Manaus

O turismo em Manaus mistura a beleza natural exuberante da Floresta Amazônica com uma atmosfera urbana cheia de casarões históricos e construções modernas. Por isso, visitar a capital do Amazonas, que já foi conhecida como Paris dos Trópicos é surpreendente.

Ao mesmo tempo que a cidade é moderna e urbana, ela é exótica de várias maneiras, tanto pelas paisagens, como pelos costumes com influências indígenas e pelas lendas. O que faz com que diferentes tipos de viajantes tenham curiosidade e visitem Manaus todos os anos.

Manaus ficou em 7º lugar entre os melhores destinos brasileiros em pesquisa do site TripAdvisor, realizada em 2013, e também como Melhor Destino Verde da América Latina. E se mantém como um dos roteiros do Brasil mais desejados pelos viajantes.

Quer saber mais sobre Manaus? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre Manaus com a a história da cidade, seus pontos turísticos, clima e tudo para montar seu roteiro de viagem pela capital do Amazonas.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar com conforto em Manaus

Saiba mais sobre seguro viagem Brasil »

Turismo em Manaus: Mapa da cidade

  • Unidade federativa: Amazonas
  • Área total: 11 401,092 km²
  • População: 2 219 580 hab.
  • Clima: tropical úmido

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Manaus »

 

Tudo sobre Manaus

o que fazer em manaus
Manaus é a capital do Amazonas | Foto: CIAT, via Wikimedia Commons.

Manaus (a Paris dos Trópicos) é a capital e a cidade mais populosa do Amazonas e a 7ª mais populosa do país, com mais de 2,1 milhões de habitantes. Apesar de populosa, a cidade tem um índice demográfico baixo, uma vez que nos 427 mil km² de extensão territorial a densidade é de 188 habitantes por km².

É o principal centro econômico, financeiro e industrial da Região Norte, além de ser a cidade mais influente da Amazônia Ocidental exercendo impacto significativo no comércio, educação, indústria, mídia, pesquisas, tecnologia, entretenimento da região Norte.

Fica na confluência dos Rio Negros e Solimões, na área central da Floresta Amazônica. Por isso, já foi chamada de Coração da Amazônia e Cidade da Floresta, além de Paris dos Trópicos, no boom de desenvolvimento urbano na época da exploração da borracha.

Prático => Traslado do aeroporto de Manaus

 

Mais da história de Manaus

Melhor época para visitar Manaus?
Ponte sobre o Rio Negro.

A região onde hoje é o estado do Amazonas foi descoberta pelo explorador espanhol Francisco de Orelhana por volta de 1541, antes o local era habitado por diversas tribos indígenas. Manaus foi fundada em 1669 pelos portugueses que se estabeleceram na região e construíram fortificações para proteger as terras dos índios guerreiros.

Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem a uma tribo da região chamada de manaós. Foi transformada em cidade em 1848, mas com outro nome: Cidade da Barra do Rio Negro, voltando a se chamar Manaus em 1856.

A capital do Amazonas cresceu muito, em desenvolvimento urbano e em população, por volta de 1890, por conta da exploração da borracha. Foi nessa época que recebeu o apelido de Paris dos Trópicos. A economia da cidade se consolidou com a criação da Zona Franca de Manaus.

A Zona Franca facilitou a importação e exportação de produtos, sobretudo os produzidos na região. O que a fez ostentar o título de 6º lugar entre as cidades mais ricas do país.

Prático => Excursão pelo Rio Amazonas

 

Qual melhor época para ir a Manaus?

roteiro em manaus
Palácio da Justiça | Foto: caetano, via Wikimedia Commons.

O clima em Manaus é tropical com tempo quente e úmido. As estações são bem definidas, mas, no geral, são de monções.

O que quer dizer que há uma época de seca, que é o inverno, e uma época de muita chuva, que eles consideram o verão. Por estar perto da Linha do Equador na América do Sul, o tempo é sempre quente, com temperatura média anual de 27°C.

O código telefônico para ligar para Manaus é o 92 e a cidade, assim como todo o estado, está num fuso horário de -1 hora em relação à Brasília. Essa diferença muda para -2 horas durante o horário de verão do Brasil, que não é adotado pelo estado.

Importante => Caminhada na Selva Amazônica

 

O que fazer em Manaus de um a 5 dias?

Manaus é uma mescla do requinte arquitetônico herdado da época dos barões da borracha com uma natureza inigualável, que ostenta praias, rios e, claro, uma incrível floresta.

É a porta de entrada para a Amazônia no Brasil, mas além disso, a cidade tem muito a oferecer para quem a visita.

Confira o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil:

 

 

Passeios e pontos turísticos

atrações de manaus
Teatro Amazonas | Foto: José Zamith, via Wikimedia Commons.

Manaus é uma cidade bem urbanizada, com bastante gente e trânsito congestionado, mas ao mesmo tempo exótica.

Tem como atrações sua preservada arquitetura, com influências indígenas e estrangeiras, gastronomia única, além de tudo o que a floresta pode oferecer aos viajantes, seja aqueles que buscam o ecoturismo ou que preferem atividades mais radicais no turismo de aventura.

O ponto turístico mais famoso da capital é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. É um dos mais importantes teatros brasileiros, tanto pelos shows e peças que recebeu, quanto pela sua arquitetura – a cúpula tem 36 mil peças de escamas em cerâmica que vieram da França.

O teatro foi tombado como Patrimônio Histórico em 1966 e faz parte da lista de 7 maravilhas brasileiras. Além de ser o cartão-postal da cidade. Outros pontos turísticos de Manaus são a região portuária; o Palácio da Justiça; o Museu do Seringal; o Parque Urbano Sumaúma; o Bosque da Ciência.

Confira => Passeio de 3 dias na selva amazônica

dicas de atrações em manaus
Praia de Ponta Negra | Foto: Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

Já para quem quer ver a natureza mais de perto, um dos passeios mais bacanas é o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões; a praia de Ponta Negra (que não é aconselhável para banho); a praia fluvial de Tupé; nadar com os botos; ou conhecer a região a bordo de um cruzeiro ou em um passeio de lancha em um safári amazônico.

Outra opção é conhecer o Parque Nacional de Anavilhanas que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. O parque é considerado um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhotas.

Fora tudo isso, não deixe de experimentar a gastronomia local, que utiliza ingredientes que não estamos acostumados em outras partes do Brasil, e também visite os mercados municipais e de artesanato.

comidas típicas manaus
Tacacá, Foto: Carlos-alberto-teixeira, via Wikimedia Commons

Não deixe de se render aos aperitivos, bebidas e refeições completas que o destino oferece. Para experimentar: Caldeirada de Tambaqui, Tacacá, Tambaqui Assado e a Tapioca com Tucumã.

Temos ainda algumas sugestão de lugar para se hospedar em Manaus. Antes de decidir em qual hotel se hospedar, é importante definir o perfil do viajante, pois a cidade é grande e cada bairro proporciona uma experiência diferente. É preciso definir se você busca, por exemplo, hotel em Manaus com piscina, hotel em Manaus próximo ao aeroporto, etc.

O Villa Amazônia é um hotel 5 estrelas luxuoso, situado no Centro de Manaus. O local oferece wi-fi gratuito, café da manhã incluído, estacionamento, piscina de borda infinita, academia, terraço e jardim. O bistrô Fitz Carraldo mescla pratos internacionais e iguarias exóticas da Amazônia. Os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, área de estar, mesa de jantar, frigobar, cofre, secador de cabelo, máquina de café e banheiro.

O Flat Millenium tem 5 estrelas fica no bairro Chapada, mais ao sul da cidade, e é outro dos melhores hotéis em Manaus. O local oferece wi-fi gratuito, café da manhã incluído (algumas opções), estacionamento gratuito, terraço, piscina, spa, academia e sauna. Bastante refinado, o restaurante apresenta uma cardápio à la carte.

O Intercity fica no bairro de Adrianópolis está este hotel 4 estrelas que Possui uma vista incrível da cidade. O local oferece wi-fi gratuito, café da manhã incluído, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre, academia, sauna, sala de reunião, auditório e terraço; na presença de pets pode haver custo adicional. O restaurante apresenta um cardápio variado em Buffet e à la carte.

E para finalizar, uma dica incrível: experimente as cachoeiras de Presidente Figueiredo, elas ficam a apenas 107km da capital e um paraíso do ecoturismo.

Completo => City tour em Manaus

 

Tudo sobre Manaus

Manaus é uma cidade onde tudo é surpreendente, desde as belezas naturais e as atividades que podem ser feitas na floresta, mesmo que você não estiver em um hotel de selva, passando pela urbanização sofisticada da área central, até chegar na gastronomia e nos costumes locais.

Se algum dia alguém teve algum tipo de preconceito em conhecer Manaus ou achou que a Região Norte do Brasil não tinha atrativos turísticos interessantes, espero ter contribuído para acabar com essa impressão. E reforço que Manaus é um dos destinos mais procurados do Brasil e recebe milhares de estrangeiros todos os anos.

Para mais informações sobre Manaus, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e de uma olhada no post índice do Amazonas. A RBBV reúne artigo de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

E, você já visitou Manaus ou a cidade ainda está na sua lista de destinos a conhecer? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
Manaus

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Manaus

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Manaus

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *