O que fazer em Helsinque e atrações na capital da Finlândia

O que fazer em Helsinque e atrações na capital da Finlândia

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

A capital da Finlândia é o principal destino dos turistas que visitam o país, por isso saber tudo o que fazer em Helsinque vai deixar sua viagem ainda mais incrível!

Essa cidade, cheia de encantos e com paisagens de tirar o fôlego, ainda guarda muita vida cultural, histórica, além de estar cercada por uma natureza abundante. Por isso, deve ser explorada com um belo planejamento, para que você não perca nenhum ponto turístico importante e ainda desfrute do que a capital nórdica tem de melhor.

Com muitos parques, museus, restaurantes e vida noturna agitada, a cidade trata muito bem os seus visitantes e passa uma ótima impressão para quem busca uma viagem diferente e acolhedora. As opções por aqui agradam a todos os tipos de viajantes, desde os amantes de museus até aqueles que não dispensam o ecoturismo.

Para que você saiba as melhores coisas para fazer em Helsinque, elaborei este post com os maiores pontos turísticos da cidade e também dicas de hotéis, restaurantes e custos de viagem.

Se você pretende visitar a capital finlandesa fique de olho e se prepare para a aventura nórdica do país que pela segunda vez consecutiva foi considerado o mais feliz do mundo!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Helsinque

Seguro viagem completo e barato para a Europa »

O que visitar em Helsinque: 6 principais pontos turísticos

Turismo em Helsinque
Catedral Ortodoxa de Helsinque.

Há tantas coisas legais para fazer em Helsinque, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Helsinque, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Helsinque:

  1. Estação Central e Teatro Nacional Finlandês
  2. Museu de Arte Ateneum
  3. Kiasma – Museu de Arte Contemporânea
  4. Museu a Céu Aberto Seurasaari
  5. Mercado de Helsinque
  6. Igreja de Pedra e catedrais

Estação Central e Teatro Nacional Finlandês

Turismo em Helsinque

Esse deve ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Além de estar bem no meio de Helsinque, o prédio da Estação Ferroviária também está próximo de outros prédios históricos que valem a visita. A construção é belíssima, com duas grandes esculturas de tirar o fôlego. Essa é a primeira parada de fotos e uma das mais importantes do ônibus turístico de Helsink.

Quase ao lado da estação está o Teatro Nacional Finlandês, que representa muito para a cultura do país, pois é considerado o berço da língua e cultura finlandesa. O prédio é muito bonito e na entrada há uma estátua do escritor finlandês mais famoso de todos os tempos, Aleksis Kivi.

  • Horário de funcionamento: A estação funciona 24 horas por dia, porém alguns transportes em Helsinque param entre 01 e 05 horas da manhã. O melhor horário para conhecer o local é durante o dia. O teatro, geralmente, está fechado para a visitação, só pode entrar se houver peça ou atividade específica.
  • Como chegar: usando o transporte público de Helsinque, você pode chegar de ônibus, metrô ou bondinho.
  • Tour histórico: é possível conhecer os prédios através de um city tour de meio dia em Helsinque.

Passeios e tours para a Estação Central e Teatro Nacional Finlandês

Museu de Arte Ateneum

Dicas de turismo em Helsinque
Museu de Arte Ateneum | Foto: Arkkipuudeli, via Wikimedia Commons.

O Museu de Arte Ateneum é o mais famoso museu da Finlândia e o que melhor explora a cultura local. Ao conhecer o museu, um dos principais pontos turísticos de Helsinque, você consegue capturar todo o sentimento artístico do país.

Há mais de 20 mil obras no acervo do museu, que realiza exposições fixas e também eventos como palestras, apresentações e exposições itinerantes. O Ateneum é um museu vale a pena ser descoberto na capital finlandesa.

  • Horário de funcionamento: Durante a semana o museu funciona das 10 às 16 horas, aos sábados das 10 às 20 horas e aos domingos as visitas vão de 10 às 17 horas.
  • Ingresso: Os preços podem variar conforme a exposição, vale conferir antes os valores no site ou na portaria do museu. As entradas podem ser compradas até 30 minutos antes de cada evento e giram em torno de 20 a 50 euros. Mas com o Helsinque Card, a entrada é gratuita.
  • Como chegar: Ao lado da Estação Central, pode ir caminhando.

Passeios e tours para o Museu de Arte Ateneum

Kiasma – Museu de Arte Contemporânea

Museu Kiasma em Helsinque
Museu Kiasma | Foto: M00ster, via Wikimedia Commons.

Entre os diversos museus da cidade, o Museu de Arte Contemporânea Kiasma é um dos imperdíveis que você pode incluir em um tour privado por Helsinki. Está localizado perto do Centro e tem um parque ao redor que reúne muita gente nos dias de sol e calor em Helsinque.

A coleção permanente do museu é linda e sempre tem exposições pontuais, com assuntos diversos de arte. Dentro do museu tem um café, onde você pode tirar um tempo para uma bebida quente e comer um bolinho local delicioso que se chama Runebergin Torttu ou Torta Runebergin, a base de amêndoa e geleia.

O bolo leva o nome de um poeta finlandês que, segundo a lenda, escrevia degustando dessa delícia local. Vale entrar no clima artístico por completo na visita!

  • Horário de funcionamento: O Kiasma funciona dos os dias das 10 às 17 horas.
  • Ingresso: Os preços podem variar conforme a exposição. As entradas normais custam 20 euros, ou com o Helsinque Card.
  • Como chegar: O museu fica próximo ao Centro e pode-se chegar caminhando.

Passeios e tours para o Kiasma – Museu de Arte Contemporânea

Museu a Céu Aberto Seurasaari

O que fazer em Helsinque no verão
Museu a céu aberto Seurasaari.

Se você quer conhecer como era a Finlândia antiga, visite o Museu a Céu Aberto Seurasaari. Com uma exposição a céu aberto, o visitante faz uma verdadeira viagem no tempo já que no passeio se pode conhecer casas antigas, roupas e modo de viver dos finlandeses.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além de muito bonito, é um dos passeios para fazer em Helsinque que coloca as pessoas em contato com a natureza. Uma dica é tirar pelo menos meio dia para conhecer o lugar. O museu está numa ilha, ao lado de Helsinque. Os edifícios antigos foram todos levados para o local e distribuídos ao longo da ilha.

Aqui você encontra também cafés e lanchonetes. O contato com a natureza é incrível, sendo possível ver animais, alimentar os esquilos e ainda fazer um piquenique, sobretudo em dias de clima ameno. Se for um dia de verão na Finlândia, não esqueça de usar protetor solar.

  • Horário de funcionamento: O Museu fica aberto durante o dia todo, sendo recomendado o passeio desde a manhã até o pôr-do-sol.
  • Ingresso: Entrada gratuita, mas é possível fazer uma excursão turística ao Museu de Seurasaari.
  • Como chegar: A melhor opção é o ônibus da linha 24, que pode ser pego no Centro e deixa o visitante na entrada da ponte que leva à ilha.

Passeios e tours para o Museu a Céu Aberto Seurasaari

Mercado de Helsinque

Pontos turísticos mais visitados de Helsinque
Mercado de Helsinque.

O Mercado de Helsinque, localizado na Praça Mercado, é um dos lugares mais agitados durante o dia na cidade. Está sempre cheio de moradores e viajantes por todos os lados que querem conhecer a culinária da Finlândia e experimentar os sabores locais.

No mercado é possível encontrar de tudo, desde comidas prontas, frutas e artesanatos locais. O prato principal da Finlândia é, sem dúvida, o peixe. Sempre fresco e de ótima qualidade, você pode provar ali um almoço incrível ao ar livre, principalmente se você participar de um tour por Helsinki + Degustação de produtos típicos.

Além de passear, o mercado é uma ótima opção para comer bem e barato, além de conversar com finlandeses, que são sempre muito cordiais e simpáticos. Se você quiser deixar um finlandês feliz, não deixe de agradecer: Kiitos!

  • Horário de funcionamento: O Mercado de Helsinque funciona todos os dias até às 17 horas.
  • Ingresso: Entrada gratuita, mas vale a pena fazer um tour pelo centro de Helsinque, com visita ao mercado.
  • Como chegar: A Praça do Mercado fica próxima da Estação Central. Pode-se chegar de ônibus, metrô ou bondinho.

Passeios e tours para o Mercado de Helsinque

Igreja de Pedra e catedrais

Roteiro de Viagem na Finlândia
Área interna da Igreja de Pedra | Foto: Old Pionear, via Wikimedia Commons.

A Igreja de Pedra é uma obra de arte que atrai milhares de pessoas para a capital da Finlândia. A igreja luterana esculpida diretamente em uma rocha foi idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. Com um órgão que faz parte de seu design e cores avermelhadas da rocha natural.

Esse ponto turístico de Helsinque é de visitação obrigatória. Além de conhecer a arquitetura e genialidade da obra, você também pode apreciar concertos que acontecem semanalmente dentro da igreja, que são favorecidos pela acústica da rocha. É uma das paradas obrigatórias do passeio privado por Helsinque.

Fora a exótica arquitetura da Igreja de Pedra, Helsinque tem também catedrais belíssimas. A Catedral Luterana (Tuomiokirkko), também conhecida como Catedral Branca, construída em 1852. Tem várias cúpulas e estátuas dos apóstolos. Em frente, está o monumento ao Czar Alexandre II.

Outra construção muito bonita é a Catedral Ortodoxa (Uspenski), que é feita de tijolos e fica no alto de uma colina e tem uma vista linda da cidade.

  • Horário de funcionamento: A Igreja de Pedra abre todos os dias até às 20 horas e a Catedral Branca até às 18 horas. Já a Catedral Ortodoxa funciona até às 19h30 durante a semana e às 15 horas no fim de semana.
  • Ingresso: Entrada gratuita
  • Como chegar: Pode-se chegar de ônibus na Igreja da Pedra. Existe na cidade um ônibus turístico que leva diretamente ao local. Já as duas catedrais é possível ir a pé ou de bonde, saindo do Centro.

Passeios e tours para a Igreja de Pedra e catedrais

Quantos dias ficar em Helsinque

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Helsinque. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Finlândia, visitar Helsinque é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Helsinque é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 2 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 4 dias em Helsinque só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Helsinque:

  • 1° dia: Tour pelo centro
  • 2° dia: Fortaleza de Suomenlinna + Igreja Temppeliaukio + Capela Kamppi

O que fazer em Helsinque em 1 dia

Atrativos da Finlândia
Teatro nacional finlandês | Foto: Ranerana, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas 1 dia em Helsinque, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Helsinque ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Helsinque, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Se você tem apenas um dia para aproveitar e conhecer a linda Helsinque deve programar todas as suas atividades no centro da cidade. Por aqui você encontrará os principais pontos turísticos e conhecerá mais da cultura finlandesa. Marque uma excursão a pé guiada pelos destaques da cidade.

O passeio deve começar pela Estação Central Helsinque, que por si só já possui um prédio lindo e cheio de história. Está localizada na Praça da Estação e possui à esquerda uma estátua de Aleksis Kivi, um dos maiores autores finlandeses.

Na mesma praça, logo em frente à estátua, tem o Teatro Nacional Finlandês, o Suomen Kansallisteatteri. Ele é o mais antigo espaço de apresentação da língua e cultura finlandesa; com um prédio inspirado no romantismo, possui em seu interior janelas em arcos, colunas e torres.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Helsinque. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Confira todos os passeios turísticos por Helsinque, para explorar toda a história e atrações da cidade.

City tour em Helsinque
Estação Central | Foto: Abdeaitali, via Wikimedia Commons.

Se você olhar ao redor ainda verá o Cassino mais famoso da cidade e o principal shopping, o Stockmmann, um lugar onde se pode encontrar as principais grifes do mundo e artigos de estilistas finlandeses.

Alguns passos dali, se encontra o  museu de arte mais famoso da Finlândia, o Ateneum. Se você quer conhecer a arte finlandesa, esse é o lugar certo. Compre o ingresso antecipado do Ateneum.

Com um acervo que conta com obras do século XIX até os dias de hoje; um exemplo disso é a exposição “Stories of Finnish Art”, em cartaz até 2020 e que se propõe a contar a história da arte do país desde 1809 até a década de 1960.

Pontos turísticos na Finlândia
Catedral Tuomiokirkko é um dos principais pontos turísticos de Helsinque.

Caminhando mais um pouco, está outro famoso espaço, chamado de Praça do Senado. Em volta da praça estão o Palácio do Governo, a Biblioteca Nacional, a Universidade de Helsinque e a Catedral Luterana Tuomiokirkko. Vale lembrar que na Catedral é possível aos visitantes subir na torre e contemplar a vista de cima da cidade. Maravilhosa!

Esse é o momento certo para fotos em locais históricos que respiram arte, cultura e nos leva a uma imersão de conhecimento, entendendo o porque de os finlandeses levam tão a sério suas liberdades individuais e o respeito coletivo.

No centro da praça acontecem várias atividades como exposições, shows e até concursos de estátuas de gelo; se você der sorte, pode ver lindas apresentações de teatro ao ar livre e de leituras de poemas nacionais.

Caso sobre tempo antes do almoço, continue caminhando pela área histórica da praça e logo verá o Tori Quarters, uma região que foi toda revitalizada e possui muitos cafés interessantes e lojas de artesanato local.

Depois de tanta arte e prédios históricos, chegou a hora da parada para o almoço e nada melhor do que fazer isso na famosa Praça do Mercado, além de estar repleta de prédios históricos, no Mercado Central você vai encontrar a comida típica finlandesa e suas deliciosas variações.

Roteiro de 2 dias em Helsinque
Praça do Mercado | Foto: Anthere, via Wikimedia Commons.

Como sugestão eu daria o salmão defumado, seja em sopa ou ainda assado com batatas. Para quem não come carne, existem ótimas opções de saladas e legumes ao vapor.

Na hora do almoço essa região da cidade é muito movimentada e tem uma grande concentração de turistas. Por aqui também está o Esplanadi Park, que é um parque bem no centro da cidade, cheio de áreas verdes e onde as pessoas se reúnem para fazer piquenique e conversar. Existem muitos shows ao ar livre nesse horário e costuma ser animado.

O que fazer em Helsinque
Catedral Uspenski | Foto: Olga1969, via Wikimedia Commons.

Continuando o roteiro turístico após almoço, você pode caminhar até a Catedral de Uspenski a maior igreja ortodoxa na Europa Oriental. É um prédio impressionante que traduz a influência russa no local.

Para finalizar o dia, nada melhor do que um drinque ou uma cerveja nos pubs ou nas melhores baladas em Helsinque. No centro da cidade, além de muitos cafés e restaurantes, você encontra ótimos barzinhos para experimentar uma legítima cerveja finlandesa.

Lembrando sempre que se você não deseja caminhar tanto no primeiro dia, pode comprar o bilhete do ônibus turístico em Helsinque e conhecer todos esses pontos turísticos citados.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Helsinque em 2 dias

Cartões-postais na Finlândia
Vista do alto da Fortaleza de Suomenlinna.

Quem tiver mais um dia para desfrutar de um roteiro em Helsinque, deve aproveitar para conhecer a Fortaleza de Suomenlinna. Para chegar no local é necessário pegar um ferry que parte da Kauppatori, a Praça do Mercado. Agende aqui o seu ferry para a Ilha da Fortaleza de Suomenlinna.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Essa fortaleza foi construída em 1747, pelo rei da Suécia, para proteger as províncias suecas na Finlândia dos avanços dos povos russos. Por ali existem vários pontos históricos e construções muito bonitas.

Os bilhetes podem ser comprados em máquinas localizadas no porto, não sendo possível comprá-los dentro do barco e a viagem até a fortaleza dura cerca de 20 minutos. Se preferir, você pode marcar uma excursão para Fortaleza de Suomenlinna.

Recomendo o passeio pela manhã, quando o sol está mais ameno e sobra tempo para visitar outras coisas pela tarde. Você pode aproveitar e almoçar no local ou voltar até a Praça do Mercado, onde existem inúmeras opções.

igreja dentro de uma rocha na Finlândia
Igreja Temppeliauko | Foto: Matthew Duncan, via Wikimedia Commons.

Depois do almoço você pode visitar e conhecer a Igreja Temppeliaukio, uma capela construída escavada em uma grande rocha, com o teto de madeira e várias aberturas para a entrada da luz natural. A rocha é avermelhada e o contraste com a luz do sol e a madeira, deixa tudo um pouco bronze. É simplesmente linda!

Saindo da capela, você pode conhecer o Parque Sibelius, onde está localizado o famoso monumento Passio Musicae, que possui nada menos do que  com seus 600 canos prateados que formam ondas musicais quando tocados; por se tratar de uma obra interativa, qualquer pessoa pode encostar nela.

O monumento foi construído em homenagem ao compositor finlandês Jean Sibelius e fica no distrito de Töölö, bem próximo ao Centro de Helsinque. Na sede da Unesco, em Paris, há uma réplica da escultura.

Atrativos na Finlândia
Área natural do parque Sibelius | Foto: Axilera, via Wikimedia Commons.

O parque é também usado pelos finlandeses para a prática de atividades ao ar livre, piqueniques e um local de reunir os amigos no final de tarde.

Para finalizar o seu dia, você pode conhecer a Capela do Silêncio (Capela Kamppi) localizada na praça finlandesa Narinkka, com uma arquitetura diferente das outras que você encontra na cidade.

Essa pequena capela luterana tem como objetivo oferecer um lugar para momentos de paz, em meio ao movimentado centro de Helsinque. Por ali, não se ouve nada, portanto é um momento perfeito para reflexão e para agradecer pela vida.

E para economizar nos seus passeios por Helsinque, você pode comprar antecipadamente o cartão de desconto de atrações em Helsinque para economizar nos ingressos e melhores atrações da cidade.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Quanto custam os ingressos em Helsinque?

Para descobrir quanto custa Helsinque por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem onde se hospedar em Helsinque, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Helsinque, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Helsinque é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Helsinque, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Helsinque

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes com desconto para as atrações de Helsinque

O pacote de atrações em Helsinque, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como acesso ao transporte público local, facilitando muito sua locomoção.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Helsinki Card

O cartão Helsinki Card é uma excelente opção para qualquer turista, visto que dá acesso a diversas atrações da cidade. Mais do que isso, auxilia com menos espera nas filas e valores bem mais em conta do que comprar o ingresso na bilheteria. É possível encontrar o cartão tanto na Get Your Guide quanto na Civitatis.

Guias brasileiros que sabem tudo o que conhecer em Helsinque

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Helsinque, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Helsinque há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Helsinque. Confira:

O que fazer em Helsinque com crianças

Montar um roteiro em Helsinque com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Helsinque.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Helsinque de graça

Nem todos os passeios em Helsinque precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Helsinque com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira:

O que fazer em Helsinque à noite

Planejar um roteiro noturno em Helsinque é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Helsinque:

O que fazer em Helsinque e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Helsinque, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Helsinque e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Helsinque:

O que fazer em Helsinque sozinho

Helsinque é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Helsinque no Natal

Vai passar o feriado de Natal em Helsinque e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira um passeio que acontece na temporada de Natal:

O que fazer em Helsinque no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em Helsinque no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira algumas sugestões de atrações para curtir o friozinho em Helsinque:

O que fazer em Helsinque no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Helsinque no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Helsinque com chuva

Para dias chuvosos em Helsinque o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Helsinque.

O que fazer em Helsinque com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro em Helsinque não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Helsinque para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer em Helsinque

Se você vai visitar Helsinque logo perceberá que a cidade, apesar de parecer pequena, tem muitas opções de passeios e também parques verdes incríveis.

Para quem gosta de ecoturismo, é possível reservar um dia só para conhecer alguns e fazer longas caminhadas guiadas.

Os finlandeses também são muito preocupados com o meio ambiente, a cidade é extremamente limpa e você vê lixeiras por todos os lados. Jogar lixo na rua aqui pode render uma bela multa!

Esse cuidado você pode notar em muitas lojas locais, que oferecem materiais com uma pegada sustentável e com peças de design exclusivas.

Aproveite também para conhecer os principais shoppings que estão no centro da cidade, no Stockmann, há 8 andares repletos das maiores grifes do mundo e alas com liquidação permanente.

E o mais importante: não se preocupe com a língua! O finlandês é muito difícil, mas por aqui todo mundo fala inglês.

A Finlândia é mesmo linda e antes de conhecer esse país belíssimo você pode planejar sua viagem com todas as nossas dicas, como os melhores hotéis, restaurantes e até sugestão de roteiro de viagem em Helsinque.

Ah, e para tornar sua experiência ainda mais tranquila, não deixe de comprar um chip de celular para usar em Helsinque e de alugar um carro, caso a sua ideia seja explorar os arredores da cidade.

Sabendo o que fazer em Helsinque melhora sua experiência e otimizar seu tempo para aproveitar o que a Finlândia tem de melhor! Aproveite a viagem e Kiitos!

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Helsinque?

São tantas coisas para fazer em Helsinque que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Praça do Senado Finlândia
Catedral de Helsinque

Quais são os melhores passeios em Helsinque?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Helsinque não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
De Helsinque: Bilhete de Barca de Ida e Volta de Talín
Helsinque: destaques da cidade cruzeiro de 1,5 horas no arquipélago

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Helsinque?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Helsinque. Confira algumas dicas:
Parque Nacional Nuuksio: viagem de meio dia saindo de Helsinque
De Helsinque: Excursão turística de meio dia a Porvoo

Quais são as melhores atividades em Helsinque para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Helsinque é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios em Helsinque para os dias chuvosos são:
Helsinque Card City
Praça Mercado

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Helsinque?

Existem tours para todos os bolsos em Helsinque. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Helsinque destaca caça ao tesouro autoguiada e passeio pela cidade
Helsinque: tour de áudio autoguiado pelos destaques da cidade

Quais são os museus e exposições mais populares em Helsinque?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Helsinque. Minha sugestão é:
Helsinque: excursão a pé de arquitetura com especialista

Vale a pena comprar passeios em Helsinque antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Helsinque.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Helsinque

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Helsinque? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Helsinque para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Helsinque. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Helsinque, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Helsinque. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Finlândia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Helsinque

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Helsinque, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Helsinque

Ter um chip de celular em Helsinque com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Helsinque.

Seguro viagem em Helsinque

Contratar um seguro viagem para Helsinque é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais