Finlândia no inverno: clima, temperatura e lugares com neve

Finlândia no inverno: clima, temperatura e lugares com neve

Conhecer a Finlândia no inverno e todas as possibilidades de viajar, descobrindo o país nórdico nesta época do ano é uma das melhores experiências que já tive na vida. Pois aqui, neste artigo, vou te passar todas as dicas para você desfrutar de uma viagem incrível, mesmo nesta estação do ano.

Como você deve saber, trata-se de um destino da Europa com um inverno muito rigoroso, que passa por muitos dias de neve e um frio que pode ser “assustador” para alguns brasileiros que preferem o clima de verão.

Por mais que pareça frio demais e neve demais, descobrir o que fazer na Finlândia no inverno, pode se tornar pra você, um roteiro lindíssimo e inesquecível.

Sabia que é justamente nessa estação que as belezas naturais e únicas da Finlândia aparecem? A aurora boreal, por exemplo, só pode ser vista neste período do ano, quando a temperatura na Lapônia, cai bruscamente.

E eu asseguro, vale muito a pena. Então, casacos e botas a postos que o turismo da Finlândia no inverno pode te surpreender e encantar. Acompanhe!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Finlândia

Seguro viagem Europa »

 

Quando começa o inverno na Finlândia?

finlandia inverno
Incrível imagem de vila na Lapônia coberta de neve.

Primeiramente, para falar do clima na Finlândia no inverno e as melhores atividades para fazer nas férias deste período, é sempre bom lembrar que a estação mais fria do hemisfério norte é ao contrário do Brasil, que fica no hemisfério sul. Eu explico.

A Finlândia está na Europa, exatamente na parte Norte do continente e é um dos chamados países nórdicos, conhecidos por serem mais frios e terem mais épocas com neve.

Portanto, quem pretende fazer turismo na Finlândia deve saber que o inverno começa no dia 21 de dezembro e vai até 21 de março.

Porém, a partir de setembro, no inicio do outono, as temperaturas já começam a cair por aqui e é possível aproveitar alguns atrativos desta estação. Veja também os principais pontos turísticos da Finlândia desse destino incrível.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

Características do inverno na Finlândia

O que fazer na Finlândia no inverno.
Esqui é muito praticado na Finlândia no inverno.

O tempo na Finlândia em setembro já é um pouco frio, mas não tem neve, o que muitas pessoas buscam especialmente para esquiar na Europa.

É a partir de setembro também que os dias começam a ficar mais curtos e cada vez mais escuros, com a mudança das estações e da rotação da terra. Além disso, as chuvas começam a ser mais frequentes e a paisagem já perde um pouco da sua cor.

Ainda no outono finlandês começam as temporadas de geadas e o vento anuncia que logo o frio intenso chegará! Ou seja, entre novembro e dezembro a temperatura já começa a cair e logo chega a neve na Finlândia. 

A Finlândia durante o inverno apresenta características muito fortes dos países da Europa Setentrional, em especial os nórdicos. Esse período parece ser mais longo, com noites prolongadas.

Como resultado, os dias com sol são cada vez mais curtos. Isso acontece especialmente porque a luz do sol, que não é vista no período na maioria dos dias, escurece no começo da tarde. No entanto, isso pode ser uma novidade estranha para nós.

A Finlândia em janeiro fica praticamente branca! A neve cobre todo o chão e os telhados das casas. Consequentemente, é possível praticar todos os esportes de neve e você encontra muitas opções de turismo destinadas para esse período do ano.

Quanto a temperatura do inverno finlandês, vai depender de qual região você vai visitar, em especial pela grande diferença entre norte e sul do país. Confira as principais curiosidades da Finlândia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No norte, as temperaturas são sempre mais baixas e podem chegar a -25%, com muita neve e clima muito seco. Já na capital Helsinque, os dias mais severos de inverno chegam a -10 graus em média.

Recomendo => Atividades na neve para família na Finlândia

 

Vantagens de ir para a Finlândia no Inverno

roupas para o inverno europeu
Aproveite o frio para arrasar no look de inverno.

Por mais que pareça muito rigoroso, e realmente para nós brasileiros é! O inverno na Finlândia tem suas peculiaridades.

Primeiramente, é um frio seco, ou seja, se você estiver bem agasalhado não passará frio; eu mesma passei mais frio no inverno inglês do que no finlandês, já que aquela chuvinha constante da terra da rainha é de matar!

Em segundo lugar, o frio é somente na rua. Todo, eu disse todos, os locais fechados da Finlândia são climatizados a ponto de você ficar de T-shirt dentro do metrô ou de um café; no entanto, isso torna o ambiente muito mais agradável.

Além disso, existe um ditado finlandês que diz: “não está frio, você é quem está com a roupa inadequada.” E eu nunca ouvi tanta verdade como essa, pois as roupas que nós temos para o nosso frio não servem para a Finlândia, muito menos os sapatos.

Portanto, se você optar por viajar e fazer turismo na Finlândia no inverno, pense bem na sua mala antes de ir. Preparado, você ficará muito bem e terá lembranças incríveis!

Aliás, se quiser saber tudo sobre a temperatura do país, veja também como é a Finlândia no verão.

Descubra => Safari de Snowmobile em Rovaniemi

 

   

4 lugares na Finlândia para curtir no inverno

  1. Helsinque
  2. Tampere
  3. Rovaniemi
  4. Lapônia

Monte o seu => Roteiro de trem pela Escandinávia

 

Helsinque no inverno

O que fazer em Helsinque no inverno.
Famosa Catedral de Helsinque, na Finlândia, coberta de neve no inverno.

A capital finlandesa é a porta de entrada do país se você viajar diretamente do Brasil ou mesmo da Europa, por questões logísticas do aeroporto de Helsinque, que é o mais importante e maior do país.

Chegando em Helsinque no inverno, você terá a visão que eu tive pela primeira vez no país: uma imensidão branca, com neve por toda a parte.

A boa notícia é que os finlandeses e suas atividades culturais não se escondem durante a estação mais fria do ano, sendo que as comidas típicas da Finlândia ficam surpreendentemente mais gostosas.

Como comentei, a Finlândia está preparada para receber as mais baixas temperaturas e você pode visitar os inúmeros museus, centros comercias,  e baladas em Helsinque sem nenhum problema.

Existe também uma lista de restaurantes em Helsinque para conhecer. Os finlandeses também possuem ótimos cafés e casas de chá, que podem ser ótimas opções para os dias mais frios, naquela parada da tarde. Ou seja, opções de entretenimento não faltarão!

Primeiramente, para saber montar seu roteiro em Helsinque no inverno, pense no que você gosta de ver e fazer. Realmente esta estação não é a melhor para conhecer os parques e ver a natureza do local, mas as opções são inúmeras e muito interessantes.

Para quem deseja esquiar, Helsinki também possui opções. Logo ao lado, em Espoo, existem opções de resorts com esportes de neve e aquáticos, onde você pode alugar o material e ter aulas com instrutores especializados.

Economize => Helsinque City Card

 

Tampere no inverno

Tampere Finlândia
Charmosa Tampere repleta de neve.

A cidade de Tampere é a terceira maior da Finlândia, mas se parece com um cenário de filme antigo. Ela possui um ar de interior, com muita cultura preservada e um ambiente extremamente agradável de se visitar. E no inverno fica ainda mais bonita!

Se você está se perguntando o que fazer na cidade durante o inverno, opções não faltam. Além da parte cultural rica e da gastronomia diversificada do local, Tampere é famosa por suas saunas. é uma ótima dica entre as cidades perto de Helsinque.

E advinha? É quando cai a temperatura em Tampere que os finlandeses mais gostam de tomar a sua boa e velha sauna.

Apesar de ser culturalmente normal (as crianças aprendem cedo e as saunas estão até nos apartamentos), a sauna durante o inverno é quase uma obrigação na Finlândia. E depois disso, a alternância com a água gelada!

Ok, se você não for muito corajosa como eu, pode ficar somente com a sauna, mas não deixe de experimentar. É revigorante!

Aproveite => Passeio com patinação no gelo na Finlândia

 

Rovaniemi no inverno

papai noel finlândia
Nascer do sol no inverno em Rovaniemi.

O lugar mais frio da Finlândia é o norte, seja no inverno ou no verão, como resultado, é possível praticar esportes de neve durante todo o ano por ali.

Existem muitas estações de esqui e esportes, onde você aluga todo o material, pode ter classes para iniciantes e passar alguns dias em chalés na montanha.  Para se localizar melhor, confira o mapa da Finlândia.

   

Por ser um destino turístico de frio, muitos moradores de Helsinque e região possuem chalés por ali, onde passam parte do inverno e levam suas crianças para aprender logo cedo a esquiar.

Os locais costumam ficar movimentados nesta época do ano e sempre possuem ótimas opções de gastronomia e bebidas especiais.

No cidade de Rovaniemi também está a aldeia oficial do Papai Noel, a Santa Claus Village. Ali estão instaladas não só a casa do bom velhinho, mas também se encontram suas renas e ajudantes; encantador para crianças e adultos, vale a pena conferir e tomar um café no local encantado.

Imperdível => Excursão para Aldeia do Papai Noel e Círculo Polar Ártico

 

Lapônia e a aurora boreal no inverno

Aurora Boreal Finlândia
Aurora Boreal só acontece no inverno na Finlândia.

A Lapônia, região com a temperatura mais baixa da Finlândia e mais próxima ao extremo norte do país é, além do paraíso dos resorts de esqui, o local onde você pode apreciar uma natureza exótica e o fenômeno da aurora boreal.

Esta cidade é mágica e nem todo o frio do mundo espanta os milhares de visitantes que passam por ali todos os anos durante o inverno em busca do céu multicolorido. Aliás, muitos deles esperam ansiosamente pela Finlândia no inverno, a época perfeita e única para ver o fenômeno da natureza.

Para visitar a Lapônia você deve sair de Helsinque de trem ou de avião, podendo economizar com os voos low cost na Europa.

Eu sugiro que tire alguns dias para estar por ali, já que existe toda uma programação para ver a aurora boreal e tempo para conhecer os espaços de esqui. Existem guias especializados que podem ajudar neste tipo de turismo na Finlândia.

Adquira => Sauna da Lapônia, natação no gelo e aventura na Aurora Boreal

 

Conheça a Finlândia no inverno

Resumindo, em qualquer estação do ano o território finlandês fica bonito, mas quem pretende conhecer a Finlândia no inverno deve estar preparado e protegido do frio para se sentir confortável e não perder nenhum dia de turismo.

Para saber o que levar, onde e quantos dias ficar, um bom planejamento é essencial para sua viagem. Não se esqueça que, qualquer lugar exige preparação e, se tratando do frio, isso é essencial. Pensando nisso, escrevi um artigo com 10 dicas da Finlândia que vão ajudar muito na viagem.

O inverno finlandês pode ser rigoroso, mas guarda para os corajosos surpresas infinitas. Para finalizar, recomendo o artigo roteiro na Finlândia, com cidades atrações turísticas para conhecer em até 20 dias no país.

Venha conhecer! Moi Moi!

E você, deseja conhecer a Finlândia no inverno? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *