Visto para Europa: Como funciona, o que é preciso e preço

Visto para Europa: Como funciona, o que é preciso e preço

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Sim, é verdade, o processo de visto para Europa vai mudar. Mas ainda dá tempo de entender tudo o que vai acontecer, porque a obrigatoriedade de vistos para a Europa só acontecerá a partir de 2021.

Enquanto, Dubai liberou o visto para os brasileiros, os países que fazem parte da União Europeia vão começar a selecionar previamente a entrada de estrangeiros no seu território.

Até lá, calma. Nada indica que a permissão para a entrada no continente se tornará mais difícil, vai ser apenas mais trabalhosa. O comunicado foi feito pela Comissão Europeia, que apresentou oficialmente o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem, o ETIAS.

Essa solicitação de visto deverá ser feita por todos os cidadãos que hoje não precisam de autorização para entrar no Espaço Schengen, incluindo os brasileiros.

A seguir, você saberá tudo sobre como ficará o visto para Europa, sobre se haverá opção para mais de 90 dias, como se dará o visto europeu para trabalho, para estudante, visto para morar na Europa de fato, além de tomar nota dos documentos necessários para entrar na Europa a partir de 2021.

Planeje sua viagem => Seguro viagem Europa

Visto para a Europa: como é atualmente?

Visto para a Europa
Passaporte brasileiro | Foto: QVM.

Atualmente, os países que fazem parte do Espaço Schengen (que reúne os países que fazem parte do Tratado de Schengen, que regula a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre os seus membros) concedem o visto para brasileiros no próprio aeroporto de chegada.

Na autorização de entrada nesses países são concedidos 90 dias de permanência para os turistas. Geralmente, tudo o que você precisa ter é a sua passagem de volta, bem como a comprovação de reserva de hospedagem e do dinheiro suficiente para se manter ao longo da sua trip.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.


Sinceramente, nunca enfrentei problemas com a concessão de visto da maneira como é feita no momento. 

Somente na imigração inglesa, quando o oficial quis saber para onde eu iria depois da Inglaterra, qual o tipo e o local de hospedagem em que eu ia ficar e qual era o dia da minha volta ao Brasil.

Nos demais locais, como no Aeroporto de Malpensa, em Milão, ou no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, o processo de entrada foi super tranquilo, ou seja, o carimbo veio com facilidade.

Mas a dica é levar tudo sobre a sua viagem já impresso: passagens, confirmação de estadia, roteiros e passeios marcados e o que mais puder comprovar que você está entrando no país, mas tem data marcada para sair dele.

Para quem tem férias definidas junto à empresa, por exemplo, uma dica que pode ajudar bastante é pedir para o chefe emitir uma carta em papel timbrado, afirmando que você é contratado e indicando a data exata em que você deverá estar de volta para trabalhar.

Outra exigência atual e que não vai mudar quando o ETIAS estiver em vigor é a obrigatoriedade de fazer seguro viagem para Europa de pelo menos 30 mil euros de cobertura.

Na verdade, muita gente se assusta com esse valor, mas não se confunda: você paga um preço baixo pela contratação do seguro; quando falo em 30 mil, significa o valor mínimo da cobertura pelos serviços de saúde estabelecidos na apólice e não o que você pagará, claro!

Inclusive, os preços de seguro viagem para a Europa são bem em conta quando comparados às despesas médicas que podemos vir a ter no exterior, até mesmo para uma consulta ou exame simples. 

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

Visto para a Europa: o que vai mudar?

visto europeu trabalho
ETIAS será exigido para todos maiores de 18 anos a partir de 2021.

A princípio, a Autorização de Viagem para a Europa, o ETIAS, é uma medida para prevenir a entrada de terroristas e evitar a imigração ilegal no Velho Continente, e não para barrar os turistas. Todos sabem da crise migratória que se vive em países como a Itália, Alemanha, Hungria, Grécia, entre outros.

Por isso, a partir de 2021, maiores de 18 anos que quiserem viajar para a Europa, seja por lazer, turismo, por trabalho ou estudo e, inclusive para os que estiverem em trânsito, terão que solicitar o ETIAS, para conhecer qualquer um dos destinos na Europa.

O processo será todo feito online. Primeiro, será preciso fazer um cadastro e preencher um formulário eletrônico, respondendo questões pessoais e outras específicas sobre a viagem, por questões de segurança (bem semelhante ao do visto para os Estados Unidos). Isso tudo será através de um site oficial, que ainda não foi disponibilizado.

Uma vez preenchido e enviado o formulário, o interessado deve pagar a taxa de R$ 32 referente ao processamento do visto. Vale destacar que este pagamento só poderá ser feito usando cartões de débito ou de crédito.

A partir daí, o processo de solicitação da autorização de entrada na Europa será revisado pela base de dados do sistema de segurança ETIAS.

As crianças e adolescentes que forem viajar estão isentos do pagamento dessa taxa, porém suas entradas também devem ser solicitadas no ETIAS, no mesmo formulário dos pais ou responsáveis legais.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Como saber se o visto foi concedido?

visto para europa 2019
Com o passe, é possível viajar dentro de um mesmo país ou até por toda a Europa.

O comunicado da concessão do visto também será feito pela internet, para o próprio e-mail do interessado, entre 24 e 72 horas depois de submetido o pedido. Em caso de negativa, o viajante pode contestar a decisão e solicitar uma revisão do processo.

Se, ainda assim, o visto for negado, conforme indicado pela regulamentação do ETIAS “o requerente será obrigado a candidatar-se a outro tipo de visto da União Europeia, como por exemplo o visto Schengen”.

E ainda que positivo, o processo de controle de entrada em cada país pode até ficar mais rápido, mas não deixará de acontecer.

O ETIAS cobre todos os países da Europa que formam o Espaço Schengen (o mesmo cujo tratado exige o seguro viagem), à exceção da Irlanda e do Reino Unido.

Após sua concessão, ele tem validade de 3 anos. Por isso, atente bem se o seu passaporte estiver próximo do vencimento durante esse tempo, pois ao contrário do que ocorre com o visto americano – onde basta levar o passaporte antigo – o ETIAS terá que ser concedido novamente.

Além disso, como já acontece hoje em dia, é preciso que seu passaporte esteja válido por um período mínimo de seis meses para que o processo de obtenção da autorização seja aprovado. Caso contrário, o visto também não será concedido.

Outro detalhe importante é que esse visto tem que ser apresentado na imigração antes mesmo da sua saída do Brasil. Ou seja, você não poderá embarcar sem ele sob hipótese alguma a partir de 2021.

Isso significa que o processo de entrada nos países europeus pode até ficar mais rápido, mas em compensação a saída do solo brasileiro ficará mais demorada, pois esse visto eletrônico terá que ser fiscalizado de alguma maneira antes do passageiro embarcar. 

Importante destacar que quem tem dupla nacionalidade deve solicitar o ETIAS para apenas um dos números do passaporte e garantir que viajará com ele. Não adianta preencher o formulário com um e apresentar outro.

Que países vão exigir visto antecipado?

documentos para entrar na europa 2018
Lista reúne 29 países.

Todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen e outros que, inclusive, nem são oficialmente europeus, como a Noruega, passarão a exigir essa autorização de entrada.

Veja a lista completa dos lugares na Europa que vão exigir visto eletrônico antecipado:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Mônaco
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • República Checa
  • San Marino
  • Suécia
  • Suíça, e
  • Vaticano.

Com o ETIAS você poderá transitar quantas vezes quiser entre todas estas fronteiras, sem limites de ida e volta, durante 3 anos consecutivos.

Permanência por mais de 3 meses na Europa

Qual o tipo de visto na Europa para quem vai passar muito tempo?
Processo, neste caso, requer mais uma etapa.

Se você planeja ficar na Europa por mais de 90 dias, o processo terá ainda uma segunda etapa. Independente da razão da viagem ser mais longa – estudos, trabalho, passeio ou mesmo residência, primeiro você deve passar por todas as etapas para solicitação do ETIAS e, depois, você precisará solicitar uma nova autorização, chamada Permisso.

Neste novo processo, além de documentos pessoais, deverão ser apresentados outros que comprovem e justifiquem a estadia por um período maior do que os três meses iniciais.

Para visto de trabalho, deve-se apresentar Carta Convite e/ou contrato de trabalho da empresa em que irá trabalhar; certificados e diplomas; passaporte com validade mínima de três meses e carteira de identidade brasileira.

Além de comprovante de meios de subsistência que provem que você tem como se manter financeiramente; comprovante de moradia / alojamento; atestado de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal do Brasil; e, se você for casado, certidão de casamento.

Para um visto de estudante, deverá apresentar o aceite da universidade ou instituição de ensino na qual tenha sido aprovado.

Validade do visto ETIAS

É preciso renovar visto para Europa?
Fique atento ao prazo para não correr o risco de ser banido da Europa.

Como já indicado anteriormente, a validade do visto ETIAS é de 3 anos para entradas múltiplas. Porém, isso não quer dizer que ele não possa ser invalidado nesse período.

Essa é uma condição prevista e a anulação do seu visto pode ocorrer caso você seja denunciado por fraude durante o processo, por denúncias ou em casos de perda ou roubo do seu passaporte. 

Se, por acaso, você permanecer na Europa por um tempo maior do que os 90 dias determinados pelo ETIAS, você corre o risco de ser banido de entrar na Europa por um período que varia entre 1 e 5 anos, além do pagamento de uma multa antes de ter que voltar para o seu país de origem.

Visto para Europa online

Por mais que pareça complicado ter que correr atrás de um visto para visitar países que antes tinham a fronteira aberta, não será tão complexo assim. Seguindo todos os passos descritos aqui, não há com o que se preocupar.

Não tem mistério… basta seguir cada uma das etapas (fazer seu cadastro, preencher o formulário e pagar a taxa) e, depois, apresentar as reservas e documentos que ajudem a comprovar que sua viagem está muito bem planejada, com ida e volta devidamente agendadas.  

Com o mundo cada vez mais globalizado e integrado, políticas de segurança para imigrantes tendem a se tornam mais comuns também. Porém, nada que te impeça de viajar por aí e explorar outros continentes!

Agora que você já sabe tudo sobre como ficará o visto para Europa, sobre se haverá opção para mais de 90 dias, quanto ao visto europeu para trabalho, para estudante, visto para morar na Europa de fato, além de ter tomado nota dos documentos necessários para entrar na Europa a partir de 2021, planeje bem a sua viagem e curta o passeio!

Ficou com alguma dúvida sobre visto para a Europa? Para onde você quer ir? Deixe o seu comentário e participe!

Até + !!!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais