Pontos turísticos da Finlândia: 8 locais imperdíveis

Pontos turísticos da Finlândia: 8 locais imperdíveis

Os pontos turísticos da Finlândia estão espalhados de norte a sul do país e podem ser desfrutados por viajantes que adoram o inverno ou que não abrem mão dos dias ensolarados do verão.

Para quem gosta de programas culturais, ao ar livre ou eventos musicais, a Finlândia e sua excelência nórdica em receber é o lugar certo. Muitas pessoas associam a Finlândia ao frio e isso não é por acaso.

Grande parte do ano esse país da Europa passa por dias gelados, que podem chegar a temperaturas de até -20°C – isso mesmo, 20 graus abaixo de zero! Mas, mesmo com todo esse frio, é possível realizar passeios inesquecíveis. Por outro lado, o verão finlandês é uma delícia e apresenta muitas opções.

Se você quer saber mais sobre os principais pontos turísticos da Finlândia e o que fazer no país, e em Helsinque, veio ao post certo. Destaco as atrações imperdíveis que são um guia da cultura da Finlândia, além de dicas de como aproveitar bem o seu roteiro de viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Finlândia

Seguro viagem Europa »

 

Pontos turísticos da Finlândia

  1. Praça do Mercado em Helsinque
  2. Casa do Papai Noel em Rovaniemi
  3. Lapônia e suas auroras boreais
  4. Lago Saimaa em Lappeenranta
  5. Fortaleza de Suomenlinna
  6. Parque ecológico de Hossa
  7. Castelo de San Olaf
  8. Museu Kiasma em Helsinque

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Finlândia »

 

O que fazer na Finlândia

Praça do Mercado em Helsinque

helsinki finlandia pontos turisticos
Praça do Mercado | Foto: Pudelek (Marcin Szala), via Wikimedia Commons.

Helsinque, a capital da Finlândia, está cheia de pontos turísticos. E não é por menos, já que aqui a natureza é farta e as opções culturais se renovam todos os anos.

A cidade está cheia de museus e parques naturais, há ainda muitos passeios em Helsinque ao ar livre, esportes, tour de barco e restaurantes deliciosos.

A Praça do Mercado aparece como um dos principais pontos turísticos de Helsinque por ser um marco central para quase todos os outros passeios.

É possível caminhar até a maioria dos museus, degustar alimentos frescos no mercado Central e conhecer as catedrais espalhadas pela cidade.

Grande parte dos eventos e centros culturais de Helsinque são possíveis de serem conhecidos caminhando, em poucos metros de distância um dos outros.

A maioria dos restaurantes em Helsinque, bares e boates também está na região de Kamppi e, por isso, em três dias de viagem, você consegue visitar quase tudo.

Essa praça é onde os finlandeses sem reúnem aos finais de semana e costuma abrigar os principais eventos da cidade. Está bem próxima da estação central do metrô e trem.

O aeroporto de Helsinque está a 20 quilômetros, na região de Vantaa. Aproveite e veja como se locomover em Helsinque.

Adquira => Cartão de desconto de atrações em Helsinque

 

Casa do Papai Noel em Rovaniemi

Curiosidades da Finlândia
Santa Claus’ Village | Foto: Samuli Lintula, via Wikimedia Commons.

O Papai Noel é um dos felizes e sortudos moradores da Finlândia. Nessa região, em especial na cidade de Rovaniemi, ao extremo norte do país, é possível visitar a vila de Santa Klaus e conhecer todos os seus segredos. Suas renas também estão por lá e cada foto é uma atração à parte.

Rovaniemi é uma das cidades perto de Helsinque que vale a visita. A aldeia do Papai Noel, como é chamada, é visita certa para adultos e crianças de varias partes do país, onde é possível conversar com o bom velhinho e dar boas risadas, em um clima nostálgico de infância e conto de fadas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Finlândia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Durante todo o ano, o local fica aberto e existem alguns parques ao redor, além de lojas de lembranças e produtos locais.

Para aproveitar a cidade, você pode fazer uma excursão para Aldeia do Papai Noel e Círculo Polar Ártico ou um ingresso para exposição de escultura de Boneco de Neve com almoço em restaurante de gelo.

A cidade possui infraestrutura para receber os viajantes e fica cerca de 900 quilômetros de Helsinque. É possível chegar de trem (recomendo a opção noturna com cabine individual e cama) ou de avião.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Finlândia

 

Lapônia e suas auroras boreais

Guia Finlândia
Viste a Lapônia para conhecer a aurora boreal.

Se você me perguntar o que fazer na Finlândia no inverno, sem dúvida recomendo visitar a Lapônia para conhecer a aurora boreal, que só ocorre nessa época do ano, entre os meses de outubro e fevereiro, quando está frio no hemisfério norte.

Esse fenômeno especial da natureza, que deixa o seu noturno com cores esverdeadas, vermelhas e lilás, acontece em poucos lugares do mundo, sendo a Lapônia finlandesa um desses locais privilegiados. Você pode fazer uma excursão de caça a aurora boreal e círculo ártico na Finlândia.

A cidade de Ivalo, principal porta de entrada área da Lapônia, fica cerca de 900 quilômetros da capital Helsinque.

Ali está também parte da infraestrutura de hospedagem para quem deseja visitar esse importante ponto turístico da Finlândia. Veja os hotéis em Ivalo.

Recomendo que os visitantes tirem ao menos quatro dias e busquem por um guia que possa orientar sobre horários e deixe mais confortável o passeio.

O frio na Lapônia é intenso e você deve viajar preparado. A boa notícia é que por ali existem opções de aluguel de roupas de neve.

   

Recomendo => Passeio de barco em Helsinque

 

Lago Saimaa em Lappeenranta

Fotos dos pontos turísticos da Finlândia
Lago Saimaa fica em Lappeenranta | Foto: Petritap, via Wikimedia Commons.

Enfim, para quem quer curtir o verão na Finlândia, o Lago Saimaa em Lappeenranta é o lugar ideal.

Essa cidade, distante 220 quilômetros de Helsinque e também na mesma proporção da famosa San Petesburgo na Rússia, é um ponto turístico charmoso e cheio de gente bonita.

Por ali, no verão, acontecem muitas atrações de música, teatro e dança, que refletem toda o amor pela cultura da Finlândia.

Faça uma excursão em ecoboat pelo Lago Saimaa. Esse ponto turístico é também local de encontro aos finais de semana.

Ele possui bons restaurantes e longas conversas brindadas com um belo drinque. Aliás, os finlandeses adoram um espumante e um drinque a base de gim.

Eles capricham nesse quesito e estão sempre atentos às novidades musicais.

Incrível => Excursão a pé em Helsinque

 

Fortaleza de Suomenlinna

Fortaleza de Suomenlinna
Fortaleza de Suomenlinna fica na região de Helsinque.

Outro ponto turístico importante na região de Helsinque é a Fortaleza de Suomenlinna, que fica em uma ilha a pouco quilômetros do continente.

Para chegar até lá, basta pegar o ferry boat que sai diretamente da Praça do Mercado, na região portuária da cidade.

Além de ecologicamente preservada, a ilha da fortaleza é cheia de historia e remete à própria concepção do Estado finlandês, com suas invasões e reconquistas, em uma guerra travada pela liberdade, da qual hoje são tão orgulhosos.

Na Fortaleza de Suomenlinna, é possível passar o dia a aproveitar os pratos ao pôr do sol. Faça uma excursão a pé em Helsinque e Suomenlinna.

Economia => Ticket para ônibus e barco em Helsinque

 

Parque Ecológico Hossa, em Oulu

Parques da Finlândia
Parque ecológico Hossa | Foto: Francesco Veronesi, via Wikimedia Commons.

Na Finlândia, existem dezenas de parques ecológicos, mas o mais recente é o da cidade de Oulu, o Parque Ecológico Hossa, que atualmente é o maior sucesso no país.

A cidade fica cerca de 600 quilômetros da capital Helsinque, então, é ideal tirar ao menos três dias por ali, onde você pode se hospedar inclusive em cabanas dentro do parque.

Hossa tem uma fauna nativa, com ursos e demais animais, que podem ser observados em seu habitat natural, em uma experiencia reconhecidamente única e inesquecível.

Preço => Aluguel de carro na Finlândia

 

Castelo de San Olaf

Castelos na Finlândia
Castelo de San Olaf | Foto: Olga1969, via Wikimedia Commons.

Na cidade de Turku, quase vizinha de Helsinque (são 160 quilômetros que podem ser feitos de ônibus ou carro alugado), existem varias atrações culturais e gastronômicas.

Essa cidade, fundada no século 13, abriga um dos pontos turísticos mais visitados da Finlândia: o castelo de San Olaf.

   

Essa obra arquitetônica do período medieval leva o visitante a conhecer um dos períodos mais gloriosos e artísticos da humanidade e, para nós que somos um país jovem, ensina muito sobre a cultura do velho continente.

Além do castelo, Turku ainda possui uma catedral e uma biblioteca muito bonita, também é perfeita para um passeio ao longo de seu canal, que beira a cidade, uma das mais povoadas da Finlândia.

Dica => Como usar WhatsApp no exterior

 

Museu de Arte Contemporânea Kiasma, em Helsinque

Museu de Arte Contemporânea Kiasma
Museu de Arte Contemporânea Kiasma | Foto: Paasikivi, via Wikimedia Commons.

Escolher um museu em Helsinque para indicar é muito difícil. Eu recomendo todos!

Se possível, você tire alguns dias somente para esse passeio cultural, pois a Finlândia possui uma gama enorme de cultura em seus prédios, sejam eles históricos ou de arte moderna.

O Museu de Arte Contemporânea Kiasma é um dos pontos turísticos da Finlândia que mais valem a pena. O prédio futurista é muito bonito e, por dentro, ele é ainda mais interessante.

No verão, é possível encontrar pessoas sentadas e conversando em seu gramado, em um piquenique ou mesmo um sarau cultural.

A exposição fixa do Kiasma é muito bonita, com quadros e obras futuristas, de grandes nomes da arte moderna. Sempre existem exposições sazonais, que podem ser consultadas no site do museu.

O museu não abre às segundas e costuma fechar às 17 horas, durante a semana, por isso, fique atento aos horários! E é uma ótima opção de o que fazer em Helsinque.

Prático => Ônibus turístico em Helsinque

 

Aproveite os pontos turísticos da Finlândia

Os pontos turísticos da Finlândia são muitos para estarem compactados em um só lugar, por isso, apresentei as mais famosas opções de passeios e atividades que possam remeter a outros locais, que estão perto dos pontos de partida, para que você planeje e aproveite melhor a sua viagem.

Conhecer a Finlândia é um momento especial e essa viagem deve ser pensada de forma a aproveitar tudo o que esse país frio, mas de coração quente, tem de melhor.

Não deixe de estudar o mapa finlandês e conhecer os lugares que mais tem a ver com você. E para te ajudar ainda mais, veja o post sobre quanto gasto em Helsinque.

Tire também um dia para visitar um lugar diferente, fora dos seus roteiros convencionais e se surpreenda com a sua nova concepção de diversão, baseado sempre em novas experiencias. Visite a Finlândia e volte pra casa com o desejo que querer ficar! Moi Moi!

Qual dos pontos turísticos da Finlândia você mais gostou? Responda nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thaina Geniselli

ESCRITO POR

Thaina Geniselli

Advogada por profissão e escritora por paixão, tenho especializações nas áreas de direito ambiental, negócios e esportes. Também trabalho como redatora e conteúdo para web, transmitindo minhas experiências de viagens e mostrando um pouco do que o mundo me ensinou. Levo a vida com asas, sem esquecer minhas raízes.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *