Table Mountain, em Cape Town: formas de subir, dicas e mais

por Karol Boing

Table Mountain, em Cape Town: formas de subir, dicas e mais

O cartão postal de Cape Town é a Table Mountain. Não tem como passar por está região da África do Sul e não se impressionar com a imensa montanha que “guarda” a cidade e atrai milhares de viajantes.

A montanha tem cerca de 1.000 metros de altura e o nome se dá por conta do formato plano que o topo possui.

Além disso, em 2011, ela entrou para o time das 7 maravilhas naturais do mundo. Motivos não faltam para você querer subir até o topo da montanha (spoiler: a vista lá de cima é sensacional!).

Separe seu bloco de notas e vai salvando as dicas, pois, hoje vou te contar tudo sobre as formas de subir a Table Mountain com dicas sobre os valores, horário de funcionamento, tempo e mais.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cape Town

Seguro viagem África »

 

Table Mountain National Park

Table Mountain
Saiba tudo sobre a Table Mountain em Cape Town.

Um conjunto de montanhas que se desdobram até as praias de areias branquinhas na Península do Cabo formam o que hoje é chamado de Table Mountain National Park.

O local faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco e é possível apreciá-lo em várias partes do Cabo, começando em Cape Town e descendo até ao Sul da península, em Cape Point. O parque se divide nas áreas montanhosas e marinhas.

Tem atrações para todos os gostos e inclui os principais pontos turísticos de Cape Town, como o Jardim Botânico de Kirstenbosch e o Boulders, um local onde vive uma colônia de pinguins africanos ameaçados de extinção.

Quem cuida do parque é o South African National Parks, grupo responsável pelos parques nacionais de todo o país.

Aos que desejam conhecer todo o parque da Table Mountain, é possível fazer o percurso de carro ou com agências especializadas.

Hospedagem também não falta para quem quer prolongar a estadia. Conheça os principais pontos turísticos de Cape Town e veja opções de hotéis em oferta em Cape Town.

CLIQUE AQUI para agendar passeios para Table Mountain »

 

História da Table Mountain

Table Mountain weather
Povo de Khoi e San, deu o nome de Hoerikwaggo para a montanha.

A história desta montanha começou há mais de 30 mil anos.

Durante algumas pesquisas foram encontrados machados no Jardim Kirstenbosch que serviram como evidências para sustentar a teoria de que grupos habitavam a Table Mountain na Idade da Pedra.

O povo de Khoi e San, que habitava a região antes dos europeus, deu o nome de Hoerikwaggo para a montanha, que significa Montanha do Mar. Eles acreditavam que o local era sagrado e que seu Deus Tsui morava na montanha.

Quando os europeus chegaram, a altura desta montanha gerou curiosidade e logo despertou o interesse em escalar e explorar.

O primeiro a chegar ao topo foi um português chamado Antonio de Saldanha em 1503, durante uma expedição. Saldanha nomeou a montanha de Taboa do Cabo, que significa Mesa/Taboa do Cabo.

No ano de 1929, a empresa, que atua até hoje, instalou um teleférico/bondinho no local. Antes da instalação só era possível subir por trilhas a pé.

Dois anos após o início da construção, o bondinho foi inaugurado e o número de visitantes só aumentou.

Incrível => Cruzeiro em Cape Town ao pôr do sol

 

Quando subir a Table Mountain

Table Mountain altura
É recomendável subir a montanha pela manhã.

É recomendável subir a montanha pela manhã. Saia cedo, antes das 10 horas, para evitar ventos fortes.

Porém, o fato de muitas pessoas escolherem subir pela manhã, pode estar cheio (o que não quer dizer que não terá espaço, muito pelo contrário, a Table Mountain tem mais de 3.000 km de extensão).

A empresa que opera o teleférico incentiva os visitantes a subir na parte da tarde, informando que após as 13 horas é mais tranquilo e você pode se programar para ver o pôr do sol. Não há uma melhor época para visitar a Table Mountain, você pode subir o ano inteiro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em alguns dias de inverno, pode acumular neve no topo ou estar muito frio, devido a altitude.

A primavera em Cape Town é de setembro a dezembro, mas de outubro a novembro você vai se deparar com preços baixos. O verão chega em dezembro e fica até março, com dias longos e ensolarados.

O outono é de março a julho e costuma ser uma época muito boa para viajar, o clima é estável, é baixa temporada e as baleias estão pela costa. O inverno começa em julho e vai até agosto, tem temperatura baixa, chuvas e neve. Entenda como é o clima na África do Sul.

Confira => Caiaque em Boulders Beach

 

Como funciona a subida para Table Mountain

Table Mountain maravilhas do mundo
Já vou te avisando que a trilha é cansativa.

Antes de mais nada, você precisa chegar à base da Table Mountain. Isso pode ser feito via transporte público, Uber, táxi (opte pela empresa Unicab ou Excite, é mais seguro!), ônibus MyCiti (funciona até as 19 horas). Leia como funciona o transporte público em Cape Town.

Ao chegar na base da montanha, você pode optar por subir de bondinho ou pelas trilhas. Já vou te avisando que a trilha é cansativa e você vai pensar duas vezes quando chegar nos pés e ver aqueles 1.000 metros de altura.

Planejando alugar um carro em Cape Town?ae
Dicas para alugar carros na África do Sul

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Subindo pelas trilhas

Table Mountain National Park
Rota mais popular é a Platteklip Gorge Trail.

Optando pela caminhada, chegue cedo (de manhã está mais fresco e com pouco vento) e escolha a trilha que preferir.

A mais popular é a Platteklip Gorge Trail (foi por ela que subi), a vista de Cape Town fica mais incrível a cada passo! Você vai levar umas 2 horas para chegar ao topo.

As outras trilhas mais populares são India Venster (de 2 a 4 horas de caminhada), Skeleton Gorge (4 horas de caminhada) e a trilha dos 12 Apóstolos (de 4 a 5 horas de trilha). É recomendável que faça a caminhada em grupo.

Caso esteja viajando sem companhia, opte pela trilha de Platteklip Gorge, onde sempre tem gente, que poderá te ajudar, se ocorrer algum imprevisto.

Não se preocupe em ir pelo caminho errado (às vezes, vai achar que está perdido). As trilhas possuem sinalizações e sempre tem uma galera fazendo o percurso.

A melhor parte de subir a Table Mountain a pé é que você não paga nada!

Por um total de zero reais, você tem direito a uma experiência incrível, uma vista maravilhosa de Cape Town e até uns quilinhos a menos. Por falar em dinheiro, veja qual moeda levar para a África do Sul.

Prático => Passeio de ônibus turístico em Cape Town

 

Subindo pelo bondinho

Table Mountain teleférico
Bondinho funciona todos os dias e carrega 65 pessoas.

Essa opção é ótima para quem tem pouco tempo e não entrou no projeto fit antes da viagem.

O bondinho funciona todos os dias e carrega 65 pessoas. Então, se você espera uma experiência linda, com fotos e olhando para todos os lados, esquece!

A cabine fica cheia, mas o lado bom é que elas giram 360 graus, sendo possível ver por todos os ângulos, então, nem se estresse querendo entrar primeiro pra pegar lugar bom. Atente-se ao horário de funcionamento, ele pode mudar dependendo do mês.

No geral, funciona das 8 às 20 horas, com viagens de 5 minutos e embarques a cada 10/15 minutos.

Quando o tempo está nublado ou há muito vento, o serviço para. Pode ser que o tempo fique feio por vários dias, por isso, recomendo que coloque a Table Mountain logo no primeiro dia em seu roteiro em Cape Town.

Se não der certo no primeiro dia, você pode ir nos outros e não perde a viagem. No site oficial, eles sempre atualizam se o bondinho está operando, se a fila está muito lenta, sobre o vento, temperatura e visibilidade. Todos os anos, o teleférico passa por manutenção.

Este ano foi em agosto e durou alguns dias. Fique ligado, se estiver em manutenção, a única forma de subir é por trilha.

Para embarcar entre 8 e 13 horas, custa 360 rands por adulto e 180 por criança (de 4 a 17 anos). Se escolher embarcar após às 13 horas, o ingresso custará 300 rands por adulto e 150 por criança.

Os tickets de “one way” (só de ida/volta) podem ser adquiridos por 200 rands por adulto ou 100 por criança, independente do horário. Estudantes pagam 180 rands ida e volta ou 100 pelo “one way”.

Delícia => Wine Tour em Cape Town

 

Como aproveitar a subida na Table Mountain

países da África
Passe no mercado e separe a mochila com o que irá levar.

Essa dica vai para os que subirão a pé. Independente da trilha que escolher, é importante que a faça com calma, aproveitando o caminho e parando para descansar. Não esqueça de levar uma garrafa com água e alimentos.

Programe-se um dia antes, ainda mais se for sair cedo! Passe no mercado e separe a mochila com o que irá levar. Eu levei água, maçãs, barrinha de cereal e sanduíche.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para que consiga aproveitar a subida até o topo da Table Mountain, o segredo é fazer no seu tempo. Caminhe um pouco e olhe para a cidade, a cada passo, a paisagem muda e a vista fica cada vez melhor.

Quando estiver sentindo as pernas, vá sentar, comer e respire fundo, prossiga quando estiver com o fôlego recuperado. Aproveite e tire belas fotos, saiba como ter internet na África do Sul.

Além de estar preparado, ter uma boa companhia é fundamental! Esteja com um grupo que pense igual você e não fique te apressando ou te atrasando.

Fique ligado => Excursão para Ilha Robben em Cape Town

 

O que fazer no topo da Table Mountain

pontos turísticos da Africa do Sul
Tire muitas fotos no topo da montanha.

Pronto, você chegou! Está pisando em uma das 7 maravilhas do mundo e agora é só aproveitar e registrar os momentos.

Se estiver com fome, tem um restaurante onde é possível almoçar, comprar umas guloseimas e tomar café. Do lado de fora tem um banheiro gratuito e bem limpo. Confira os melhores restaurantes e comidas típicas de Cape Town.

O topo da Table Mountain é repleto de trilhas e todos os dias são oferecidos tours gratuitos com guias. Eles sabem tudo sobre a Table Mountain, sua fauna, flora e habitantes.

Você pode fazer a visita guiada, todos os dias, saindo do Terraço dos Doze Apóstolos (perto do restaurante).

Também está disponível tour com áudio gratuito. Faça o download do aplicativo Voice Map (não deixe de levar seus fones de ouvido).

Caso esqueça de fazer o download antes de sair, tem wi-fi gratuito por lá. Ao final da sua visita, antes de descer, passe na lojinha e adquira suas lembrancinhas.

Mais => Passeio de meio dia para o Cabo da Boa Esperança

 

Curiosidades sobre a Table Mountain

roteiro na África do Sul
Table Mountain é uma das montanhas mais antigas do mundo.
  • O Table Mountain National Park tem cerca de 25 mil hectares.
  • O parque é rico em plantas! Mais de 8 mil espécies diferentes vivem por lá e muitas só existem na África do Sul.
  • Destaquei as 4 trilhas mais populares para subir, mas existem mais de 350 trilhas para chegar ao topo.
  • O teleférico já transportou mais de 28 milhões de pessoas até hoje.
  • Cerca de 800 mil pessoas visitam a montanha por ano.
  • A Table Mountain é uma das montanhas mais antigas do mundo. Estima-se que ela possui aproximadamente 260 milhões de anos.
  • Os holandeses foram os primeiros a chamar a montanha pelo nome que conhecemos hoje, Tafelberg que se traduz por Table Mountain.
  • A montanha só parece plana de um lado.
  • Todos os dias, a Table Mountain é palco de pedidos de casamentos.
  • É possível fazer rapel na montanha.

Exclusivo => Tour privado para o Cabo da Boa Esperança

 

Encante-se pela Table Mountain

Não conheço uma pessoa que passou por Cape Town e não se apaixonou pela cidade e, especificamente, pela Table Mountain. Se sua viagem já está marcada, independente da época do ano, você vai conseguir aproveitar.

Falo por experiência própria, fui em pleno inverno e consegui curtir demais. Tenho certeza que sua viagem será incrível. Confira também as cidades mais bonitas da África do Sul.

Essa majestosa montanha dá todo charme para a cidade, não é atoa que ela é considerada uma das maravilhas naturais do mundo.

Além da Table Mountain, você pode aproveitar também diversos outros passeios em Cape Town e também as melhores praias de Cape Town. Veja ainda dicas de o que fazer em Cape Town e aproveite a cidade.

Quer conhecer Table Mountain? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

 

ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *