Passeios de graça em Zurique: dicas de 8 atrações gratuitas

por Alana Romão

Passeios de graça em Zurique: dicas de 8 atrações gratuitas

Existem diversas opções de passeios de graça em Zurique. A maior cidade da Suíça não decepciona os visitantes.

Zurique é caracterizada por movimentos artísticos e culturais, além de uma atmosfera repleta de história, o que fica marcado pela arquitetura da cidade.

Zurique pode ser uma opção certeira para viajantes dos mais diversos estilos e, apesar de não ser considerada uma cidade barata, oferece diversas opções de passeios gratuitos para os visitantes.

Se você deseja conhecer esse destino, não deixe que o baixo orçamento te impeça de ter um roteiro cheio de descobertas. Conheça os principais passeios de graça em Zurique e organize a sua viagem.

Planeje sua viagem​ => Onde se hospedar em Zurique

Melhor seguro viagem para a Suíça »

 

Passeios de graça em Zurique

  1. Lago de Zurique
  2. Catedrais históricas
  3. Museu
  4. Colina Lindenhof
  5. Rua Bahnhofstrasse
  6. Jardim Botânico
  7. Zürich West
  8. Fábrica da Lindt

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Zurique »

 

1. Lago de Zurique

Passeios gratuitos em Zurique
Aproveite o lago de Zurique para fazer um piquenique enquanto observa a paisagem.

Caminhar próximo ao lago é uma atividade clássica em várias cidades da Suíça e também em Zurique. Visitar a região do lago de Zurique é de graça e é um passeio que encanta muitos viajantes.

Aproveite para levar um lanche e fazer um piquenique observando as paisagens. Existem diversas opções de passeios de barco mas, ainda que sejam pagas, algumas têm um preço acessível.  Dê uma pesquisada nos valores do dia, quem sabe você pode incrementar o seu passeio.

Aliás, por falar em passeios de graça em Zurique, vale uma observação: saiba que as mais de mil fontes de águas espalhadas pela cidade são potáveis, ou seja, se sentir sede, fique à vontade para beber água direto das fontes sem medo.

Algumas delas são interessantes, fique de olho entre um ponto turístico e outro, encha sua garrafa de água e não pague por este item.

 

2. Catedrais Históricas

O que fazer em Zurique
Igreja Grossmünster possui mais de mil anos de história.

Zurique possui três igrejas com entrada gratuita. Elas são permeadas de muita história. A Grossmünster, tem um estilo romântico e duas torres.

Para subir ao topo é cobrada uma pequena taxa, mas, mais do que se preocupar com o preço você precisa refletir se tem pique para encarar tantos degraus. A vista, com certeza, compensa.

A catedral teria sido fundada por Carlos Magno, o qual, segundo uma lenda, teria descoberto os túmulos dos três santos padroeiros de Zurique no local. A construção ocorreu por volta do ano 1100 e, desde então, diversas reformas foram realizadas, afinal, são quase mil anos de história.

A segunda igreja é a Catedral de St. Peter, a mais antiga da cidade. Vale a pena visitá-la, principalmente se for a sua primeira vez na Suíça. O relógio esta Igreja carrega o título de o maior da categoria em toda a Europa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Zurique. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Bem próximo à Grossmünster encontra-se outra igreja importante da cidade: a Fraumünster. Um dos destaques desta construção são os vitrais, um dos principais cartões postais de Zurique. Cada um dos cinco remete a uma história do cristianismo.

Além das catedrais antigas, o centro histórico da cidade em si já vale um tempo do seu roteiro, dê uma atenção especial à rua Niederdof, a principal da região.

 

3. Museu

Museus gratuitos em Zurique
Entrada gratuita é as quartas-feiras. | Foto: Andreas Praefcke, via Wikimedia Commons.

Zurique também é uma cidade importante para aqueles que têm interesse em história e cultura. A cidade possui muitos museus (mais de 150, incluindo as galerias de arte), nos temas mais variados.

Alguns dos museus dão descontos em determinados dias da semana, o principal exemplo é o Kunsthaus, também conhecido como Museu de Arte de Zurique, cuja entrada é gratuita todas às quartas-feiras. Ou seja, não é um dos passeios de graça em Zurique 100%, mas dá para aproveitar o dia certo.

Dentre as obras do acervo encontram-se peças produzidas por Monet, Van Gogh e Rodin. O museu possui itens de vários estilos e períodos da arte, sendo considerado uma das instituições de artes mais importante do país.

O endereço do museu é: Heimplatz 1. Às quartas, dia de entrada grátis, o funcionamento começa às 10h e vai até às 20h. Para possíveis mostras ou exposições temporárias, pode ser que haja taxas extras, contudo, o acervo permanente possui muitas obras, tanto de artistas famosos mundialmente como de suíços.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Se estiver no centro histórico você pode chegar ao museu caminhando. Contudo, lembre-se de que o idioma de Zurique é o alemão.

Isso vale para os outros pontos também, inclusive, para sua hospedagem. Não se preocupe, os suíços costumam ser educados e gentis para auxiliar.

Caso tenha lido sobre o museu Rietberg, que possui acervo com arte africana e asiática, além de belos jardins, pode ter encontrado a informação de que a entrada é grátis, contudo, há algum tempo esse museu tem, sim, cobrado uma taxa.

 

4. Colina Lindenhof

Suíça no verão
Colina Lindenhof tem uma das vistas mais bonitas da cidade. | Foto: Roland zh, via Wikimedia Commons.

Uma das vistas mais bonitas da cidade está na colina Lindenhof e, o melhor, é de graça. Do alto da colina é possível observar os principais pontos de Zurique. Além da vista, para quem gosta de xadrez é um local para realizar alguma partida nem tabuleiro gigante.

A região também possui alguns cafés, mas, se quiser economizar mais, aproveite a área para desfrutar de um piquenique. Não deixe a colina Lindenhof de fora do seu roteiro por Zurique.

O local ainda possui resquícios da história. No século 4 serviu como um forte que era usado para prevenir ataques e invasões e até hoje possui pedaços de ruínas do período medieval.

 

5. Rua Bahnhofstrasse

Compras em Zurique
Rua Bahnhofstrasse é famosa por suas lojas de luxo. | Foto: Patrick Nouhailler, via Wikimedia Commons.

A rua mais famosa da cidade é repleta de lojas de luxo e um local muito conhecido por quem busca um roteiro de compras em Zurique. As principais marcas mundiais possuem um espaço nessa avenida, mas, olhar não custa nada!

Vale a pena uma caminhada na região, que aliás fica bem próxima da estação central. A rua possui uma extensão de aproximadamente um quilômetro e meio, uma caminhada agradável, principalmente se o dia não estiver tão frio.

A região é bastante charmosa e arborizada. A rua faz ligação entre o centro de Zurique e a região do lago. Certamente, um dos passeios de graça em Zurique que vale a pena ser feito.

 

6. Jardim Botânico

Atividades ao ar livre em Zurique
O Jardim Botânico é um ótimo passeio para os meses mais quentes do ano.

Esse jardim de tirar o fôlego pertence a Universidade de Zurique. O local possui estufa e é um refúgio na cidade mais movimentada do país.

O passeio é mais indicado para os meses quentes do ano, então aproveite o verão na Suíça para incluir o Jardim Botânico no seu roteiro. Mas, mesmo no inverno ele possui belas paisagens. O jardim possui cerca de 9 mil espécies de plantas diferentes e também é de graça.

Caso sua viagem esteja marcada para o período de novembro e dezembro, que no inverno, e você queira substituir o jardim no seu roteiro, a dica é aproveitar os mercados de natal da cidade.

Mesmo que não compre nada, uma tarefa difícil, por sinal, você poderá conhecer mais da cultura do país e provar produtos e comidas típicas da Suíça. Além, é claro, de desfrutar da atmosfera natalina suíça e seus enfeites.

Já se continuar com o jardim incluso no roteiro saiba que ele funciona todos os dias da semana e está localizado no endereço: Zollikerstrasse 107. O jardim é grande, esteja preparado com calçados adequados se for caminhar para conhecê-lo.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

7. Zürich West

Roteiros alternativos em Zurique
Viadukt é um viaduto | Foto: Kurt Spalinger-Røes, via Wikimedia Commons.

Esse não é propriamente um passeio, mas sim, um bairro de Zurique. Não passe pela cidade sem conhecer o Zürich West. Antigo polo industrial hoje é palco de diversas manifestações artísticas, culturais e dono de uma arquitetura diferenciada.

   

Zürich West é um local para passar tempo em qualquer horário do dia, já que a noite, a região também possui diversos estabelecimentos funcionando.

Dentre as atrações do bairro está uma loja feita de contêineres cujos produtos (bolsas) são feitos com materiais recicláveis, aliás, a arquitetura do bairro é um tanto diferente do restante da cidade, contrastando principalmente com as regiões com ares medievais.

Não deixe de conhecer o Viadukt, um local revitalizado que fica abaixo de uma linha de trem e foi adaptado para virar uma espécie de “shopping”. São diversas lojas alternativas de produtores locais e artistas independentes, inclusive, algumas vendem itens de comida.

 

8. Fábrica da Lindt

Impossível falar em Suíça sem pensar em chocolate. A fábrica da Lindt não é um museu literalmente como a Cailler, contudo, a visita grátis vale muito a pena.

Mesmo não sendo o museu, parte do local é interativo. Além disso, o bônus é que os produtos no local costumam ter um preço melhor do que em outros locais da cidade. Para as demais marcas de chocolate, a dica é procurar um mercado, principalmente algum da rede Denner e pesquisar as promoções.

A visita não inclui as dependências da fábrica em si, mas, dependendo da época é possível participar de uma espécie de workshop sobre chocolate. E também o Lindt Experience, que possibilita a degustação de diversos chocolates da marca, hummm. (Essa experiência é paga).

Atenção: a loja não abre aos domingos (como a maioria dos comércios suíços), por isso, programa a visita para qualquer outro dia da semana.

Endereço: Seestrasse 204. Para ir até o local utilize o ônibus 165 e desça na parada Schooren. Também é possível chegar usando barco, procure por um cujo roteiro inclua a estação Kilchberg, seu local de desembarque.

 

Aproveitando o melhor de Zurique

A maior cidade suíça possui muitas opções de passeios, todos repletos de beleza e cultura. A Suíça não é um país barato, contudo, existem diversas opções de passeios que podem ser realizados nessa viagem sem custo.

Os passeios grátis são uma ótima forma de economizar sem deixar de apreciar a cidade. Aproveite para escolher bons lugares para desfrutar do pôr-do-sol, como próximo ao lago, em mirantes ou colinas. Realize caminhadas, ande de bicicleta e de transporte público.

São esses pequenos detalhes que te trarão ainda mais memórias marcantes nessa bela cidade europeia. Permita-se gastar mais tempo em um local que lhe chamar a atenção e conhecer a cultura local de várias perspectivas. Boa viagem!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *