Início / Amazonas

Amazonas

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalO turismo no Amazonas é tão rico quanto à Floresta Amazônica, que ocupa a maior parte do imenso território do estado. Nos mais de 1,6 milhão de km² do Amazonas o forte é o ecoturismo, por conta da própria floresta e dos muitos parques localizados nela e também dos rios que cortam o estado, como o Amazonas, o Negro e o Solimões.

Mas, não é apenas o ecoturismo que leva os viajantes a conhecer o maior estado brasileiro. Manaus é bem urbanizada, mas ao mesmo tempo exótica. Preserva na sua arquitetura muito da história local, além das influências indígenas e estrangeiras.

E em Parintins, o turismo é para ver o espetáculo folclórico do Boi Bumbá, um desfile que conta a história do boi sempre nas versões diferentes dos rivais Garantido e Caprichoso. Além de hotéis de selva, da observação e contato com animais, do artesanato e da culinária exótica e do pico mais alto do Brasil.

Quer saber mais sobre o turismo no Amazonas? Leia este artigo e veja dicas de pontos turísticos, curiosidade e tudo sobre o que fazer no estado.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Amazonas

Seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo no Amazonas

Turismo no amazonas
Manaus, capital do Amazonas.

A região onde hoje é o estado do Amazonas foi descoberta pelo explorador espanhol Francisco de Orelhana. Por volta de 1541, ele percorreu toda a extensão do Rio Amazonas, que é o maior e mais largo rio do mundo. Segundo a lenda, a expedição foi atacada por um grupo de índias guerreiras.

Embora nunca tenha sido comprovado esse ataque, foi por causa dessas índias, chamadas por ele de Las Amazonas, que o rio e, mais tarde, o estado receberam esse nome. Pode não ser verdade, mas acho uma lenda bacana.

Como citei no começo, a maior parte do gigante estado (que é 5 vezes maior que a Alemanha e também maior que França, Espanha, Suécia e Grécia juntas) é ocupada pela Floresta Amazônica, onde há muitas tribos indígenas e comunidades ribeirinhas. O clima é quente e chuvoso o ano inteiro.

Apesar das constantes notícias de desmatamento na região, tudo é tão bonito que o estado foi premiado como Melhor destino verde da América Latina, em 2009, em uma pesquisa realizada pela World Travel Market, agência da Inglaterra. E, em 2013, Manaus ficou em 7º lugar entre os melhores destinos brasileiros em pesquisa do site TripAdvisor.

Dicas => Passeios guiados pelo Rio Negro

 

O que fazer no Amazonas

Manaus

Roteiro em Manaus, Amazonas
Teatro Amazonas | Foto: José Zamith, via Wikimedia Commons.

A capital do Amazonas cresceu muito, em desenvolvimento urbano e em população, por volta de 1890, por conta da exploração da borracha. A economia da cidade se consolidou com a criação da Zona Franca de Manaus, que facilitou a importação e exportação de produtos, sobretudo os produzidos na região.

Com isso, a cidade continuou crescendo e ostenta a 6ª posição entre as cidades mais ricas do país.

Entre os seus pontos turísticos, o mais famoso é o Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, na época de ouro da exploração da borracha, é um dos mais importantes teatros brasileiros. Foi tombado como Patrimônio Histórico em 1966 e faz parte da lista de 7 maravilhas brasileiras. Além de ser o cartão-postal da cidade. Confira todos as atrativos, nessa excursão guiada em Manaus.

De estilo renascentista com detalhes ecléticos, o teatro comporta 701 pessoas. Sua cúpula tem 36 mil peças de escamas em cerâmica que vieram da França. O local, além de muitas óperas, já recebeu diversos shows de cantores e bandas nacionais e internacionais.

Outros pontos turísticos de Manaus são a região portuária; o Palácio da Justiça; o Museu do Seringal; a praia de Ponta Negra (que não é aconselhável para banho); o Bosque da Ciência; o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões; o parque urbano Sumaúma; a praia fluvial de Tupé; e ainda nadar com os botos e curtir a exótica culinária local, com ingredientes encontrados apenas naquela região. Veja o passeio para ver o encontro das águas do Amazonas.

Incrível => Passeio de barco em Manaus

 

Parintins

Festas no Amazonas
Festival de Parintins | Foto: Bianca Paiva/Agência Brasil, via Wikimedia Commons.

Assim como Manaus, a cidade de Parintins é famosa entre os brasileiros e fica mais ainda no mês de junho, quando acontece uma das maiores festas do país: o Festival Folclórico de Parintins, que visa preservar o folclore e a cultura amazônica.

Nesse espetáculo, realizado no Bumbódromo da cidade durante 3 dias, acontece um duelo entre as escolas representadas pelos bois Garantido (vermelho e branco) e Caprichoso (azul e branco) há muita música, alegorias e, claro, a história do folclore do boi Bumbá.

Mas não é apenas no período da festa que a “rivalidade” aparece. Os moradores, torcedores fanáticos, pintam suas casas da cor da escola preferida e evitam a cor da rival. É assim também nos comércios que, às vezes, tentam misturar as cores para agradar os dois, mas não funciona muito bem.

Além da festa, que atrai mais de 65 mil viajantes todos os anos, a cidade tem vários lagos; você também pode passear na Orla do Rio Amazonas; visitar o mercado Municipal e o Curral dos Bois; o Bumbódromo. Além da Vila Amazônica, que foi o berço da imigração japonesa na região e tem várias trilhas e cachoeiras.

E da Serra de Parintins (ou da Valéria) que tem uma linda vista da região. Mas, cuidado, foi nesse lugar que em 1980 viram o “chupa-chupa” um monstro meio-alienígena e meio-vampiro (risos).

Chip => Internet durante uma viagem

 

Outros destinos no Amazonas

Dicas de viagem no Amazonas
Parque do Jaú | Foto: Marcelo85photo, via Wikimedia Commons.

O Amazonas possui diversos parques nacionais e estaduais que ajudam a preservar a biodiversidade local e ainda são ótimos lugares para trilhas, esportes de aventura e tudo mais que o ecoturismo amazônico pode oferecer. Conheça também uma excursão pela selva amazônica.

Entre os parques nacionais estão o do Jaú, que é considerada a 4ª maior reserva floresta do país e o 3º maior parque do mundo com floresta úmida. Ele corta o Amazonas e Roraima, passando por 9 municípios. O Parque de Anavilhanas possui diversas ilhas fluviais e serve de base para ações de educação ambiental e turismo sustentável, e onde você pode nadar com botos.

E os parques Amazônia e do Pico da Neblina, onde fica o ponto mais alto do Brasil, que leva o nome por conta da constante neblica no seu pico, com quase 3 mil metros de altura. O Pico da Neblina fica na fronteira com a Venezuela e, para entrar no parque é preciso autorização do instituto que conserva o local.

A região conta ainda com os parques estadual de Nhamundá (em Nhamundá); Serra do Aracá (em Barcelos); Rio Negro Setor Norte (Novo Airão), onde há ruínas e sítios arqueológicos; Rio Negro Setor Sul (entre Manaus e Novo Airão). E ainda a cidade de Presidente Figueiredo, cheia de grutas, cachoeiras e “casa” dos esportes radicais no Amazonas.

Imperdível => Cruzeiro pelo Amazonas

 

Dicas de turismo no Amazonas

O que fazer no Amazonas?
Passeio de barco no rio Guaporá.

Você já deve ter ouvido falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas acredito que apenas quando chegar ao Amazonas e sentir o ar puro, se deparar com a grandeza da floresta, a “braveza” dos rios e as muitas lendas sobre animais folclóricos você entenderá o que dizem.

E, mais do que isso, irá achar que além do pulmão, o estado é coração do mundo uma vez que tanta diversidade de fauna, flora, alimentos e histórias, só pode ser o que move o nosso planeta. E isso vai te fazer ter vontade de explorar o estado inteiro e até esquecer de que ele é gigante e não dá para conhecê-lo de uma só vez.

No Amazonas você pode fazer o ecoturismo, conhecendo rios, a floresta, grutas, cachoeiras, picos; o turismo de aventura, em trilhas, mergulhos, expedições para ter contato com animais; folclórico; histórico, conhecendo as tribos mais antigas do país ou a história da exploração da borracha; ou mesmo gastronômico.

Enfim, são muitos “turismos” em um estado só, mas a reação é única: você irá se surpreender! E, caso queira mais informações sobre o Distrito Federal vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e dá uma olhada no post índice deles. A RBBV reúne artigo de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

O Amazonas está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que você quer conhecer pelo estado.

Até +!

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!