Finlândia no verão: temperatura, clima e 5 destinos para ver

por Thaina Geniselli
5/5 - (4 votos)

Finlândia no verão: temperatura, clima e 5 destinos para ver

A Finlândia no verão é um convite para quem gosta de dias ensolarados, belas paisagens e muitas atrações culturais. O clima por aqui nesta estação do ano fica mágico, com os dias muito mais longos e atividades que animam finlandeses e turistas a movimentarem os parques e as cidades.

É também durante o verão finlandês que muitos artistas internacionais desembarcam no país para shows e turnês, que muitas vezes podem acontecer de graça… isso mesmo!

Todos os anos o governo da Finlândia, que valoriza muito a cultura e o entretenimento da população, financia shows, peças de teatro e festivais de música que começam no final da primavera e estendem-se por todo o verão.

Como a Finlândia é conhecida por ser um país de inverno mais rigoroso, o verão é ansiosamente aguardado pelos moradores. A temperatura media varia muito conforme a estação, mas no verão que tem dias quentes e noites frescas, o clima fica perfeito!

Neste artigo, confira o que fazer na Finlândia no verão e entenda como é o clima nesta época tão incrível para o país.

Planeje sua viagem => Bairros e hotéis de Helsinque

Coberturas do seguro viagem Finlândia »

 

Quando começa o verão na Finlândia?

finlandia temperatura media
Dias duram de 18 a 20 horas no verão finlandês.

O verão finlandês começa no dia 21 de junho e se estende até 22 de setembro. O chamado verão do hemisfério norte é sempre oposto ao nosso, já no Brasil estamos no hemisfério sul.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom TURISTA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Então, quando nosso território começa esfriar é hora de migrar para o verão da Europa e a Finlândia é uma ótima opção a se conhecer.

O clima e o tempo na Finlândia são muito bem definidos, especialmente no que diz respeito ao calor e ao frio. É que por ser um país nórdico, o país recebe a influência do vento polar, fazendo com o inverno na Finlândia seja para valer! Mas mesmo nesta estação existem muitas atrações para os turistas.

Mas, se você não gosta mesmo do frio e prefere aproveitar lindos dias de calor, tenho certeza que não irá se decepcionar, especialmente pelo fato do dia nunca acabar durante o verão na Finlândia. É meio confuso, mas eu explico.

Durante o verão finlandês, assim como em quase toda a Europa, a luz solar é estendida até a noite, sendo que na Finlândia, no ápice do verão,  escurece por poucas horas. O que chamamos de sol da meia noite, é um fenômeno que convida à muitas atividades turísticas.

o que fazer na finlandia no verão
Finlandeses esperam muito pelo verão.

Se você procura o que fazer no verão, saiba que as opções são para todos os gostos e se espalham pelo mapa da Finlândia.

Existem muitas possibilidades, que vão variar especialmente de acordo com a escolha de quantos dias ficar na Finlândia desde o que você mais gosta de fazer.

A temperatura do verão finlandês gira em torno de 25 ºC, com muito sol. As manhãs e noites costumam ser mais frescas, sempre na casa dos 15 a 18 ºC. Dificilmente no verão os dias possuem temperaturas abaixo dos 12 ºC.

O clima da Finlândia começa a esquentar a partir do meio da primavera. Neste período, dia e noite ainda estão bem marcados, com 12 horas cada mas, a partir de Maio inicia-se o sol da meia noite.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em maio, também comemoram-se as grandes festas de Primavera e os finlandeses começam a ficar mais animados. Porém, é mesmo no verão onde o ápice do calor chega ao território nórdico, a natureza enche de cor o país e os parques ficam lotados, que as belezas naturais podem ser melhor apreciadas.

Alguns lugares turísticos da Finlândia são imperdíveis no verão, seja pela natureza, praias e também atividades culturais. Outros, mesmo com temperaturas mais baixas, também possuem a sua beleza.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

Lugares para conhecer na Finlândia no verão

  1. Helsinque
  2. Lappeenranta
  3. Turku
  4. Savonlinna
  5. Norte Finlandês

 

1. Helsinque

finlândia capital
Helsinque é a cidade mais turística da Finlândia.

Vou começar pela capital finlandesa Helsinque, que será a sua porta de entrada na Finlândia; isso se você não estiver vindo de nenhum país vizinho por vias terrestres, é claro.

Durante um roteiro de viagem em Helsinque no verão muitas atividades acontecem, especialmente por ser a cidade mais importante e povoada do país.

Também é em Helsinque que estão concentrados a maior parte dos museus e centros de atividades históricas do país, que conta ainda com grandes áreas verdes, centros de compras, saunas, passeios de barco e as principais universidades. A capital é, portanto, um lugar para se dedicar alguns dias de sua viagem.

Os roteiros naturais e culturais da capital finlandesa podem agradar aos mais exigentes gostos. Além de linda, segura e super organizada, ainda conta com atividades que vão desde o inicio da manha e se estendem por todo o dia, sem contar, é claro, na gama de barezinhos e baladas em Helsinque.

Gosto sempre de falar que uma das principais atrações de Helsinque é a Praça do Mercado. Eu costumo começar por ela, pois dali se pode ir a muitos outros pontos da cidade sem muito esforço.

Como o local é bem central, a maioria dos museus e parques estão próximos dali e é um ótimo ponto de encontro entre finlandeses e turistas. No verão, a praça e a região ficam muito movimentadas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
o que fazer em Helsiqnue
Finlandeses adoram fazer pic-nics no verão.

Por ali existem muitos bons restaurantes e o próprio mercado oferece opções de comidas típicas à ótimos preços. Alem disso, é rodeado de áreas verdes onde podemos encontrar vários moradores e turistas fazendo seus pic-nics, sempre regados a um bom vinho espumante.

Com o tempo ensolarado, os finlandeses também praticam mais esportes e você pode facilmente alugar uma bicicleta para recorrer a cidade e fazer um passeio na orla, no cair da tarde. É muito lindo.

No centro de Helsinque estão museus como o Ateneum, o Museu de História Natural e o Museu do Design de Helsinque, todos muito interessantes de conhecer. Também existem as saunas, cafés e barzinhos, que costumam ficar lotados nesta época.

Além dos atrativos turísticos de Helsinque, a Finlândia é famosa por seus festivais de músicas. Geralmente por ali acontecem grandes shows de artistas internacionais nesta época do verão; isto sem contar os festivais locais, que são muito divertidos. Vale conferir.

O tempo em Helsinque no verão é um dos melhores da Finlândia e por isso você pode tirar vários dias para conhecer a capital.

Vale a pena também explorar as cidades próximas a Helsinque, como Espoo com boas praias e a a Fortaleza de Suomenlinna, que é um ponto turístico importante na região, localizado em uma ilha a pouco quilômetros do continente.

As saídas são exatamente da região portuária da Praça do Mercado.

 

2. Lappeenranta

Lappeenranta finlândia
Lago Saimaa é o destino de verão mais famoso da cidade.

Essa dica é uma das mais importantes para quem gosta mesmo do verão e estará nesta época na Finlândia. Mas é preciso ressaltar que será bom tirar pelo menos dois dias para conhecer o lago e a cidade de Lappeenranta.

A cidade de Lappeenranta está distante aproximadamente 224 km de Helsinque. Você poderá chegar de ônibus ou carro alugado e é um dos lugares mais procurados no verão, por finlandeses e outros países da Europa Setentrional. A cidade fica muito próxima à Rússia também.

Para alugar um carro na Finlândia, recomendo que utilize o site da Rent Cars, para comparar os preços das principais locadoras do país e fazer a compra online com segurança antes mesmo de viajar.

No verão, alem dos passeios de barco pelo lago e as atrações culturais da cidade, aos finais de semana começam os festivais de musica do verão finlandês, que contam com muitas atrações, gente bonita e boa comida.

 

3. Turku

turku finlândia
Castelo de Turku é o destaque da cidade.

A cidade de Turku está a 168 km da capital Helsinque e você pode chegar até lá de ônibus ou ainda, alugar um carro, o que na Finlândia é bem barato.

Esta pequena cidade finlandesa foi fundada no século 13 e possui importantes obras arquitetônicas, com um ar medieval. Entre seus principais prédios estão a catedral e a biblioteca municipal, além dos parques ecológicos da cidade. Confira as principais curiosidades sobre a Finlândia.

Em Turku, você também pode conhecer seu famoso Castelo, um dos principais pontos turísticos do país que é muito procurado, especialmente no verão da Finlândia.

E o melhor, você consegue passear pelas ruas da cidade caminhando, sem nenhum problema.

 

4. Castelo de San Olaf

castelo de san olaf finlândia
Olavinllina é uma fortaleza que representa muito a Finlândia.

Construído pelos suecos, o Castelo de San Olaf (Olavinlinna), resistiu aos séculos e hoje é uma das principais atrações turísticas da Finlândia. Além de possuir toda uma história que conta a própria construção do território finlandês, o castelo ainda é um dos prédios mais bonitos do país.

Por estar praticamente à beira d’agua, também recebe o nome de Fortaleza das águas e possui um museu de exposições em seu interior.

   

A cidade de Savonlinna está a 4 horas da capital finlandesa (333 km) e você pode chegar até de ônibus. No verão, a cidade recebe importantes festivais de musica e um dos mais importantes festivais de ópera da Europa, alem de contar com ótimas opções gastronômicas das comidas tradicionais da Finlândia e ficar muito agitada durante os finais de semana.

 

5. Norte finlandês

sol da meia noite finlândia
Assistir o sol da meia noite é uma experiência inigualável.

O clima da Lapônia (1004 km de Helsinque), no extremo norte da Finlândia, é uma das mais baixas do lado nórdico da Europa e, no verão, o calor não é muito intenso por ali, com temperatura em torno sempre dos 20 ºC.

Ali, o fenômeno do sol da meia noite é mais intenso e em alguns períodos do verão simplesmente não escurece. Recomendo ver esse momento também na cidade de Rovaniemi (810 km de Helsinque), que fica menos ao norte e pode ser mais fácil de chegar.

No norte finlandês existe uma grande variedade de florestas com uma natureza exuberante, o que favorece muito os esportes ao ar livre e a exploração de parque naturais.

Em Rovaniemi também está a Santa Claus Village, a famosa aldeia do Papai Noel, importante ponto turístico da Finlândia, que encanta seus visitantes.

 

Aproveite a Finlândia no verão

Para quem vai passar o verão na Finlândia e tem um tempo disponível, eu recomendo que visite o norte.

Mas para isso é preciso reservar ao menos 3 dias, já que a forma mais usada para chegar da capital até essa região é o trem, que costuma durar uma noite inteira de viagem. Entenda em detalhes como é o transporte local no artigo como se locomover em Helsinque.

Seja qual for sua programação para o verão finlandês o mais importante é planejar antes quantos dias passar na Finlândia e quais opções mais se adequam ao seu orçamento. Com essas informações definidas é hora de escolher o período e escolher a mala de acordo com a época do ano.

A Finlândia possui muitas opções para seus visitantes e, quem opta por conhece-la no verão, terá sem dúvida uma bela surpresa.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo dicas de viagem para a Finlândia, que certamente irão de ajudar muito no país.

Moi Moi!

E você, quais lugares deseja conhecer na Finlândia durante o verão? Esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.