Início / Hospedagem / Primeira vez em hostel: 10 dicas para quem vai se hospedar em albergues

Primeira vez em hostel: 10 dicas para quem vai se hospedar em albergues

Quando você está escolhendo um hostel para se hospedar durante uma viagem, os critérios para a avaliação devem ir muito além da economia. É preciso que o local seja confiável, seguro, limpo, bem localizado e, se possível, proporcione a real interação entre os hóspedes, o maior trunfo desse tipo de instalação. Veja neste artigo 10 dicas quem vai se hospedar pela primeira vez em hostel, para você entender como funciona, como guardar a mala, se é seguro… enfim, tudo sobre ficar em hostel.

Se você seguir essas orientações, suas experiências serão incríveis! Afinal, é possível colecionar trips inesquecíveis a um preço justo e compartilhando isso com viajantes do mundo inteiro. Confira!

Planeje sua viagem => Seguros Promo, o melhor comparador de seguro viagem

Viajante ensina como visitou 46 países com até 60% OFF em passagens aéreas »

 

Dicas para sua primeira vez em hostel

Primeira vez em hostel

Engana-se quem acha que o preço da hospedagem é um limitador para vivências memoráveis. Claro que a economia tem um peso grande na hora de reservar um hostel, mas outros elementos são cruciais para se dar bem ao se hospedar em hostels.

Conheça-os agora.

 

1) Pesquise referências

Como encontrar os melhores hotels

Achar bons hostels é tão fácil quanto identificar os ruins. Graças à internet, o volume de informações é praticamente infinito.

As plataformas e sites de hospedagem, como BookingHostel World e Hostel Bookers mantêm espaços abertos para que os hóspedes de todo o planeta compartilhem suas próprias experiências.

Esse conjunto de depoimentos resulta em uma nota para o estabelecimento. A partir dessa nota, você tem ideia se o hostel atende requisitos básicos, como: segurança, limpeza, localização, etc. Minha regra é: sempre acima de 8,0 ou avaliação “muito boa” pelos clientes anteriores.

 

2) Aceite indicações

Onde se hospedar barato em Gramado e Canela

O boca-a-boca é a melhor ferramenta para conseguir hospedagens camaradas. Aceite indicações de amigos, conhecidos e até de blogs especialistas.

Afinal, nosso intuito é sempre compartilhar informações autênticas para que os leitores realmente possam usufruir de experiências tão boas quanto as nossas. As ruins, jamais serão indicadas.

Reserve um tempo para ler relatos e com certeza você encontrará ótimas sugestões para se dar bem ao se hospedar em hostels. O Guilherme Tetamanti tem um post sensacional sobre os 10 melhores hostels da volta ao mundo, onde indica os que mais gostou durante sua viagem de 365 dias ao redor do planeta.

 

3) Entre em contato

Como encontrar um hostel seguro

Quando achar um hostel que atenda às suas expectativas, entre em contato com ele. Pergunte, tire dúvidas e esclareça alguns pontos que você acha fundamental para confirmar seus dias no local.

Atente bem às condições de reserva para não perder dinheiro, caso desista ou adie a hospedagem. Leia também essas dicas práticas para encontrar os melhores hostels pelo mundo.

 

4) Cumpra as regras

Como saber se um hostel é bom

Alguns problemas que ocorrem ao se hospedar em hostels acontecem por culpa dos próprios hóspedes que não respeitam as regras do estabelecimento. Se conviver com pessoas próximas não é garantia de harmonia, imagina frente às desconhecidas?

Portanto, uma dica de ouro é: escolha hostels que tenham regras rígidas, pois é mais fácil prevenir eventuais incômodos. Quando tem alguém que manda no pedaço, as coisas são mais organizadas.

 

5) Fuja dos preços muito baixos

Dicas para quem vai se hospedar em um hotel pela primeira vez

O preço é sim um indicador do que você pode esperar de um hostel. É claro que não devemos ansiar por um serviço de hotel, mas também não podemos pagar uma diária o mesmo que daríamos em um cafezinho.

Fuja dos preços muito abaixo dos praticados pelo mercado do destino. É claro que é natural ter regiões ou temporadas onde os valores são uma pechincha, como o Pineapple Park Hostel em Big Island, no Hawaii.

Por isso, compare e evite cobranças muito aquém dos concorrentes.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

6) Tome conta das suas malas

Como guardar a mala em hostel

Um grande amigo meu resolveu passar os últimos dias de uma trip pela Europa nas ilhas gregas. Que delícia, hein? Seria. Se o armário do hostel que ele estava hospedado não tivesse sido arrombado com todos os seus pertences, roupas e dinheiro. Só lhe sobrou o passaporte (que, por sorte, estava com ele!) e alguns euros.

Para resumir o perrengue: ele ficou de favor no hostel até a sua família conseguir mandar dinheiro pelos Correios para  a Grécia; suas duas únicas peças de roupas era a sunga e um short; seu dinheiro só dava para ele comer churrasco grego; e por pouco ele não perde o voo de volta para o Brasil, via Alemanha!

Ou seja, tome conta das suas malas, não deixe dinheiro, passaporte ou qualquer outro documento importante largado no hostel – ou até mesmo em hotéis. E sempre, SEMPRE tenha um seguro viagem que cubra também perde e rouba de bagagem.

Leia também => Como aprendi a economizar com hospedagem ao redor do mundo

 

7) Faça amizades

Vantagens de ficar em hostels

A atmosfera de um hostel é totalmente diferente de um hotel ou pousada. A ideia de compartilhamento vai muito além do espaço físico e se estende à convivência entre os hóspedes.

Uma ótima forma de você se dar bem ao se hospedar em hostels é fazer amizades, aproveitar o intercâmbio de várias culturas, diferentes idiomas e interagir com as pessoas. Você descobrirá histórias interessantíssimas e propósitos de vida cheios de emoção.

Leia também 10 coisas que aprendi viajando sozinho.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

8) Analise as comodidades

Como funciona um hostel

O transporte público passa perto do hostel? Tem café da manhã? Wi-fi? Armário privativo? Todos os detalhes que são importantes para você devem ser analisados durante a escolha de um hostel.

Veja os critérios listados no site de reserva e não espere que todas as suas exigências sejam garantidas. Porém, é essencial contar ao menos com o básico para que a sua viagem seja realmente inesquecível.

 

9) Reserve com antecedência

Com qual antecedência devo reservar um hostel

As vagas dos melhores hostels se esgotam rapidamente. A boa fama funciona como um termômetro para a lotação e se você já tem em mente as melhores indicações, não espere muito tempo par garantir o seu espaço.

Logo, cerca de três meses antes do embarque já comece sua pesquisa e utilize a internet como sua maior aliada. Por falar nisso, leia as dicas para fazer reserva de hotéis online, e assim economizar.

 

10) Respeite o seu perfil

Fica em hostel é seguro?

Quando falo em perfil não me refiro à idade, classe social ou gênero, mas sim ao seu perfil de consumidor. Procure segmentar.

Há hostels que aceitam casais, outros não. Há aqueles que aceitam crianças, outros onde animais de estimação são bem-vindos e alguns que oferecem comida ou uma cozinha comunitária.

As opções são inúmeras. O essencial é que você saiba que hostel é muito mais uma forma de encarar uma trip do que uma maneira simples de poupar grana. Certamente existe um hostel que é a sua cara. Não deixe de ter essa experiência!

Você tem o costume de se hospedar hostel? Tem dicas para evitar roubadas e imprevistos? Deixe nos comentários!

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

2 Comentários

  1. Polly Batista

    Olá, Geraldineli Azeveddo! Super relevante seu comentário. É importante compartilharmos nossas experiências sempre! Sou colunista e editora deste blog e queria muito descobrir outras histórias suas. Adoraria fazer uma entrevista com um viajante tão experiente, que tal? Vou te passar um email para conversarmos melhor.

  2. Geraldineli Azeveddo

    Tenho 80 anos e sou Alberguista de “Carteirinha”.
    Sua Dica n. 6 (Tome Conta de suas Malas) é importantíssima e eu mesmo passei por esta experiência há alguns anos no Albergue de Santiago do Chile, mas por sorte meus documentos, dinheiro e máquina fotográfica estavam comigo, quando tive o meu armário arrombado.
    Mas isso não é exclusividade do Albergues, pois numa Pensão em Londres tive minha mala arrombada e levaram roupas de minha esposa.
    O pior foi num hotel em Lisboa, onde ao descer para tomar o café da manhã, deixei o dinheiro em cima da mesa do quarto e, claro, fui roubado, mas serviu de experiência pois nunca mais fui roubado em minhas hospedagens.

    Espero ter contribuído com o Blog, que é excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *