Roteiro em Helsinque: o que fazer em 2 dias de viagem

por Thaina Geniselli

Roteiro em Helsinque: o que fazer em 2 dias de viagem

Se você está planejando sua viagem e busca o melhor roteiro em Helsinque, não deixe de ler a dicas que darei para aproveitar ao máximo a linda capital da Finlândia. Mesmo com poucos dias de viagem é possível conhecer muita coisa por aqui.

O maior benefício de Helsinque é que praticamente todos os melhores pontos turísticos ficam no centro da cidade. Além disso, se locomover na Finlândia é muito prático e seguro.

Mesmo que você não esteja hospedado no centro ou no bairro de Kamppi, que fica a cinco minutos da estação central, você pode chegar rapidamente de metrô, ônibus ou bicicleta. É rápido e barato seu deslocamento, por isso não precisa se preocupar se tem pouco tempo para aproveitar.

Os passeios culturais e históricos estão no centro, onde você também encontra os mercados, restaurantes e outras atividades imperdíveis em Helsinque.

Se você está pensando em viajar para a Finlândia ou fazer uma parada rápida neste belo país do Norte da Europa, fique de olho em como poderá montar um roteiro imperdível em Helsinque.

Planeje sua viagem => Hotéis para ficar em Helsinque

Contratar seguro viagem para a Finlândia »

 

Como montar um roteiro em Helsinque?

Como montar um roteiro em Helsinque?
Foto: Matti Paavonen, via Wikimedia Commons.

Em primeiro lugar, você deve se programar para conseguir fazer um bom roteiro em Helsinque. A cidade é linda e possui alguns pontos turísticos que você precisa ver. Afinal, não é sempre que se está na Finlândia.

O primeiro passo é escolher a época do ano que deseja visitar a Finlândia e se programar para os dias que vai estar por aqui. Como a maioria dos países nórdicos, o melhor período para turismo é a primavera e o verão, onde os dias são mais longos e mais quentes, além da paisagem se tornar toda colorida.

Em Helsinque as atrações principais estão no centro, como eu já contei. O planejamento do roteiro na cidade vai ajudar a poupar seu tempo e fazer com que consiga ver mais coisas, sem perder horas em deslocamento; por isso é bom saber se está disposto a caminhar o dia todo, mesmo pequenas distâncias.

Gosta mais de museus ou prefere os parques com lindos lagos? Quer ver a praia ou se concentrar nas atrações culturais? Essas são as perguntas que deve fazer antes de escolher as atrações a serem visitadas. Saiba quais são os principais pontos turísticos de Helsinque.

De qualquer forma, vou montar um roteiro que seja completo, para você desfrutar da melhor maneira seus dias na cidade, sem ter deixar de ver algum atrativo importante.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Helsinque. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de 1 dia em Helsinque

Atrativos da Finlândia
Teatro nacional finlandês | Foto: Ranerana, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas um dia para aproveitar e conhecer a linda Helsinque deve programar todas as suas atividades no centro da cidade. Por ali você encontrará os principais pontos turísticos e conhecerá mais da cultura finlandesa.

O passeio deve começar pela Estação Central, que por si só já possui um prédio lindo e cheio de história. Está localizada na Praça da Estação e possui à esquerda uma estátua de Aleksis Kivi, um dos maiores autores finlandeses.

Na mesma praça, logo em frente à estátua, tem o Teatro Nacional Finlandês, o Suomen Kansallisteatteri. Ele é o mais antigo espaço de apresentação da língua e cultura finlandesa; com um prédio inspirado no romantismo, possui em seu interior janelas em arcos, colunas e torres.

Confira todos os passeios turísticos por Helsinque, para explorar toda a história e atrações da cidade.

Estação Central | Foto: Abdeaitali, via Wikimedia Commons.

Se você olhar ao redor ainda verá o Cassino mais famoso da cidade e o principal shopping, o Stockmmann, um lugar onde se pode encontrar as principais grifes do mundo e artigos de estilistas finlandeses.

Alguns passos dali, se encontra o  museu de arte mais famoso da Finlândia, o Ateneum. Se você quer conhecer a arte finlandesa, esse é o lugar certo. Se preferir, você pode comprar o ticket para o ônibus turístico em Helsinque.

Com um acervo que conta com obras do século XIX até os dias de hoje; um exemplo disso é a exposição “Stories of Finnish Art”, em cartaz até 2020 e que se propõe a contar a história da arte do país desde 1809 até a década de 1960. A entrada custa em média 15 euros.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Mais atrações para um dia em Helsinque

Pontos turísticos na Finlândia
Catedral Tuomiokirkko é um dos principais pontos turísticos de Helsinque.

Caminhando mais um pouco, está outro famoso espaço, chamado de Praça do Senado. Em volta da praça estão o Palácio do Governo, a Biblioteca Nacional, a Universidade de Helsinque e a Catedral Luterana Tuomiokirkko. Vale lembrar que na Catedral é possível aos visitantes subir na torre e contemplar a vista de cima da cidade. Maravilhosa!

Esse é o momento certo para fotos em locais históricos que respiram arte, cultura e nos leva a uma imersão de conhecimento, entendendo o porque de os finlandeses levam tão a sério suas liberdades individuais e o respeito coletivo.

No centro da praça acontecem várias atividades como exposições, shows e até concursos de estátuas de gelo; se você der sorte, pode ver lindas apresentações de teatro ao ar livre e de leituras de poemas nacionais.

Caso sobre tempo antes do almoço, continue caminhando pela área histórica da praça e logo verá o Tori Quarters, uma região que foi toda revitalizada e possui muitos cafés interessantes e lojas de artesanato local.

Depois de tanta arte e prédios históricos, chegou a hora da parada para o almoço e nada melhor do que fazer isso na famosa Praça do Mercado, além de estar repleta de prédios históricos, no Mercado Central você vai encontrar a comida típica finlandesa e suas deliciosas variações.

Praça do Mercado | Foto: Anthere, via Wikimedia Commons.

Como sugestão eu daria o salmão defumado, seja em sopa ou ainda assado com batatas. Para quem não come carne, existem ótimas opções de saladas e legumes ao vapor.

Na hora do almoço essa região da cidade é muito movimentada e tem uma grande concentração de turistas. Por ali também está o Esplanadi Park, que é um parque bem no centro da cidade, cheio de áreas verdes e onde as pessoas se reúnem para fazer piquenique e conversar. Existem muitos shows ao ar livre nesse horário e costuma ser animado.

Catedral Uspenski | Foto: Olga1969, via Wikimedia Commons.

Continuando o roteiro turístico após almoço, você pode caminhar até a Catedral Uspenski, a maior igreja ortodoxa na Europa Oriental. É um prédio impressionante que traduz a influência russa no local.

Para finalizar o dia, nada melhor do que um drinque ou uma cerveja nos pubs ou nas melhores baladas em Helsinque. No centro da cidade, além de muitos cafés e restaurantes, você encontra ótimos barzinhos para experimentar uma legítima cerveja finlandesa.

 

Roteiro de 2 dias em Helsinque

Cartões-postais na Finlândia
Vista do alto da Fortaleza de Suomenlinna.

Quem tiver mais um dia para desfrutar de um roteiro em Helsinque, deve aproveitar para conhecer a Fortaleza de Suomenlinna. Para chegar no local é necessário pegar um ferry que parte da Kauppatori, a Praça do Mercado.

Essa fortaleza foi construída em 1747, pelo rei da Suécia, para proteger as províncias suecas na Finlândia dos avanços dos povos russos. Por ali existem vários pontos históricos e construções muito bonitas.

Os bilhetes podem ser comprados em máquinas localizadas no porto, não sendo possível comprá-los dentro do barco e a viagem até a fortaleza dura cerca de 20 minutos. Experimente agendar antes uma excursão para Fortaleza de Suomenlinna.

Recomendo o passeio pela manhã, quando o sol está mais ameno e sobra tempo para visitar outras coisas pela tarde. Você pode aproveitar e almoçar por lá ou voltar até a Praça do Mercado, onde existem inúmeras opções.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
igreja dentro de uma rocha na Finlândia
Igreja Temppeliauko | Foto: Matthew Duncan, via Wikimedia Commons.

Depois do almoço você pode visitar e conhecer a Igreja Temppeliauko, uma capela construída escavada em uma grande rocha, com o teto de madeira e várias aberturas para a entrada da luz natural. A rocha é avermelhada e o contraste com a luz do sol e a madeira, deixa tudo um pouco bronze. É simplesmente linda!

   

Saindo da capela, você pode conhecer o Parque Sibelius, onde está localizado o famoso monumento Passio Musicae, que possui nada menos do que  com seus 600 canos prateados que formam ondas musicais quando tocados; por se tratar de uma obra interativa, qualquer pessoa pode encostar nela.

O monumento foi construído em homenagem ao compositor finlandês Jean Sibelius e fica no distrito de Töölö, bem próximo ao Centro de Helsinque. Na sede da UNESCO, em Paris, há uma réplica da escultura.

Atrativos na Finlândia
Área natural do parque Sibelius | Foto: Axilera, via Wikimedia Commons.

O parque é também usado pelos finlandeses para a prática de atividades ao ar livre, piqueniques e um local de reunir os amigos no final de tarde.

Para finalizar o seu dia, você pode conhecer a Capela do Silêncio (Kamppi Chapel), localizada na praça finlandesa Narinkka, com uma arquitetura diferente das outras que você encontra na cidade.

Essa pequena capela luterana tem como objetivo oferecer um lugar para momentos de paz, em meio ao movimentado centro de Helsinque. Por ali, não se ouve nada, portanto é um momento perfeito para reflexão e para agradecer pela vida.

Descontos => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

Aproveite sua viagem para Helsinque

Planejar o roteiro de sua viagem é extremamente importante, para que você não fique sem conhecer nenhum ponto turístico imperdível da cidade.

No seu roteiro em Helsinque, não é diferente. Antes de chegar ao destino tenha anotado todos os locais que deseja conhecer e o plano para chegar até lá. Além de ganhar tempo, você ainda tem a oportunidade de otimizar o passeio e aproveitar muito mais.

A Finlândia é um país lindo e merece ser conhecido. Não perca tempo e planeje hoje seu roteiro para Helsinque e faça uma viagem inesquecível. Kiitos!

E você, agora já tem em mente seu roteiro em Helsinque? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *