Roteiro de trem pela Escandinávia com o sol da meia-noite

por Wéverton Rodrigues

Roteiro de trem pela Escandinávia com o sol da meia-noite

Nesse artigo, trago um roteiro de trem pela Escandinávia, perfeito para se observar o sol da meia-noite. Esse fenômeno ocorre durante o verão em áreas ao sul do Círculo Polar Antártico e ao norte do Círculo Polar Ártico.

Além disso, é possível avistá-lo no norte da Noruega. Inclusive, em Svalbard é onde o fenômeno acontece por mais tempo: entre 20 de abril e 22 de agosto. Para quem não está muito familiarizado, por semanas, o Sol não pode se por acima do Círculo Polar Ártico.

Isso acontece porque a Terra gira em um eixo inclinado em relação ao Sol. Além disso, durante os meses no verão, o Polo Norte fica voltado para nossa estrela.

Vou destacar os destinos específicos para você aproveitar o brilho dourado que permanece por dias. Apesar de causar certo estranhamento, o fenômeno é, realmente, algo encantador.

Chip => Chip de internet para a Europa

Melhor seguro viagem para a Europa »

 

Destinos para ver o sol da meia-noite

  1. São Petersburgo – Rússia
  2. Helsinque – Finlândia
  3. Turku – Finlândia
  4. Estocolmo – Suécia
  5. Oslo – Noruega
  6. Gotemburgo – Suécia
  7. Copenhague – Dinamarca

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na Escandinávia »

 

Sol da meia-noite na Escandinávia

*Vídeo oficial do site de turismo da Finlândia

 

Roteiro de trem pela Escandinávia

1. São Petersburgo

Roteiro Escandinávia
Essa é uma das cidades mais bonitas da Europa.

Comece o seu roteiro de trem pela Escandinávia na maior cidade da Rússia, São Petersburgo, que está localizada a oeste do país, no golfo da Finlândia. Essa, que é uma das cidades mais bonitas da Europa, foi capital da Rússia até 1917.

Os muitos canais e as 342 pontes a tornam conhecida como a Veneza do Norte. Os edifícios do bairro imperial Hermitage, o famoso Palácio de Inverno, os palácios reais e igrejas com cúpulas do século XVIII da Avenida Nevski tornam a arquitetura de São Petersburgo algo, realmente, deslumbrante.

Aproveite para conhecer os atrativos turísticos de São Petersburgo. Além de todas as atrações turísticas, São Petersburgo oferece um dos melhores destinos para se conhecer o sol da meia-noite Escandinavo. Não deixe de visitar o Festival das Noites Brancas.

 

2. Helsinque

Trem Escandinávia
Ela é uma cidade peculiar de arquitetura de classe internacional.

Partindo de São Petersburgo, você poderá desembarcar em Helsinque, capital da Finlândia e nosso próximo destino. O bilhete de trem entre as cidades tem o valor de 29 euros. Você já conhece alguma metrópole com aquele belo charme de vilarejo?

Então, não deixe de conhecer os pontos turísticos de Helsinque. Ela é uma cidade peculiar de arquitetura de classe internacional, cenários espetaculares e ilhas escondidas. Além disso, essa joia escandinava oferece uma vida noturna bastante interessante, com restaurantes agitados e os bares da moda.

Roteiro Escandinávia verão
Essa joia escandinava oferece uma vida noturna bastante interessante.

O Museu Nacional da Finlândia, localizado em uma construção neorromântica, é o maior museu histórico da cidade. Além dele, você poderá contar com outros 78 lugares, como a Praça do Senado, onde fica o Palácio do Governo, a Universidade e a famosa catedral neoclássica luterana.

Não deixe de conhecer a Fortaleza de Suomenlinna, Forte da Finlândia construído para proteger a cidade dos russos. Prove o Poronkaristys, um ensopado de rena típico do país. Para acompanhar, beba uma bela taça de glögi, um delicioso vinho quente com especiarias.

E por falar em comida local, há vários eventos. Em geral, eles são organizados por grupos comunitários locais. O Restaurant Day, por exemplo, é realizado várias vezes ao ano. Visite o Matadouro (Teurastamo), que oferece pratos locais e vários eventos em um belo cenário de tijolos vermelhos.

 

3. Turku

Trem para Turku
Ela está localizada no maior arquipélago do Mar Báltico.

Partindo de Helsinque, capital da Finlândia, você poderá desembarcar em Turku, ex-capital do país e nosso próximo destino do roteiro de trem pela Escandinávia. O bilhete de trem entre as cidades custa 33 euros. Ela está localizada no maior arquipélago do Mar Báltico.

Além de ser a mais antiga e a segunda maior cidade da Finlândia, está a apenas 2 horas de trem de Helsinki, e é a cidade ideal para quem curte o Natal. Portanto, aproveite as festividades que se estendem até meados de janeiro. É importante destacar que a cidade possui laços linguísticos e históricos fortes com a Suécia.

Situado no Golfo de Bótnia, Turku fica de frente para este país, possuindo, assim, um charme medieval muito interessante. Ela é uma cidade pequena, mas oferece ótimas opções para os viajantes aproveitarem a cultura finlandesa.

Sol da meia-noite na Dinamarca
Turku é a mais antiga e a segunda maior cidade da Finlândia.

A vida noturna da cidade é bastante agitada e oferece ótimos lugares para você curtir. Não deixe de conhecer também o Jurupark, parque aquático incrível, o Forum Marinum, que possui embarcações reais e se dedica à vida marinha, e a Catedral de Turku, a principal igreja para os luteranos finlandeses.

Por ser cortada pelo rio Aura, a cidade oferece vários de bares e restaurantes em barcos. Aproveite um belo happy hour e  as ruas de paralelepípedos medievais. Além disso, temos dos melhores destinos para se curtir o sol da meia-noite Escandinavo.

   

 

4. Estocolmo

Tour de trem em Estocolmo
Estocolmo também é famosa por ser considerada a capital da Escandinávia.

Partindo de Turku, você poderá desembarcar em Estocolmo, nosso próximo destino da lista. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 19 euros. Capital da Suécia, Estocolmo também é famosa por ser considerada a capital da Escandinávia.

Estocolmo possui muita tradição e cultura. É, ainda, uma cidade que demonstra muita modernidade com toda a sua moda, design, alimentos e novas tecnologias. É uma daquelas cidades no mundo que oferecem uma magnifica qualidade de vida.

Dona de paisagem incrível, ela é uma bela cidade verde, onde a preservação é assunto sério, além de possuir limpas hidrovias. Estar sobre 14 ilhas não dificulta a locomoção: o sistema de transporte público é bastante eficiente. Já pensou em conhecer o maior e melhor centro urbano medieval da Europa?

Então, não deixe de ir à zona de pedestres Gamla Stan (Cidade Antiga). Lá, você poderá conferir ótimas opções de restaurantes, cafés, bares, lojas, etc.

Tour Estocolmo
É uma daquelas cidades no mundo que oferecem uma magnifica qualidade de vida.

O cruzeiro em Estocolmo é um dos pontos altos. Não deixe de conhecer o Museu Vasa, onde há um navio de guerra de 230 metros, o Museu de Arte Moderna, um dos mais importantes do mundo, o Stadshuset (Prefeitura) e a Millesgården.

Esse belo parque possui uma vista deslumbrante de Estocolmo e da entrada do porto. Além disso, há a Catedral Nacional da Suécia, o Palácio Real e o Museu da Real Armaria. Aproveite para ver a mudança diária de guarda do Palácio Real.

E, se a sua intenção é observar uma das mais belas paisagens da Suécia, não deixe de passear ao longo de uma de suas avenidas à beira-mar. Se é para viver a tradição da cidade de verdade, não deixe de fazer uma “fika”.

Visite a cidade e aproveite um dos melhores lugares do mundo para se observar o sol da meia-noite Escandinavo.

 

5. Oslo

Trem para Oslo
Capital norueguesa é um centro cultural com galerias, bares e restaurantes.

Continuando o roteiro de trem pela Escandinávia, partindo de Estocolmo, você poderá desembarcar em Oslo, capital da Noruega. O bilhete de trem entre as cidades custa 19 euros. A capital norueguesa é um centro cultural com galerias, bares e restaurantes.

Você conta com floresta de Marka em Oslo. Não deixe de pescar, esquiar e caminhar por lá e aproveitar o ar puro. Não deixe de conhecer o maior e mais famoso parque da capital: o Vigelandspark. Onde você poderá ver 200 esculturas incrivelmente realistas criadas pelo artista Vigeland.

No Museu Munch, você poderá entender a grande obra do pintor norueguês Edvard Munch. Já no Museu Viking, você poderá ver belas coleções, como barcos, têxteis, etc. Com o cartão Oslo Pass, você tem acesso a outras atrações. No Holmenkollen, você conhecerá mais sobre a história e a prática de esqui.

Além disso, não deixe de experimentar um bufê com todos os pratos típicos, como o koldtbord e o drinque aquavit. Oslo é uma cidade bastante verde. A limpeza das ruas e a preservação das áreas verdes chama bastante atenção dos visitantes.

 

6. Gotemburgo

Trem para Gotemburgo
Esta é a segunda maior cidade da Suécia, atrás apenas da capital.

Partindo de Oslo, você poderá desembarcar em Gotemburgo, nosso próximo destino. O bilhete para o roteiro de trem pela Escandinávia entre as cidades custa 77 euros.

Segunda maior cidade da Suécia, atrás apenas da capital, ela é um importante porto escandinavo, está localizada perto de Cattegat.

Um dos maiores destaques da cidade é a arquitetura. A beleza realmente encantadora pode ser vista na praça Götaplatsen, nas casas multicoloridas dos bairros de Haga e Gathenhielm, entre outros. Não deixe de conhecer o Museu de Belas Artes e  o Museu Röhss, muito famosos.

O Liseberg oferece muitas possibilidades. Não deixe de conhecer o maior parque de diversões da Suécia. Se você prefere admirar a natureza, vá ao Jardim Botânico e ao Universeum. Além dessas opções, há ainda o Slottsskogen. Ele inclui áreas de esporte e um museu rural em 137 hectares!

   

Gotemburgo é uma das principais recomendações para se observar o sol da meia-noite Escandinavo.

 

7. Copenhague

Trem em Copenhague
Esta é uma das cidades mais amigáveis do mundo.

Partindo de Gotemburgo, você poderá desembarcar em Copenhague, a capital da Dinamarca e nosso próximo destino. O bilhete de trem entre as cidades custa 64 euros.

Esta é uma das cidades mais amigáveis do mundo, está localizada nas ilhas costeiras de Zelândia e Amager. Copenhague possui uma cena cultural forte. Não deixe de conhecer o parque Tivoli.

O jazz ao vivo, as mansões ornamentadas, as atrações de entretenimento, como o Star Flyer, são opções que aquecem o local.

A cidade possui muitos parques, portanto, não deixe de conhecer alguns deles e aproveitar a maresia bebendo algo, como uma bela cerveja dinamarquesa. Copenhague é dona de arquitetura antiga e moderna, suas criações arquitetônicas são realmente bastante chamativas e de primeira classe.

Você já deve ter percebido que cultura e qualidade de vida definem a cidade. A ponte que liga a cidade a Malmö ampliou a importância dessa porta de entrada escandinava. Explore a cidade de bicicleta e sinta a dinâmica da cidade dinamarquesa e marque ainda um cruzeiro pelos canais de Copenhague. Visite esta bela cidade e conheça o sol da meia-noite Escandinavo.

ADQUIRA AQUI suas passagens de trem para a Escandinávia »

 

Aproveite o roteiro de trem pela Escandinávia

Para conhecer esses belos destinos escandinavos e ter o privilégio de contemplar o sol da meia-noite, não poderia deixar de recomendar o Eurail Global Pass, um serviço que oferece as opções de passagens de trem pela Europa.

Dessa forma, viaje de forma ilimitada e tenha preço fixo para aproveitar. Como se não bastasse, ele ainda oferece descontos especiais, principalmente para passe de trem na Finlândia. Você também terá belas ofertas para conhecer museus ferroviários, com direitos a entradas gratuitas.

Além disso, as ofertas podem incluir alojamento também Hostels, podendo economizar 10% nas reservas antecipadas e transportes como ônibus, para lugares que você não pode chegar de trem.

O Global Pass é válido em trens que circulam nos 31 países abrangidos pelo passe Global.

Quer fazer um roteiro de trem pela Escandinávia? Quais são seus planos? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *