Mapa da Finlândia: 5 regiões turísticas no país nórdico

por Thaina Geniselli
5/5 - (1 vote)

Mapa da Finlândia: 5 regiões turísticas no país nórdico

Moi! Conhecer o mapa da Finlândia pode ser um grande passo para descobrir as melhores atrações turísticas e as mais belas paisagens do país nórdico, que encanta seus visitantes e é considerado uma das regiões mais belas do mapa mundi.

As peculiaridades que só existem no país fazem do povo finlandês a nação mais feliz do mundo.

Se você está pensando em conhecer o mapa Finlândia e suas regiões turísticas, deve saber que o país tem muito mais para oferecer do que suas famosas auroras boreais ou a casa do Papai Noel.

A população finlandesa ultrapassou os 5,5 milhões de pessoas, em um dos lugares com a economia mais estável do planeta.

O país também é conhecido por seu sistema de educação exemplar, que garante ótimos roteiros culturais e de turismo, a preservação do parques ambientais que estão espalhadas por todo o mapa finlandês.

Já começou a sonhar com essa viagem? Fique de olho nas melhores e mais bonitas paisagens e planeje bem o seu roteiro, para não perder nenhum minuto nessa terra mágica.

Encontre => Melhor internet para viajar na Finlândia

Melhor seguro viagem para a Europa »

 

Mapa da Finlândia: regiões turísticas

  1. Golfo da Finlândia (Helsinque)
  2. Sul (Espoo)
  3. Extremo Norte (Lapônia/ Rovaniemi)
  4. Norte (Oulu)
  5. Finlândia Oriental (Savonlinna/Turku)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

Turismo na Finlândia: o que conhecer

Golfo da Finlândia (Helsinque)

Roteiro em Helsinque
Vista da Catedral de Helsinque e do Centro da cidade.

Inicio a descrição do mapa da Finlândia pela porta de entrada do país, a capital Helsinque, onde se localiza o principal aeroporto finlandês, onde está concentrada a maior parte da população finlandesa – cerca de 650 mil habitantes – e onde a economia local gira com mais facilidade.

Além disso, também é a cidade com o maior número de estrangeiros e universidades.

A maioria das pessoas que visita a Finlândia, inclusive, escolhe Helsinque como ponto central. Por isso, veja informações de como ir do aeroporto de Helsinque para o centro .

Há diversos pontos turísticos em Helsinque interessantes como os diversos museus e possui uma mistura  do moderno com o histórico.

A culinária e as baladas em Helsinque também agradam os mais exigentes e é possível conhecer as belezas naturais, logo depois de passear em seus belos shopping, com muitos produtos sustentáveis.

Há lindas praças e um Mercado Central, onde é possível comer uma comida fresca e saudável com preços bem acessíveis nos vários restaurantes interessantes na cidade.

Para não perder nenhuma atração, especialmente na primavera e no verão pois existem shows musicais e exposições artísticas quase que diariamente, sugiro pelos menos 2 dias no roteiro por Helsinque.

Bem no Centro, partindo da estação de trem central, a maioria das atrações podem ser visitadas caminhando.

Conheça os passeios imperdíveis em Helsinque, como um tour com ônibus turístico em Helsinque, durante  sua viagem pelo Golfo da Finlândia.

É possível inclusive acompanhar um desfile de escolas de samba, inspirado no Brasil e com um toque finlandês.

Descubra => Onde se hospedar em Helsinque

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Sul (Espoo)

Espoo Finlândia
Espoo se confunde com a capital | Foto: I, -Majestic-, via Wikimedia Commons

Na região Sul do mapa da Finlândia, entre Helsinque e Espoo, está a famosa Fortaleza de Suomenlinna.

Essa ilha, que se chega através de um ferry boat, foi considerado pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade e é perfeita para passar um dia ou desfrutar um belo final de tarde.

É possível conhecer um pouco mais da cultura do país, além de curtir a bela natureza local. Espoo, que é uma das cidades próximas de Helsinque, na verdade fica praticamente dentro da capital, apenas 10 minutos de trem.

Ela e outras cidades nos arredores você pode conhecer comprando bilhete de trem em oferta na Finlândia.

Além da fortaleza, existem outras atrações culturais, como o museu EMMA e algumas praias para quem não dispensa um sol no verão e a interação com o pessoal local, que no calor fica mais animado!

Em Espoo também é possível conhecer ótimos restaurantes e descobrir a culinária local, com sua saborosa sopa de salmão, iguarias e doces, que merecem muito a sua degustação.

Não deixe de passear pelos bosques e aproveitar as saunas que estão disponíveis em muitos pontos da cidade! Por ser perto, você pode ficar em Helsinque e fazer um bate-volta.

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Extremo Norte (Lapônia/ Rovaniemi)

Turismo Finlândia
Santa Claus’ Village | Foto: Samuli Lintula, via Wikimedia Commons.

Seguindo o mapa da Finlândia, te levo agora para o extremo norte do país e destaco a Lapônia e Rovaniemi.

Afinal, quem nunca sonhou em conhecer o verdadeiro Papai Noel que atire a primeira pedra! Pois as pessoas na Finlândia têm a sorte de viver bem perto da figura mítica de Santa Klaus. O verdadeiro!

Em Rovaniemi, está localizada a casa do bom velhinho, com uma vila inteira dedicada a sua figura e aos ajudantes.

As renas estão por todos os lados e é possível conhecer mais sobre essa cultura e tirar muitas fotos. Essa região é muito fria, então, vá preparado para temperaturas negativas, mesmo na primavera.

No extremo norte finlandês você pode fazer uma excursão para Aldeia do Papai Noel e Círculo Polar Ártico. Por ser distante, são quase 900 km de Helsinque, fique um fim de semana em um dos hotéis em Rovaniemi.

Assim, poderá desfrutar a culinária local com mais tranquilidade. Por ali também se pode esquiar em vários pontos. Da capital finlandesa é possível chegar de trem ou avião até Rovaniemi.

Como sua viagem deve ser curta, pegue um voo para ganhar tempo ou escolha um trem noturno, com cabine com cama e banheiros individuais.

 

Lapônia e as auroras boreais

Guia Finlândia
Viste a Lapônia para conhecer a aurora boreal.

Ainda no extremo norte no mapa da Finlândia está a Lapônia, um dos melhores lugares para ver a aurora boreal.

Esse incrível fenômeno da natureza só pode ser visto em poucos lugares e essa região finlandesa é um desses. Durante a aurora boreal, o céu ganha tons de verde, lilás e uma mescla de cores.

A aurora boreal só pode ser vista na noite de regiões polares e em determinadas épocas do ano, geralmente no inverno.

Entre os meses de setembro e fevereiro, outono e inverno no hemisfério norte, é mais fácil acompanhar esse espetáculo da natureza, por isso, tente se programar antes.

O ideal é ficar na região por pelo menos três dias – procure um dos hotéis em Ivalo. Uma dica para quem quer visitar a Lapônia para ver a aurora boreal.

Faça a visita com um guia credenciado e experiente no assunto. Você terá que estar em um bosque e, por isso, precisa de acompanhamento para não perder a viagem e se frustar.

Existem pacotes de empresas que incluem a hospedagem, transporte e até churrasco durante o evento: excursão de caça a aurora boreal e círculo ártico na Finlândia, passeio de trenó pelas luzes do norte ou até uma busca pela aurora boreal com churrasco Lapão.

 

Norte (Oulu)

Parques da Finlândia
Parque ecológico Hossa | Foto: Francesco Veronesi, via Wikimedia Commons.

Um pouco mais abaixo, cerca de 600 quilômetros de Helsinque, na região norte do país, está um parque que vem agitando o turismo na Finlândia.

Conhecida pela sua preservação da natureza, lagos limpíssimos e belezas naturais, ganhou no mapa da Finlândia mais um parque onde é possível passar a noite, em cabanas ou acampado.

Dentro do Parque Nacional Hossa, fundado em 2017, se pode encontrar diversas atividades como ciclismo, esportes de natureza, esqui, canoagem, entre outros.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Espécies de animais que só existem em países frios também são facilmente identificados e o visitante pode ver de perto ursos em seu habitat natural.

   

Como Oulu não fica tão longe de Helsinque, mas o viajante pode aproveitar para passar ao menos dois dias e desfrutar dessa experiência em um dos hotéis em Oulu.

Ali, são mais de 11 mil hectares de natureza preservada e infraestrutura para receber visitantes para praticar os mais diversos esportes ao ar livre e interagir com a fauna e flora local.

Economia => Ticket para ônibus e barco em Helsinque

 

Finlândia Oriental (Savonlinna/Turku)

Castelos na Finlândia
Castelo de San Olaf | Foto: Olga1969, via Wikimedia Commons.

Na bela cidade de Turku, cerca de 160 km da capital Helsinque, está entre outras belezas o Castelo de San Olaf.

A construção dessa fortaleza começou por volta de 1475 e conta muito da historia medieval do país nórdico e suas influência dos países vizinhos.

É possível reviver ali o tempo das igrejas medievais e a cultura que está quase intocável no local. Cerca de 40 minutos de ônibus separam as cidades de Turku e Helsinque.

A viagem pode ser feita pela manhã e o viajante pode passar o dia na cidade.

Além do castelo, há lindos parques naturais e bons recantos de gastronomia. Assim, você pode fazer um passeio de caiaque no Arquipélago Turku.

Encontre => Hotéis em Turku

 

Conheça bem o mapa da Finlândia

Não é por acaso que a bandeira azul e branca da Finlândia nos traz tanta tranquilidade! Explorar esse país e as rotas das regiões finlandesas nos traz uma imensidão de natureza, cultura e calmaria.

Essa viagem pode ser uma das mais especiais, com o roteiro certo e todas as possibilidades de conhecer as principais regiões e suas particularidades. Para isso, alugar um carro na Finlândia pode ser uma excelente opção.

Seja qual for seu roteiro no mapa da Finlândia, com certeza, você voltará mais encantado e com a vontade de visitar de novo.

E não se preocupe, apesar da língua difícil, por ali todo mundo fala inglês e a cultura e segurança são muito valorizadas. Dessa forma, viajar sozinho ou com um amigo não é nenhum problema.

Ficou com alguma dúvida sobre o mapa da Finlândia? Responda nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *