Restaurantes em Helsinque: quanto custa e onde comer

Restaurantes em Helsinque: quanto custa e onde comer

Os restaurantes em Helsinque são um atrativo à parte para os visitantes da capital finlandesa.

A comida na Finlândia é muito diversificada, agrada a todos os gostos e é um dos pontos da viagem que pode te surpreender. Além de cafés deliciosos e com um design moderno, as refeições na terra do Papai Noel vão te deixar com água na boca.

Com pratos que agregam  diversidade e qualidade, você pode provar em Helsinque algumas iguarias que dificilmente se encontram por aí, como por exemplo, a carne de rena, muita famosa na Finlândia. Mas se você não gosta de carnes ou é adepto de uma alimentação mais leve, Helsinque também é o seu lugar!

Com a alimentação muito equilibrada, os finlandeses dão verdadeiras lições de sabores nos restaurantes em Helsinque e, você pode encontrar desde pratos mais baratos até restaurantes caros e badalados.

Se você não faz ideia de onde comer em Helsinque ou quanto custa comer na Finlândia, acompanhe este post e saiba mais sobre as delícias da cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Helsinque

Seguro viagem para a Europa »

 

Quais são os pratos típicos de Helsinque?

Vídeo do site oficial de turismo na Finlândia

  1. Sopas
  2. Salmão e outros peixes
  3. Pães
  4. Perunamuusi (almondêga com purê de batata)
  5. Carne de caça (rena, alce, urso)
  6. Doces

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »

 

Sopas

Comidas típicas de Helsinque
Sopa Finlandesa | Foto: Bertille DM, via Wikimedia Commons.

Os finlandeses adoram uma sopa e elas são deliciosas. É comum você ver as pessoas almoçando ou começando uma refeição com uma sopa de ervilhas ou de frango.

Eu recomendo, no entanto, que você prove a sopa de salmão defumado. É incrível. Além de muito nutritiva, é saborosa e pode ser tomada tanto no almoço, como no jantar.

 

Salmão e outros peixes

Peixes na Finlândia
Foto: Wanghongliu, via Wikimedia Commons.

Sim, o salmão por aqui é farto e fresquíssimo. Em Helsinque, você pode pedir salmão na maioria dos restaurantes e ele também aparece no café da manhã, em forma de carpaccio ou opções defumadas.

Os finlandeses comem muito peixe, vindos diretos do porto que fica na cidade. É uma ótima opção para quem gosta de uma comida fresca.

 

Pães

comidas típicas da Finlândia
Foto: Wanghongliu, via Wikimedia Commons.

Nos restaurantes e cafés em Helsinque você vai encontrar muito pão e de diversas qualidades e cores. Mas eles têm um pão que é típico na Finlândia, o pão de centeio.

Ele é mais escuro, pela presença do cereal e parece menos fofo do que o que estamos acostumados a comer no Brasil. Uma peculiaridade desse pão é que ele não é muito salgado, na verdade tem até uma pitada doce. Eu recomendo experimentar, é bem gostoso.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Perunamuusi

Pratos típicos da Finlândia
Perunamuusi | Foto: E4024, via Wikimedia Commons.

Um prato típico, com nome difícil, mas com a receita muito fácil. Se trata de almôndega com purê de batata, um prato que todo mundo já comeu na casa da vovó, mas aqui é bem gostoso e diferente.

A carne tem um gosto especial e um tempero um pouco mais “fresco”, porque leva um toque de gengibre.

 

Carne de caça

Esse prato é para quem gosta de experimentar novos sabores por onde passa. Dificilmente você encontra carne de rena ou urso por aí. O que eu posso dizer sobre os pratos com carne de caça é que valem a pena de serem provados.

Para quem não é vegetariano e gosta de carne, essa opção é bem diferente e muito saborosa. Mesmo os finlandeses comem pouco esse tipo de carne, é como se fosse o nosso almoço de domingo. A carne não é tão forte e existem restaurantes em Helsinque especializados no tema.

 

Doces

sobremesa em Helsinque
Runebergin Torttu é tradição na Finlândia | Foto: Bengt Oberger, via Wikimedia Commons.

O principal doce da Finlândia é um bolinho, com geleia de frutas vermelhas por cima, que se chama Runebergin Torttu, em homenagem a um poeta famoso finlandês que gostava muito desse bolo.

Ele é muito gostoso e geralmente eles comem no café da manhã ou no café da tarde. Além desse bolo, também existem outros pães doces apreciados aqui e um tipo de pão doce com arroz que eles adoram.

Existem também dois doces finlandeses que sempre oferecem aos turistas para experimentarem. São o Salmiaki e o Lakritsi. Parecem uma jujuba, com uma cor verde escura, quase preta e os dois tem um gosto forte, que remete ao anis.

   

 

Onde comer em Helsinque?

  1. Mercado Central
  2. Porto de Helsinque
  3. Kaarna Baari & Keittiö
  4. Juuri
  5. Cafeteria Ateneum
  6. Meripaviljonki
  7. Ravintola Aino
  8. Olo

Adquira => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

1. Mercado Municipal

Mercado Municipal de Helsinque
Mercado Municipal | Foto: JGHowes, via Wikimedia Commons

O Mercado Municipal, além de ser um dos atrativos turísticos de Helsinque também é um ótimo lugar para descobrir a culinária local. Ali você pode encontrar várias tendas e barraquinhas onde se vende de tudo.

É possível tomar um café ou experimentar algum petisco. No mercado, que é mais direcionado para a venda de produtos frescos, você não vai encontrar um restaurante, porém, no entorno existem várias opções baratas para comer uma boa comida finlandesa.

 

2. Porto de Helsinque

Onde almoçar em Helsinque
Foto: WanderingTrad, via Wikimedia Commons.

O porto de Helsinque é uma ótima opção de passeio, mas também se pode provar ali um belo salmão fresco.

No porto existem várias opções de peixes locais, que também são uma delícia e você pode escolher por um combo, onde vai pagar aproximadamente 12 euros uma refeição. Além de frescos, os peixes da Finlândia tem um sabor especial que vale a pena conferir.

 

3. Kaarna Baari & Keittiö

Um restaurante normal, com bufê e cheio de opções de comida finlandesa. Esse restaurante é bem frequentado pelos próprios finlandeses.

No Kaarna Baari & Keittio você paga 13 euros e come à vontade, com direito a sobremesa e café. A comida é boa e tem muita variedade, fica bem próximo da estação central, bem no centro de Helsinque.

 

4. Juuri

Melhores restaurantes em Helsinque
No Juuri você pode provar as famosas “sapas” de Helsinque. | Foto: Juuri.

Esse restaurante em Helsinque tem que ser visitado! É seguramente um dos melhores da cidade. No Juuri você pode provar as famosas “sapas” de Helsinque, que nada mais é do que a versão finlandesa das tapas espanholas.

São pequenas porções de comida e todas com um sabor delicioso. Se você quer provar a sopa de salmão defumado, aqui é o lugar.

A sopa deles é maravilhosa. O legal desse restaurante é que ele fica bem ao lado do museu Design, então, você pode aproveitar o passeio e almoçar no local.

 

5. Cafeteria Ateneum

 quanto custa comer na Finlândia
Foto: Arkkipuudeli, via Wikimedia Commons.

Esse café fica dentro da Galeria Nacional de Helsinque, chamada Ateneum, que leva o mesmo nome do café. Além da bebida e bolos tradicionais, ali também são servidos alguns pratos, no estilo bistrô.

A comida é muito boa e você pode aproveitar do ambiente, que é muito bonito e convidativo, além do público que é sempre agradável.

6. Ravintola Aino

Um restaurante de comida finlandesa tradicional. Se você gostou da ideia de provar as carnes de caça, esse restaurante é uma das melhores opções locais. O Aino possui uma decoração muito bonita e os finlandeses adoram comer por lá.

   

Os pratos saem em média 30 euros, mas valem a experiência.

 

7. Meripaviljonki

onde comer em Helsinki
Esse é um restaurante panorâmico, flutuante com vista para a península. | Foto: Meripaviljonki.

O Meripaviljonki é um restaurante panorâmico em Helsinque, flutuante e que tem uma vista incrível para a península. O lugar é realmente muito bonito e bem frequentado.

Você pode sentar-se num horário de almoço e ficar ali por horas admirando a paisagem. Além da decoração super charmosa, a comida também é especial. Os principais pratos são a base de frutos do mar, mas, para quem gosta de carne, existem boas opções no cardápio.

 

8. Olo

Esse é um dos melhores restaurantes de Helsinque, indicado pelo Guia Michelin e, portanto, um dos mais caros também. A comida é uma mistura de pratos típicos com um toque refinado e contemporâneo.

Para os amantes do vinho, o Olo possui uma coleção excelente para acompanhar um bom jantar. Mas é bom reservar! O restaurante trabalha com o sistemas de reserva online e você não corre o risco de ficar sem mesa.

 

Como aproveitar os restaurantes em Helsinque

Para quem vai para Helsinque pela primeira vez, vale deixar uma dica importante. A bebida alcoólica na Finlândia não é barata.

Você pode pagar até 8 euros num simples copo de cerveja, isso porque o governo carrega nos impostos com o intuito de controlar o consumo excessivo.

Mas isso não quer dizer que você não deva provar uma cerveja local, que geralmente são excelentes e valem os euros gastos. O que você economiza no transporte em Helsinque para o passeio, pode cobrir um brinde no final de tarde.

Esses foram os principais restaurantes em Helsinque, que você deve conhecer na sua próxima viagem. A Finlândia é um país com muitos encantos e a comida é uma grata surpresa.

Além de paisagens de tirar o fôlego, muita cultura e vida noturna cheia de gente bonita, Helsinque também tem uma culinária que faz o visitante querer voltar sempre.

Na sua próxima viagem à Finlândia, não deixe de incluir esses pontos gastronômicos na sua lista de viagem e conhecer o que esse país nórdico tem de melhor!

Qual dos restaurantes em Helsinque você mais gostou? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *