O que fazer em Lille, na França: pontos turísticos e passeios
Vai para a França e quer saber o que fazer em Lille? Então, continue a leitura deste artigo, pois vou te dar algumas dicas de programas maravilhosos para conhecer essa linda cidade da França.
No mapa francês, Lille está situada bem ao norte do país, na região Hauts-de-France, próxima à fronteira com a Bélgica.
Em todas as oportunidades em que estive em Lille, percebi que a cidade é muito mais acolhedora do que os seus dias de tempo fechado (que são muitos!) podem sugerir.
Lille é cheia de história, um vasto patrimônio, arquitetura variada e vale a pena visitá-la em qualquer época do ano, inclusive no Natal e quando tem jogo de futebol.
E se você quer saber o que visitar, onde comer e onde se hospedar, fique tranquilo que eu vou te ajudar!
Planeje sua viagem => Chip com internet na França
Preços de seguro viagem para França »
Neste artigo você vai ver:
- O que fazer em Lille
- Como chegar em Lille
- Pontos turísticos de Lille
- Como se locomover em Lille
- Onde ficar em Lille
- Onde comer e comidas típicas
- Roteiro em Lille para 2 dias
- Saiba tudo o o que fazer em Lille
- Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França
- Melhores passeios na França
- Chip de internet na França
- Seguro viagem na França
O que fazer em Lille
Neste artigo você saberá mais sobre:
- Como chegar em Lille
- Pontos turísticos de Lille
- Como se locomover em Lille
- Onde ficar em Lille
- Onde comer em Lille
- Roteiro de 2 dias em Lille
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lille »
Como chegar em Lille
Lille está localizada em um ponto privilegiado, na encruzilhada das principais cidades europeias, como Paris, Bruxelas, Amsterdã e Londres. Por isso, há várias opções para chegar até a cidade, que possui um aeroporto há cerca de 20 minutos do Centro.
O Aeroporto Lille-Lesquin, que opera com voos domésticos e diretos para países próximos. Para quem vem de outros países, é interessante descer em Paris e até mesmo no Aeroporto internacional de Bruxelas ou no Charleroi, Bélgica. Os preços são mais interessantes.
De Londres, com o Eurostar, o trajeto dura cerca de 1h20 e de Bruxelas, que fica localizada a 142 km, o percurso pode ser feito em aproximadamente 1h30. Se você já está no país, é ainda mais fácil, use o trem na França. O trem (TGV) de Paris leva apenas 1 hora.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Lille possui duas estações, Lille-Europe et Lille-Flandres, que ficam bem próximas ao Centro. Ônibus é uma opção mais longa, mas ainda assim interessante. De Paris, a viagem tem duração de cerca de 3 horas e a rodoviária se encontra na estação de TGV Lille-Europe.
De carro ou Blah Blah Car é muito fácil chegar. De Paris, é só pegar a rodovia A1 e, em 2h40, você chegará no destino. Se a ideia de dirigir até Lille te interessa, veja como alugar um carro na França, quais documentos necessários e preços.
Pontos turísticos de Lille
Apesar de ser uma cidade muito conhecida, Lille, injustamente, não se destaca como um dos primeiros destinos dos turistas que visitam a França.
Os habitantes são estereotipados como ch’tis pelo resto da França, em razão do sotaque presente no norte e o clima chuvoso e frio. Contudo, a cidade é muito mais que seu clima.
Inclusive, talvez, este seja um dos fatores que faz de seus habitantes, pessoas muitas acolhedoras. A cidade guarda pontos turísticos fantásticos aliados a uma deliciosa gastronomia e a tesouros arquitetônicos diversificados.
- Vieux Lille
- Beffroi de l´hôtel de ville
- Grand Place
- Palais des Beaux-Arts
- Vieille Bourse – Antiga Bolsa de Valores
- Igrejas de Lille
- Le marché de Wazemmes
- Hospice Comtesse
- Rue de Bethune
- Citadelle
- Casa de Charles de Gaulle
Vieux Lille
O Vieux Lille (Velha Lille, em português) é um dos passeios incontornáveis para se fazer na cidade. Passeando pelo Centro Histórico, você vai se deparar com lindas ruazinhas de paralelepípedos e edifícios que carregam a arquitetura flamenga.
Por isso, sugiro um passeio guiado em Vieux Lille. O Centro Histórico com alguns dos seus edifícios e casas de estilo flamengo lembram um pouco Bruxelas e é encantador.
As fachadas em tijolos e pedras, que podem ser observadas em outras cidades do norte do país, denotam o passado da cidade que data do século 14.
Além de vários cafés, bares, restaurantes e galerias de arte, você encontra boutiques e lojas de luxo. Lille é conhecida também como um bom lugar para fazer compras, dada a variedade de marcas e lojas existentes.
Beffroi de l’hôtel de ville
O Beffroi ou campanário, localizado no prédio da prefeitura, é um monumento histórico muito importante para a região, pois simboliza a liberdade para as cidades da região Hauts-de-France e é considerado um marco.
Com uma arquitetura flamenga e concreto armado, o Beffroi de Lille possui 104 metros de altura, sendo considerado o maior da Europa. Além disso, ele é listado pela a Unesco como Patrimônio Mundial.
É possível subir até o seu topo para ter uma vista panorâmica de Lille e seus arredores.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Lille. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Vale muito a pena ter essa experiência, pois é possível conhecer a cidade a partir de um outro panorama. E se o tempo cooperar, você consegue belas fotos!
Grand Place
A Grand Place é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade e está situado bem no coração de Lille. O nome da praça é Place du Général-de-Gaulle, em homenagem a um dos seus nativos mais ilustres, o ex-presidente francês Charles de Gaulle.
Uma vez na praça, é possível observar a riqueza de detalhes dos prédios, com uma arquitetura que data do século XVII ao século XX e ruas históricas em torno da praça.
No passado, a praça era palco de diversas feiras e encontros e atualmente recebe diferentes manifestações e eventos. No Natal, a praça recebe uma roda gigante e decorações natalinas que a deixam mais linda.
Uma dica é fazer uma pausa em algum bar ou café para admirar a dinâmica da praça. Sugiro o Nothing Hill Coffe, que possui preço legal e opções diversas de café.
Palais des Beaux-Arts
O Palais des Beaux-Arts é considerado um dos maiores museus do país, em razão da sua quantidade de obras, além de ser o maior museu de belas artes fora da capital.
Ele está localizado na Place de la République, em frente à Prefeitura do Norte. É um ótimo programa pra quem gosta de museus e para fugir um pouco do tempo frio.
Possui grandes coleções de obras europeias, principalmente flamengas e holandesas e trabalhos importantes de artistas europeus, como Goya,Van Dyck, Delacroix e Rodin.
Existem também exposições itinerantes, então, é sempre interessante se informar a respeito da programação do museu antes de ir visitá-lo.
Vielle Bourse – Antiga Bolsa de Valores
Localizada entre a Grand Place e a Place du du Théâtre, a Vielle Bourse é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O prédio da antiga bolsa de valores, erguido no século XVII, foi construído para sediar a Câmara de Comércio e Indústria de Lille.
Era um pedido de comerciantes ricos da região. Em meados do século XIX, ele sediou a bolsa de valores até 1921, quando houve a inauguração da nova bolsa e acabou nomeando o edifício anterior de antiga bolsa de valores.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Considerado como monumento histórico, o edifício é realmente muito bonito e chama atenção por sua fachada colorida e arquitetura em estilo renascentista flamengo. As 24 janelas que se pode observar na sua bela fachada, na verdade, eram 24 lojas.
Em seu pátio interior, recebe jogadores de xadrez e uma feirinha de livros de segunda mão. Nas noites de verão, às vezes, são organizadas aulas de dança.
Igrejas de Lille
Particularmente, adoro visitar as igrejas e admirar suas belas construções e estilos arquitetônicos que remetem ao passado. Como de praxe em várias cidades no território francês, Lille possui igrejas importantes e que merecem uma visita.
É o caso da Catedral Notre Dame de la Treille, que possui uma arquitetura bem atípica. Sua construção foi iniciada no século XIX e finalizada apenas em 1999. É bem interessante perceber o contraste da arquitetura gótica século XIII com sua fachada contemporânea.
Outra igreja que se destaca na cidade é a Igreja de Saint-Maurice, que está localizada bem no Centro. Ela foi construída entre os séculos XIV e XX no estilo arquitetônico neogótico e foi considerada monumento histórico em 1914. É uma linda igreja por fora e por dentro, com destaque para seus vitrais que são impressionantes.
Le marché de Wazemmes
Uma vez que você está em Lille, uma visita ao mercado de Wazemmes é um passeio obrigatório! O mercado existe há mais de um século e se configura como um dos mais importantes do norte da França.
Ele está localizado na Place du Marché de Wazemmes e você encontrará uma grande variedade de produtos, que vai desde frutas, legumes, especiarias até roupas. É um mercado famoso pela oferta de diferentes produtos e, também, pelo ambiente agradável e convivial.
Vale a pena também fazer um passeio para conhecer mais o bairro Wazemmes, que é bem cosmopolita com vários cafés, livrarias e pequenos brechós. Ele funciona domingo, terça e quinta, das 7 às 14 horas.
Hospice Comtesse
Considerado patrimônio emblemático de Lille, o Hospice Comtesse é um antigo hospital que remonta ao período medieval, fundado em 1237, e hoje abriga um museu de arte e de história da cidade.
Na época da sua fundação, o Hospice Comtesse, conhecido como Hospital Notre-Dame, recebia pacientes doentes e peregrinos. Localizado no Vieux Lille, o museu oferece coleções de arte no espaço onde era o dormitório das freiras.
Uma das atrações principais do museu é o “quarto doente” do século XV, lugar em que atualmente acontecem shows e exposições. Ela fica aberto de quarta a domingo, das 10 às 18 horas, e segunda, das 14 às 18 horas.
Rue de Bethune
Se você busca fazer algumas comprinhas durante sua estadia em Lille, um dos melhores lugares pra ir é a Rue de Bethune. A cidade é conhecida como um bom lugar pra se fazer comprar no norte da França.
Na rua Bethune, você encontrará uma variedade de cadeias de lojas para todos os gostos. Lojas de roupas, celulares, videogames e a Galeries Lafayettes.
O local é apenas para pedestres e, assim, você pode passar uma tarde circulando. Há também cinemas e algumas barracas de comida típica francesa. Uma combinação perfeita!
Citadelle
A Citadelle (Citadela, em português), é uma fortaleza construída em um ponto estratégico da cidade, com o objetivo principal de proteção. A França possui diversas citadelles notáveis em seu território e a de Lille é uma delas.
Um pouco escondida pelo Bois de Boulogne e em meio uma área de vegetação de seu parque de 45 hectares, a citadelle foi construída por Vauban no século XVII, sendo nomeado por ele como “la reine des citadelles” ou a rainha das citadelas.
A belíssima citadelle de Lille foi construída em forma de estrela e sua porta real dá acesso à Place d’Armes circundada por construções em pedras e tijolos, que representam o classicismo de Lille.
Esta é uma parada obrigatória em Lille, principalmente se você tiver a sorte de estar na cidade em um dia ensolarado!
Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França
Casa de Charles de Gaulle
Lille é a cidade natal do ex-presidente francês Charles de Gaulle, nascido em 1890, na casa de seus avós maternos. A casa do século XIX também era uma fábrica de rendas, administrada pelo seu avô.
O general Gaulle sempre teve muito carinho pela sua cidade natal e passou muitas das suas férias escolares em Lille. Atualmente, a casa é em museu aberto ao público, abrigando lembranças e documentos de Charles de Gaulle e de sua família.
O museu conta também com uma programação cultural oferecendo algumas exposições temporárias e outros eventos, como show, projeções, espetáculos de leitura, conferências, entre outros.
Este passeio é imperdível pra quem gostas de conhecer museus e para quem quer se aprofundar mais na história da França.
Como se locomover em Lille
Se locomover em Lille é fácil e simples, uma vez que a cidade é bem estruturada no que se diz respeito ao transporte público. A cidade possui duas linhas de metrô, o tramway, mais de 60 linhas de ônibus e a opção de alugar bicicletas.
Há opções de passes para um dia, dois ou até uma semana com valores interessantes. É possível fazer muita coisa andando, mas como o tempo na cidade é bem instável, uma hora vai ser necessário utilizar o transporte público.
Eu sugiro os passes por dia, de acordo com o tempo que você vai ficar na cidade. Assim, quando for passear em um lugar mais distante ou voltar pro hotel no fim do dia, você já tem sua passagem garantida.
As tarifas são as mesmas para o metrô, tram e ônibus:
- Tarifa unitária: 1,65 euro
- Passe para 1 dia: 4,90 euros
- Passe para 2 dias: 8,80 euros
Onde ficar em Lille
Lille possui várias opções interessantes de hotéis e o melhor local para se hospedar por lá vai depender das suas preferências pessoais e o preço que deseja pagar.
A localização também é um ponto importante a se considerar, pois pode facilitar sua vida em vários aspectos.
- Ibis budget Lille Centre – Com um dos preços mais acessíveis, esta é uma opção simples e boa pra quem quer pagar pouco. Situado a 400 metros da Grand Place, sua posição é estratégica pra passear o centro histórico da cidade a pé.
- Hôtel Calm Lille – Para quem quer economizar, esta é uma ótima opção. Com um excelente custo-benefício, é um hotel bem estruturado, novo e com ótima localização, a poucos passos da estação Lille Flandres. Opção interessante para quem quer explorar a cidade a pé.
- Holiday Inn Express Lille Centre – Esta é uma opção um pouco mais cara que os anteriores, porém, possui boa localização, a menos de 5 minutos a pé da Place de la République e a 10 minutos a pé do mercado de Wazemmes.
Onde comer e comidas típicas
O norte da França é uma região riquíssima gastronomicamente e há vários bons pratos para degustar. A proximidade com a Bélgica gera grande influência na culinária regional e é possível encontrar diversos pratos inspirados na gastronomia flamenga.
A carbonade flamande é um dos pratos mais tradicionais e é uma espécie de ensopado de carne com cebola à base de cerveja e especiarias, que resulta em uma deliciosa explosão de sabores.
O welsh, muito apreciado pelos franceses, é uma receita que usa cerveja como base, presunto, pão de forma e um ovo, envoltos em muito queijo cheddar. Lille é o lugar certo para comer mexilhões. Sempre com molho da sua preferência e muitas batatas fritas de acompanhamento.
Se você é fã de queijos, precisa degustar o Maroilles, que é um queijo típico da região do norte. Ele é bem forte, tanto de gosto e quanto de cheiro, e você encontrará diversas preparações, inclusive sobremesas.
Pra quem gosta de comida de rua, nas barraques à frites (pequenos food trucks), você encontrará diversos tipos de snacks típicos da região, como frikadelles, porções de fritas, mexicanos, sanduíches, kebabs, entre outros.
As barraques à frites são típicas do norte do país e é uma oportunidade única de degustar pratos que existem na região.
Se você gosta de cerveja, precisa saber que Lille possui excelentes cervejas típicas do norte da França e cervejas belgas.
Há diversas cervejarias e bares espalhados pela cidade, onde você poderá experimentar as fabricações locais, que são muito famosas pela qualidade.
Sugestões de bons restaurantes em Lille:
- Les Compagnons de la Grappe – Este restaurante é para quem busca degustar a culinária típica do norte da França. Bem no Centro, ele oferece um terraço e comidas com gostinho de casa! Fica na rua Lepelletier, número 26.
- Meert – Esta é uma célebre casa de chá e deve ser uma de suas paradas obrigatórias, seja simplesmente pra tomar um cafezinho, chá, chocolate quente, comer um petit pain au chocolat ou até mesmo para almoçar. Experimente um dos gaufres (waffles) artisanales au speculos, você não vai se arrepender! Fica na rua Esquermoise, número 27.
- Flam’s – Quer uma refeição boa, rápida e barata? O Flam’s é um restaurante especializado em Flammekueche, prato típico da região da Alsácia. Há uma grande variedade de sabores por cerca de 17 euros. Você também tem entrada e sobremsa. Fica na rua de Pas, número 8.
Roteiro em Lille para 2 dias
Se você vai ficar dois dias em Lille e tem dúvidas do que fazer para aproveitar ao máximo a cidade, veja esta minha sugestão de roteiro em Lille.
No primeiro dia, comece visitando a Grand Place e o Beffroi, conheça a Antiga Bolsa de Valores, desbrave o Vieux Lille – Centro Histórico, visite a Catedral Notre Dame de la Treille e o Hospice Comtesse.
No segundo dia, visite a Citadelle e seu parque, conheça a Casa de Charles de Gaulle, visite Palais des Beaux-Arts e o Bairro Wazemmes. Encerre o dia com um passeio pela Rue de Bethune.
Saiba tudo o o que fazer em Lille
Lille é um pequeno tesouro no norte da França, repleta de cultura, história, arte, arquitetura e culinária excepcional.
Espero que minhas dicas possam te ajudar no planejamento da sua viagem ou, ainda, te inspirar a ir conhecer esta linda cidade nortista.
Se tiver mais tempo para explorar o país, sugiro ler o artigo roteiro na França. Au revoir!
Já sabe o que fazer em Lille? Conte mais sobre o seu roteiro nos comentários!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na França para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos da França. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a França, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na França. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na França
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na França, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na França
Ter um chip de celular na França com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.
Seguro viagem na França
Contratar um seguro viagem para a França é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *