O que fazer em Le Havre, na França: dicas para visitar

O que fazer em Le Havre, na França: dicas para visitar

Antes de falar sobre o que fazer em Le Havre, é preciso dizer o que é Le Havre, já que muitas pessoas não conhecem essa belíssima cidade. Localizada no norte da França, o município é bastante lembrado por conta de seu porto, que o torna um dos principais pontos de Cruzeiros da e.

Além disso, a cidade também ficou famosa no Brasil por ter sido, entre outros, a casa de um jogo em específico da Copa do Mundo de Futebol Feminina de 2019, realizada na França, o qual a seleção canarinho foi eliminada pelas anfitriãs.

Muito antes disso, entretanto, a cidade tem uma importância histórica imensa, visto que sua localização, na costa da região da Normandia, a fez ter grande destaque durante os eventos da Segunda Guerra Mundial.

Ocupada pelos alemães durante o período, o local somente foi libertado em 1944, quando os aliados resolveram tomar o terreno de volta através de diversos ataques, evento que veio a ser conhecido como o Dia D.

Por conta disso, toda a região apresenta, muito além de lindas paisagens e o charme europeu, um enriquecimento cultural e histórico incalculável a todos seus visitantes. Este é outro fator que faz com que o porto da cidade, o segundo maior de toda a França, receba tantas embarcações turísticas ao longo do ano — situação em que me encontrei durante minha viagem à Europa. Deixando de lado toda a parte trágica da história do município, vamos então ao que você quer saber, o que fazer em Le Havre, uma das cidades mais charmosas que já visitei.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Le Havre

Seguro viagem para França »

 

Como chegar a Le Havre

Le Havre
Le Havre está localizada no norte da França, na região da Normandia.

Como dito acima, a cidade está localizada no norte da França, mais especificamente na região da Normandia.

Dessa forma, o percurso até Paris é de aproximadamente 200 quilômetros — ou cerca de duas horas e meia de carro —, trajeto feito quase que por inteiro através da autoestrada Autoroute 13 — L’Autoroute de Normandie, que liga a capital à cidade de Caen.

Embora possua um aeroporto, não são muitas as rotas para Le Havre, tornando o Aeroporto de Caen-Carpiquet, a aproximadamente 40 quilômetros de distância, a melhor opção.

Ainda assim, essa não é a forma mais utilizada por turistas ou habitantes, principalmente por conta da facilidade de fazer o trajeto de carro, ônibus ou principalmente trem, que sai da estação Gare du Havre com destino a diversas cidades francesas, como Lyon, Marselha e Paris.

Leia mais dicas no artigo sobre as rotas populares para viajar de trem pela Europa.

Ainda assim, a principal forma utilizada pelos turistas para chegar ao local é através de navios de cruzeiro, que aportam por lá para apresentar aos passageiros um pouco da beleza do município.

O que posso passar de dica sobre essa experiência é que o porto da cidade fica um pouco afastado do centro da cidade, o que te faz precisar de um táxi — ou dos ônibus que as próprias companhias disponibilizam — para chegar ao agito do lugar.

CLIQUE AQUI para agendar uma excursão para Le Havre »

 

O que fazer em Le Havre

Igreja de Saint Joseph
A igreja de Saint Joseph é uma construção de mais de 110 metros de altura que lembra um farol.

Se você está pensando que essa cidade de pouco mais de 170 mil habitantes não tem nada a oferecer, está bastante enganado.

Tudo se inicia na própria arquitetura da cidade, que você passará a valorizar quando se lembrar de tudo que ocorreu por lá há algumas décadas.

Assim, ao perceber que tudo aquilo foi reconstruído pouco mais de 50 anos atrás, vai te chamar a atenção todo o planejamento, com ruas planas e bem fáceis de se localizar.

Diversos arquitetos foram chamados a fim de ajudar a reerguer a cidade depois de toda a destruição, dentre os quais dois se destacam muito.

O primeiro, o belga Auguste Perret, deixou sua marca ao projetar toda a cidade, enquanto outro, mais conhecido por nós, Oscar Niemeyer, teve o privilégio de desenhar o prédio cultural que abriga o teatro da cidade, chamado de Le Volcon, e um dos principais pontos turísticos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É próximo ao centro da cidade que se encontram vários dos pontos turísticos, como o Le Volcon, citado acima, e o triângulo de Le Havre, com seus três pontos que ajudam a se localizar na cidade: a igreja de Saint Joseph — construção de mais de 110 metros de altura que lembra um farol —, o Hôtel de Ville — uma das obras de Perret, e onde se encontra a prefeitura — e o Catène de Coitainers — uma alegre homenagem a todo o passado do município.

Se estiver com tempo, é interessante conhecer todos esses locais, sendo que, com exceção da prefeitura, todos são abertos ao público e gratuitos.

Além disso, um passeio bastante diferenciado é visitar o MuMa, Museu de Arte Moderna André Malraux, que possui um dos melhores acervos de obras impressionistas da França.

Por último, mas não menos importante, há a oportunidade de conhecer alguns lugares na Europa próximos, como as lindas falésias de Côte d’Albâtre, a Ponte da Normandia e a cidade de Honfleur — uma experiência que aconselho tanto que farei um post somente sobre lá.

Descubra => Como usar WhatsApp no exterior

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se locomover em Le Havre

Distância de Le Havre a Paris
Tramway em Le Havre | Foto: Philippe Alès, via Wikimedia Commons

Por ser uma cidade relativamente pequena e muito turística, é muito fácil se locomover por Le Havre, tanto a pé quanto utilizando de alguns meios de transporte.

Para começar, a parte central do município — onde se encontram os principais pontos turísticos — é bastante plana, o que praticamente te convida a uma bela caminhada, conhecendo cada canto da cidade sem pressa e prestando atenção aos detalhes.

Para quem não é muito fã de caminhar, a melhor opção é utilizar o ônibus turístico, que dura cerca de uma hora. O custo do passeio é de €12,00 para adultos, €6,00 para crianças de 4 a 17 anos e gratuito para menores de 4 anos.

Além disso, é possível solicitar por tradução simultânea não somente em português, mas também em inglês, alemão, espanhol, italiano, russo e holandês. Para mais informações, acesse o site da Bee Le Havre, empresa responsável pelo tour.

Ainda assim, se a sua opção é de utilizar o transporte público para poder viver como os habitantes, a melhor alternativa é, sem dúvidas, o Tramway, um moderno VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) .

Inaugurado em 2012 e que faz um trajeto que passa pela praia de Bains Maritimes, o centro da cidade e segue até partes mais distantes da região. Veja também o post sobre como viajar de carro na Europa e conheça as praias mais bonitas da Europa.

Dica => Excursão para Normandia

 

Onde ficar em Le Havre

Onde ficar em Le Havre
Nomad Hotel Le Havre é o hotel com melhor custo-benefício na região. | Foto: Booking

Com a grande presença de viajantes, a cidade de Le Havre oferece diversas opções de hospedagem, que podem agradar a todos os gostos e bolsos, como segue abaixo.

  • Nomad Hotel Le Havre: Segundo o Tripadvisor, este é o hotel com melhor custo-benefício na região, que oferece uma localização muito legal, próxima ao centro. Esta opção oferece academia de ginástica e wi-fi, além de acessibilidade, tudo a um custo relativamente barato para a região. Localização: 5 rue Magellan, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.
  • Ibis Le Havre Centre: Na segunda colocação de hotel com melhor custo-benefício, segundo o Tripadvisor, esta é uma opção com ótima localização, vários restaurantes próximos e também pontos turísticos. Ele oferece academia, wi-fi, um restaurante próprio e até um cassino. Localização: Rue du 129eme Regiment d’Infanterie, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,0 estrelas.
  • Hotel Pasino: Para quem prefere ter um pouco mais de requinte, ele mostra uma opção com mais alternativas que os dois listados acima, mas com um custo também mais alto. Além do oferecido nos outros, possui SPA e piscina, bem como uma localização mais ao centro da cidade, com diversas opções de alimentação e entretenimento por perto. Localização: Place Jules Ferry, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,0 estrelas.

Vale a pena => Excursão de Paris para Normandia e Bretanha

 

Onde comer em Le Havre

Thesee Mayassi Resto
Este restaurante oferece diversas opções mais americanizadas de menu. | Foto: Thesee Mayassi Resto

Da mesma forma que existe uma abundância de locais para ficar, com a alimentação não poderia ser diferente.

Assim, pesquise bastante para decidir onde comer, já que opção é o que não falta. Abaixo cito algumas dicas para você não ir tão perdido e acabar passando fome.

  • Le Bouche À Oreille: Estando na França, não há como não se deliciar um pouco com a culinária local. Sendo assim, esta é uma ótima parada para uma refeição tanto no almoço quanto no jantar. Localização: 19 rue Paul Doumer, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.
  • La Papillotte: Seguindo na gastronomia francesa, este local oferece uma experiência bastante parecida com o anterior no que diz respeito ao cardápio, porém, apresenta uma diferença bem interessante na conta. Essa é uma opção um pouco mais barata e, como todo viajante é um poupador em potencial, vale a pena citar. Localização: 38 Place du Chillou, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.
  • Thesee Mayassi Resto: Se você estiver em meio de viagem e já cansado da gastronomia francesa, uma boa pedida é apostar em um bom e velho hambúrguer, não é? Pois bem, foi pensando nisso que o coloquei na lista, um restaurante que, ainda que siga os passos da culinária local, oferece diversas opções mais americanizadas de menu. Localização: 23 avenue Rene Coty, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.
  • La Voile Bleue: Como toda cidade portuária, boa parte da cozinha local é formada à base de frutos do mar, e essa é uma ótima chance para você experimentar diversos pratos diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Localização: 58 rue des Sauveteurs | Numero de la Suite, Intersection, Place, 76600, Le Havre, França. Nota Tripadvisor: 4,5 estrelas.

Pertinho => Passeio para Honfleur

 

Roteiro de um dia em Le Havre

Passeios em Le Havre
Tenha a liberdade de andar pela cidade sem pressão nem destino.

Como já disse anteriormente, quando fui a Le Havre, eu estava em um cruzeiro que passava por diversas cidades europeias e em alguns dos melhores destinos na Europa, portanto, pude ficar na cidade apenas das 9h às 20h.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Por questão de indicação de alguns conhecidos e da própria equipe do navio, optamos por conhecer o básico e depois ir a Honfleur, o que foi muito bom, mas acabou deixando nosso período em ambas as cidades bastante corrido.

Pensando nisso, a primeira dica para você aproveitar os melhores passeios na França é: se puder, faça Le Havre em um dia e Honfleur em outro, possibilitando que você conheça ambas as cidades em seu total. É possível conhecer ambas em um dia somente, mas a experiência não é a mesma.

Em Le Havre, indico que divida seu tempo em duas etapas, sendo a primeira um passeio com o ônibus de turismo Bee Le Havre.

Dessa forma, em um passeio de pouco mais de uma hora, você poderá conhecer os principais pontos da cidade, estando ainda na comodidade de um ônibus aberto e com um guia que te explicará toda a história local.

Visite os pontos turísticos de Le Havre.

A segunda parte do seu dia é a que eu gosto de ter em qualquer viagem: a liberdade de andar pela cidade sem pressão nem destino, apenas andando por andar.

Essa é, em minha opinião, a melhor forma de conhecer uma cidade, visto que assim você pode ver o dia a dia dos moradores. Como já falei, a cidade é bastante plana e andar é super fácil.

Além disso, se houver algum lugar que você tenha passado com o ônibus e, por algum motivo, tenha chamado sua atenção, você pode retornar para passar mais tempo e conhecer melhor, sem toda pressa do tour.

E, se nada tiver te chamado a atenção, há sempre a possibilidade de ir à praia e curtir um pouco do sol — se der sorte — do norte da França.

Fácil => Aluguel de carro na França

 

Coloque Le Havre em seu roteiro

Como você pôde ver, há diversas opções de atividades em Le Havre e, se estiver interessado, aprender sobre toda a história local é não somente legal, mas também extremamente enriquecedor.

Tudo o que o município passou e a forma como se reconstruiu é louvável e nos passa uma nova ideia sobre como é possível melhorar as coisas aqui no Brasil.

Além disso, a cidade por si só já é um ponto turístico, visto que suas ruas são planas e seguras, há parques por toda a parte — todos muito bem cuidados e cheios de flores — e ainda uma bela praia, com diversas atividades disponíveis, como esportes aquáticos, bares, alguns dos melhores restaurantes da Europa e tudo mais.

Acho que você já deve estar cansado de ler isso, mas andar pela cidade já é um passeio.

Agora que já sabe tudo sobre o que fazer em Le Havre, creio que você não hesitará em colocar essa pequena cidade francesa em seu  roteiro de viagem pela Europa, não é?

Pretende colocar Le Havre no seu roteiro? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *