Jeffreys Bay: surf, compras, onde comer e dicas de turismo

Jeffreys Bay: surf, compras, onde comer e dicas de turismo

Famosa por suas belíssimas praias e principalmente pelo surf, ainda mais após o surfista profissional Mick Fanning ter sido atacado por um tubarão, Jeffreys Bay (Baía de Jeffreys), popularmente conhecida como J-Bay, é uma cidade da África do Sul localizada na região de Eastern Cape e que integra também a famosa Garden Route.

O aeroporto mais próximo é na cidade de Port Elizabeth, que fica mais ou menos a 80 km de distância. Como J-Bay é muito pequena, o deslocamento dentro da cidade é bem fácil, dando para fazer todos os trajetos a pé.

A fama do surf na cidade, que é o seu principal atrativo, se deve as condições marítimas muito especificas, não encontradas em nenhum outro local. Isso porque a cidade abriga uma área que é o encontro de correntes marítimas quentes procedentes do Oceano Índico com correntes do Oceano Atlântico.

Esse encontro forma diferentes zonas de rebentação, ótimas para a prática do esporte.

Planeje sua viagem => Internet para a África do Sul

Seguro viagem para a África do Sul »

 

Jeffreys Bay: referência mundial em surf

*Vídeo oficial da World Surf League

Denominada “supertubos”, esse tipo de rebentação é a mais importante e dá origem a uma das ondas de direita mais procuradas do mundo pelos surfistas, e por causa disso, Jeffreys Bay sedia uma das etapas do ASP World Tour, o campeonato mundial de surf.

O clima nesta cidade da África do Sul é tão gostoso e gira tanto em torno do esporte, que mesmo quem não surfa acaba entrando no clima ao observar do mirante os atletas na água pegando ondas perfeitas!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

O surf em Jeffreys Bay

Aula de surf em Jeffreys Bay
Instrutor, Rô e eu chegando para nossa tentativa frustrada de surfar.

O esporte começou a ser praticado na cidade na década de 1960, obviamente por surfistas locais. As ondas eram tão perfeitas que logo a fama se espalhou e em 1981 a praia foi incluída no circuito de provas do mundial de surf.

Além disso, a cidade foi cenário do documentário Endless Summer, filmado em 1966, o que também contribui para suas ondas ganharem fama internacional. A cidade abriga ainda o Museu do Surf, dentro de uma loja na rua principal, que narra toda a história do esporte no país.

Onde ficar em Jeffreys Bay
Varanda em frente ao meu quarto no Island Vibe Backpackers.

Para quem nunca subiu numa prancha, mas deseja iniciar no esporte, há diversas escolinhas e professores que oferecem aulas aos turistas. Reservei minhas aulas diretamente na recepção do Island Vibe Backpackers, atividade essencial para quem visita a região.

A Roberta contou com mais detalhes nossa aula de surf em J-Bay. Aliás, é uma ótima opção de hotel para quem está buscando onde ficar em Jeffreys Bay.

   

O período do inverno, principalmente os meses de junho e julho, são os melhores para quem vai atrás das ondas perfeitas, pois é nesta época que a cidade sedia uma das etapas do Campeonato Mundial do Surf.

Mas a cidade é movimenta durante todo o ano e no verão J-Bay também é disputada, ainda mais porque a temperatura da água nesta época é um pouco mais agradável! Além do surf, a cidade oferece outras opções para os viajantes, como mergulho (inclusive para ver os temidos tubarões brancos), trilhas, rapel, safáris, entre várias outras atividades.

 

Compras em Jeffreys Bay

Compras em Jeffreys Bay

O surf é tão forte na cidade, que J-Bay abriga diversas lojas de roupas que vendem o estilo. A rua principal, Gama Street,  funciona como um pequeno “centrinho” comercial e é um paraíso para quem curte o estilo e deseja ir às compras.

Ela abriga diversas lojas e outlets de marcas como QuickSilver, Rip Curl, Billabong, O’Neill e muitas outras. Os preços são realmente muito bons e qualidade das roupas também. A dica é ir com tempo, para visitar as lojas com calma e garimpar as melhores peças que estão em promoção.

Para quem precisa comprar, vale muito a pena separar algumas horas na cidade, talvez até um dia inteiro para visitar todas lojas e procurar pechinchas, mas não troque seu tempo na cidade por causa do consumismo.

Minha parada em Jeffreys Bay fazia parte do roteiro da Pangea Trails, ficando apenas uma noite na região. Recomendo no mínimo duas, mas ficaria três para curtir o verão.

 

Onde comer em Jeffreys Bay

Come-se muito bem e barato em Jeffreys Bay, mas sinceramente foi assim em todo o roteiro pela África do Sul. Há opções para todos os gostos, desde restaurantes típicos até estabelecimentos que servem massas, culinária contemporânea, francesa, portuguesa, japonesa, tailandesa, mexicana, etc e tal.

Um dos mais famosos é o De Viswijf, localizado numa região da cidade chamado Kitchen Windows, famoso point de surf. Ele oferece opções de curries, rabada, caças locais e até carne de crocodilo. Outro restaurante famoso é o The Mexican, com pratos como enchiladas, fajitas, chilli con carne e toda a culinária mexicana

   

Outras boas opções na cidade são o 3 Fat Fish, que serve pizzas e risotos, o Nina’s, com massas e comida tailandesa, o Pasta & Co, com opções de saladas, o Porto Fino, que é um restaurante português e para finalizar o Walskipper, que serve principalmente frutos do mar.

Mais um diferencial interessante dos restaurantes de J-Bay, é que todos têm um menu enorme, que na maioria dos casos não restringe só a temática do restaurante. Então, você pode chegar a um restaurante de frutos do mar e comer o melhor bife da sua vida!

Onde comer em Jeffreys Bay
Seafood Plater, prato típico na África do Sul.

E falando em melhor refeição, não poderia de citar o Kitchen Windows, que me proporcionou uma das melhores experiências culinárias da minha vida. Uma vez em Jeffreys Bay, não deixe de vir aqui e pedir o Seafood Plater, ou prato de frutos do mar, com molho extra de alho. Estou aqui salivando só de lembrar!!!

 

O melhor do turismo em Jeffreys Bay

Turismo em Jeffreys Bay
Amigos apreciando a vista de Jeffreys Bay.

A região de J-Bay está definitivamente entre as mais populares de toda a África do Sul, principalmente por sua cultura do surf e também por fazer parte da Garden Route.

Claro que viajar com o auxílio da Pangea Trailsfacilitou bastante, ainda mais com todo o conhecimento que o Alex, guia e proprietário da empresa, tem sobre o país. Eu apenas teria ficado mais dias para curtir o turismo em Jeffreys Bay.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre o turismo em Jeffreys Bay, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ricardo Macedo

    Guilherme, Bazbus passa por todos esses lugares que você citou? Gostei da ideia da trilha em Drakesberg.

  2. Ricardo Macedo

    Guilherme, firmeza? Preciso de sua "ajuda", se possível, com algumas informações. Já me desculpo pelo longo texto. Irei à África do Sul em fevereiro próximo. Terei 18 dias, por lá. Meu vôo chega à Johanesburgo, mas devo ficar apenas 1 dia por lá, e me direciono à Cidade do Cabo. Eu não irei alugar carro, não terá essa opção na minha viagem. Desejo viajar pela costa, e vi os serviços do BAZBUS. Acho que irá me atender. O que acontece é que terei, + ou -, 11 dias de viagem pela costa, saindo de Cape Town, indo até alguma cidade que tenha aeroporto onde eu possa voltar pra Johanesburgo para pegar meu voo de volta, dia 14 de março. Entre Cape Town e Durban, vi que há várias localidades. O que você me "sugere": onde ficar mais tempo, o que fazer......sou mochileiro sem muita grana, e não tenho preguiça de caminhar. Já agradeço sua atenção. Obrigado, Ricardo.

  3. Guilherme Tetamanti

    Fala Ricardo, Vai curtir esse roteiro da Bazbus. Lugares que eu curti demais foram Drakesberg, Chintsa e Coffee Bay. As duas últimas são cidades de praia que definitivamente eu ficaria mais tempo. Jeffreys é um pouco maior, e também vale a pena parar. Drakesberg é um conjunto de montanhas, para fazer a Trilha Amphitheatre. Nesse post do roteiro falo mais sobre cada lugar. Abraços