Pontos turísticos de Helsinque: 7 atrações da Finlândia

por Thaina Geniselli

Pontos turísticos de Helsinque: 7 atrações da Finlândia

Moi! Olá! Neste artigo falo sobre os principais pontos turísticos de Helsinque, capital da Finlândia. Um dos países nórdicos, localizado ao norte da Europa, a Finlândia é uma surpresa incrível para os visitantes.

Helsinque é a principal cidade do país e também a mais movimentada e cheia de atrações, que podem ser desfrutadas em diversas épocas do ano. Há museus, mercado e muito o que fazer em Helsinque.

Com uma população de mais de 620 mil habitantes, Helsinque é considerada como um dos lugares mais seguros e desenvolvidos do mundo, além de belo e com uma população sempre cordial.

Em Helsinque, há pontos turísticos para todos os gostos. É uma capital que respira arte, modernidade e beleza natural e é sempre receptiva a viajantes de todo o mundo. Mesmo no inverno, entre dezembro e março, onde as temperaturas são muito baixas (podem chegar a -20°C), a cidade entretêm e diverte seus visitantes. Quer descobrir mais? Continue esta leitura!

Planeje sua viagem => Bairros de Helsinque para hospedagem

Tipos de seguro viagem para a Europa »

Pontos turísticos de Helsinque: o que ver

Helsinque reúne em seu território todo tipo de atrativo turístico. Por isso, às vezes, é até difícil escolher o que visitar na capital da Finlândia. São diversos museus e galerias de arte. Cada um deles tem uma temática diferente: desde museus tradicionais, passando por arte moderna e chegando a museu a céu aberto. A diversidade cultural dessa região europeia é incrível.

Os pontos turísticos de Helsinque estão espalhados por toda a cidade. Há catedrais, mercados, muitos prédios históricos lindos, que valem a visita. E, depois de descobrir tantos atrativos, nada melhor do que experimentar a gastronomia local.

Com bons restaurantes, Helsinque é o lugar perfeito para se degustar bons vinhos, comidas típicas da Finlândia, mas também internacionais ou ainda tomar uma boa cidra ou gin tônica. Uma combinação perfeita com o clima da cidade.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »

Mapa dos pontos turísticos de Helsinque

  1. Estação Central e Teatro Nacional Finlandês
  2. Museu de Arte Ateneum
  3. Kiasma – Museu de Arte Contemporânea
  4. Museu a Céu Aberto Seurasaari
  5. Mercado de Helsinque
  6. Igreja de Pedra e catedrais
  7. Bares e Pubs

O que fazer em Helsinque

Seja de transporte público, como ônibus e metrô, ou ainda de bicicleta conhecer os pontos turísticos de Helsinque é um passeio dos mais agradáveis possíveis. A linha de transporte, além de super rápida, é a mais eficiente que eu já vi, superando a pontualidade dos britânicos.

Se você viajar na Finlândia durante o verão, ou mesmo nos meses mais quentes da primavera e outono, aconselho conhecer tudo isso de bicicleta, que podem ser alugadas facilmente. Além disso, o trânsito é bem seguro e em todos os pontos turísticos existem estacionamentos de bikes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Helsinque. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Prático e bem fácil de usar. Ou ainda, experimente andar de ônibus turístico em Helsinque.

Vou mostrar agora ótimos motivos para conhecer Helsinque e o que fazer na capital do país mais feliz do mundo. Confira.

1. Estação Central e Teatro Nacional Finlandês

Turismo em Helsinque
Teatro Nacional Finlandês | Foto: Tomisti, via Wikimedia Commons.

Esse deve ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Além de estar bem no meio de Helsinque, o prédio da Estação Ferroviária também está próximo de outros prédios históricos que valem a visita. A construção é belíssima, com duas grandes esculturas de tirar o fôlego. Essa é a primeira parada de fotos.

Quase ao lado da estação está o Teatro Nacional Finlandês, que representa muito para a cultura do país, pois é considerado o berço da língua e cultura finlandesa. O prédio é muito bonito e na entrada há uma estátua do escritor finlandês mais famoso de todos os tempos, Aleksis Kivi.

  • Horário de funcionamento: A estação funciona 24 horas por dia, porém alguns transportes em Helsinque param entre 01 e 05 horas da manhã. O melhor horário para conhecer o local é durante o dia. O teatro, geralmente, está fechado para a visitação, só pode entrar se houver peça ou atividade específica.
  • Como chegar: usando o transporte público de Helsinque, você pode chegar de ônibus, metrô ou bondinho.
  • Tour histórico: é possível conhecer os prédios através de um city tour de meio dia em Helsinque.

2. Museu de Arte Ateneum

Dicas de turismo em Helsinque
Museu de Arte Ateneum | Foto: Arkkipuudeli, via Wikimedia Commons.

O Museu de Arte Ateneum é o mais famoso museu da Finlândia e o que melhor explora a cultura local. Ao conhecer o museu, um dos principais pontos turísticos de Helsinque, você consegue capturar todo o sentimento artístico do país.

   

Há mais de 20 mil obras no acervo do museu, que realiza exposições fixas e também eventos como palestras, apresentações e exposições itinerantes. O Ateneum é um museu vale a pena ser descoberto na capital finlandesa.

  • Horário de funcionamento: Durante a semana o museu funciona das 10 às 16 horas, aos sábados das 10 às 20 horas e aos domingos as visitas vão de 10 às 17 horas.
  • Ingresso: Os preços podem variar conforme a exposição, vale conferir antes os valores no site ou na portaria do museu. As entradas podem ser compradas até 30 minutos antes de cada evento e giram em torno de 20 a 50 euros. Mas com o Helsinque Card, a entrada é gratuita.
  • Como chegar: Ao lado da Estação Central, pode ir caminhando.

3. Kiasma – Museu de Arte Contemporânea

O que fazer em Helsinque no inverno
Museu Kiasma | Foto: M00ster, via Wikimedia Commons.

Entre os diversos museus da cidade, o Museu de Arte Contemporânea Kiasma é um dos imperdíveis de visitar. Está localizado perto do Centro e tem um parque ao redor que reúne muita gente nos dias de sol e calor em Helsinque.

A coleção permanente do museu é linda e sempre tem exposições pontuais, com assuntos diversos de arte. Dentro do museu tem um café, onde você pode tirar um tempo para uma bebida quente e comer um bolinho local delicioso que se chama Runebergin Torttu ou Torta Runebergin, a base de amêndoa e geleia.

O bolo leva o nome de um poeta finlandês que, segundo a lenda, escrevia degustando dessa delícia local. Vale entrar no clima artístico por completo na visita!

  • Horário de funcionamento: O Kiasma funciona dos os dias das 10 às 17 horas.
  • Ingresso: Os preços podem variar conforme a exposição. As entradas normais custam 20 euros, ou com o Helsinque Card.
  • Como chegar: O museu fica próximo ao Centro e pode-se chegar caminhando.

4. Museu a Céu Aberto Seurasaari

O que fazer em Helsinque no verão
Museu a céu aberto Seurasaari.

Se você quer conhecer como era a Finlândia antiga, visite o Museu a Céu Aberto Seurasaari. Com uma exposição a céu aberto, o visitante faz uma verdadeira viagem no tempo já que no passeio se pode conhecer casas antigas, roupas e modo de viver dos finlandeses.

Além de muito bonito, é um dos passeios para fazer em Helsinque que coloca as pessoas em contato com a natureza. Uma dica é tirar pelo menos meio dia para conhecer o lugar. O museu está numa ilha, ao lado de Helsinque. Os edifícios antigos foram todos levados para o local e distribuídos ao longo da ilha.

Aqui você encontra também cafés e lanchonetes. O contato com a natureza é incrível, sendo possível ver animais, alimentar os esquilos e ainda fazer um piquenique, sobretudo em dias de clima ameno. Se for um dia de verão na Finlândia, não esqueça de usar protetor solar.

  • Horário de funcionamento: O Museu fica aberto durante o dia todo, sendo recomendado o passeio desde a manhã até o pôr-do-sol.
  • Ingresso: Entrada gratuita, mas é possível fazer uma excursão turística ao Museu de Seurasaari.
  • Como chegar: A melhor opção é o ônibus da linha 24, que pode ser pego no Centro e deixa o visitante na entrada da ponte que leva à ilha.

5. Mercado de Helsinque

Pontos turísticos mais visitados de Helsinque
Mercado de Helsinque.

O Mercado de Helsinque, localizado na Praça do Mercado, é um dos lugares mais agitados durante o dia na cidade. Está sempre cheio de moradores e viajantes por todos os lados que querem conhecer a culinária da Finlândia e experimentar os sabores locais.

No mercado é possível encontrar de tudo, desde comidas prontas, frutas e artesanatos locais. O prato principal da Finlândia é, sem dúvida, o peixe. Sempre fresco e de ótima qualidade, você pode provar ali um almoço incrível ao ar livre.

Além de passear, o mercado é uma ótima opção para comer bem e barato, além de conversar com finlandeses, que são sempre muito cordiais e simpáticos. Se você quiser deixar um finlandês feliz, não deixe de agradecer: Kiitos!

  • Horário de funcionamento: O Mercado de Helsinque funciona todos os dias até às 17 horas.
  • Ingresso: Entrada gratuita, mas vale a pena fazer um tour pelo centro de Helsinque, com visita ao mercado.
  • Como chegar: A Praça do Mercado fica próxima da Estação Central. Pode-se chegar de ônibus, metrô ou bondinho.

6. Igreja de Pedra e catedrais

Roteiro de Viagem na Finlândia
Área interna da Igreja de Pedra | Foto: Old Pionear, via Wikimedia Commons.

A Igreja de Pedra é uma obra de arte que atrai milhares de pessoas para a capital da Finlândia. A igreja luterana esculpida diretamente em uma rocha foi idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. Com um órgão que faz parte de seu design e cores avermelhadas da rocha natural.

Esse ponto turístico de Helsinque é de visitação obrigatória. Além de conhecer a arquitetura e genialidade da obra, você também pode apreciar concertos que acontecem semanalmente dentro da igreja, que são favorecidos pela acústica da rocha. É uma das paradas obrigatórias do passeio privado por Helsinque.

Fora a exótica arquitetura da Igreja de Pedra, Helsinque tem também catedrais belíssimas. A Catedral Luterana (Tuomiokirkko), também conhecida como Catedral Branca, construída em 1852. Tem várias cúpulas e estátuas dos apóstolos. Em frente, está o monumento ao Czar Alexandre II.

Outra construção muito bonita é a Catedral Ortodoxa (Uspenski), que é feita de tijolos e fica no alto de uma colina e tem uma vista linda da cidade.

   
  • Horário de funcionamento: A Igreja de Pedra abre todos os dias até às 20 horas e a Catedral Branca até às 18 horas. Já a Catedral Ortodoxa funciona até às 19h30 durante a semana e às 15 horas no fim de semana.
  • Ingresso: Entrada gratuita
  • Como chegar: Pode-se chegar de ônibus na Igreja da Pedra. Existe na cidade um ônibus turístico que leva diretamente ao local. Já as duas catedrais é possível ir a pé ou de bonde, saindo do Centro.

7. Bares e Pubs de Helsinque

Roteiro de 7 dias em Helsinque
Helsinque tem uma vida noturna agitada | Foto: Treffi Pub & Bistro/Divulgação.

Depois de passear o dia todo por Helsinque, o que você quer fazer quando a noite chega? Bom, minha sugestão é curtir a noite de Helsinque. Afinal, a cidade tem como uma de suas principais atrações noturnas seus bares e pubs, espalhados por toda a cidade.

Além de um ambiente amistoso e seguro, tomar uma cerveja ou um vinho na capital Finlandesa pode ser um ótimo pretexto para fazer novos amigos. O mais interessante nos bares é que sempre tem uma ótima opção gastronômica junto – você pode comer um hambúrguer delicioso ou degustar um belo queijo na balada.

Os bares começam a encher a partir das 19 horas e geralmente as festas acabam por volta das 02 horas da manhã. Mas, não se preocupe, voltar para o hotel essa hora é muito tranquilo. Os finlandeses são extremamente educados e respeitosos, eu mesma nunca vi nenhuma situação desagradável em algum bar da cidade.

Mas se prepare, eles gostam de beber e conversar! Recomendo o Treffi Pub & Bistro, que fica ao lado do metrô. O público ali é de gente bonita e animada. Com certeza a noite será inesquecível.

  • Horário de funcionamento: O Treffi funciona todos os dias até às 02 horas da manhã.
  • Ingresso: Entrada gratuita, com consumação em torno de 40 euros.
  • Como chegar: O pub fica ao lado da estação de metrô Hertoniemi

Dicas dos pontos turísticos de Helsinque

Helsinque é, sem dúvida, um lugar que vale a pena conhecer. Quando você chega na cidade, logo descobre que não é à toa que as pessoas aqui são felizes e possuem uma das melhores qualidades de vida do mundo. A natureza é belíssima e os pontos turísticos são incontáveis, numa capital que parece pequena, mas encanta por sua diversidade.

Mesmo no inverno, com clima frio, o lugar fica ainda mais charmoso com a presença da neve. E eles estão preparados para todas as estações do ano. As atividades não param nunca, tem opções para todas as épocas do ano e para todos os estilos de viajantes.

Ah, e você não precisa se preocupar em falar finlandês! Em Helsinque, bem como em toda a Finlândia, quase todas as pessoas falam inglês e fazem o possível para comunicar-se com os viajantes, que sempre se sentem muito bem acolhidos pelos finlandeses!

E não vá embora antes de conferir esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Finlândia e sinta toda a energia de Helsinque.

Já conhece Helsinque ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários qual passeio mais te interessou.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *