O que fazer no Bairro Latino, ou Quartier Latin em Paris

por Aline Derísio

O que fazer no Bairro Latino, ou Quartier Latin em Paris

Estar no Bairro Latino em Paris, ou Quartier Latin (como é conhecido internacionalmente), é se deparar com a região mais conhecida dos turistas na capital francesa. Localizado à margem esquerda do rio Sena abrangendo o 5° arrondissement (distrito) e uma pequena parte do 6° arrondissement, é uma área muito popular para estudantes e professores, devido à presença de muitas instituições de ensino e pesquisa.

O bairro é uma visita obrigatória por também ser um local histórico de Lutetia, uma antiga cidade romana. Estudantes, professores, turistas e parisienses se encontram durante o ano todo nos populosos cafés e restaurantes, sempre com um ambiente agradável e descontraído. Para te ajudar a conhecer melhor essa região tão turística da França e as dezenas de pontos turísticos que possuí, separei dicas imperdíveis para você.

Planeje sua viagem => Mapa, melhores bairros e hotéis em Paris

Comparar e contratar seguro viagem para a França »

 

O que fazer no Bairro Latino?

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Universidade Sorbonne

Bairro Latino
Sorbonne é a primeira universidade do país | Foto: Marie-Lan Nguyen, via Wikimedia Commons.

O principal monumento do Bairro Latino de Paris é a Universidade Sorbonne, uma das mais antigas da Europa e a primeira da França, que centraliza a parte intelectual da cidade. O objetivo de sua criação foi para ensinar teologia aos mais carentes, além de servir de abrigo para essa população.

Hoje em dia, no local, ensina-se ciências humanas, letras, medicina e muito mais.

Na região, você também encontrará vários cafés de Paris que são pontos de encontro de estudantes, professores e intelectuais. Se tiver interesse em conhecer a universidade, é preciso agendar com antecedência a visita é guiada em francês.

 

Fontaine de Saint-Michel

Lugares para conhecer em Paris
Praça de São Miguel em Paris | Foto: Connie Ma, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas iniciam o passeio chegando pelo metrô St. Michel(veja os detalhes de transporte e locomoção em Paris) por ser o começo do bairro. Logo na frente você poderá admirar a praça de São Miguel com um icônico monumento de estátua-fonte do arcanjo Miguel ferindo Satanás, construído em 1860.

Em dúvida sobre como chegar aos pontos turísticos do bairro?

Um fato interessante é que vários artistas já moraram nessa região, incluindo o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

  • Endereço: 7B Place Saint-Michel, 75006

 

Jardin de Luxembourg

Belezas naturais em Paris
Palácio de Luxemburgo é cercado pela natureza do jardim | Foto: Aline Derísio.

Próximo à Universidade está o Jardim de Luxemburgo, que é considerado um dos melhores parques de Paris. Você ficará de queixo caído ao se deparar no meio de todo o verde com o majestoso Palácio de Luxembourg, onde está instalado o senado francês e algumas exposições de arte.

Mesmo você vendo turista por todo o lado, o local tem uma infraestrutura excelente para os parisienses que também frequentam o jardim; o programa deles é sentar nas cadeiras para ler um livro, tomar um vinho ou simplesmente se bronzear.

Além das 4 mil cadeiras icônicas verdes espalhadas por todo lugar e mais de mil bancos, existe um extenso gramado para fazer um piquenique, relaxar ou praticar alguma atividade física. É um passeio incrível para se fazer no verão de Paris.

Pontos turísticos do Bairro Latino em Paris
Parque Luxemburgo | Foto: Aline Derísio.

Ao caminhar pela floresta geométrica você irá se deparar com árvores majestosas que cobrem 25 hectares que são divididos entre jardins franceses e jardins ingleses. Você irá descobrir também um grande lago com chafariz, além de um pomar, um apiário e estufas com uma coleção de orquídeas de tirar o fôlego.

O jardim tem 106 estátuas espalhadas por todo o parque, a Orangerie, o Pavillon Davioud e as monumentais fontes do observatório e Medici. Existem muitas atividades e instalações para crianças, como fantoches e brinquedos; já para os adultos, o local possuí quadras de tênis e bancos com mesas para jogar xadrez, além de ser palco de programas culturais como exposições de fotografia por concertos no coreto.

Aproveite o parque que serve de escola de fotógrafos para descobrir a perspectiva de um dos jardins com o Pantheon e o Palácio de Luxembourg. Para fazer uma pausa vá até um dos cafés mais famosos de Paris, o Angelina, com doces e um café maravilhoso.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 7:30am e 8:15am. Fecha entre 4:30pm e 9:30pm, dependendo da estação.
  • Endereço: Rue de Médicis – Rue de Vaugirard 75006 Paris

 

Jardin des Plantes

Paris Museum Pass vale a pena?
Caminho de árvores até o Museu de História Natural em Paris.

O Jardim das Plantas também é menos conhecido dos turistas , porém é outro belo parque e jardim botânico da região. Trata-se da sede principal do Museu de História Natural de Paris.

Esse jardim também é uma instituição de pesquisa, abriga estufas, a grande galeria da evolução, Museu do Homem, Museu de Mineralogia, Museu de Geologia e Museu de Paleontologia. As áreas verdes do local vão te encantar com canteiros, árvores, botânicas e um jardim inglês bem charmoso.

  • Entrada no parque é gratuita
  • Endereço: 57 Rue Cuvier, 75005

 

Panthéon

Pontos turísticos de Paris
Vista da parte de trás do Panteão em Paris | Foto: Aline Derísio.

O primeiro grande monumento a ser construído na Cidade Luz é um dos principais atrativos turísticos de Paris, não à toa que está em quase todos os guias de visitas da cidade.

No Panteão, onde você encontrará os restos mortais de boa parte da intelectualidade francesa, incluindo nomes como Voltraire, Jean-Jacques Rousseau, Marie Curie, René Descartes, entre outros.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esse monumento gigante tem um estilo neoclássico e foi inspirado no Panthéon encomendado por Agripa em Roma; por lá você também encontrará pinturas retratando a história da França é uma ótima atração para dias de chuva em Paris.

  • A entrada custará 9€ ou 7€ para menores de 26 anos.
  • Endereço: Place du Panthéon, 75005

 

Igrejas

Igrejas famosas em Paris
Igreja de Saint-Sulpice é um marco do Bairro Latino.

Existem várias igrejas no Bairro Latino, como a Saint-Sulpice, Saint-Séverin, Saint-Julien-le-Pauvre, capela da Sorbonne, catraral Notre-Dame-du-Liban, Saint-Éphrem-le-Syriaque e Notre-Dame de Val-de-Grâce que valem muito a sua visita. Entretanto, tem duas igrejas que merecem um pouco mais da sua atenção devido às histórias:

A escadaria da igreja Sainte Etienne du Mont foi cenário do filme “Meia noite em Paris”, que inclusive cita Ernest Hemingway, um americano que morou e se inspirava no bairro latino; a igreja é localizada atrás do Panteão, sendo palco de impressionantes vitrais pintados, além de guardar os restos mortais da padroeira de Paris, Santa Genoveva.

A outra igreja é a de Saint-Nicolas du Chardonnet. De segmento católico ortodoxo, a missa é rezada em latim até hoje e segue algumas regras antigas; as mulheres, por exemplo, são proibidas de utilizaram roupa curtas ou decotadas e são obrigadas a assistirem a celebração com um lenço na cabeça.

Endereços das igrejas:

  • Saint-Sulpice: 2 Rue Palatine, 75006
  • Saint-Séverin: 3 Rue des Prêtres Saint-Séverin, 75005
  • Saint-Julien-le-Pauvre: 79 Rue Galande, 75005
  • Capela da Sorbonne: 1 Rue Victor Cousin, 75005
  • Catedral Notre-Dame-du-Liban: 17 Rue d’Ulm, 75005
  • Saint-Éphrem-le-Syriaque: 17 Rue des Carmes, 75005
  • Notre-Dame de Val-de-Grâce: 1 Place Alphonse Laveran, 75005
  • Sainte Etienne du Mont: Place Sainte-Geneviève: 75005
  • Saint-Nicolas-du-Chardonnet: 23 Rue des Bernardins, 75005

 

Livraria Shakespeare and company

Livrarias famosos em paris
Tanto a fachada como o design interno da livraria possuem um estilo clássico | Foto: Aline Derísio.

O famoso escritor americano Ernest Hermingway morava no Bairro Latino e frequentava a livraria Skakespeare and company, que é um charme só, com livros antigos, atuais e de várias línguas, inclusive o português.

Por lá, você encontrará vários cantinhos com uma mensagem motivacional ou um poema e lugares bem confortáveis para você ler também. A livraria original não existe mais, mas fizeram outra com o mesmo nome às margens do rio Sena na frente da Catedral de Notre Dame.

Ao lado você encontrará um café com o mesmo nome que é uma delícia.

Aproveite também para conhecer a árvore mais antiga de Paris, plantada em 1601 que fica em uma praça ao lado da livraria. Tenho certeza que você vai se apaixonar pelo lugar assim como eu!

  • Endereço: 37 Rue de la Bûcherie, 75005

 

Ruas do Bairro Latino

Ruas famosas em Paris
Rue la Huchette no Bairro latino | Foto: Sini Mirikallio, via Wikimedia Commons.

As ruas incontornáveis são um verdadeiro charme e expõem a verdadeira identidade do lugar. A rue la Huchette é um exemplo de região bem turística, com um estilo ainda da Paris medieval, repleta de ruas estreitas e tortuosas. Conheça também o Le Caveau de la Huchette que é uma das mais antigas caves de Paris.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A rua Mouffetard é uma das mais antigas de Paris, a principal atração é a variedade de lojinhas e restaurantes; já a simpática rua chamada Descartes, vale a pena a caminhada por ter sido o endereço de muitos intelectuais. Caso queira chegar aos destinos de bicicleta, faça um bike tour em Paris.

Se você tem interesse em ver construções antigas do século passado, principalmente da época em que Paris era chamada de Lutécia, as ruas Galande, Maître-Albert e Bièvre são os points.

Vale ressaltar que no Quartier Latin existem várias ruas que valem a sua visita, portanto não se limite somente a essas que eu citei! Se você fizer uma excursão a pé pelo Quartier Latin conhecerá muito mais.

  • Endereço do Le Caveau de la Huchette: 5 Rue de la Huchette, 75005

 

Museu de Cluny

Museus para conhecer em paris
Museu de Cluny em Paris | Foto: ctj71081, via Wikimedia Commons.

O Museu de Cluny é dedicado à história medieval e guarda vestígios da época romana. Durante a visita, você irá descobrir vários objetos da idade média, além de ter a oportunidade de ver as termas onde os romanos faziam todo seu “ritual” do banho, começando com água quente e terminando na água fria.

Durante o passeio também é possível ver os vitrais da Saint Chapelle e da Basilique de Saint Denis, sem contar o conjunto de tapeçarias incríveis chamadas de “La Dame à la Licorne”.

  • O valor da entrada é 5€ ou 9€ durante o período de exposição temporária.
  • Endereço: 28 Rue du Sommerard, 75005

 

Instituto do Mundo Árabe

Atrativos em Paris
Instituto apresenta diversos itens sobre a civilização e cultura árabe.

O Instituto do Mundo Árabe ocupa um lindo prédio de arquitetura contemporânea contrastando com os monumentos antigos do bairro. As exposições que custam 8€ te permitiram entender um pouco da cultura, valores espirituais do mundo árabe.

Aproveite para conhecer o terraço gratuitamente, a vista é linda e você conseguirá ver boa parte do bairro.

  • Endereço: 1 Rue des Fossés Saint-Bernard, 75005

 

Grande Mosquée de Paris

Lugares mais bonitos de Paris
Mosaico de azulejos é lindíssimo | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

A Grande Mesquita de Paris tem um jardim deslumbrante com uma cafeteria bem interessante por oferecer doces e chás típicos. O seu interior é lindo com mosaicos feitos com azulejos e a visita te permitirá também conhecer a história e civilização muçulmana.

  • O passeio custa 3€
  • Endereço: 2bis Place du Puits de l’Ermite, 75005

Passeio => Ônibus turístico em Paris

 

Feira de rua

Principais praças em Paris
Place Maubert em Paris | Foto: Jebulon, via Wikimedia Commons.

O Quartier Latin é também um bairro residencial, onde você encontrará a verdadeira atmosfera parisiense se passear pela feira na Place Maubert, que funciona todas às terças, quintas e sábados; por lá são vendidos deliciosos queijos, frutos do mar, legumes, frutas, roupas e muito mais.

  • Endereço: Place Maubert, 75005

 

Arènes de Lutèce

Atrações do Bairro Latino
Turistas e locais costumam frequentar a arena | Foto: Deror_avi, via Wikimedia Commons.

A Arena de Lutece é um lugar tranquilo e aberto ao público que renderá boas fotos; o local ainda tem resquícios da época romana e nos dias atuais os parisienses usam para jogar futebol, petanca e bocha. Deseja se divertir também na noite da capital francesa? Então, conheça as melhores baladas de Paris.

  • Endereço: 49 Rue Monge, 7500

 

A minha última dica: se você ama história e civilização francesa assim como eu, aproveite para apreciar as estátuas que ficam pelas ruas e pelos jardins, assim você conhecerá a verdadeira história do bairro e de Paris. Para esse fim, eu uso a ajuda do Google, o mapa da cidade e aplicativos da cidade.

 

Onde comer no Bairro Latino?

Onde comer em Paris
Paris é um lugar incrível para saborear doces | Foto: Au P’tit Grec.

O Bairro Latino é um dos lugares mais baratos para comer, com restaurantes de várias nacionalidades. Você poderá saborear desde um fondue de queijo francês até doces libaneses ou até se arriscar numa aula de culinária no Bairro Latino; como a região é universitária, aqui é possível encontrar muitos bares e restaurantes com um bom preço. Confira abaixo dicas incríveis para sua passagem pelo Quartier Latin:

 

Au P’tit Grec

No Au P’tit Grec você vai encontrar os crepes mais gostosos e generosos de Paris, principalmente os doces. Os valores dos crepes  variam de 3 a 7€ com opções vegetarianas. O endereço: 68 Rue Mouffetard, 75005.

 

Le Procope

Logo quando eu cheguei em Paris uma amiga indicou o Le Procope devido à excelente comida francesa e por ser um pedaço da história parisiense.

O restaurante é o mais antigo da França, dizem até que é o mais antigo do mundo, mas não tenho certeza; o local também tornou-se uma atração turística. pois foi ponto de encontro de personalidades como Diderot, D’Alembert, Molière, Robespierre, Danton, Voltaire, Rousseau, entre outros.

Confira também os melhores restaurantes com vista em Paris. O menu varia entre 21.90 a 38.50€ e tem opções vegetarianas. O endereço é  13 Rue de l’Ancienne Comédie, 75006.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

Mobster Diner

Mobster Diner é uma hamburgueria que promete uma deliciosa culinária americana. Os sanduíches possuem preços entre 8€ a 9€. O endereço é 20 rue des Boulangers, 75005.

 

Eric Kayser

Fugindo um pouco de restaurante, Eric Kayser é uma das boulangeries (padarias) mais famosas da região; muito frequentada por moradores do bairro, os bolos e lanches com preços razoáveis te farão se sentir um verdadeiro parisiense. O endereço é 8 Rue Monge, 75005.

 

Onde se hospedar no Bairro Latino?

Onde se hospedar em Paris
Design de Tijolos é a marca do select Hotel | Foto: Booking.com.

O bairro latino também tem os melhores preços e melhores ofertas de hotéis de Paris. Separei 3 acomodações com melhor custo-benefício:

 

Select Hotel

Select Hotel: bem próximo da universidade Sorbonne e há 7 minutos da estação de metrô Maubert – Mutualité. Os quartos são bem confortáveis com decoração luxuosa.

  • Endereço: 1 Place de la Sorbonne, 75005
  • Média de preço do quarto para duas pessoas: 167€

 

Hotel Abbatial St. Germain

Hotel Abbatial St Germain: outro hotel bem localizado, pois está a 2 minutos a pé do metrô Maubert – Mutualité e próximo a pontos de ônibus.

Muito bem avaliado no Booking, o local possuí acomodações bem confortáveis e a decoração é charmosa, fora a varanda com vista para a cidade.

  • Endereço: 46 Boulevard Saint-Germain, 75005
  • Média de preço do quarto para duas pessoas: 102€

 

Young and Happy Latin Quarter by Hiphophostels

Young and Happy Latin Quarter by Hiphophostels: a minha última opção é um hostel, caso você queria economizar e fazer amizades. Com boas recomendações, o local fica há 6 minutos do metro Place Monge.

As acomodações são simples e tem aquela decoração clássica de hostel cheio de design, mas as instalações são boas e o preço é a maior vantagem considerando a região.

  • Endereço: 80 Rue Mouffetard, 75005
  • Média de preço do quarto para duas pessoas: 67€



Booking.com

 

Conheça o Bairro Latino em Paris

Considerado o mais turístico dentre os bairros de Paris, o Quartier Latin é marcado por duas tradições: uma religiosa por ter várias igrejas e outra acadêmica por abrigar as mais tradicionais universidades e escolas da Europa.

Infelizmente, a região também é vítima de sua própria popularidade, podendo ser difícil ver os principais monumentos e de ter livre acesso ao fascinante coração dessa amada região.

O Bairro Latino guarda várias construções medievais e lugares com muitas histórias interessantes, fazendo a fama do lugar e sendo o queridinho de muitos turistas.

Eu, particularmente, sou apaixonada por cada cantinho (mesmo que lotado) por toda riqueza histórica dessa região e sua atmosfera intelectual, tenho certeza que você vai amar também. À bientôt!

Sinta mais dessa atmosfera nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Paris:

E você, já visitou ou planeja conhecer o Bairro Latino em Paris? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *