Como ir do aeroporto de Helsinque para o centro

Como ir do aeroporto de Helsinque para o centro

Saiba que sair do aeroporto de Helsinque e chegar ao centro é muito fácil e seguro, se você resolveu conhecer o país mais feliz do mundo e está de malas prontas para a Finlândia! E, seguindo as dicas que vou ensinar, você não terá nenhuma dificuldade.

Além de linda, Helsinque é uma cidade muito prática para se locomover, seja de carro, transporte público ou até de bicicleta. O aeroporto fica em Vantaa, uma cidade bem próxima, cerca de 20 quilômetros do centro de Helsinque e são muitas opções para chegar ao seu destino. A sigla do aeroporto de Helsinque é HEL.

A maior parte dos hotéis e também dos principais pontos turísticos de Helsinque, ficam na região do centro. E, por isso, é a área preferida dos turistas e mais agitada da cidade.

A moeda da Finlândia é o euro e quase todo mundo no país fala inglês, então não se preocupe em se perder, pois isso não vai acontecer. O povo finlandês é educado e, no aeroporto, existem vários canais de comunicação para turistas e visitantes.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Helsinque

Seguro viagem Europa »

 

Opções para sair do aeroporto de Helsinque

  • Táxi
  • Uber
  • Carro alugado
  • Trem
  • Ônibus

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »

 

Como ir do aeroporto de Helsinque ao Centro

Táxi em Helsinque

Como sair do aeroporto de Helsinque
Táxi é a opção mais prática e cara em Helsinque.

Para os mais tradicionais e que não gostam de se preocupar em carregar malas pelo transporte público, ir do Aeroporto de Helsinque ao Centro de táxi pode ser a melhor opção. Mas é bom saber, é uma das opções mais caras!

O trajeto leva de 25 a 30 minutos e existem pontos de táxi logo na saída dos terminais, como em quase todos os aeroportos. Antes de entrar no carro, você será atendido por alguém da empresa, que já vai informar o valor e o tempo até seu destino. Há empresas como Airport Taxi Helsinque-Vantaa, Taxi Point e Airport Taxi Yellow Line.

Uma corrida até o Centro de Helsinque fica em torno de 50 euros. Essa opção é a mais recomendada para quem está com muitas malas ou chegou de madrugada, já que alguns meios transportes não funcionam depois da 01 hora da manhã.

O táxi está sempre pronto para atender ao visitante e você ainda pode pegar umas dicas com os taxistas, que sempre falam inglês e são muito cordiais. O transporte de táxi também é melhor para quem não está acostumado a usar transporte público ou não está muito seguro com seu nível de inglês.

Ingressos => Passeios guiados por Helsinque

 

Uber em Helsinque

Como ir ao Centro de Helsinque
Uber também é opção na Finlândia.

O Uber é o primo moderno do táxi e isso você já sabe. Os valores de tarifas costumam ser mais baixos, mas em Helsinque a diferença entre os dois modos de locomoção é muito pequena. Talvez por aqui, há menos pessoas trabalhando no aplicativo e, por isso, às vezes demora para chegar.

É claro que, estando no aeroporto de Helsinque, haverão mais carros disponíveis para recolher passageiros e levá-los ao Centro. Então, para você que não dispensa o aplicativo, essa é uma ótima opção também.

Na Finlândia, você verá uma coisa interessante no Uber: eles não possuem as balinhas ou docinhos como no Brasil. Por outro lado, pedindo um carro na opção mais simples do aplicativo pode chegar uma BWM novinha para te buscar, pelo mesmo valor. Se você gosta de conforto e chegar em grande estilo, é a sua chance!

O tempo até o centro é o mesmo do táxi, em torno de 30 minutos. Na Finlândia não tem trânsito engarrafado, então sempre é possível se programar e chegar no horário certo. A não ser, é claro, que você queira começar a sessão de fotos no caminho, afinal a cidade de Helsinque é muito bonita!

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 

Carro alugado em Helsinque

Como ir do aeroporto ao centro de Helsinque
Carro alugado é uma opção para quem quer viajar pelo país.

Muita gente não dispensa ter um veículo particular para garantir a liberdade de locomoção nas cidades que vai conhecer. Assim, se você quiser dirigir por aí sem se preocupar com horário para nada, então o carro alugado é a melhor opção.

Além disso, é uma opção muito prática já que no aeroporto de Helsinque existem várias locadoras de veículos e as mais famosas estão por lá. A retirada também é muito simples, pode ser pré-agendada e você acompanha tudo pelo aplicativo da companhia.

Chegando ao aeroporto, na saída do desembarque, você verá as placas das locadoras. Os atendentes falam inglês e alguns até espanhol. O valor do aluguel de um carro para quatro passageiros está em torno de R$190. No site da RentCars você consegue pesquisar, simular e alugar carro em Helsinque por preços muito competitivos.

   

Mas, atenção! Se você tem menos de 25 anos e será o motorista essa taxa pode subir mais de 50%. Então, avalie se compensa alugar um carro, especialmente numa cidade onde dá para fazer quase tudo caminhando e o transporte público é muito eficiente.

Economia => Ticket para ônibus e barco em Helsinque

 

Trem em Helsinque

Dicas de transporte em Helsinque
Estação de trem | Foto: Janne Ranta, via Wikimedia Commons.

Na minha opinião, os trens da HSL são a melhor opção e uma das mais baratas para chegar a região central da capital finlandesa. O custo-benefício é imbatível e só não é aconselhável em uma ocasião: se você chegar na madrugada, pois os trens não estarão funcionando.

Ir do aeroporto de Helsinque para o Centro de trem é muito fácil. Saindo no desembarque você já pode avistar placas por todo o aeroporto, indicando o caminho da estação, que fica dentro do próprio aeroporto. Você não precisa sair e nem andar muito!

Para comprar o bilhete, existem máquinas no caminho e na entrada que leva até a área de embarque do trem. Na máquina, você escolhe o idioma (melhor colocar em inglês e não correr o risco de comprar errado) e a opção de trajeto.

Incrível => Excursão a pé em Helsinque

Dicas de Helsinque
Trem em Helsinque.

É bem simples: escolha a opção Helsinki City Center e pague o valor do bilhete, que é de 5 euros. Crianças até 7 anos pagam metade do preço. Existem painéis na entrada da escada rolante que leva até o embarque, que avisam o tempo de chegada e espera pelo próximo trem.

O tempo máximo de espera entre um trem e outro é de 20 minutos. Os bilhetes podem ser pagos em dinheiro (euro) ou cartão. As máquinas não aceitam notas altas de dinheiro, é bom ter dinheiro trocado. O tempo de viagem é de 30 minutos também.

Não se esqueça de comprar seu bilhete antes de entrar no trem! Existem fiscais por todo o trajeto que podem pedir para ver sua passagem. Caso você não apresente, a multa é de 80 euros!! Com esse valor você visita os principais pontos turísticos de Helsinque e ainda toma uma bela cerveja no Mercado Central.

Chip => Quanto custa usar internet na Europa

 

Ônibus em Helsinque

Dicas da Finlândia
Ônibus da Finnair | Foto: Vladimir Menkov, via Wikimedia Commons.

Há dois tipos de ônibus que podem levar do aeroporto de Helsinque até o Centro. O primeiro é o ônibus da companhia aérea Finnair, o Finnair City Bus. Esse ônibus vai do aeroporto até a Estação Central de Trem de Helsinque, que por sinal é seu primeiro ponto turístico a ser visitado na cidade!

O ônibus sai do aeroporto a cada 20 minutos, durante todo o dia, e custa 6,60 euros. Você pode comprar a passagem direto com o motorista ou no site da Finnair, que mostra os horários de cada partida. O trajeto dura em média 35 minutos.

Mas, essa opção só está disponível até meia-noite, então se for chegar de madrugada, deve optar pelo ônibus convencional, que é outra opção fácil e segura de usar. Do convencional há duas linhas para ir do aeroporto até o centro: 615 e 617.

Recomendo a linha 615, pois faz o trajeto direto entre o aeroporto e a Estação Central de Trem de Helsinque. A linha 617 é uma opção para os dias de semana e em horários específicos. O ônibus para próximo ao centro, por isso, vale olhar onde fica seu hotel e se essa opção é viável para você. Outra maneira super legal de usar esse meio de transporte é com o ônibus turístico em Helsinque. Confira.

A passagem deve ser comprada nas máquinas e custa 5 euros. Essa é a única opção de transporte público para quem chega de madrugada e não quer gastar muito até o centro da cidade!

   

Saiba mais => Como usar WhatsApp no exterior

 

Dicas sobre o aeroporto de Helsinque

Dicas de Helsinque, na Finlândia
Aeroporto de Helsinque | Foto: Tiia Monto, via Wikimedia Commons.

Fique atento onde sua mala estará disponível! Ao sair do voo, se informe em qual esteira você deve buscar sua bagagem. Existem as opções A e B e, diferente do que acontece no Brasil ou em outros aeroportos do mundo, nem sempre está logo na vista.

Para não perder tempo esperando pela mala ou entrar em desespero achando que ela foi extraviada, peça informação aos agentes do aeroporto ou da companhia aérea que você chegou. Mesmo depois de sair da área de desembarque é possível pegar a mala se ela estiver no lado oposto ao que você desceu. É bem simples e eles te ajudam!

O aeroporto de Helsinque é aconchegante, por isso, vale tomar um café antes de sair, se você tiver tempo. Mas não esqueça de chegar com um bom casaco, caso seja nas estações mais frias. O aeroporto é quentinho, mas saindo você pode passar frio se não estiver preparado!

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Finlândia

 

Do aeroporto de Helsinque ao Centro

Visitar Helsinque vale muito a pena, independente se você viaja sozinho, em casal, grupo ou mesmo em família. Tudo na Finlândia, incluindo seu transporte, é seguro, limpo e confortável, e foi construído para facilitar a vida das pessoas da cidade e dos seus visitantes.

E, além dos pontos turísticos maravilhosos da cidade, agora que você já sabe como ir do aeroporto de Helsinque para o Centro. Não é à toa que os finlandeses tem a melhor qualidade de vida do mundo. E, você irá descobrir isso logo que chegar na capital da Finlândia.

A Finlândia é um destino incrível que deve ser visitado em todas as estações do ano. Se você procura um lugar novo, lindo e que recebe bem seus visitantes, você já encontrou sua próxima viagem!

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre como ir do aeroporto de Helsinque ao centro? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *