Feriados na Finlândia: 6 festas e eventos imperdíveis

por Thaina Geniselli

Feriados na Finlândia: 6 festas e eventos imperdíveis

Os feriados na Finlândia podem ser aproveitados por viajantes que gostam de conhecer atividades locais e procuram saber um pouco mais da cultura para onde viajam.

Na parte nórdica da Europa, esse tipo de data festiva costuma ser muito animada e pode ser uma boa surpresa.

Se você está planejando conhecer a Finlândia, saiba que esse país, considerado pelo segundo ano consecutivo o lugar mais feliz do mundo, não recebeu esse título por acidente.

O povo finlandês possui um jeito especial de viver e festejar e as datas comemorativas costumam ser muito divertidas e inesquecíveis, seja nas férias escolares ou no Natal.

Conhecer esses eventos pode ser essencial tanto para quem gosta de curtir uma boa festa ou para aqueles que buscam tranquilidade e fugir de datas com lotação dos pontos turísticos. Seja qual for sua escolha, conhecer os feriados da Finlândia pode ajudar e muito sua programação.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Finlândia

Seguro viagem Europa »

 

Principais feriados na Finlândia

Feriados na Finlândia
Conheça os feriados na Finlândia mais importantes.
  1. Natal na Finlândia
  2. 1o de Maio
  3. Carnaval em Helsinque
  4. Férias escolares na Finlândia
  5. Midsummer
  6. Festival de Música do Verão

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

O que fazer nos feriados na Finlândia

Natal na Finlândia

Finlândia natal
Oficialmente, no norte do país, encontra-se a casa de Santa Klaus.

Não poderia falar de feriados na Finlândia sem ressaltar a comemoração cristã mais importante de todos os tempos: o Natal.

A data não é só importante pelo apelo religioso, mas especialmente pela figura do Papai Noel, que magicamente existe e vive no país nórdico.

A figura de Santa Klaus, o bom velhinho, possui uma cidade inteira dedicada à ele e, por isso, esse feriado é tão importante no país.

Apesar do clima de inverno rigoroso que encontramos em dezembro, especialmente no Norte, onde fica a aldeia de Papai Noel, muitas pessoas escolhem essa data por ser tão especial.

Para os apaixonados por Natal, vale dizer que, além de conhecer o Papai Noel pessoalmente, é possível desfrutar dos pratos típicos e praticar esportes de neve, já que nessa época o clima é perfeito e as estações de esqui estão recheadas de moradores e viajantes.

Conheça os principais pontos turísticos de Helsinque e faça também passeios como a excursão para Aldeia do Papai Noel e Círculo Polar Ártico ou para exposição de escultura de Boneco de Neve.

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 

1o de Maio

Festa dos estudantes na Finlândia
Festa dos estudantes | Foto: Ninaras, via Wikimedia Commons.

Esse é um dos feriados na Finlândia mais esperados, em especial na cidade de Helsinque, e não somente pelo dia do trabalhador, como é conhecido no mundo todo. É que na capital da Finlândia, o dia tem um apelo ainda mais especial.

No primeiro dia do mês de maio, existe uma festa tradicional dos estudantes finlandeses que para a cidade, desde a véspera, onde acontecem cerimônias solenes na principal praça da cidade.

A data marca a chegada da primavera e a comemoração dos estudantes que vibram com as cores da nova estação.

Neste dia, o país para e é possível ver finlandeses de todas as idades saindo de suas casas para comemorar e brindar os dias mais quentes do ano.

Tradicionalmente, eles usam chapéus de formatura e fazem piqueniques. Muita comida, bebida e brindes, além de bandas que animam os locais onde os encontros acontecem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aproveite => Passeio de caiaque no Arquipélago Turku na Finlândia

 

Carnaval em Helsinque

Carnaval em Helsinque
Carnaval em Helsinque | Foto: JIP, via Wikimedia Commons.

Em Helsinque existe uma festa muito especial que está próxima do que nós conhecemos: o Carnaval.

A capital finlandesa possui o seu próprio desfile, inspirado nas escolas de samba do Brasil, com direito à samba enredo, fantasias e carros alegóricos.

Essa festa é preparada durante todo o ano e existem muitos brasileiros que trabalham para que ela aconteça.

O desfile já virou uma tradição na cidade e agremiações de outros municípios se inscrevem na competição carnavalesca.

Durante o desfile, que acontece no Centro, é possível ver apresentações de grupos de capoeira e danças locais, o que encanta finlandeses e viajantes, que enchem as ruas em busca dos melhores lugares para assistir ao evento, cheio de música e gente bonita.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Festas na Finlândia
Roda de Capoeira | Foto: JIP, via Wikimedia Commons.

A festa acontece no início do mês de junho, sem uma data fixa, mas é possível acompanhar a preparação dos participantes pelas redes sociais das escolas de samba e receber as notificações do evento, datas e horários com, pelo menos, três meses de antecedência.

Uma boa dica para quem quer curtir o carnaval finlandês é estar uns dias antes do desfile na cidade, já que sempre acontecem bailes de escolha da rainha em uma grande boate.

Esta festa é uma das melhores baladas do ano e um dos feriados na Finlândia mais divertidos, onde você encontrará muitos latinos, música brasileira e finlandeses animados com o nosso ritmo e dança.

Imperdível => Pontos turísticos da Finlândia

 

Férias escolares na Finlândia

Férias escolares na Finlândia
Férias escolares na Finlândia | Foto: Anneli Salo, via Wikimedia Commons.

As férias escolares na Finlândia acontecem no mês do verão europeu, de julho a agosto, onde o calor faz com que muitas pessoas viagem para suas casas de verão, aproveitem as cidades com praia e desfrutem destes dias de descanso em suas cabanas à beira dos lagos.

O verão na Finlândia é uma das melhores épocas para se conhecer o país, especialmente para quem não gosta muito do frio, que costuma assustar um pouco os brasileiros.

O calor finlandês, apesar de mais brando, em torno de 25º a 30ºC, é muito bem recebido pelos finlandeses, que desfrutam cada dia com muita música, comida e bebida.

As praias ficam cheias e é possível realizar lindos passeios de barco, aproveitar o sol da meia noite (já que a luz solar dura muito mais do que 12 horas seguidas) e desfrutar o que o país tem de melhor. Um dos melhores feriados na Finlândia.

Incrível => Excursão em ecoboat pelo Lago Saimaa na FFinlandia

 

Midsummer

Midsummer em Helsinque
Midsummer | Foto: Marcela, via Wikimedia Commons.

O mais comemorado entre os feriados na Finlândia é o Midsummer.

O meio do verão, em tradução literal, marca o ponto alto da estação no país e mobiliza todos os moradores, durante quatro dias. Acontece entre 21 e 25 de junho, aproximadamente, e o país para.

As pessoas viajam, as lojas fecham e quase não se vê ninguém trabalhando. Somente os serviços básicos continuam e é quase impossível encontrar algum comércio aberto.

As ruas de Helsinque diminuem seu ritmo e o que se encontram são pessoas que buscam passeios mais tranquilos em meio à capital.

As praias e parques ficam cheios, com churrasqueiras montadas, onde se comemora o calor e a vida. É muito bonito ver como os próprios finlandesa mudam nesta época, parecem mais felizes e amistosos.

Muitos viajantes escolhem esse período justamente pelo fato de fazer mais amigos e conhecer a cidade com mais tranquilidade.

É muito comum as pessoas pegarem um barco até ilhas próximas, onde é possível encontrar muita gente nadando, fazendo piqueniques e passando o dia.

Porém, programe-se e chegue com uns dias com antecedência. Lembre-se que muitas coisas estarão fechadas por dois dias, você deve ter seu roteiro planejado e suas compras feitas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Tradicional => Ônibus turístico em Helsinque

 

Festival de Música do Verão

Música em Helsinque
Ritmo musical que agrada quase 100% da população é o heavy metal.

O verão finlandês é muito celebrado no país  e a cultura é ricamente voltada para a música e a arte, que se favorecem ainda mais neste período.

Os festivais de música costumam acontecer todos os finais de semana, de junho até meados de agosto.

Variedades de estilos, gente de toda a Europa e muitos viajantes costumam acompanhar shows ao ar livre, que contemplam desde o heavy metal (a Finlândia é o berço deste ritmo) até jazz, orquestras sinfônicas, folk e mais. Descubra também quais são as melhores baladas em Helsinque.

A música une não somente os finlandeses, mas todos os vizinhos europeus, que atravessam as fronteiras de seus países para escutar os grupos que se revezam nos palcos.

Esses dias de festas costumam unir universitários, jovens e famílias, em um ambiente totalmente seguro e descontraído.

Durante os festivais, que acontecem não só em Helsinque, é possível vivenciar um pouco mais da cultura local e nórdica, como feiras de artesanato, comidas típicas e bebidas artesanais, como cervejas.

É muito interessante e uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da Finlândia, seus costumes e delícias.

Economize => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

Aproveite os feriados na Finlândia

Os feriados na Finlândia são ótimas oportunidades para conhecer melhor o país e sua cultura, integrando-se com os finlandeses e vivenciando aquilo que ele tem de melhor, com muita festa, comida boa e música.

No entanto, quem viaja nesta época deve sempre estar atento aos dias em que as lojas estão fechadas e o comércio não funciona, para evitar a falta de produtos e os planos frustados.

Antes de viajar, é muito importante realizar um bom planejamento de viagem, escolhendo bem as suas datas, estações do ano e até os eventos que deseja participar.

A Finlândia é um país lindo, que merece ser descoberto e vivenciado. Planeje bem a sua viagem e veja o que faz do povo finlandês o mais feliz e satisfeito do mundo!

Antes de embarcar, veja como sair do aeroporto de Helsinque e como se locomover em Helsinque. Moi Moi!

O que achou dos feriados na Finlândia? Ficou com alguma dúvida? Já esteve na cidade em algum deles? Deixe o seu comentário!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *