7 tipos de comidas típicas da Finlândia: tudo sobre a culinária

por Thaina Geniselli

7 tipos de comidas típicas da Finlândia: tudo sobre a culinária

As comidas típicas da Finlândia são um ótimo motivo para que você programe sua viagem em direção ao paraíso nórdico.

A culinária finlandesa é extremamente rica em ingredientes saudáveis, naturais e muito gostosos, com uma variedade que encanta e surpreende todos os paladares.

Os pratos das diferentes regiões contam ainda com influência de outras culturas europeias, como da Suécia e da Rússia, que, em alguns períodos históricos, foram muito presentes no território finlandês.

Se você quer saber um pouco mais sobre as comidas típicas da Finlândia e suas iguarias, como o maksalaatikko, além de sobremesas, deve acompanhar este artigo, que promete deixar sua viagem ainda mais gostosa.

Afinal, não é à toa que Papai Noel está um pouco gordinho, pois aqui a comida é mesmo especial!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Finlândia

Seguro viagem Europa »

 

Pratos típicos da Finlândia

Comidas típicas da Finlândia
Comidas típicas da Finlândia tem influência de outros países.
  1. Sopas
  2. Pães
  3. Salmão e muito peixe
  4. Maksalaatikko (arroz de forno finlandês)
  5. Perunamuusi (almôndega com purê de batata)
  6. Carne de caça (rena, alce, urso)
  7. Doces e sobremesas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

O que comer da Finlândia

1. Sopas

Comidas típicas da Finlândia sopa
Sopa é um dos pratos mais típicos do país.

A sopa é uma das comidas típicas da Finlândia que você mais verá um nativo comer. Eles iniciam a refeição com a sopa de ervilhas ou frango, em qualquer época do ano. No verão, ela é mais leve, com legumes e menos carne.

Recomendo que você prove a sopa de salmão defumado, que pode ser tomada no almoço ou no jantar, e é muito nutritiva.

Vale lembrar que no período de frio, as comidas tendem a ser mais fortes e as sopas também são muito calóricas, feitas com manteiga, cremes e batata.

Isso não é nenhum problema para um período de viagem, mas, se você não quer ficar com a sensação de estufamento, é bom não abusar e procurar as opções mais leves.

Em qualquer um dos restaurantes em Helsinque terá boas opções de sopas típicas, inclusive com carne de rena, muito comum, e que combina com os caldos feitos no país. Isso tudo, acompanhado de bons pães, feitos à moda finlandesa.

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 

2. Pães

Finlândia o que comer
Você vai encontrar muito pão de diversas cores e sabores.

Nos restaurantes finlandeses, você vai encontrar muito pão de diversas cores e sabores.

Os nórdicos comem muito pão e ele está presente em todas as refeições, desde um pequeno pãozinho recheado de arroz no café da manhã até os famosos pães integrais.

O pão de centeio é uma das principais comidas típicas da Finlândia. Ele é mais escuro por conta da presença do cereal e parece menos fofo do que a versão brasileira.

Uma peculiaridade é que ele não é muito salgado, na verdade, tem até uma pitada doce. É feito com receitas antigas, que remetem à era colonial.

Aproveite => Passeio de caiaque no Arquipélago Turku

 

3. Salmão e muito peixe

Peixe na Finlândia
Finlandeses comem muito peixe, que chegam todos os dias no porto.

O salmão na Finlândia é encontrado de maneira farta e sempre muito fresco. É possível encontrá-lo na maioria dos restaurantes e ele também aparece no café da manhã, em forma de carpaccio ou opções defumadas.

Afinal, faz parte da lista de comidas típicas da Finlândia. Os finlandeses comem muito peixe, que chegam todos os dias no porto. É uma ótima opção para quem gosta de comida fresca e leve.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma dica é desfrutar desses peixes no Marcado Central, que fica ao lado do porto em Helsinque e é um dos principais pontos de alimentação da cidade.

Imperdível => Excursão de Helsinque até Porvoo

 

4. Maksalaatikko (arroz de forno finlandês)

Maksalaatikko
Maksalaatikko | Foto: PtG, via Wikimedia Commons.

O maksalaatikko é um prato tradicional da culinária da Finlândia, muito parecido com o nosso arroz de forno. A grande diferença é que, em sua receita, o ingrediente principal é a carne de fígado.

Para quem acha muito forte, saiba que a mistura fica boa e é muito comum na época do Natal e em festas tradicionais familiares.

Esse prato também é conhecido por aqui como arroz de caçarola e está entre os mais famosos costumes da Finlândia, tendo sua receita passada por gerações.

Ele é servido também de uma forma bem diferente: a guarnição tradicional é a geléia de lingoberry, uma frutinha vermelha da Suécia, muito comum nos pratos nórdicos.

Incrível => Excursão em ecoboat pelo Lago Saimaa na Finlândia

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

5. Perunamuusi

Perunamuusi
Almôndega com purê de batata | Foto: Renee Comet, via Wikimedia Commons.

Esse é é mais uma das comidas típicas da Finlândia com nome difícil, porém, muito simples de ser preparado. Ele é almôndega com purê de batata.

A carne tem um gosto especial e um tempero um pouco mais “fresco”, porque leva um toque de gengibre e o purê de batatas é muito cremoso, vale a pena experimentar.

Eu costumo dizer que o perunamuusi é o nosso macarrão de domingo, pois serve justamente para unir a família e dar um toque de lar às refeições.

Tradicional => Ônibus turístico em Helsinque

 

6. Carne de caça

Carne de caça
Eles comem carne de rena, urso, coelho e alce.

Se você gosta de novos sabores e não tem muito preconceito em experimentar coisas novas, uma das comidas típicas da Finlândia mais tradicionais pode lhe agradar: a carne de caça.

Seja de rena, urso, coelho ou alce, o povo finlandês possui a tradição de comer muita carne de caça. Vale a pena experimentar! Para quem não é vegetariano e gosta de carne, essa opção é bem diferente e pode trazer boas lembranças.

A carne não é tão forte e existem restaurantes especializados no tema. Porém, é mais para o Norte do país (na parte mais fria) onde encontram-se estes restaurantes.

Economize => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

7. Doces e sobremesas

Comidas típicas da Finlandia sobremesa
Runebergin Torttu | Foto: Ville Koistinen, via Wikimedia Commons.

Claro que as sobremesas não podiam ficar de fora da lista de comidas típicas da Finlândia.

O principal doce da Finlândia é um bolinho com geleia de frutas vermelhas, o Runebergin Torttu, em homenagem a um famoso poeta finlandês, que adorava esse bolo e todas às tardes comia um enquanto escrevia.

As geleias são muito utilizadas na Finlândia, um costume em países europeus. A de frutas vermelhas é a mais comum e também a mais apreciada.

Você perceberá que elas combinam com tudo e, às vezes, também são misturadas à pratos tradicionalmente salgados. Você deve provar!

É muito gostoso e, geralmente, eles comem no café da manhã ou no da tarde. Além desse bolo, também existem outros pães doces, inclusive com arroz, que eles adoram.

Os doces sempre oferecidos aos viajantes são Salmiaki e o Lakritsi. Parecem uma jujuba verde escura, quase preta, e possui gosto forte que remete à anis.

Uma coisa engraçada que acontece muito aqui: no frio, você sempre verá um finlandês tomando sorvete, mesmo nos dias mais gelados. O povo nórdico está entre os maiores consumidores do mundo.

O chocolate também é famoso e eles possuem marcas próprias que merecem ser experimentadas.

Passeio => Excursão a pé em Helsinque

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Bebidas da Finlândia

Comidas típicas da Finlandia bebidas
Gin é muito apreciado na Finlândia.

Por influência russa direta e também do frio rigoroso do inverno, os destilados estão entre as comidas típicas da Finlândia, como vodka e especialmente gin. Existe muita variedade da bebida e é possível encontrar facilmente em todos os mercados.

A cerveja artesanal também deve ser provada. Cada vez mais cervejarias locais se aprimoram e apresentam opções diversas, dos mais variados sabores.

A especialidade por aqui são as cervejas mais vermelhas, encorpadas e perfeitas para noites mais frias.

Para quem não gosta de bebidas alcoólicas, os sucos naturais são ótimas opções, especialmente os de frutas vermelhas, que, além de refrescantes, fazem muito bem para o organismo e para a pele.

Aliás, a comida na Finlândia é sempre pensada na nutrição completa e, por isso, as opções são muito saudáveis e saborosas.

Quanto a água, não se preocupe! A Finlândia é um dos poucos países do mundo onde a água da torneira é tão limpa e saudável quanto a própria água mineral.

Por isso, hidrate-se à vontade. É costume de todos os restaurantes oferecer a água sem custo aos clientes.

Diferente => Exposição de escultura de Boneco de Neve na Lapônia

 

Onde comer pratos típicos em Helsinque

Mercado Central de Helsinque
Mercado Central de Hensinque | Foto: Daderot, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos de Helsinque está no Centro. O Mercado Central é um local onde se pode encontrar os melhores pratos da culinária finlandesa e com vantagem de serem bem mais baratos do que nos restaurantes tradicionais.

Neste mercado, é possível experimentar os sabores nórdicos, como sopas, peixe fresco e muitos pães.

Dependendo da época do ano, as sobremesas também estão mais variadas e os pratos de Natal já estão disponíveis em suas versões originais. Vale a pena conferir e provar os sabores da Finlândia.

Para a família => Excursão para Aldeia do Papai Noel e Círculo Polar Ártico

 

Aproveite as comidas típicas da Finlândia

As comidas típicas da Finlândia são muito ricas em cultura e sabor, e devem fazer parte da sua programação de viagem.

Coloque no seu roteiro em Helsinque restaurantes típicos e cafés e não deixe de provar os chás, que também são muito famosos.

Evite os fast food, já que é possível comer bem, pagando pouco nos mercados centrais das cidades visitadas. Experimente todas as comidas típicas da Finlândia,  você não vai se arrepender!

Conheça também os pontos turísticos da Finlândia! Antes de embarcar, saiba como sair do aeroporto de Helsinque e como se locomover em Helsinque.

Qual opção te deixou com mais água na boca entre as comidas típicas da Finlândia? Responda nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *