10 dicas da Finlândia: tudo para você que está embarcando

por Thaina Geniselli

10 dicas da Finlândia: tudo para você que está embarcando

Se você está com viagem marcada para a Europa e busca as melhores dicas da Finlândia, esse artigo te ajudará bastante! Assim você evitará possíveis contratempos, além de deixar o seu roteiro ainda mais redondinho.

Com os países nórdicos em alta para quem busca conhecer lugares diferentes na Europa, a Finlândia se tornou, junto com a sua cultura, natureza e culinária peculiar, um dos destinos mais procurados por viajantes nos últimos anos. Mas ainda há muita coisa a ser explorada.

Por tratar-se de um país pouco conhecido e fora do roteiro turístico convencional, as belezas finlandesas devem ser visitadas nas épocas certas do ano, sempre levando em consideração o clima e suas peculiaridades.

Neste artigo, te mostro as dicas importantes sobre a moeda, estações do ano, quantos dias ficar na Finlândia e as principais atrações de cada região, para que você tenha a melhor experiência nesta terra encantadora.

Conheça as melhores dicas da Finlândia para viajar e desfrutar de cada minuto!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Helsinque

Saiba mais sobre Seguro viagem Europa »

Dicas da Finlândia para você se dar bem

  • Melhor época do ano para viajar
  • Qual moeda levar para a Finlândia
  • Visto e seguro viagem
  • Comidas típicas da Finlândia
  • Segurança e transporte público
  • Tomada na Finlândia e fontes de energia
  • Atrações imperdíveis de Helsinque
  • Festivais de música e o sol da meia-noite
  • Quantos dias ficar na Finlândia
  • Explorar o norte da Finlândia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

1) Melhor época do ano para viajar

Aurora Boreal Finlândia
Aurora Boreal pode ser vista em algumas partes da Finlândia.

A Finlândia é um país com um inverno rigoroso e você deve saber disso. As temperaturas nesta estação do ano podem diminuir e a sensação térmica chegar até -20 graus, o que, para nós brasileiros, é quase impensável.

Mas mesmo o inverno finlandês é um período com grandes experiências turísticas. Sem dúvida, a melhor época para viajar para a Finlândia é a partir da primavera, quando o clima na Finlândia começa a ficar ameno, as cores mudam e o ambiente finlandês fica mais amistoso e cheio de atividades ao ar livre.

No entanto, gosto de ressaltar que por aqui, os amantes do charme do inverno, dos esportes de neve e paisagens exóticas possuem uma opção única durante os meses de frio.

Assim, tudo vai depender do seu estilo de viagem e gosto particular pelas atividades. Se o seu sonho é ver a aurora boreal e esquiar nos brancos montes finlandeses, prepare sua roupa de frio e venha!

Neste período, quando o céu muda sua coloração e é possível vê-lo nas cores verde, vermelha, lilás, assim coisas mágicas acontecem! Essa experiência atraí turistas do mundo todo e vale a viagem de inverno, seguramente.

E o que fazer na Finlândia no verão? Qual a melhor opção finlandesa de passeios? Eu aconselho que, se escolher conhecer a Finlândia no verão, venha preparado para as noites que nunca acabam por aqui. Aproveite e descubra quais os feriados na Finlândia.

Os finlandeses aproveitam o fenômeno natural, onde o sol dura até a madrugada, para realizar festivais de arte e música, regados com muita comida e bebida.

 

2) Qual moeda levar para a Finlândia

Finlândia moeda
Euro é a moeda oficial da Finlândia.

O país pertence a União Europeia e, por isso, adota o euro como moeda da Finlândia. Uma dica que costumo dar para para quem viaja para qualquer parte da Europa é que vá se preparando aos poucos para sua trip.

Não deixe para adquiri-lo na última hora e muito menos no aeroporto, pois as casas de câmbio instaladas nos terminais aéreos devem ser vistas apenas como um socorro em alguma emergência, já que a taxa de câmbio ali é sempre mais cara e você acaba perdendo dinheiro. Saiba como comprar euro online com segurança.

Ao pensar na Finlândia e no seu roteiro de viagem, planeje o quanto quer e pode gastar. Separe os valores mais altos como passagens e hotel, que preferencialmente devem ser cotados e comprados com antecipação.

Pense também nos gastos com alimentação, passeios e compras. Descubra quanto gasto em Helsinque e confira dicas para economizar.

Ao ter seu orçamento definido, comece a comprar euro, aos poucos, sempre que a cotação estiver mais baixa. Um bom planejamento pode levar às melhores experiências, por preços mais acessíveis.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Finlândia

 

3) Visto e seguro viagem

visto para a Finlândia
Atualmente, a entrada de brasileiros na Finlândia não necessita de visto.

A Finlândia está na zona onde vigora o Tratado de Schengen, onde o total de 30 países permitem a livre circulação das pessoas, sem a necessidade de visto ou autorização de entrada.

O Brasil e seus cidadãos atualmente não precisam de visto para entrar nesta zona, mas isso mudará.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A partir de 2021 alguns países exigirão uma espécie de visto para Europa eletrônico para brasileiros e os outros cidadãos do mundo. Essa lei ainda não entrou em vigor e está sem data específica para começar, por isso é bom ficar atento.

O visto para a entrada na Finlândia não é obrigatório, mas algumas regrinhas devem ser observadas e obedecidas. Uma delas, super importante, diz respeito ao passaporte válido com o mínimo de 6 meses e a contratação de um seguro viagem.

Vale ressaltar que os órgãos de imigração finlandeses podem exigir que você apresente o seu comprovante do seguro viagem junto com os seus documentos comprobatórios de renda (moeda em espécie, cartão de crédito, comprovante de passagem de volta).

Prático => Ônibus turístico em Helsinque

 

4) Comidas típicas da Finlândia

Comidas típicas da Finlândia
Alimentação finlandesa é equilibrada e rica em peixes e legumes.

Não provar as comidas típicas da Finlândia é um vazio no seu diário de viagem. Os finlandeses são adeptos de uma alimentação saudável, com muito peixe, frutas e legumes frescos; também é possível provar as iguarias de carne de caça, como a rena por exemplo, que estão em muitos pratos.

Outras iguarias típicas da imperdíveis são os pães e bolos que se encontram em todos os lados. conheça os principais restaurantes em Helsinque.

Uma parada para um bom café, acompanhado de um docinho é ótimo para recarregar a energia e continuar os passeios pelas belas ruas desse país nórdico.

Incrível => Excursão a pé em Helsinque

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

5) Segurança e transporte público

Transporte na Finlândia
Encante-se com os ônibus e metrô seguros e eficientes na Finlândia.

Se existe um lugar para estar despreocupado com a segurança é a Finlândia. Considerado com um dos países mais seguros do mundo e com a melhor qualidade de vida dos últimos anos, por aqui a violência é quase zero.

Os direitos civis são conhecidos e respeitados por todos, em um regime de igualdade de gênero que não se vê em qualquer lugar. Aqui, uma mulher ou uma criança caminham pela rua, em qualquer horário, sem nenhum problema.

Quase não se ouve falar em qualquer tipo de crime e, para quem irá viajar sozinho, isso pode ser um diferencial.

Você pode aproveitar as baladas em Helsinque à noite e voltar caminhando para o hotel sem nenhum tipo de transtorno. No comércio, as pessoas também são muito honestas e tudo é muito bem explicado, tanto nas ruas como nas lojas. Você sabe exatamente o quanto paga e o porquê de cada valor.

Para se locomover, uma das dicas da Finlândia é quanto ao transporte público, pois o metrô e os ônibus estão rigorosamente presentes nos horários marcados e sempre muito limpos. Todos os ambientes climatizados e com wi-fi, para aquela fotinho de turista que não pode faltar.

Sobre como se locomover em Helsinque, por exemplo, como tudo é muito próximo, você pode dispensar o metrô e andar de bicicleta pelas ruas da capital finlandesa, que é muito segura e bem sinalizada.

Economia => Ticket para ônibus e barco em Helsinque

 

6) Tomada na Finlândia e fontes de energia

toma na europa
Tenha um adaptador sempre por perto e verifique a voltagem dos seus aparelhos elétricos.

Quem viaja deve lembrar que hoje, sem energia, ficamos incomunicáveis. Isso significa que, a tomada para carregar seu celular e computador deve ser avaliada antes da viagem, para não sofrer imprevistos. Saiba quais as principais curiosidades da Finlândia.

As tomadas da Finlândia são estilo europeias, aquelas redondinhas. Alguns carregadores podem não ser compatíveis, por isso é melhor ter sempre um adaptador na bolsa.

Nos hotéis, geralmente se encontram alguns para emprestar, mas eu aconselho sempre ter o seu consigo e evitar ter que pedir emprestado. Confira como ter Internet na Finlândia.

A energia é 220v, por isso, cuidado com alguns aparelhos eletrônicos, em especial, chapinha e secador. Caso o aparelho não for bivolt, você pode estragá-lo.

 

7) Atraçōes imperdíveis de Helsinque

Helsinque Finlândia
Helsinque oferece uma programação rica e diferente.

Helsinque é uma cidade linda e segura, onde pode-se conhecer quase tudo caminhando. Se você puder escolher, opte por um hotel no centro da cidade ou na região de Kamppi, que é bem ao lado do centro.

Por ali estão o Mercado Central, os principais museus e também os melhores restaurantes da cidade. Saiba como montar um roteiro em Helsinque.

Também é possível realizar passeios em Helsinque de barco e desfrutar de ótimos festivais de música na cidade, durante o verão. Muitas exposições artísticas e baladas incríveis estão por ali, basta escolher a melhor época e conferir a programação.

Desfrute => Passeio de barco em Helsinque

 

8) Festivais de música e o sol da meia-noite

sol da meia-noite na Finlândia
Áreas verdes e parques são muito comuns na Finlândia.

E por falar em festival de música, eles acontecem por toda parte durante a Finlândia no verão. Todos os ritmos podem ser ouvidos durante os meses mais quentes do ano, entre junho e agosto – os finlandeses sabem mesmo como se divertir.

Como as cidades finlandesas possuem muitos parques e áreas verdes, as estruturas são montadas perto da natureza e muitas opções de comidas, barzinhos e baladas ficam agitadas nesta época do ano. saiba como fazer um roteiro de trem pela Escandinávia.

Durante o verão, também acontece o sol da meia-noite finlandês. A noite fica iluminada, devido a posição do sol em relação à Terra e o “escuro” não chega por alguns meses.

Isso mesmo, noites com sol existem e são lindas na Finlândia. É o momento perfeito para quem gosta de aproveitar a noite e viver belas experiências locais.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Fenômeno => Tour Sol da meia-noite em Rovaniemi

   

 

9) Quantos dias ficar na Finlândia

quantos dias ficar na Finlândia
Quatro dias completos são suficientes para explorar os principais pontos turísticos do país.

Este é um país pequeno em relação ao Brasil e os pontos turísticos da Finlândia podem ser bem conhecidos em poucos dias.

Quem deseja ver um pouco mais das belezas finlandesas com calma e no seu ritmo, deve ficar ao menos 4 dias completos por aqui.

O aeroporto de Helsinque está a algumas horas de viagem de avião do norte do país, outra área muito turística, então, se você quiser visitar as duas partes, deve estender um pouco sua viagem.

Tour no norte => Snowmobiling em Rovaniemi

 

10) Explorando o norte da Finlândia

norte da Finlândia
Na região norte o inverno é rigoroso, com temperaturas negativas e muita neve.

No norte finlandês, é possível admirar a natureza de uma forma peculiar. É a parte mais fria do país e também onde acontece a aurora boreal.

Também famosa por suas estações de esqui, uma das dicas da Finlândia mais inusitadas é que aqui fica a vila onde está a casa oficial do Papai Noel, a Santa Claus Village. Isso mesmo, ele mora por ali!

O norte da Finlândia é uma região muito bonita e, apesar do rigoroso inverno, merece uma visita de ao menos 2 dias.

Para quem deseja ver o maior fenômeno da natureza recomendo que faça o passeio fotográfico da Aurora Boreal, feito em Rovaniemi. Esta reserva deve ser feita com antecedência, pois trata-se de um tour muito procurado.

Alugue => Carros mais baratos na Finlândia

 

Utilize as dicas da Finlândia

Conhecer bem um país e suas peculiaridades antes da viagem podem poupar tempo, dinheiro e evitar muitos transtornos para os viajantes.

Uma tomada diferente, um transporte público que não atende às suas necessidades, entre outros imprevistos, podem fazer com que você não aproveite integralmente aquilo que desejaria conhecer.

Antes de viajar, leia sobre o cidade ou país e procure se informar o máximo possível, levando em conta a experiência de quem já passou por ali ou mora no lugar. As melhores dicas da Finlândia você encontra por aqui, agora é só se preparar e embarcar!

Para finalizar, recomendo o artigo cidades da Finlândia, onde você saberá quais os principais destinos turísticos do país para visitar.

E você, está com planos de visitar a Finlândia? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *