é cercada de pontes.

E essa será a primeira dica de passeio. Você poderá se deparar com algumas pontes. E se caso, não passar pela ponte Bonifacius, vale a pena ir tirar uma foto daquelas digna de cartão postal.

A ponte é um dos locais mais procurados para fotografar em Bruges. Ao fundo, os prédios e as árvores aos pés do canal dão um toque charmoso a paisagem. Durante a noite, a ponte fica iluminada e dá um ar ainda mais romântico ao local. Vale a pena dar uma volta pela área.

 

Museu Bruges Historium

Museu Bruges Historium
Fachada do Bruges Historium.

O museu Bruges Historium é essencial para você que quer entender como  essa cidade surgiu de uma forma lúdica. Antecipe-se e adquira o bilhete de entrada para o Museu Bruges Historium.

O museu se utiliza de efeitos especiais e bonecos que se movimentam, você vai se encantar ainda mais pela história da cidade.

O espaço ainda conta com uma área que oferece degustação de oito tipos de chopp belga, o Duvelorium. No site oficial há mais detalhes. O museu fica na praça central de Bruges, a Grote Markt.

 

Cervejaria Halve Maan

Cervejaria Halve Maan em Bruges
Foto: Zorro2212, via Wikimedia Commons.

Falando em cerveja, para você que é amante dessa iguaria, vale a pena conhecer a história das cervejas belgas e a sua fabricação na Cervejaria Halve Maan. Esse é mais um roteiro em Bruges incrível!

Durante a visita você poderá conhecer a fabricação das cervejas, os equipamentos, tonéis utilizados e os objetos de antiguidade.

Um guia direciona os visitantes a um museu interno e explica a história da produção da cerveja belga, com traduções para o alemão, inglês e holandês.

A visita finaliza no terraço com a degustação da cerveja Brugse Zot Blonde e uma bela vista da cidade. Dá pra finalizar o dia com essa dica: curtir o fim de tarde tomando uma cervejinha e contemplando a paisagem.

Faça a reserva de visita com antecedência pelo site da cervejaria ou contrate pelo site um tour guiado da cerveja em Bruges.

 

Minnewater Park

Roteiro de viagem para Bruges
Uma das sugestões é o Minnewater Park | Foto: Marc Ryckaert, via Wikimedia Commons.

Conhecido também como lago do amor, o Minnewater Park fica em frente à principal estação de trem de Bruges. Durante a excursão de 2 horas em Bruges, com certeza você terá tempo de admirá-lo. Lindos cisnes enfeitam ainda mais o lago, uma ponte que corta o lago e um ambiente bem arborizado, é o motivo de ser um dos cartões postais mais bonitos da cidade.

Diz a lenda que se você passear pela ponte com o seu par, terão um amor eterno. Vale a pena testar!

Durante o passeio de barco o guia conta a história sobre o motivo do nome do lago. Aproveite e tire muitas fotos neste ponto turístico de Bruges para embelezar o seu Instagram.

 

Rua Steenstraat

Roteiro em Bruxelas com Bruges

Depois de um dia cheio de histórias e paisagens, faça um passeio pela rua mais famosa da cidade no que se refere a comércio.

Se você gosta de fazer compras, esse é um lugar com lojas variadas para você se divertir na escolha das lembrancinhas para presentear seus amigos e familiares.

A Rua Steenstraat possui chocolaterias incríveis, cada vitrine mostra formatos, cores e sabores com uma criativa variedade. Experimentar os chocolates belgas nessas lojas da Rua Steenstraat é com certeza um passeio irrecusável.

   

Incrível => Tour de eco-táxi em Bruges

 

Como chegar em Bruges por Bruxelas?

De Bruxelas para Bruges
Brussel Centraal.

Bruges fica distante cerca de 160 km de Bruxelas, e por ser próxima da capital da Bélgica, geralmente é um destino escolhido para o combo da viagem. Muitos turistas fazem uma excursão de 1 dia Inteiro a Bruges a partir de Bruxelas.

Mas a opção mais rápida e tranquila de se locomover até Bruges, com relação à custo-benefício, é o trem.

Com duração de pouco mais de uma hora de viagem, o turista poderá pegar o trem em três estações diferentes, dependendo da proximidade do seu hotel: na estação Bruxelles Midi, Central ou Nord.

Os trens saem de 15 em 15 minutos, e na estação Midi, os trens que vão para Bruges saem da plataforma 9 e 11. O valor da passagem custa a partir de 14,10 euros.

O trem desembarca na principal estação de Bruges, a estação Brugge. Você poderá comprar o ingresso na hora na bilheteria, ou mesmo pela internet, onde você poderá escolher entre primeira ou segunda classe e ingresso de ida e volta.

Se você estiver com mais de 3 pessoas, pode optar também por alugar um carro na Bélgica, já que a estrada é muito segura, bem sinalizada e maravilhosa para dirigir.

 

Como chegar em Bruges, saindo de Paris?

Paris fica distante de Bruges cerca de 300 km. Se você puder alugar um carro, chegará a seu destino em cerca de 3 horas e 30 minutos. Pegando uma estrada muito bem sinalizada e estruturada.

Caso prefira ir de trem, a viagem que vai direto de Paris para Bruges durará cerca de 4 horas e 20 minutos, se não tiver pressa vale a pena pelo conforto e paisagem.

Porém, tem a opção mais barata onde você pode pegar um trem de Paris até Bruxelas e da capital pegar outro trem para Bruges. Uma opção de trem em Paris, dos mais confiáveis e rápidos, é o Thalys.

É bom comprar com antecedência essa passagem. Você poderá escolher a opção direto para Bruges ou com baldeação em Bruxelas. Analise os preços e o que melhor te convém no site ou reserve antecipadamente seu bilhete de trem em oferta na Europa.

O valor da passagem de Paris até Bruxelas fica em torno de 50 euros, com duração de cerca de 2 horas e 30 minutos de viagem. De Bruxelas, você poderá pegar o trem até Bruges, mais uma hora e meia de viagem, por cerca de 15 euros.

Se você escolher ir de ônibus, é só ir até a região da Gare Bercy e optar pelas companhias Flixbus ou OuiBus. A passagem custa cerca de 15 euros, e se você não tiver pressa, é só relaxar, pois em 4 horas estará em Bruges.

 

Melhor roteiro em Bruges

A melhor forma de se divertir com tranquilidade é preparando um roteiro em Bruges que esteja mais de acordo com o seu tempo, o seu gosto e o seu bolso.

As dicas de roteiro em Bruges para 1 e 2 dias podem te dar um bom norte do que fazer em Bruges, tanto se você for no inverno como no verão, assim como de madrugada, de dia ou à noite.

Aproveite pontos turísticos como museus, o Campanário de Bruges, a Grote Markt, entre outros. Veja as possibilidades que te agradam, mescle ideias ou mesmo siga a risca como está aqui. Não tem erro.

Com programação tudo fica mais organizado e menos passível de surpresas, ainda que seu roteiro de viagem seja curto e não te permita muito andar em Bruges a pé e apreciar todos os principais locais de interesse.

Se você gostou das dicas de roteiro em Bruges, compartilhe este post com seus amigos e familiares que amam viajar!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *