O que fazer em Carcassonne, França: guia turístico completo

O que fazer em Carcassonne, França: guia turístico completo

Ao viajar para o sul da França, saiba que há muito o que fazer em Carcassonne! Até hoje os seus resquícios medievais seguem vivos na cidade.

E, você encontrará atrações muito interessantes; sem dúvida esta é uma cidade para incluir no seu roteiro. Mas onde comer e o que fazer em Carcassonne?

Na verdade, não são perguntas difíceis de serem respondidas, afinal, essa é uma cidade muito turística. Aliás, Carcassonne é uma das cidades mais visitadas por brasileiros na França, depois de Paris!

Há muitas curiosidades que envolvem a sua “Cité” e até mesmo a parte “nova”.

Por isso, prepare-se para as dicas a seguir e conheça um pouco mais sobre essa incrível cidade francesa próxima ao Mediterrâneo, com dicas de como chegar, pontos turísticos, transporte, hotéis, restaurantes e roteiro em Carcassonne.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Carcassonne

Seguro viagem França »

 

Carcassonne, na França

Carcassonne é uma das cidades do sul da França e um dos destinos recomendados durante seu roteiro em Toulouse, por conta da proximidade das cidades. Focando em Carcassone veja no artigo:

  • Como chegar em Carcassone
  • Pontos turísticos de Carcassonne
  • Como se locomover na cidade
  • Onde ficar na cidade
  • Restaurantes em Carcassonne
  • Roteiro em Carcassonne

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Carcassonne »

 

Como chegar em Carcassonne

melhor forma de chegar em carcassonne
Carcassonne é acessível de trem a partir das principais cidades da França.

Felizmente, Carcassonne é uma cidade bem localizada na região sul da França, portanto há muitas formas de chegar até ela!

Em Toulouse (93 km de distância), há o Aeroporto internacional de Toulouse, sendo que há voos diretos do Brasil; uma passagem para fevereiro de 2020 ida e volta custa cerca de 3 mil reais.

A partir do desembarque você pode pegar um trem ou ônibus para Carcassonne, gastando de 7 a 10 euros em qualquer uma das opções. Porém, você também pode ir para Carcassonne a partir de outros países, já que a cidade possui um aeroporto.

De fato, ele não é grande e a estrutura é limitada, principalmente porque está em obras; porém é possível voar de Portugal ou da Espanha para Carcassonne por até 20 euros em voos low cost na Europa. O traslado para o Centro não é difícil, pois há alguns ônibus que passam pelo local.

Porém, você pode também fazer a rota Paris-Carcassonne (769 km), como muitas pessoas fazem; nesse caso opte pelo trem na França, cujos valores neste trajeto são a partir de 40 euros.

Já de ônibus o valor do bilhete é de cerca de 23 euros, mas o conforto é menor e a viagem demora mais.

Há ainda trens e ônibus de várias outras cidades do país. Entre elas estão Lyon (466 km) e Marselha (312 km), por isso você pode procurar essas opções também se estiver em alguma delas!

De Toulouse => Excursão para Carcassonne e Albi

 

Pontos turísticos de Carcassonne

Château Comtal

pontos turísticos de carcassonne
Chateau é o cartão-postal de Carcassonne.

O Château Comtal está localizado dentro das muralhas da Cité, como a área é chamada. Ele é a primeira dica sobre o que fazer em Carcassonne, pois certamente é o principal ponto turístico da cidade!

Não se confunda: a entrada na Cité é gratuita, mas não no Château! Na verdade, você precisa passar pela entrada das muralhas, atravessar a rua principal da antiga cidade e encontrar a entrada do castelo.

Ele foi construído no século XII e é incrível que parte de sua estrutura ainda está intacta!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao visitar o Château, você poderá passar pelas muralhas e torres que vê ao chegar na Cité, além de uma vista deslumbrante no topo; lembre-se de que o espaço é medieval, então não espere luxo, mas muita história!

A visitação ao Château custa 9 euros. Ele está aberto diariamente das 9 às 18h30. Você pode se organizar comprando um ingresso sem fila para o Château Comtal.

Fácil => Tour para degustação de vinho em Limoux

 

Basílica de Saint-Nazaire

atrativos em carcassonne
Basílica fica próxima ao Château.

Logo na saída do Château está essa basílica em estilo gótico. A Saint-Nazaire era a catedral da cidade até 1801, mas ainda hoje está preservada; os seus vitrais certamente impressionam e valem a visita!

A entrada é gratuita e a basílica abre diariamente das 9 às 19 horas.

Imperdível => Tour guiado a pé em Carcassonne

 

Canal du Midi

frança fotos
Canal du Midi | Foto: Krzysztof Golik, via Wikimedia Commons.

O Canal du Midi é um dos grandes “orgulhos” da região. Por isso, muitos turistas procuram conhecê-lo e até fazer os passeios de barco pelo canal, especialmente no verão e primavera.

Sem dúvida, o canal tem importância histórica, pois ligava o Mediterrâneo ao Atlântico como principal rota comercial há alguns séculos.

Ele também passa por outras cidade como Toulouse, mas o passeio não chega a ser tão longo. Saiba quais as principais curiosidades da França.

Você pode andar em um dos barcos por cerca de 10 euros. Normalmente os passeios estão disponíveis de maio a setembro, partindo ao lado da estação de central de Carcassonne.

   

Como ter? => Internet na França

 

La Cité

cité carcassonne
Caminhe e conheça as ruas da Cité | Foto: Przemek, via Wikimedia Commons.

Acima de tudo, o melhor programa a se fazer em Carcassonne é passear pelas charmosas ruas dessa antiga cidade medieval! Nela você encontra desde hotéis até restaurantes, cafés e várias lojas com produtos locais na Cité.

Há até mesmo uma biblioteca onde você pode levar algum livro temático local para casa. Confira outras dicas da França. Para conhecer a região faça um passeio guiado na Cité.

Há também lojas de souvernis e algumas outras atrações, incluindo ótimos lugares para saborear doces franceses ou crepes! Com certeza charme medieval da Cité agrada qualquer turista!

Faça => Passeio de bike em Toulouse

 

Cidade Baixa

carcassonne atualmente
Cidade nova é chamada de Bastide Saint-Louis | Foto: Txllxt, via Wikimedia Commons.

A Cidade Baixa é considerada a parte “nova” da cidade, mas você perceberá que ela nem é tão moderna assim! De qualquer forma, é uma ótima pedida para o que fazer em Carcassonne!

Ela conta com várias lojas, supermercados, restaurantes, cafeterias e é tudo muito renovado e colorido.

Há algumas praças também com belos prédios em volta; aliás, essa é a zona perfeita para admirar a arquitetura mais típica da cidade.

O ideal é visitar a Cidade Baixa enquanto ainda é dia, pois as lojas estão abertas. Mas você pode ir jantar também!

Excursão => Viagem a Carcassonne saindo de Toulouse

 

Como se locomover em Carcassone

transporte em carcassonne
Ponte velha liga regiões de Carcassonne | Foto: Txllxt, via Wikimedia Commons.

Uma boa notícia é que não é difícil andar por Carcassonne! Isso quer dizer que você talvez consiga fazer tudo a pé, inclusive, mas há também o transporte público para ajudá-lo!

Não é longo o caminho para ir da Cidade Baixa até a Cité, por exemplo. É um trajeto de cerca de 2 km e a paisagem é bela, já que você passa pela Ponte Velha que liga os dois lados da cidade.

Para quem desejar, é possível utilizar os ônibus, controlados pela empresa RTCA. O bilhete para utilizar por até uma hora custa 1 euro, enquanto que para o dia todo é 3 euros.

Prático => Aluguel de carro na França

 

Onde ficar em Carcassone

onde ficar em carcassone
Carcassonne têm opções boa e em bom preço de hotéis | Foto: Booking.

Além de saber o que fazer em Carcassonne, você precisa saber onde ficar! Então, é importante conhecer algumas opções que variam entre hotéis econômicos e outros mais badalados.

  • Ibis Budget Carcassone La Cité: esse hotel está localizado a 15 minutos da Cité, sendo uma boa opção econômica da rede Ibis; ele conta ainda com café da manhã e estacionamento gratuito. Além de aceitar animais de estimação, os quartos possuem wi-fi, banheiro privado, toalhas e outras amenidades.
  • The Originals City, Hôtel Pont Rouge: com 3 estrelas, essa opção de hospedagem em Carcassonne está a 5 minutos da Cité. Além de elevador, a estrutura conta com recepção 24 horas, café da manhã, estacionamento gratuito e banheiros privados.
  • Soleil Vacances Hotel les Chevaliers & Spa: apesar de ser um hotel 4 estrelas, o Soleil Vacances tem um ótimo custo-benefício. Isso se dá principalmente porque ele tem uma bela vista para as muralhas das Cité e para o Rio Aude. Ele conta ainda com spa, centro de bem-estar, máquina para café em todos os quartos, bar e restaurante em sua estrutura.

Descubra => Quando ir para a França

 

Restaurantes em Carcassone

o que comer em Carcassonne
Cassoulet é o prato mais comum em Carcassonne | Foto: ignis, via Wikimedia Commons.

Uma das principais comidas em toda região de Carcassonne é o cassoulet. Esse prato é como se fosse a feijoada dos franceses, já que a base é o feijão branco.

Como ele era preparado para os militares de guerra, leva de tudo um pouco, incluindo carne de porco, salsichas e frango; há ainda muitos frutos do mar, já que é uma região próxima do Mar Mediterrâneo, a sopa bouillabaisse e muitos patês diferenciados.

   

Confira quais os melhores restaurantes em Carcassonne:

  • Le Bellevue: essa é uma opção de restaurante na Cité. Você encontra pratos variados e menus completos por apenas 14 euros, o que é um valor muito acessível para a zona mais turística da cidade! Em geral os pratos são de frango, fritas, salada e alguma sobremesa.
  • La Maison de La Banquette: mais uma opção dentro da Cité, desta vez voltada mais aos pratos típicos! Nesse restaurante servem principalmente Cassoulet, sendo que em geral a conta fica entre 20 e 30 euros.
  • Château St. Martin Restaurant: especializado em Cassoulet, o restaurante está localizado no Château St. Martin e a tradição é servir a iguaria típica da região da forma mais tradicional. O prato completo de Cassoulet custa cerca de 22 euros por pessoa; além disso, o próprio espaço do restaurante é encantador e oferece uma calmaria única!

Delícia => Comidas típicas da França

 

Roteiro em Carcassone para 1 dia

roteiro em carcassonne
Monte um roteiro pelos atrativos de Carcassonne.

A sugestão para o roteiro de um dia em Carcassonne é iniciar logo pela visita direto na Cité. Afinal, em volta dela você encontrará vários pontos turísticos de interesse. Ao chegar na Cité a dica é circular pelas suas ruas para conhecer tudo em volta.

Aproveite para visitar o Château Comtal; assim você poderá andar pelas muralhas ter uma ótima vista da cidade e comprar souvenirs nas lojas locais.

Saiba como economizar com câmbio e qual moeda levar para França. Em seguida, você pode visitar a Basílica Saint-Nazaire, logo ao lado do Château.

Se desejar, fique pela Cité e aproveite um ótimo almoço com a culinária típica local. Após o almoço é hora de visitar a Cidade Baixa! Eu diria para você ir andando, pois pode passar pela Ponte Velha e ter uma vista de ambos lados da cidade.

Na Cidade Baixa, procure a Rue Georges Clemenceau. Além de ser a principal, ela costuma estar decorada sempre com alguma temática divertida; nos últimos meses esteve com guarda-chuvas no seu alto; você passará também pela Porta dos Jacobinos, que é uma estrutura original de alguns séculos atrás.

Por fim, se estiver sobrando um tempo para o fim da tarde, vá até a estação de trem da cidade para aproveitar um passeio pelo Canal du Midi!

É de lá que partem as embarcações e você certamente aproveitará um belo pôr-do-sol! Se apaixonou pelo país? Então saiba quais as melhores cidades da França para morar.

Ao fim do dia pode retornar à zona da Cidade Baixa para jantar em um dos restaurantes em volta da Praça Carnot.

Trata-se do local mais estratégico para encontrar alguns dos melhores restaurantes da cidade e você finalizará bem o seu roteiro em Carcassonne!

Leia também => Roteiro na França

 

Saiba o que fazer em Carcassonne

O sul da França é encantador pelas paisagens ao Mediterrâneo, mas você também pode conhecer Carcassonne!

Por isso, não se esqueça de incluí-la em seu roteiro e visitar a Cité, as suas muralhas e fazer ainda um passeio pelo Canal du Midi.

Além de histórica, há muito o que fazer em Carcassonne em qualquer época do ano e veja quais passeios em Carcassonne vale a pena fazer.

E você, têm dúvidas sobre o que fazer em Carcassonne? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *