Como se locomover em Helsinque: transporte público na Finlândia

Como se locomover em Helsinque: transporte público na Finlândia

Você deve saber como se locomover em Helsinque, já que ela é a porta de entrada das viagens à Finlândia. Para isso, já adianto: é muito simples. A capital é muito bem sinalizada e o transporte público finlandês um dos mais rápidos e eficientes da Europa e do mundo.

Melhor do que tudo isso, é saber que para você conhecer os principais pontos turísticos de Helsinque, não precisa gastar muito e nem mesmo passar horas dentro de um carro ou ônibus. É tudo muito perto e, muitos deles, você consegue conhecer durante caminhadas.

Uma grande preocupação dos viajantes que vão à Finlândia é o idioma. Muita gente morre de medo do finlandês, e com razão, já que não é nada parecido com o nosso bom e velho português. Aí está uma das partes boas de visitar Helsinque: todo mundo na Finlândia fala inglês e nos transportes públicos há instruções também na língua inglesa.

Em relação à locomoção, vale destacar que Helsinque é cercada por pequenas cidades, como Espoo, Vantaa, Kauniainen, Kerava, Kirkkonummi, Sipoo, Siuntio e Tuusula, e que toda essa região é integrada pelo metrô. Por isso, dá para conhecê-las também usando o transporte público.

Agora, vamos descobrir quais são as melhores maneiras de se locomover em Helsinque e desfrutar de sua viagem, sem perder tempo!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Helsinque

Seguro viagem Europa »

 

Como se locomover em Helsinque

  1. Metrô e trem
  2. Ônibus
  3. Bondinho
  4. Táxi ou Uber
  5. Bicicleta
  6. Caminhando

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Helsinque »

 

Principais meios de transporte em Helsinque

Metrô e trem

Meios de transporte em Helsinque
Metrô em Helsinque é organizado e eficiente.

O metrô  e o trem estão entre os principais meios de locomoção em Helsinque, sendo bem eficientes. Por aqui, eles estão sempre limpos e nunca se atrasam, sendo possível saber exatamente quanto tempo demora para chegar o próximo vagão e a espera nunca ultrapassa 15-20 minutos.

Para pegar o metrô ou trem é muito fácil. Logo na entrada é possível encontrar máquinas de vendas de tíquetes. Na tela inicial você escolhe o idioma (finlandês, sueco ou inglês), depois escolhe o local ou a zona para onde deseja ir. Inclusive, se quiser conhecer alguma das cidades perto de Helsinque, basta escolher no visor.

O valor da passagem pode variar dependendo do local que você vai. Para as cidades vizinhas, o valor fica em torno de 14 euros. Se for uma viagem mais curta, não gasta mais do que 6 euros, ida e volta. Uma boa opção para quem vai fazer várias viagens é comprar o bilhete de uso diário, o Day ticket.

Com ele, você ainda pode escolher entre comprar a viagem de 1 até 7 dias e o valor sai bem mais barato. Eu recomendo a compra do day ticket somente para os dias em que pretende ir mais longe do centro ou se o hotel em que está hospedado está fora da zona central. Como a maioria dos passeios em Helsinque pode ser feita caminhando, se você comprar o pacote de 7 dias, talvez nem use.

As compras de passagens são feitas na máquinas dentro da própria estação e o pagamento em dinheiro ou cartão. Não se esqueça de levar dinheiro trocado, pois as máquinas aceitam somente notas até 20 euros. Crianças até 7 anos não pagam a passagem.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dicas para usar o metrô/trem de Helsinque

Dicas de transporte em Helsinque
Como se locomover em Helsinque: Trem também é uma boa opção de transporte na cidade.

O metrô e o trem não funcionam de madrugada, parando de circular por volta da 1 hora da manhã na maioria dos trajetos. Fique atento e se programe quanto aos horários de chegada e saída para não correr o risco de perder a “carona”. Se você pretende ficar até mais tarde, a melhor opção é o ônibus ou carro.

Não esqueça de comprar o seu bilhete antes de entrar no vagão (saiba mais sobre passagens de trem na Europa). Isso não será possível no meio da viagem e existem fiscais que passam em horários alternados, checando os bilhetes. Se você não estiver com o seu, terá que pagar uma multa de 80 euros, além, é claro, do constrangimento.

O metrô, geralmente, começa e termina em uma estação com um pequeno shopping, onde há mercado, farmácia, cafés, lanchonetes e, em alguns pontos, até salão de cabeleireiro. Ah, e o melhor de tudo! Tem wi-fi gratuito em todos os metrôs da cidade. Basta conectar-se uma vez e ficar conectado sempre. Se precisa mandar uma mensagem ou ainda, postar aquela foto da viagem, já sabe onde parar!

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 

Ônibus

Dicas de transporte público em Helsinque
Como se locomover em Helsinque: Ônibus | Foto: AleWi, via Wikimedia Commons.

O sistema de ônibus urbano de Helsinque também é muito eficiente, embora algumas linhas tenham sido desativadas e substituídas pelo metrô. As estações de ônibus estão distribuídas por toda a cidade e possuem uma estrutura parecida com o metrô.

Você também pode comprar os tíquetes em máquinas e custam em média 2,90 euros (ida).  As linhas estão escritas num painel na estação de ônibus e você escolher ali o destino de sua viagem. Confira também um ticket para ônibus e barco em Helsinque, válido por 48h.

   
   

Os motoristas também falam inglês, por isso, se tiver alguma dúvida é só perguntar. A principal vantagem do ônibus é que é o único transporte público de Helsinque que funciona de madrugada.

Entenda => Como sair do aeroporto de Helsinque

 

Bondinho

Tudo sobre o transporte em Helsinque
Como se locomover em Helsinque: Bonde é uma das opções mais charmosas de meio de transporte.

O bondinho é um charme a mais na cidade de Helsinque, porém, sua área de locomoção é bem menor, concentrando-se especialmente no centro. Além disso, ele não é barato. Você paga, em média, um valor de 5 euros (ida) para andar por lugares que consegue ir andando.

Apesar do valor considerado mais alto, comparado com os outros meios de transportes, se você quer aproveitar a viagem e gosta de conhecer tudo na cidade, vale a pena experimentar. Deixe para um dia que está mais cansado, mas não que perder o dia no hotel.

Adquira => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

Táxi ou Uber

Como usar táxi em Helsinque
Táxis tradicionais e por aplicativos são úteis, mas caros.

O modo tradicional dos viajantes andarem por aí, o táxi, também funciona bem na Finlândia. Porém, é bom saber que em Helsinque a corrida de táxi não é barata e o Uber não fica atrás. Quem está acostumado a pagar R$ 20 por uma corrida, saiba que por aqui não vai encontrar nada por menos de 20 euros, o que são pelo menos 4 vezes mais.

Esse meio de transporte vale a pena em Helsinque em momentos específicos, como por exemplo, a chegada no aeroporto cheio de malas ou a saída das baladas de Helsinque, já cansado de passear. Fora isso, se quiser economizar utilize os transportes públicos que são muito eficientes.

Como os finlandeses dormem cedo (a balada por aqui acaba no máximo as 2 horas da manhã) é bom andar com um contato de táxi no bolso, se precisar recorrer a uma corrida de madrugada e estiver longe dos principais pontos de acesso dos taxistas (centro, aeroporto, etc).

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Finlândia

 

Bicicleta

Bicicleta em Helsinque
Bikes são muito utilizadas em Helsinque | Foto: Olimar, via Wikimedia Commons.

A partir da primavera, mas especialmente no verão, andar de bicicleta em Helsinque é quase obrigatório. Se você estiver na Finlândia nessa época do ano, vai encontrar gente de bicicleta por todos os lados. Se no frio, debaixo da neve, os finlandeses pedalam, você pode imaginar no calor! É muito bonito de se ver e também, um prazer aproveitar!

Alguns hotéis emprestam bicicletas aos hóspedes, mas se o seu não tiver essa opção, há mais de 2.500 bicicletas, que fazem parte do transporte público e que podem ser locadas em Helsinque. Algumas até de graça! Se o seu passeio não durar mais de 30 minutos, existem opções de empréstimos de bicicletas, para o dia inteiro, a locação sai em média 15 euros.

Passear de bicicleta por Helsinque é muito prazeroso. O trânsito é seguro e você sempre tem os locais certos para estacionar a bike espalhados por todos os lados. Além disso, você pode desfrutar o dia num parque tranquilamente, sem se preocupar com horário, respirando o ar puro e vislumbrando a natureza encantadora que tem por aqui.

Chip => Quanto custa internet na Europa

   
   

 

Caminhando

Roteiro a pé em Helsinque
Caminhar é uma ótima opção para conhecer os pontos turísticos.

Seus pés podem ser seu principal meio de transporte em Helsinque. Tudo aqui é perto e os principais pontos turísticos de Helsinque estão a poucos metros um dos outros. Você pode conhecer museus, mercados e igrejas no mesmo dia, sem gastar nada e nem se preocupar com horário de transporte. Inclusive, tem excursão a pé em Helsinque.

Pode ir andando do hotel para o Centro, se ele não estiver muito afastado, e dali começar a explorar a linda Finlândia. Só não esqueça de vestir sapatos confortáveis, afinal para aproveitar o dia você deve estar o mais cômodo possível.

Saiba mais => Como usar o WhatsApp no exterior

 

Como se locomover em Helsinque: dicas

Dicas de viagem em Helsinque, Finlândia
Meios de transporte de Helsinque são organizados, como toda cidade.

Agora que você já sabe os principais meios de transporte da cidade, já pode organizar com tranquilidade seu roteiro em Helsinque, capital do país que é considerado por muitos “o mais feliz do mundo”. Além de gente bonita e educada, você encontrará na Finlândia um sistema de transporte público extremamente eficiente e rápido, além de ser muito fácil de usar.

O transporte aqui também é muito seguro e os finlandeses respeitam as pessoas e suas escolhas individuais. No metrô, por exemplo, é possível levar o seu cachorro (na coleira, é claro) para onde você for. Também há um espaço reservado para bicicletas, cadeirantes e carrinhos de bebê, que viajam confortavelmente.

Assim, você pode optar se gosta ou não de viajar com cachorros ou ainda, se quer estar no vagão que guardam as bicicletas. É uma demonstração clara de respeito aos outros passageiros!

Se você ainda não sabe seu próximo destino ou procura um lugar lindo e seguro para conhecer, não deixe de procurar o que fazer em Helsinque. Essa cidade, além de encantadora, recebe seus visitantes com um sorriso no rosto e uma boa xícara de café!

E não vá embora antes de conferir esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Finlândia. Impressione-se ainda mais!

Gostou das dicas? Já utilizou algum desses meios de transportes em Helsinque? Conte nos comentários.

Até + !!!

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *