Atomium em Bruxelas: tickets e como é por dentro

por Matheus Osório

Atomium em Bruxelas: tickets e como é por dentro

O Atomium em Bruxelas é um dos principais cartões de visita da cidade. Talvez o Manneken Pis – a famosa estátua do menininho fazendo xixi – seja o monumento mais famoso da capital da Bélgica, mas esta grande estrutura metálica não fica atrás e vale a pena conhecer.

Construído nos anos 50, como parte de uma feira mundial, o grande átomo tornou-se rapidamente relevante para o turismo local e atrai visitantes o ano todo; estima-se que cerca de 300 mil pessoas visitem todos os anos essa impressionante construção. Certamente é um dos pontos turísticos de Bruxelas que mais gostei de conhecer na época em que morei na Bélgica.

Neste artigo, vou contar um pouco da história do Atomium em Bruxelas, o que há para fazer nele, como é por dentro, como conseguir tickets e também os lugares legais próximos, como a Mini Europa.

Vou apresentar também algumas opções de tours guiados que passam pelo Atomium e curiosidades do lugar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem para Bélgica »

 

Vale a pena visitar o Atomium em Bruxelas?

Atomium em Bruxelas
Saiba tudo sobre o Atomium em Bruxelas.

O Atomium surgiu como parte da Expo 58, ou Feira Mundial de Bruxelas (Exposition Universelle et Internationale de Bruxelles, em francês). A ideia inicial por trás da estrutura era ser uma criação de grande imponência que surpreendesse o público. O criador foi o arquiteto e engenheiro belga André Waterkeyn.

Não pensem que foi fácil a aceitação de sua obra. O átomo foi muito criticado na Bélgica, quando foi decidida a sua permanência ao fim da Expo 58; atualmente, ele é para Bruxelas um equivalente ao que a Torre Eiffel é para Paris, ou o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro.

Sem dúvida é um dos principais pontos turísticos de Bruxelas, que recebe mais viajantes todos os anos, muitas vezes criando filas gigantescas. Se você quer realmente conhecer uma parte importante da história de Bruxelas, deve mesmo dar uma passada nesse marco importante.

Afinal, lugares como este estão sempre cheios e não há realmente nada demais pra fazer neles; além de um disputado lugar para fotos e para apreciar a vista, que é bem bonita. Então eu recomendo a visita.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Bruxelas »

 

Tickets e tours para o Atomium em Bruxelas

Atomium Bruxelas por dentro
Tickets para o Atomium em Bruxelas podem ser comprados no térreo do prédio.

Os tickets para o Atomium em Bruxelas podem ser comprados através do site oficial ou no térreo do prédio, mas também em tours que já vem com o bilhete de entrada para o Atomium de Bruxelas

. Os valores* para entradas individuais ou em grupos, inferiores a 20 pessoas, são:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bruxelas. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • 14 euros para idosos acima de 65 anos
  • 16 euros para adultos entre 18 e 54 anos
  • 8 euros para adolescentes
  • 8,50 euros para pessoas com necessidades especiais
  • Crianças menores de 1,15 metros de altura e motoristas de excursões não pagam

É possível comprar tickets combinados para o Atomium + Mini Europa ou Atomium + Planetário. Os valores, respectivamente são:

  • 28 e 14 euros para idosos acima de 65 anos
  • 29 e 17 euros para adultos entre 18 e 64 anos
  • 23 euros para adolescentes entre 13 e 17 anos
  • 19 e 8 euros para crianças

*consulte valores atualizados na época da sua viagem.

Atomium significado
O passeio dura cerca de 1 hora e meia e é diário.

É preciso estar atento às regras de número de pessoas por grupo e coisas do tipo, pois a visita combinada ao Planetário só pode ser feita por grupos maiores de 20 membros, por exemplo.

O Atomium oferece visitas guiadas com profissionais próprios. O passeio dura cerca de 1 hora e meia e é diário, saindo até às 16h30 de cada dia. Os guias falam francês, holandês, inglês, alemão, espanhol ou italiano.

A visita deve ser marcada com, pelo menos, 3 semanas de antecedência. O valor é 80 euros para grupos de até 25 pessoas. Existe uma série de passeios turísticos com guias por Bruxelas que passam pelo Atomium.

Tem ônibus turístico em Bruxelas, que passeia pela cidade mostrando os principais pontos; passes de transporte público para você poder visitar a cidade de forma mais econômica.

   

 

Dicas para visitar o Atomium em Bruxelas

Mini Europa Bruxelas
De muitos lugares da cidade, é possível avistar a estrutura no horizonte.

O Atomium em Bruxelas fica na Atomium Square e qualquer pessoa vai saber informar a direção. De muitos lugares da cidade, é possível avistar a estrutura no horizonte. Seu horário de funcionamento é diário, das 10 às 18 horas. A bilheteria fecha às 17h30.

Nas vésperas de Natal e Ano Novo, abre no horário de costume e fecha às 16h; já no dia de Natal e no 1º do ano, abre ao meio-dia, fechando no horário normal. Confira todos os feriados na Bélgica. Este monumento é formado por 9 esferas com 18 metros de diâmetro.

Há uma série de tubos que ligam uma esfera a outra, com elevadores, escadas rolantes e escadas. A altura total do complexo é de 102 metros, o que o torna um dos pontos mais legais para ver a capital de cima. Dizem que se o céu estiver bem limpo é possível enxergar a Antuérpia no horizonte.

A esfera do Panorama, no nível 7, é onde se pode ver várias regiões com o auxílio de um telescópio e um mapa dos monumentos da cidade. Nessa área também está a primeira parte da exposição permanente sobra a Expo 58. Já a esfera Viewpoint é outra usada como mirante da cidade, porém, mais baixa que o Panorama.

Atomium como é
Há uma série de tubos que ligam uma esfera a outra, com elevadores, escadas rolantes e escadas.

Em 1958, a Feira Mundial, organizada em Bruxelas, teve como principal objetivo transmitir confiança e esperança para o futuro da sociedade que aos poucos se reerguia e se reorganizava após a Segunda Guerra Mundial e suas terríveis consequências.

A Expo 58 nunca sai dos salões; existem mais dois espaços – níveis 1 e 2 – que retratam o momento de positividade que a sociedade belga presenciava. Saiba quais os principais festivais na Bélgica.

Na esfera mais alta, no nível 8, fica o restaurante panorâmico. Se quiser tomar uma cerveja belga ou comer um prato típico, apreciando a vista, já fique sabendo que os preços são altos.

O bar do restaurante funciona todos os dias, das 10h às 17h; o horário de almoço é do meio-dia às 15h, de segunda a sexta, encerrando às 16h, aos sábados e domingos. Jantares são servidos das 19h às 21h30, de segunda a sábado. Conheça os melhores restaurantes em Bruxelas.

As exposições temporárias acontecem nos níveis 3 e 4. Os temas podem ser variados. Até setembro de 2020, a exposição homenageia o pintor renascentista Pieter Bruegel, o velho.

Atomium informações
Atomium também oferece manifestações artísticas no piso térreo.

Uma das esferas abriga um espaço para educação infantil. O foco é educar crianças sobre a importância e relevância das cidades e espaços urbanos na sociedade.

Como método, crianças são convidadas a passar uma noite no Atomium, acompanhadas por um responsável, observando aspectos de Bruxelas que ajudem a exemplificar o assunto. Confira dicas importantes para viajar com crianças.

Além das atrações do lado interno e no alto das esferas, o Atomium também oferece manifestações artísticas no piso térreo.  Os tubos que conectam as esferas, onde ficam os elevadores e escadas, são uma atração a parte. Frequentemente comparados a filmes de ficção científica, em função da arquitetura e decoração.

Fique atento para as datas de fechamento para manutenção, que sempre são colocadas na página dos ingressos, no site oficial. O fechamento desse ano foi de 13 a 19 de janeiro, para manutenção anual dos elevadores, o que impossibilitou o acesso a algumas esferas do Atomium, como o restaurante e o panorama.

Já o fechamento total, para manutenção geral e afins, foi de 20 a 24 de janeiro. Para organizar seu gastos na viagem, saiba mais sobre a moeda da Bélgica.

   

 

Curiosidades do Atomium em Bruxelas

Atomium curiosidades
Como era parte da Expo 58, a intenção inicial era desmontá-lo no término da feira.

Quando a construção do Atomium terminou, ele foi muito criticado pela população. Como era parte da Expo 58, a intenção inicial era desmontá-lo no término da feira. Mas o impacto foi tão grande que decidiram mantê-lo e hoje é um símbolo de Bruxelas.

A Torre Eiffel, em Paris, tem uma história parecida. Também foi projetada para a Exposição Universal, porém, muitos anos antes, em 1889. Foi mantida pela cidade após o encerramento da feira e é hoje o monumento mais visitado do mundo. Na época, mais de 42 milhões de pessoas visitaram a Expo 58 em Bruxelas, que foi de 17 de abril a 19 de outubro de 1958.

Ela foi a primeira exposição mundial de grande porte a acontecer após a Segunda Guerra Mundial. Ainda existem alguns pavilhões originais da feira próximos ao Atomium. Confira outras curiosidades da Bélgica. Em 2004, uma grande reforma se iniciou no Atomium para reparo e restauração das placas de alumínio gastas pelo tempo.

As que foram retiradas, foram vendidas ao público como recordação. A renda ajudou no financiamento da reforma. O Atomium tem 102 metros de altura e é, na verdade, um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes e não um átomo, como o nome sugere.

 

Conheça o Atomium em Bruxelas

Como se pôde perceber, o Atomium se tornou, com o passar dos anos, um monumento de extrema importância turística para a capital da Bélgica e para o país, indiretamente. São muitos os viajantes que visitam o local todos os anos. É um monumento um pouco desconhecido do público geral.

Sobretudo quando comparado ao Big Ben em Londres, o Portão de Brandemburgo em Berlim ou os já citados Cristo Redentor e Torre Eiffel. Mas isso vem mudando com o tempo, graças ao enorme incentivo que o governo da Bélgica dá para o turismo. Eu mesmo não sabia da existência do Atomium até morar na Bélgica.

Um dia, chegando de trem a Bruxelas, vi aquela grande estrutura de ferro no horizonte e fiquei curioso. Um amigo me explicou o que era e, um tempo depois, pude ver de perto. Se você está planejando um roteiro em Bruxelas, não deixe de dar uma passada no Atomium.

Nem que seja uma visita rápida. E não se esqueça de viajar com internet para a Bélgica, assim poderá se atualizar das informações e ainda postar as fotos tiradas no passeios nas suas redes sociais.

E você, quer acrescentar o Atomium em Bruxelas no seu roteiro? Conte mais sobre os seus planos nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *