8 cidades da África do Sul: as mais bonitas para seu roteiro

por Karol Boing

8 cidades da África do Sul: as mais bonitas para seu roteiro

É hora de conhecer as mais belas cidades da África do Sul para inserir no seu roteiro! Eu tive o prazer de conhecer este país maravilhoso e, enquanto cruzava a costa do país, passei por algumas das principais cidades dessa nação. Cada uma com sua peculiaridade e cultura únicas, que não se encontra em outros lugares do mundo.

Depois desta aventura, separei aqui as 8 cidades mais bonitas para encaixar no seu roteiro. São lugares fáceis de serem encaixados por estarem na rota turística do país. A intenção é te apresentar os principais atrativos e, então, você poderá decidir qual a cidade que mais se encaixa no seu perfil de viajante.

Com certeza você irá passar em várias delas! Tem para todos os gostos, desde as cidades mais populosas até as pequenas praias. Algumas mais pobres, outras mais ricas, municípios ao norte e ao sul. Enfim, Diversas cidades da África do Sul que você não pode deixar de conhecer.

Planeje sua viagem => Hotéis na África do Sul

Seguro viagem África »

 

Principais cidades da África do Sul

Antes de mais nada, para se localizar melhor na África do Sul e entender melhor as cidades, recomendo que se informe bem. Para isso, dê uma olhada no artigo que escrevi sobre o mapa da África do Sul, conhecendo assim esse importante país da África.

  1. Johanesburgo
  2. Durban
  3. Coffe Bay
  4. Jeffrey’s Bay
  5. Plettenberg Bay
  6. Knysna
  7. Cape Town
  8. Stellenbosch

CLIQUE AQUI para agendar passeios na África do Sul »

 

1. Johanesburgo

cidades da áfrica do sul
Estátua de Nelson Mandela em Johanesburgo

Localizada na província de Gauteng, Johanesburgo é a maior e mais populosa de todas as cidades da África do Sul! Ao contrário do que muitos pensam, ela não é a capital do país, mas, mesmo assim, é referência cultural, industrial e comercial do país. Assim, existem ótimos hotéis em Johanesburgo.

Dentre todos os municípios, Joburg foi o que mais me ensinou sobre a história do país. Como toda cidade grande ela tem seus problemas de trânsito, limpeza e moradores de rua, mas, ainda assim, é desenvolvida, com arranha céus, colinas, mansões, museus e pontos turísticas.

As principais atrações na cidade são:

É importante avisar que todas as cidades do país possuem regiões mais pobres. Isso se dá devido ao longo tempo de repressão e segregação racial.

Durante o apartheid, os negros foram expulsos dos centros urbanos e obrigados a viverem nas Townships como o Soweto. Mesmo agora, 25 anos depois, eles ainda estão voltando para a cidade e tentando se reerguer.

Aproveite sua passagem por aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre a história local. É inacreditável o que aquelas pessoas passaram e por todos os lugares enxerga-se o amor por Nelson Mandela, o líder que lutou pelo fim da segregação racial.

Você pode chegar em Johanesburgo com um voo direto saindo do Brasil ou reservando um voo interno na África do Sul. Para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade, escolha um bairro bom e bem localizado, essencial para quem quer ter padarias, shoppings, farmácias e vida noturna por perto.

Safári => Joanesburgo: Safári no Parque Nacional de Pilanesberg

 

2. Durban

durban praia africa
Cidade de Durban, na África do Sul

Durban é uma cidade linda, mas acaba sendo ofuscada por outras mais famosas. Se você conseguir inseri-la em seu roteiro, não vai se arrepender!

Perfeita para quem quer presenciar a Índia africana. É sério! A imigração indiana e a presença da religião muçulmana são tão fortes na cidade que você até esquece, por um momento, que está na África do Sul. Na verdade, essa é a maior comunidade de indianos fora da Índia.

Durban faz parte da província de KwaZulu-Natal e é a primeira cidade litorânea da lista que fiz para você. O que eu mais gostei aqui foi a influência indiana, além das ondas, que atraem surfistas de todos os cantos do mundo para os campeonatos. De fato, a pergunta o que fazer em Durban tem diversas respostas.

As principais atrações turísticas na cidade são:

  • Estádio Moses Mabhida
  • Jardim Botânico de Durban
  • Praia Golden Mile (veja cruzeiro em Durban)
  • Cassino e Hotel Suncoast
  • Florida Road
  • Museu de Ciência
  • Victoria Street Market

Não deixe de visitar o Estádio Moses Mabhida! É possível subir até o topo para ter uma visão 360 graus de Durban. Os mais aventureiros podem saltar lá de cima pelo Big Rush Big Swing, um bungee jump em que você é solto a 160 metros de altura dentro do estádio da Copa do Mundo de 2010.

Pela noite, fui todos os dias para a Florida Road. Essa é a rua mais charmosa da cidade e está cheia de restaurantes, pubs e bares. Aproveitei que a culinária indiana é forte na região e experimentei alguns pratos, mas, se você fizer isso, tome cuidado com  pimenta.

Eu cheguei em Durban de carro, mas você pode comprar uma passagem de voo interno e descer no aeroporto internacional da cidade.

Incrível => Durban: City Tour Privado pela Cidade

 

3. Coffee Bay

cidades da africa do sul
Hole in the Wall, em Coffee Bay, África do Sul

Dentre todas as cidades da África do Sul que falo aqui, acredito que Coffee Bay seja a mais fora de mão para quem faz uma rota muito turística.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Você não vai ouvir falar muito desta cidade, já que nem os próprios sul africanos costumam turistar pela região. Mesmo assim, visitar esse paraíso é um privilégio que todos deveriam ter, tem muita o que fazer em Coffee Bay!

Coffee Bay é diferente de todas as outras cidades do país. Localizada na região da Wild Coast, é o destino perfeito para quem quer paz e uma vibe bem roots. Aproveite para curtir a natureza com poucos turistas e praias cinematográficas.

As principais atrações na cidade são:

  • Hole in the Wall
  • Aulas de surf
  • Visitar a comunidade Xhosa
  • Quad Bike Safari
  • Trilhas

Durante minha trilha até o Hole in the Wall, presenciei uma cena linda. Lá de cima da montanha, enquanto observava o oceano Índico, vi vários golfinhos nadando em uma água cristalina! Além disso, foi na Wild Coast que consegui ver baleias perto da praia, momento único!

Coffee Bay não tem aeroporto, e a cidade fica bem no meio de Durban e Port Elizabeth. Escolha uma das duas cidades como ponto de partida e levará aproximadamente 7 horas de carro (de ônibus um pouco mais) para chegar. Ou, você pode agendar um transfer entre a Cidade do Cabo e Durban.

Se você estiver na Cidade do Cabo, recomendo que reserve seu voo até Port Elizabeth por ser mais perto que Durban. Se sair de Johanesburgo, o tempo de voo até Port Elizabeth ou Durban é bem similar, ficando a seu critério a cidade que deseja conhecer.

Especial => Porto Elizabeth: Cruzeiro com Baleias, Golfinhos e Pinguins

 

4. Jeffreys Bay

Onde ficar em Jeffreys Bay
Varanda em frente de hotel no Island Vibe Backpackers.

A Baía de Jeffreys é a cidade mais famosa pelos surfistas do mundo todo. Suas ondas atraem os amantes do esporte para se desafiarem e participarem de campeonatos. Inclusive, foi em Jeffreys Bay que o surfista Mick Fanning foi atacado por um tubarão, quem lembra? Também foi ali que o brasileiro Gabriel Medina foi campeão em 2019.

J-bay é mais uma das cidades da África do Sul que está localizada na região de Eastern Cape. Os viajantes que fazem a Garden Route param aqui antes de chegar em Port Elizabeth, e geralmente passam o dia antes de seguir viajem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se estiver no verão, recomendo passar o dia inteiro na cidade, mas se for durante o inverno (como eu fiz), algumas horas são suficientes para conhecer a região.

O que mais agrada na cidade é o clima praiano e surfista. Toda a orla e comércios nos arredores dão vontade alugar uma prancha e correr para a escola de surf mais próxima! Para isso, lembre-se de se informar sobre a moeda da África do Sul.

As principais atrações na cidade são:

Se você quiser fazer as aulas de surf, as melhores ondas são durante o inverno. Estive na cidade em meados de agosto, ventava muito e fazia frio, mas em todos os momentos os surfistas estavam na água!

Assim como em todas as outras cidades da África do Sul, cheguei de carro, assim como a maioria dos turistas. Outra opção são as excursões e passeios que fazem a Garden Route. Dessa forma, você não precisa dirigir e ainda tem um guia do seu lado todos os momentos.

Diferente => Caiaque Jeffreys Bay

 

5. Plettenberg Bay

cidades da africa do sul
Hotel em Plettenberg Bay, na África do Sul

Plett é uma das cidades da África do Sul que eu gostaria de ter ficado mais tempo. Se você pretende fazer a Garden Route, durma um ou dois dias no mínimo em Plettenberg Bay. A cidade é linda, pequena, com praia, vários restaurantes e passeios.

Infelizmente, tive alguns contratempos para chegar até a cidade e acabei só dormindo e saindo de manhã. Contudo, o pouco tempo que andei — para chegar ao mercado e conhecer a região — foi o suficiente para me deixar com saudades.

As principais atrações na cidade são:

  • Skydive (queda livre)
  • Ocean Safari para observar baleias e golfinhos
  • Robberg Península
  • Vinícolas
  • Plettenberg Beach

Além destas atrações, você consegue encontrar uma vibe muito gostosa no centro da cidade, com vários restaurantes, bares, lojas e comércios. Se você não tem muito tempo, programe-se para ter pelo menos um dia inteiro na cidade.

Eu cheguei em Plettenberg com carro alugado, por isso, sugiro alugar carro na África do Sul para chegar até aqui. Outra opção é reservar alguma excursão especializada na Garden Route.

Inesquecível => Plettenberg Bay: Nadar com Focas no seu habitat natural

 

6. Knysna

lagoa de knysna
A famosa lagoa de Knysna, na África do Sul

Mais uma das cidades da África do Sul que serve como base aos que farão a Garden Route. Se estiver com tempo, recomendo que passe dois dias inteiros por aqui.

A cidade de Knysna é famosa por suas montanhas, florestas e a lagoa. O local agrada desde os que querem aventura até os que precisam relaxar.

O ponto mais conhecido é o Knysna Heads, dois penhascos de arenito conectam o oceano a uma lagoa. Sem dúvidas, esse é um dos principais passeios na África do Sul.

As principais atrações na cidade são:

  • Knysna Heads
  • Cruzeiro na lagoa (consulte um cruzeiro pela Lagoa em Knysna)
  • Sandboard
  • Wild Oats Community Farmers Market
  • Featherbed Nature Reserve
  • Tour das ostras na Knysna Lagoon

As acomodações na cidade também acabam se tornando atrações. É possível reservar uma casa-barco e dormir na lagoa! Ou o que acha de fugir para a floresta e alugar uma cabana com vista para o mar? Você decide!

Para entrar mais ainda na atmosfera da cidade, na parte da noite a orla e a região do porto são os pontos mais agitados. Bares, restaurantes e pubs enchem de locais e turistas que querem curtir um happy hour observando o pôr do sol.

Já na região mais central da cidade é onde estão os principais comércios, lojinhas de artesanatos, mercados, farmácias e casas de câmbio que você pode precisar.

O jeito mais comum de chegar em Knysna é fazendo a Garden Route. Saindo da capital legislativa da África do Sul (Cidade do Cabo), leva-se em torno de 5 horas para chegar até a cidade. O que a maioria faz é separar alguns dias e ir parando em outras cidades pelo caminho, eu fiz assim e recomendo! Cansa bem menos.

Lindo => Knysna: aventura de Scootour de floresta em declive 

 

7. Cape Town

cidades na africa do sul
Cidade do Cabo vista da Lion’s Head

Uma das cidades mais populosas da África do Sul, Cape Town — ou Cidade do Cabo — é o lugar mais descolado que você vai encontrar no país. Além de ser a capital legislativa da África do Sul, ela também é conhecida por suas belezas naturais, praias, gastronomia e cultura.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Cape Town não faz parte somente da lista de cidades mais bonitas da África do Sul, como está na lista das 10 cidades mais lindas do mundo! O cartão postal da cidade é a Table Mountain, ela protege toda a cidade e pode ser vista de qualquer lugar que estiver.

As principais atrações na cidade são:

  • Cabo da Boa Esperança
  • Mergulho com tubarões
  • Table Mountain
  • Ilha Robben
  • Kirstenbosch National Botanical Garden
  • Victoria & Alfred Waterfront
  • Bo-Kaap
  • Chapman’s Peak
  • Groot constantia
  • Boulders Penguin Colony
  • The Old Biscuit Mill

Fiz em 5 dias um roteiro em Cape Town e vi um pouco de tudo. Fiquei hospedada na Long Street, uma avenida conhecida pela vida noturna, repleta de bares, pizzarias, restaurantes, baladas, pubs, artesanato e fast-foods. Foi ótimo porque fiquei sem carro na Cidade do Cabo e na região encontrei tudo o que precisava por perto.

Sobre quantos dias ficar na cidade, eu fiquei 5 e faltou tempo! Só pude conhecer as principais atrações que estão dentro da cidade e as vinícolas, mas se você quer um roteiro completo e descer até o Cabo da Boa Esperança, recomendo 7 dias.

Para chegar em Cape Town não tem segredo, compre um voo direto do Brasil até a Cidade do Cabo. Se seu voo tem como destino a cidade de Johanesburgo é possível comprar uma passagem até Cape Town e não fica muito caro.

Economia => Cidade do Cabo: Ônibus Turístico

 

8. Stellenbosch

vinicolas stellenbosch
As lindas vinícolas de Stellenbosch, na África do Sul

A última cidade, mas não menos importante é Stellenbosch. Localizada a 40 minutos de Cape Town, a cidade atrai os amantes de vinhos em busca de experiências fantásticas.

É possível fazer um bate e volta saindo dos hotéis de Cape Town mas, como envolve bebidas alcoólicas, recomendo que não dirija e passe uma noite em uma das vinícolas ou nas charmosas pousadas da cidade.

Para visitar Stellenbosch é preciso ter um carro ou algum transfer privado para conseguir visitar vinícolas que ficam mais afastadas.

São fazendas enormes, com uma estrutura completa para receber o turista: estacionamento, área de degustação, restaurantes, passeios, pique-niques e até quartos para os que desejarem passar a noite.

Além das vinícolas, o que dá beleza à cidade é a arquitetura clássica e padrão europeu. Eu recomendo que reserve dois dias, no mínimo, para aproveitar bem a região e conhecer mais da história, dos casarões centenários, da comida local e principalmente, o vinho!

As principais atrações na cidade são:

  • Vinícolas
  • Jardim Botânico da Universidade de Stellenbosch
  • Centro histórico
  • Reserva natural de Jonkersshoek
  • Root 44 Market
  • Igreja Kerkhuis

Recomendo que faça um tour pelas melhores e mais famosas vinícolas da região. Você vai se encantar ao fazer um pique-nique sob as arvores, com uma taça de vinho, a grama verdinha e uma deliciosa cesta de pães e frios.

Para chegar até Stellenbosch é só pegar a rodovia N1 saindo da Cidade do Cabo e pegar a R304 até chegar ao seu destino. O percurso todo tem 54 quilômetros e as ruas são bem sinalizadas, mas não deixe de ter um GPS por perto para evitar dores de cabeça.

Essencial => Stellenbosch: Excursão a Vinícolas com Desgustação

 

Cidades imperdíveis da África do Sul

Estas são as 8 cidades da África do Sul que devem estar em seu roteiro! Dentro todas as listadas, a única que não consegui visitar foi Stellenbosch por falta de tempo, mas tive que listar porque é um destino maravilhoso e está na minha lista de desejos.

O mais importante agora que você já conhece as cidades mais bonitas da África do Sul é ver qual mais se encaixa com seu estilo de viagem e a melhor forma de chegar nas cidades.

Eu estou ansiosa para saber mais sobre a sua viagem e qual destas cidades da África do Sul mais te chamou atenção. Deixe aqui nos comentários as suas dúvidas e vamos continuar conversando. Não esqueça de compartilhar com seus companheiros de viagem!

Lembre-se de compartilhar este artigo com as pessoas que vão viajar com você e aproveita para me deixar um comentário dizendo qual das cidades da África do Sul você mais gostou.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *