Roteiro na Finlândia: dicas para viagens de até 20 dias

por Thaina Geniselli

Roteiro na Finlândia: dicas para viagens de até 20 dias

Esse artigo foi feito para quem busca o melhor roteiro na Finlândia e não quer perder nenhuma das atrações maravilhosas desse país lindo, localizado na parte nórdica da Europa.

Trata-se de um destino muito conhecido por sua excelente qualidade de vida, natureza exuberante e por ser considerada a nação com a população mais feliz do mundo. 

Como moradora, julgo este país como uma beleza escondida de mapas turísticos mais tradicionais ao se tratar do continente europeu, mas que reserva belas surpresas aos seus visitantes. Tanto que, muitos brasileiros já incluíram seu roteiro na Finlândia como o próximo destino a ser descoberto. 

Com inúmeras atrações culturais, naturais e culinárias as cidades finlandesas agradam até mesmo aos mais exigentes e apresentam várias opções, que vão desde roteiros de uma semana até vinte dias, para quem pode esticar um pouco mais as férias e procura saber o que fazer na Finlândia no inverno ou no verão. 

Se você ainda não planejou sua viagem ou não sabe quantos dias ficar na Finlândia, confiras as dicas dos melhores roteiros turísticos. Acompanhe!

Planeje sua viagem => Chip de celular com internet na Finlândia

Qual é a melhor cobertura de seguro viagem para Finlândia? »

 

Roteiro na Finlândia: quantos dias?

o que fazer na Finlândia
Reserve pelo menos 7 dias para conhecer a Finlândia.

Vamos começar o nosso roteiro de viagem na Finlândia com a versão mais tradicional de sete dias. Esse geralmente é o tempo que as pessoas tiram para conhecer determinado país ou região, seja por motivo de férias ou mesmo um feriado prolongado. 

Desta forma, quem tem uma semana para desfrutar dos atrativos da Finlândia, deve pensar em qual período do ano ir (verão ou inverno) e quais as atrações que mais gostaria de ver, porque a diferença de clima é gigantesca e algumas atrações como esqui, por exemplo, são favorecidas nos meses de verão. 

É muito importante conhecer o clima, pois a capital Helsinque, por exemplo, apresenta uma temperatura média de 20ºC no verão e rotineiramente apresenta graus negativos no inverno. Por isso é importante saber quando ir para Finlândia.

Para quem optar por um roteiro de 7 dias na Finlândia, eu sugiro que fique na capital Helsinque, mas que separe dois ou três dias para conhecer as cidades ao redor, pois vale muito a pena e são lindas!

Já, para quem pode estender um pouco mais a viagem, em 15 ou 20 dias, darei dicas de como visitar as principais atrações do país, explorarando o norte da Finlândia, onde ocorre a famosa Aurora Boreal.

Sim, no norte da Finlândia é mais frio, mas nada que uma boa roupa própria para o inverno lhe impeça de ver as belezas deste lugar. Mennään (vamos lá)!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

Roteiro de 7 dias na Finlândia

  • Praça do Mercado de Helsinque
  • Ateneum
  • Museus de História Natural
  • Museu do Design de Helsinque
  • Fortaleza de Suomenlinna
  • Lago Saimaa em Lappeenranta 
  • Stockmann Departament Store

A capital finlandesa é a porta de entrada dos principais voos internacionais. É uma cidade bonita, limpa e segura que agrada seus visitantes e recebe gente do mundo todo para conhecer as suas belezas. Saiba como usar transporte público no destino.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além de ser muito bem organizada e possuir um transporte público de excelência, Helsinque possui roteiros culturais e naturais imperdíveis, ótimos restaurantes e passeios ao ar livre que devem ser explorados no roteiro da Finlândia de 7 dias. 

roteiro em Helsinque
Catedral de Helsinque é um dos atrativos da Praça do Mercado.

Um dos principais pontos de interesse de Helsinque é a Praça do Mercado, um ponto turístico da cidade que costuma ser o marco para os outros passeios, já que está bem localizado, possui ótimas opções de alimentação, conhecimento da cultura local e também proximidade com os outros principais atrativos da região central. 

No centro de Helsinque estão vários museus, como o Ateneum, o Museu de História Natural e o Museu do Design de Helsinque; atrações que valem a pena e que contribuem muito para conhecer a história e cultura dos finlandeses. 

Espalhados pelo centro e pelos bairros vizinhos, estão praças e parques que podem e devem ser visitados entre um museu e outro. É uma excelente oportunidade para relaxar e desfrutar do ar limpo finlandês.

Alguns moradores aproveitam esses espaços  para tomar sol, fazer píc-nics ou ler um bom livro. Tire ao menos três dias para conhecer os prédios históricos, museus e parques de Helsinque e aproveitar o que cada um tem de melhor. 

Helsinque pontos turísticos
Fortaleza de Suomenlinna na Finlândia

A Fortaleza de Suomenlinna é um ponto turístico importante na região de Helsinque e está localizada em uma ilha a pouco quilômetros do continente e com fácil acesso, com saídas diárias em vários horários.

Para chegar até a ilha, basta pegar o ferry boat que sai diretamente da Praça do Mercado, na região portuária da cidade. Ali também você poderá consultar os horários de volta. Saiba quais os tours em Helsinque mais procurados pelos turistas.

Essa ilha está muito bem preservada e possui muito da história finlandesa em sua fundação; no local você poderá aprender como se formou o Estado finlandês, as invasões e seus tempos de lutas pela liberdade. Muito interessante, além de ser um passeio renovador. 

Você deve tirar um dia todo para conhecer a ilha, que apesar de não ser muito extensa, possui muitas coisas a serem vistas e admiradas. O local transmite paz e a natureza ao redor é extremamente relaxante. Se você for na época de primavera, aproveite para contemplar o pôr-do-sol.

   
roteiro de viagem na finlandia
Lago Saimma é lindíssimo e é fácil de ser acessado de Helsinque.

Essa dica vai para quem deseja saber o que fazer na Finlândia no verão e tem um roteiro de sete dias ou mais.

O Lago Saimaa em Lappeenranta é o lugar ideal, pois está a 220 km de Helsinque, com acesso de ônibus ou carro; conhecido por ser o cenário de atrações musicas, festivais e atrair muita gente legal. 

Um ponto interessante sobre essa cidade é que ela fica muito próxima de San Petesburgo, na Rússia, exatamente a mesma distância de Helsinque: 220 km. Se possível passe dois dias por ali. 

Cansou de museus e de atividades ao ar livre? Tire seu último dia no roteiro da Finlândia para fazer compras .

Conheça os shopping de Kamppi, as lojas de chá e também um pouco mais das boutiques sustentáveis finlandesas. Essa atividade, preferida dos shopping lovers, pode ser relaxante e trazer boas surpresas.

Os preços na Finlândia não são os mais baratos da Europa, mas por aqui sempre tem muita promoção. Se tiver que escolher somente um, eu indicaria o Stockmann Departament Store, pois é o mais completo.  

 

Roteiro de 15 dias na Finlândia

  • Museu Kiasma em Helsinque 
  • Parque ecológico Hossa, em Oulu 
  • Casa do Papai Noel em Rovaniemi
  • Lapônia e a Aurora boreal no Norte finlandês 

Se você decidiu passar duas semanas neste país da Europa Setentrional, eu tenho mais algumas dicas que podem e vão preencher os seus dias, como por exemplo, o Museu Kiasma, na capital finlandesa.

museus em helsinque
Museu é um monumentos mais bonitos de Helsinque | Foto: Art Kiasma, via Wikimedia Commons.

Este museu é um dos pontos turísticos da Finlândia que mais valem a pena e que rende as melhores fotos! O prédio, em modelo futurista, é muito bonito e possui exposições muito interessantes. 

Ainda, a exposição fixa do Kiasma possui quadros e obras futuristas, de grandes nomes da arte moderna, em especial finlandeses. O museu não abre às segundas e costuma fechar às 17 horas durante os outros dias da semana. Para ajudar no seu planejamento financeiro, saiba quanto gasto em Helsinque.

Parques ecológicos estão espalhados por toda Finlândia e mais novo inaugurado é o da cidade de Oulu, o Hossa National Park e tem feito muito sucesso entre os visitantes, especialmente pela possibilidade de praticar esportes ao ar livre e conhecer um pouco mais da flora e fauna nacionais. 

O município de Oulu fica a cerca de 600 km da capital Helsinque, por isso é um passeio ideal para quem pode ficar mais tempo, até porque você poderá se hospedar em cabanas dentro do próprio parque.

Eu aconselho de dois a três dias, que é tempo ideal para conhecer tudo e também relaxar. Para se localizar melhor, conheça o mapa da Finlândia.

papai noel Finlândia
Casa do Papai Noel fica em Rovaniemi e possuí uma loja oficial.

Agora, explorando o norte da Finlândia, chegou a hora de conhecer a casa do Papai Noel. Na cidade de Rovaniemi ao extremo norte do país, é possível conhecer a Santa Claus Village, com suas renas e enfeites e entrar no mundo magico desta figura mítica, boa para adultos e crianças. 

O local fica aberto o ano todo. Também é uma região como muitos parques para a visitando e ideal para provar as comidas típicas.

A cidade possui infraestrutura para receber os visitantes e esta cerca de 900 km de Helsinque. Se for de trem, opte pela cabine com cama, em viagem noturna; caso opte pelo trajeto de avião, conheça os econômicos voos low cost.

Para quem não sabe o que fazer na Finlândia no inverno, esse roteiro do norte finlandês é ideal. Visitar a Lapônia e ver de perto o fenômeno da aurora boreal é uma experiencia para poucos.

Mas isso só é possível somente caso visite a Finlândia no inverno e, para tanto, você deve se preparar para ficar ao menos 3 ou 4 dias no local. 

   

 

Roteiro de 20 dias na Finlândia

  • Castelo de San Olaf
  • Catedral de Turku

Quem busca ficar mais dias viajando, esse roteiro de 20 dias na Finlândia pode dar mais liberdade para conhecer o país a fundo e aproveitar mais tempo em cada lugar. 

blog viagem finlandia
Castelo é um dos mais famosos da Escandinávia | Foto: Antti Leppänen, via Wikimedia Commons.

Nesse roteiro de viagem para a Finlândia eu ainda sugiro que você conheça o Castelo de San Olaf  (Olavinlinna) na cidade de Turku. 

A cidade de Turku fica próxima a Helsinque; são 160 km que podem ser feitos de ônibus ou carro alugado; para esta última opção, recomendo que entre do site da Rentcars, onde você pode comprar os preços e veículos das principais locadoras do país. 

Essa cidade finlandesa foi fundada no século 13. O Castelo, uma dos principais pontos turísticos do país é uma obra arquitetônica do período medieval e pode mostrar ao visitante um dos períodos mais gloriosos e artísticos da humanidade, envolvendo-o em suas histórias e abrindo novos horizontes. 

Em Turku também é possível conhecer outras atrações, como a Catedral de Turku e a biblioteca municipal. Os passeios e almoços no longo canal que beira a cidade são também uma atração a ser descoberta. 

 

Saiba montar um roteiro na Finlândia

O melhor roteiro na Finlândia é aquele que adequa sua vontade, tempo e um bom planejamento. O território finlandês é um espaço a ser descoberto e degustado; existem por aqui muitas coisas que pouco são conhecidas, novidades boa que renovam a alma e trazem experiências marcantes. 

Planejar uma viagem é sempre a melhor forma de aproveitar o que ela tem de melhor, por isso não deixe de seguir as nossas dicas e conhecer mais sobre o tema. 

Para finalizar, recomendo também o artigo roteiro em Helsinque, com tudo o que fazer na capital finlandesa em até 2 dias de viagem.

Moi Moi!

E você, pretende fazer um roteiro na Finlândia? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *