Você deve saber como se locomover em Helsinque, já que ela é a porta de entrada das viagens à Finlândia. Para isso, já adianto: é muito simples. A capital é muito bem sinalizada e o transporte público finlandês um dos mais rápidos e eficientes da Europa e do mundo.
Melhor do que tudo isso, é saber que para você conhecer os principais pontos turísticos de Helsinque, não precisa gastar muito e nem mesmo passar horas dentro de um carro ou ônibus. É tudo muito perto e, muitos deles, você consegue conhecer durante caminhadas.
Uma grande preocupação dos viajantes que vão à Finlândia é o idioma. Muita gente morre de medo do finlandês, e com razão, já que não é nada parecido com o nosso bom e velho português. Aí está uma das partes boas de visitar Helsinque: todo mundo na Finlândia fala inglês e nos transportes públicos há instruções também na língua inglesa.
Em relação à locomoção, vale destacar que Helsinque é cercada por pequenas cidades, como Espoo, Vantaa, Kauniainen, Kerava, Kirkkonummi, Sipoo, Siuntio e Tuusula, e que toda essa região é integrada pelo metrô. Por isso, dá para conhecê-las também usando o transporte público.
Agora, vamos descobrir quais são as melhores maneiras de se locomover em Helsinque e desfrutar de sua viagem, sem perder tempo!
Planeje sua viagem => Onde ficar em Helsinque
Seguro viagem para a Finlândia »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Helsinque. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Neste artigo você vai ver:
Como se locomover em Helsinque
- Metrô e trem
- Ônibus
- Bondinho
- Táxi ou Uber
- Bicicleta
- Caminhando
Antes de saber mais sobre cada meio de transporte para se locomover em Helsinque, veja esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Finlândia. Impressione-se ainda mais!
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »
Principais meios de transporte em Helsinque
Metrô e trem
O metrô e o trem estão entre os principais meios de locomoção em Helsinque, sendo bem eficientes. Por aqui, eles estão sempre limpos e nunca se atrasam, sendo possível saber exatamente quanto tempo demora para chegar o próximo vagão e a espera nunca ultrapassa 15-20 minutos.
Para pegar o metrô ou trem é muito fácil. Logo na entrada é possível encontrar máquinas de vendas de tíquetes. Na tela inicial você escolhe o idioma (finlandês, sueco ou inglês), depois escolhe o local ou a zona para onde deseja ir. Inclusive, se quiser conhecer alguma das cidades perto de Helsinque, basta escolher no visor.
O valor da passagem pode variar dependendo do local que você vai. Para as cidades vizinhas, o valor fica em torno de 14 euros. Se for uma viagem mais curta, não gasta mais do que 6 euros, ida e volta. Uma boa opção para quem vai fazer várias viagens é comprar o bilhete de uso diário, o Day ticket.
Com ele, você ainda pode escolher entre comprar a viagem de 1 até 7 dias e o valor sai bem mais barato. Eu recomendo a compra do day ticket somente para os dias em que pretende ir mais longe do Centro ou se o hotel em que está hospedado está fora da zona central.
Como a maioria dos passeios em Helsinque pode ser feita caminhando, se você comprar o pacote de 7 dias, talvez nem use. As compras de passagens são feitas na máquinas dentro da própria estação e o pagamento em dinheiro ou cartão. Não se esqueça de levar dinheiro trocado, pois as máquinas aceitam somente notas até 20 euros. Crianças até 7 anos não pagam a passagem.
Dicas para usar o metrô/trem de Helsinque
O metrô e o trem não funcionam de madrugada, parando de circular por volta da 1 hora da manhã na maioria dos trajetos. Fique atento e se programe quanto aos horários de chegada e saída para não correr o risco de perder a “carona”. Se você pretende ficar até mais tarde, a melhor opção é o ônibus ou carro.
Não esqueça de comprar o seu bilhete antes de entrar no vagão (saiba mais sobre passagens de trem na Europa). Isso não será possível no meio da viagem e existem fiscais que passam em horários alternados, checando os bilhetes. Se você não estiver com o seu, terá que pagar uma multa de 80 euros, além, é claro, do constrangimento.
O metrô, geralmente, começa e termina em uma estação com um pequeno shopping, onde há mercado, farmácia, cafés, lanchonetes e, em alguns pontos, até salão de cabeleireiro.
Ah, e o melhor de tudo! Tem wi-fi gratuito em todos os metrôs da cidade. Basta conectar-se uma vez e ficar conectado sempre. Se precisa mandar uma mensagem ou ainda, postar aquela foto da viagem, já sabe onde parar!
Ônibus
O sistema de ônibus urbano de Helsinque também é muito eficiente, embora algumas linhas tenham sido desativadas e substituídas pelo metrô. As estações de ônibus estão distribuídas por toda a cidade e possuem uma estrutura parecida com o metrô.
Você também pode comprar os tíquetes em máquinas e custam em média 2,90 euros (ida). As linhas estão escritas num painel na estação de ônibus e você escolher ali o destino de sua viagem. Confira também um ticket para ônibus e barco em Helsinque, válido por 48h.
Os motoristas também falam inglês, por isso, se tiver alguma dúvida é só perguntar. A principal vantagem do ônibus é que é o único transporte público de Helsinque que funciona de madrugada sendo, inclusive, uma opção para quem chega nesse horário ao aeroporto de Helsinque.
Bondinho
O bondinho é um charme a mais na cidade de Helsinque, porém, sua área de locomoção é bem menor, concentrando-se especialmente no centro. Além disso, ele não é barato. Você paga, em média, um valor de 5 euros (ida) para andar por lugares que consegue ir andando.
Apesar do valor considerado mais alto, comparado com os outros meios de transportes, se você quer aproveitar a viagem e gosta de conhecer tudo na cidade, vale a pena experimentar. Deixe para um dia que está mais cansado, mas não que perder o dia no hotel.
Táxi ou Uber
O modo tradicional dos viajantes andarem por aí, o táxi, também funciona bem na Finlândia. Porém, é bom saber que em Helsinque a corrida de táxi não é barata e o Uber não fica atrás.
Quem está acostumado a pagar R$ 20 por uma corrida, saiba que por aqui não vai encontrar nada por menos de 20 euros, o que são pelo menos 4 vezes mais.
Esse meio de transporte vale a pena em Helsinque em momentos específicos, como por exemplo, a chegada no aeroporto cheio de malas ou a saída das baladas de Helsinque, já cansado de passear. Fora isso, se quiser economizar utilize os transportes públicos que são muito eficientes.
Como os finlandeses dormem cedo (a balada por aqui acaba no máximo as 2 horas da manhã) é bom andar com um contato de táxi no bolso, se precisar recorrer a uma corrida de madrugada e estiver longe dos principais pontos de acesso dos taxistas (centro, aeroporto, etc).
Bicicleta
A partir da primavera, mas especialmente no verão, andar de bicicleta em Helsinque é quase obrigatório. Se você estiver na Finlândia nessa época do ano, vai encontrar gente de bicicleta por todos os lados. Se no frio, debaixo da neve, os finlandeses pedalam, você pode imaginar no calor! É muito bonito de se ver e também, um prazer aproveitar!
Alguns hotéis emprestam bicicletas aos hóspedes, mas se o seu não tiver essa opção, há mais de 2.500 bicicletas, que fazem parte do transporte público e que podem ser locadas em Helsinque.
Algumas até de graça! Se o seu passeio não durar mais de 30 minutos, existem opções de empréstimos de bicicletas, para o dia inteiro, a locação sai em média 15 euros.
Passear de bicicleta por Helsinque é muito prazeroso. O trânsito é seguro e você sempre tem os locais certos para estacionar a bike espalhados por todos os lados. Além disso, você pode desfrutar o dia num parque tranquilamente, sem se preocupar com horário, respirando o ar puro e vislumbrando a natureza encantadora que tem por aqui.
Caminhando
Seus pés podem ser seu principal meio de transporte em Helsinque. Tudo aqui é perto e os principais pontos turísticos de Helsinque estão a poucos metros um dos outros.
Você pode conhecer museus, mercados e igrejas no mesmo dia, sem gastar nada e nem se preocupar com horário de transporte. Inclusive, tem excursão a pé em Helsinque.
Pode ir andando do hotel para o Centro, se ele não estiver muito afastado, e dali começar a explorar a linda Finlândia. Só não esqueça de vestir sapatos confortáveis, afinal para aproveitar o dia você deve estar o mais cômodo possível.
Como se locomover em Helsinque: dicas
Agora que você já sabe os principais meios de transporte da cidade, já pode organizar com tranquilidade seu roteiro em Helsinque, capital do país que é considerado por muitos “o mais feliz do mundo”.
Além de gente bonita e educada, você encontrará na Finlândia um sistema de transporte público extremamente eficiente e rápido, além de ser muito fácil de usar.
O transporte aqui também é muito seguro e os finlandeses respeitam as pessoas e suas escolhas individuais. No metrô, por exemplo, é possível levar o seu cachorro (na coleira, é claro) para onde você for. Também há um espaço reservado para bicicletas, cadeirantes e carrinhos de bebê, que viajam confortavelmente.
Assim, você pode optar se gosta ou não de viajar com cachorros ou ainda, se quer estar no vagão que guardam as bicicletas. É uma demonstração clara de respeito aos outros passageiros! Outra vantagem é adquirir o cartão de desconto de atrações em Helsinque.
Se você ainda não sabe seu próximo destino ou procura um lugar lindo e seguro para conhecer, não deixe de procurar o que fazer em Helsinque. Essa cidade, além de encantadora, recebe seus visitantes com um sorriso no rosto e uma boa xícara de café!
Gostou das dicas? Já utilizou algum desses meios de transportes em Helsinque? Conte nos comentários.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Helsinque
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Helsinque? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Helsinque para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Helsinque. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Helsinque, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Helsinque. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Finlândia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios em Helsinque
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Helsinque, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em Helsinque
Ter um chip de celular em Helsinque com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Helsinque.
Seguro viagem em Helsinque
Contratar um seguro viagem para Helsinque é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *