Primeira vez em hostel: como funciona, o que é, como dormir

Primeira vez em hostel: como funciona, o que é, como dormir

Todo viajante, ao reservar sua hospedagem pela primeira vez em hostel fica cheio de dúvidas: quais as regras? é seguro? fico em quarto compartilhado ou de casal? dá para fazer amigos em hostel?

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! Neste artigo trago 10 dicas quem vai se hospedar pela primeira vez em hostel. Com elas, você irá entender como funciona, como guardar a mala, sobre a segurança… enfim, tudo sobre ficar em hostel.

Para começar, destaco que quando você está escolhendo um hostel para se hospedar durante uma viagem, os critérios para a avaliação devem ir muito além da economia.

É preciso que o local seja confiável, seguro, limpo, bem localizado e, se possível, proporcione a real interação entre os hóspedes, que é o maior trunfo desse tipo de instalação.

Veja agora as dicas e, se você seguir essas orientações, tenho certeza que suas experiências serão incríveis! Afinal, é possível colecionar trips inesquecíveis a um preço justo e compartilhando isso com viajantes do mundo inteiro. Confira!

Planeje sua viagem => Melhores hostels em todo o mundo

Cupom de desconto para seguro viagem »

 

Tudo sobre hospedagem em hostel

Como guardar a mala em Hostel?
Hostel é uma ótima opção de hospedagem para todo viajante.

Engana-se quem acha que o preço da hospedagem é um limitador para vivências memoráveis. Claro que a economia tem um peso grande na hora de reservar um hostel, mas outros elementos são cruciais para se dar bem ao se hospedar em hostels.

Para te ajudar a entender como funciona esse tipo de hospedagem e saber como aproveitar ao máximo sua estadia em um hostel em qualquer lugar do mundo, veja as dicas antes de reservar hostel pela primeira vez.

  1. Pesquise referências
  2. Aceite indicações
  3. Entre em contato
  4. Cumpra as regras
  5. Fuja dos preços muito baixos
  6. Tome conta das suas malas
  7. Faça amizades
  8. Analise as comodidades
  9. Reserve com antecedência
  10. Respeite o seu perfil

Os hostels que listo mais para o fim deste artigo conheci em minha viagem de volta ao mundo, que durou 365 dias e resultou no vídeo abaixo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

O que é e como funciona um hostel?

Como é dormir em Hostel?
Hostel é uma hospedagem econômica e que incentiva a interação dos hóspedes.

Antes de detalhar as dicas, quero explicar melhor o que é e como funciona um hostel na Europa, no Brasil e em outros lugares do mundo. O hostel, basicamente, é uma hospedagem econômica e com foco na interação entre os hóspedes.

Para isso, costumam ter quartos e banheiros compartilhados – você não reserva um quarto para se hospedar e sim um cama – e não incluem serviços de quarto como arrumação de camas e troca de toalhas ou lanches e refeições.

Por outro lado, possuem cozinhas onde todos podem fazer suas próprias refeições, salas de convivência com jogos, tv, livros. Tudo isso para que os hóspedes possam se conhecer e partilhar experiências.

Antigamente, os hostels eram mais conhecidos no Brasil como Albergue da Juventude, o que “espantava” um pouco viajantes mais velhos, mas essa impressão acabou.

Mas, essa fama também acabou: os hostels recebem viajantes de todas as idades, famílias com crianças, casais em lua de mel. Todo mundo pode se hospedar e curtir tudo o que os albergues tem a oferecer.

Assim, na hora de fazer sua reserva você escolhe a hospedagem compartilhada ou privativa. E não esqueça de checar se há custo para toalha, café da manhã e de levar seu cadeado para guardar suas malas.

 

Como é dormir em Hostel?

Como é dormir em Hostel?
Wombats City Hostel London

Hoje em dia, sobretudo os hostels maiores, possuem quartos para casal ou família e banheiros privativos, além das opções compartilhadas para quem está viajando sozinho, e a maior parte inclui o café da manhã na diária.

Um hostel bem avaliado, geralmente tem suas camas nos quartos coletivos mais isoladas. É possível fechar uma cortina para ter mais privacidade na parte interna da cama. A maioria tem uma espécie de baú ou gaveta (não esqueça de levar seu cadeado) para colocar seus pertences, além de tomada e entrada usb. Tudo isso embutido na sua cama.

Como você está em um espaço compartilhado, dormir em hostel exige que você cumpra as regras e tenha muito bom senso para não atrapalhar a hospedagem dos demais.

Portanto, à noite, é natural deixar as luzes já desligadas e fazer o máximo de silêncio. Lembre-se de deixar seu telefone no modo silencioso e até mesmo avaliar a hora dos banhos (principalmente tarde da noite).

Já tive boas experiências, mas o contrário também é verdadeiro. Você pode dar a sorte de dividir o espaço com hóspedes gentis e outros mais fechados. Então, leia muito as avaliações do lugar antes de reservar e desprenda-se do individualismo enquanto estiver no hostel.

Como usar => Internet fora do Brasil

 

Dicas para sua primeira vez em hostel

1. Pesquise referências

Como encontrar os melhores hotels
Veja as avaliações e se há reclamações sobre o hostel.

Achar bons hostels é tão fácil quanto identificar os ruins. Graças à internet, o volume de informações é praticamente infinito. Por isso, não deixe de fazer a lição de casa e pesquisar antes de reservar sua hospedagem.

As plataformas e sites de hospedagem, como BookingHostel World e Hostel Bookers mantêm espaços abertos para que os hóspedes de todo o planeta compartilhem suas próprias experiências.

Esse conjunto de depoimentos resulta em uma nota para o estabelecimento. A partir dessa nota, você tem ideia se o hostel atende requisitos básicos, como: segurança, limpeza, localização, etc.

Minha regra é: nota sempre acima de 8,0 ou avaliação “muito boa” pelos clientes anteriores. Caso contrário, já descarto essa opção e reinicio a busca.

Fotos => Maravilhas naturais do mundo

 

2. Aceite indicações

Onde se hospedar barato em Gramado e Canela
Aceite indicações de amigos, conhecidos e até de blogs especialistas.

O boca-a-boca é a melhor ferramenta para conseguir hospedagens camaradas. Aceite indicações de amigos, conhecidos e até de blogs especialistas.

Afinal, nosso intuito é sempre compartilhar informações autênticas para que os leitores realmente possam usufruir de experiências tão boas quanto as nossas. As ruins, jamais serão indicadas.

Reserve um tempo para ler relatos e com certeza você encontrará ótimas sugestões para se dar bem ao se hospedar em hostels.

Tudo sobre => Chip internacional

 

3. Entre em contato

Como encontrar um hostel seguro
Entre em contato e tire suas dúvidas com o estabelecimento.

Quando achar um hostel que atenda às suas expectativas, entre em contato com ele. Pergunte, tire dúvidas e esclareça alguns pontos que você acha fundamental para confirmar seus dias no local.

Outra questão importante é se atentar bem às condições de reserva para não perder dinheiro, caso desista ou adie a hospedagem.

Economia => O que é Free Walking Tour

 

4. Cumpra as regras

Como saber se um hostel é bom
Escolha hostels que tenham regras rígidas e cumpra as regras.

Alguns problemas que ocorrem ao se hospedar em hostels acontecem por culpa dos próprios hóspedes que não respeitam as regras do estabelecimento.

Se conviver com pessoas próximas não é garantia de harmonia, imagina frente às desconhecidas? Assim, uma das vantagens de um hostel pode se tornar um pesadelo.

Portanto, uma dica de ouro é: escolha hostels que tenham regras rígidas, pois é mais fácil prevenir eventuais incômodos. Quando tem alguém que manda no pedaço, as coisas são mais organizadas.

Dica => Como cuidar da saúde nas férias

 

5. Fuja dos preços muito baixos

Dicas para quem vai se hospedar em um hotel pela primeira vez
Fuja dos preços muito abaixo dos praticados pelo mercado do destino.

O preço é sim um indicador do que você pode esperar de um hostel. É claro que não devemos ansiar por um serviço de hotel, mas também não podemos pagar uma diária o mesmo que daríamos em um cafezinho.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Fuja dos preços muito abaixo dos praticados pelo mercado do destino. É claro que é natural ter regiões ou temporadas onde os valores são uma pechincha, como o Pineapple Park Hostel em Big Island, no Hawaii.

Por isso, compare e evite cobranças muito aquém dos concorrentes.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

6. Tome conta das suas malas

Como guardar a mala em hostel
Tome conta das suas malas.

Um grande amigo meu resolveu passar os últimos dias de uma trip pela Europa nas ilhas gregas. Que delícia, hein? Seria. Se o armário do hostel que ele estava hospedado não tivesse sido arrombado com todos os seus pertences, roupas e dinheiro.

Só lhe sobrou o passaporte (que, por sorte, estava com ele!) e alguns euros. Para resumir o perrengue: ele ficou de favor no hostel até a sua família conseguir mandar dinheiro pelos Correios para a Grécia.

E, suas duas únicas peças de roupas era a sunga e um short; seu dinheiro só dava para ele comer churrasco grego; e por pouco ele não perde o voo de volta para o Brasil, via Alemanha!

Mas, como guardar a mala em hostel? Você pode sim utilizar os armários do hostel, sempre trancados com o seu cadeado. E tome conta das suas malas, não deixe dinheiro, passaporte ou qualquer outro documento importante largado no hostel.

Ou até mesmo em hotéis, infelizmente relatos de arrombamento e furto já foram registrados em diferentes tipos de hospedagens, inclusive hotéis.

Em relação à mala ideal para hostel, veja dicas sobre mochila de viagem, sobretudo se a sua trip for em um dos famosos destinos para mochilãoE sempre, SEMPRE tenha um seguro viagem internacional que cubra também perda e roubo de bagagem.

Leia também => Como economizar com hospedagem ao redor do mundo

 

7. Faça amizades

Primeira vez em hostel
Uma ótima forma de você se dar bem ao se hospedar em hostels é fazer amizades.

A atmosfera de um hostel é totalmente diferente de um hotel ou pousada. A ideia de compartilhamento vai muito além do espaço físico e se estende à convivência entre os hóspedes que estão viajando sozinhos.

Uma ótima forma de você se dar bem ao se hospedar em hostels é fazer amizades, aproveitar o intercâmbio de várias culturas, diferentes idiomas e interagir com as pessoas. Você descobrirá histórias interessantíssimas e propósitos de vida cheios de emoção.

Confira => Como levar dinheiro em viagem internacional

 

8. Analise as comodidades

Como funciona um hostel
Albergue no Deserto do Atacama tinha piscina entre as comodidades.

O transporte público passa perto do hostel? Tem café da manhã? Wi-fi? Armário privativo? Todos os detalhes que são importantes para você devem ser analisados durante a escolha de um hostel.

E você pode também verificar se há algumas comodidades a mais como piscina, empréstimo de bike ou de dvds e livros, por exemplo.

Veja os critérios listados no site de reserva e não espere que todas as suas exigências sejam garantidas. Porém, é essencial contar ao menos com o básico para que a sua viagem seja realmente inesquecível.

Passo a passo => Como usar celular em viagem internacional

 

9. Reserve com antecedência

Com qual antecedência devo reservar um hostel
Reservar com antecedência é regra de ouro para conseguir bons preços em hospedagens.

As vagas dos melhores hostels se esgotam rapidamente. A boa fama funciona como um termômetro para a lotação e se você já tem em mente as melhores indicações, não espere muito tempo par garantir o seu espaço.

Logo, cerca de três meses antes do embarque já comece sua pesquisa e utilize a internet como sua maior aliada. Por falar nisso, leia as dicas para fazer reserva de hotéis online, e assim economizar.

Tecnologia => Aplicativos de viagem

 

10. Respeite o seu perfil

mala ideal para albergue
Escolha o hostel e o tipo de acomodação de acordo com seu perfil | Foto: QVM.

Quando falo em perfil não me refiro à idade, classe social ou gênero, mas sim ao seu perfil de consumidor. Saiba o que você prefere e procure segmentar.

Há hostels que aceitam casais, outros não. Há aqueles que aceitam crianças, outros onde animais de estimação são bem-vindos e alguns que oferecem comida ou uma cozinha comunitária.

Conheça => Lugares baratos e diferentes para viajar pelo Brasil

 

Melhores hostels de minha volta ao mundo

hostel vantagens e desvantagens
Fiji Beachouse Resort | Foto: Booking.

Um dos gastos mais expressivos de uma longa viagem é sem dúvida a acomodação. Mesmo que seja um mochileiro e pretenda passar a maior parte dos dias dormindo em albergues, essa conta terá um peso bem grande no final de sua viagem.

Pelo menos foi assim comigo. Fiquei quase sempre hospedado em hostels, como são conhecidos em outras partes do mundo e irei compartilhar aqui os melhores albergues do mundo.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Nunca escolhia o albergue mais barato, mas tentava encontrar o melhor custo benefício para não estourar meu orçamento de volta ao mundo. Sempre fiz pesquisas em sites como Hostel World, Hostel Bookers e Booking.com.

Para mim a melhor maneira de escolher os albergues é pesquisar nesse tipo de site, uma vez que eles possuem recomendações reais dos hóspedes, proporcionando boas dicas para quem está chegando numa cidade desconhecida.

Prefiro sempre os albergues com boa localização, para evitar perda de tempo com deslocamentos e gastos com transporte.

Como funciona => Trabalho por hospedagem

 

Melhores albergues do mundo

hostel na europa dicas
Atlantic Point Backpackers | Foto: Booking.

1) Atlantic Point Backpackers | Um dos melhores albergues que fiquei durante toda a viagem. Bem localizado, é uma excelente opção para quem visita Cape Town. Foi eleito o melhor albergue da África em 2011.

 

2) Sydney Harbour YHA | Foi o albergue mais caro de toda a viagem, mas sua localização e qualidade valem alguns dias de estadia. Bem no coração de Sydney, com vista para Harbour Bridge e Opera House.

 

3) USA Hostels San Diego | Bem no centro de San Diego, na região mais privilegiada para viajantes, conhecida como Gaslamp Quarter. Próximo as dezenas de bares, baladas, shoppings e toda a agitação da cidade.

 

4) Niras Bankoc Cultural Hostel | Para mim a melhor opção em Bangkok. Oferecem um excelente serviço e não está bem no centro da agitação de Khao San Road, o que é ótimo para evitar o barulho na hora de dormir.

albergue novas regras
Sydney Harbour YHA | Foto: Booking.

5) Fiji Beachouse Resort | Um albergue com cara de resort na principal ilha de Fiji. Bom preço e ideal para ficar alguns dias antes de explorar as outras ilhas do país.

 

6) Rock Valley Pension | Ótima localização em Goreme, cidade base para visitar a Capadócia. Sem dúvida o melhor custo-benefício para quem pretende economizar e mesmo assim aproveitar a estadia numa das regiões mais lindas do mundo.

 

7) Sleepzone | Um excelente entre os albergues numa das cidades mais charmosas da Irlanda. Galway é ideal para conhecer mais sobre a cultura dos pubs e arquitetura irlandesa.

 

8) Smile Beach Resort | Fiquei hospedado aqui quando visitei a ilha tailandesa de Koh Phangan. Esta ilha é bastante conhecida pela Full Moon Party, uma das maiores festas do mundo. Este hotel fica do outro lado da ilha, com fácil acesso à festa, mas longe o suficiente da bagunça.

primeira vez em hostel
Southern Laughter Backpackers | Foto: Booking.

9) D’Lucky Garden Inn and Suites | Uma opção para quem chega em Palawan pelo aeroporto de Puerto Princesa. Esta é uma das melhores ilhas das Filipinas, ideal para mochileiros que gostam de atividades para contemplar a natureza.

 

10) Southern Laughter | Um dos albergues simples, mas com excelente localização em Queenstown, para mim a cidade mais linda do mundo, na ilha sul da Nova Zelândia.

Descubra => Como viajar com pouco dinheiro

Hostel: vantagens e desvantagens

Se hospedar em hostel costuma ser uma experiência muito divertida e confortável para grande parte dos viajantes, uma vez que você costuma conhecer outros viajantes de todo o mundo e partilhar histórias, passeios e refeições.

É claro que, estando num quarto compartilhado você não tem aquela liberdade de espalhar suas coisas, circular a qualquer hora e a privacidade de sair do banho e se trocar no quarto, mas é uma questão de adaptação e logo isso não fará diferença.

Em todo o mundo, as opções de hostel para se hospedar são inúmeras. O essencial é que você saiba que hostel é muito mais uma forma de encarar uma trip do que uma maneira simples de poupar grana.

Sabendo que, como toda hospedagem, no hostel há vantagens e desvantagens. Além disso, saiba que certamente existe um hostel que é a sua cara e irá atender suas necessidades. Por isso, recomendo, não deixe de ter essa experiência!

Você tem o costume de se hospedar hostel? Tem dicas para evitar roubadas e imprevistos? Deixe nos comentários!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Polly Batista

    Olá, Geraldineli Azeveddo! Super relevante seu comentário. É importante compartilharmos nossas experiências sempre! Sou colunista e editora deste blog e queria muito descobrir outras histórias suas. Adoraria fazer uma entrevista com um viajante tão experiente, que tal? Vou te passar um email para conversarmos melhor.

  2. Geraldineli Azeveddo

    Tenho 80 anos e sou Alberguista de "Carteirinha". Sua Dica n. 6 (Tome Conta de suas Malas) é importantíssima e eu mesmo passei por esta experiência há alguns anos no Albergue de Santiago do Chile, mas por sorte meus documentos, dinheiro e máquina fotográfica estavam comigo, quando tive o meu armário arrombado. Mas isso não é exclusividade do Albergues, pois numa Pensão em Londres tive minha mala arrombada e levaram roupas de minha esposa. O pior foi num hotel em Lisboa, onde ao descer para tomar o café da manhã, deixei o dinheiro em cima da mesa do quarto e, claro, fui roubado, mas serviu de experiência pois nunca mais fui roubado em minhas hospedagens. Espero ter contribuído com o Blog, que é excelente.