Se você acompanha um pouco sobre o universo viajante e já teve a oportunidade de conhecer histórias e roteiro na África do Sul, provavelmente já leu ou ouviu que Joanesburgo é uma cidade sem graça e perigosa, que existe um mergulho com tubarões e que Cape Town é uma cidade extraordinária. Ahhhh, tem também os safáris. Acertei?
Pois é, quase tudo isso é verdade, mas saiba que uma visita a Joanesburgo pode sim ser incrível e que a cidade nem é tão caótica assim, claro, se comparada às capitais brasileiras. Outra verdade é que existe um país encantador, de leste a oeste, de norte a sul, onde tive a oportunidade de fazer um roteiro de carro, numa viagem de 21 dias explorando a África do Sul.
Planeje sua viagem => Melhores bairros de Joanesburgo para turistas
Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul? »
Neste artigo você vai ver:
Roteiro de viagem na África do Sul
Sou apaixonado por viagens de carro e assim que vi o roteiro na África do Sul, soube que meus dias seriam únicos, afinal o caminho é repleto de lugares e atividades que deixam diversos outros destinos a ver navios.
Praias, montanhas, trilhas, safaris, passeios culturais e esportes radicais, num cenário onde o Real é bem mais valorizado que o Rand, a moeda local.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na África do Sul, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Meu roteiro foi executado de uma forma diferente na África do Sul, pois não precisei alugar um carro. Apesar de ser a alternativa da maioria dos turistas que escolhe explorar o país, tive a chance de fazer algo inusitado, que no final das contas me surpreendeu. Fiz um tour de carro com a Pangea Trails.
Na teoria funciona como uma agência de viagens, onde compramos um pacote e o resto fica por conta da própria agência. Na prática é muito mais legal, pois o guia da viagem é o próprio dono da empresa, um alemão que se apaixonou pela África do Sul e leva os viajantes nos principais destinos turísticos do país, de acordo com sua experiência de mais de 10 anos.
O ideal é planejar-se para ficar aproximadamente 1 mês na África do Sul, para aproveitar alguns dias em Joanesburgo e Cape Town, respectivamente as cidade de início e final do tour.
Durante os 21 dias do roteiro, que você pode ver com mais detalhes clicando aqui, fiz dois dias de safári, conheci bairros históricos em Joanesburgo, carimbei o passaporte na Suazilândia, subi montanhas, saltei duas vezes de bungy jump, fiz um canyon swing, outro no estádio de Durban e visitei diversas praias, sempre com a supervisão do guia que conhece muito bem o povo e costumes sul africanos, o que foi um grande diferencial na viagem.
Safari em Hoedspruit
Os três primeiros dias do roteiro, incluindo a saída bem cedinho de Joanesburgo com destino a Hoedspruit, são para fazer safáris e conhecer mais sobre a vida selvagem sul africana.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Durante o caminho, que contempla paradas para curtir o visual da Rota Panorâmica, destaque para o Blyde River Canyon, um impressionante vale que proporciona lindas fotos.
Os safáris aconteceram no Thornhill Safari Lodge, uma reserva particular perto de Hoedspruit e nos arredores do Kruger National Park, um dos parques mais procurados em toda a África.
Carimbando o passaporte na Suazilândia
A Suazilândia é um pequeno país que faz fronteiro com Moçambique e África do Sul, sendo destino de mais duas noites do roteiro.
Após algumas horas na estrada e trâmites para cruzar a fronteira, entramos em território suazi para conhecer um pouco de sua triste história, com visitas em orfanatos e projetos sociais, onde jovens de diversos países participam de programas de voluntariado.
Trilha nas montanhas de Drakensberg
Numa viagem assim, repleta de lugares que são venerados por suas belezas naturais, confesso que fica difícil eleger os destinos que mais gostei. Porém, foram sensacionais nossas duas noites aos pés de Drakensberg.
Imagine um hotel localizado numa planície a perder de vista, que acaba somente aos pés de uma gigantesca montanha, destino da próxima aventura.
Oceano à vista
Após 6 dias explorando o interior do país, atingimos a costa sul africana, nas praias douradas do Oceano Índico. Durban é uma cidade grande, famosa por sua agitada vida noturna e restaurantes indianos, o que é fácil entender por ser a maior cidade indiana do mundo fora da Índia.
A cidade também é bastante conhecida por hospedar um dos estádios da Copa do Mundo de 2010, o Moses Mabhida, que foi nosso real objetivo por aqui, mas não para assistir a uma partida de futebol 😉
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na África do Sul!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
É tempo de praia na África do Sul
Uma vez na costa, praticamente todo o roteiro seguiu pelas praias da África do Sul, e a próxima parada foi Umzumbe. A praia é uma tranquilidade só, lindíssima e ainda tivemos a sorte de explorar mais um dos parques sul africanos, o Oribi Gorge, 25 km longe da costa.
Foi lá que saltei saltei no segundo balanço gigante da viagem, conhecido como swing jump, mas dessa vez num incrível canyon moldado pelo Rio Umzimkulwana.
O charme rural de Coffee Bay
Uma impressionante mistura de praias e montanhas, Coffee Bay é uma pequena cidade que para nossa sorte foi esquecida pela civilização.
Infelizmente pegamos dois dias de chuva por aqui, mas ainda assim conseguimos relaxar na praia, caminhar pela costa e ainda curtir um incrível pôr-do-sol.
Chintsa, um paraíso cheio de surpresas
Mais uma das praias paradisíacas da África do Sul, Chintsa também faz parte da região conhecida como Wild Cost, ou costa selvagem.
Além da praia e lagoa, separadas por uma pequena sequência de duas de areia, em Chintsa também é possível visitar reservas particulares para ter contato com diversos tipos de animais.
A famosa Jeffreys Bay
Você deve ter visto um ataque de tubarão que aconteceu durante uma etapa do WTC (campeonato mundial de surfe), onde o surfista Mick Fanning escapou ileso, sem nenhum arranhão.
Isso aconteceu em Jeffreys Bay, e estive lá meses antes do ataque fazendo aulas de surf. Além da praia, surf e tubarões, J-Bay também é bastante conhecida por suas surf shops, ou outlets das marcas de surf mais famosas.
Trilha e bungy jump
O 18º dia da viagem foi para mim o mais esperado de todos, pois adoro esportes radicais e sabia sobre o salto na Bloukrans Bridge, o maior bungy jump de ponte em todo o mundo, com 212 metros de altura.
Mas antes de saltar da ponte, fizemos um incrível trilha às margens do Oceano Índico, no Tsitikamma National Park.
Fazenda de avestruzes
Stormsriver é uma pequena cidade que foi ponto estratégico de nossa viagem, que para mim valeu a pena apenas por causa do excelente hostel e noite divertida que passamos no bar.
Porém, a região conhecida como Oudshoorn é famosa por suas fazendas de avestruzes, animal bastante utilizado pelos sul africanos, tanto por sua tenra carne quanto pelo couro.
Última noite com chave de ouro
Depois de 19 noites e com a viagem pela costa quase no fim, pouco esperava do roteiro antes de chegar em Cape Town. Porém, estava enganado.
A última noite com a Pangea Trails foi de descanso numa incrível fazenda em Ruiterbos, realmente para recarregar as energias após tantos dias na estrada, com a companhia dos cavalos mais bonitos que já vi na vida.
A belíssima chegada em Cape Town
O último dia foi triste por algo tão incrível ter chegado ao fim, mas igualmente fantástico por causa das incríveis vistas na estrada que dá acesso a Cape Town. Também paramos em Stony Point e Simon’s Town, dois lugares famosos por hospedarem colônias de pinguins africanos.
Planejando um roteiro na África do Sul?
A África do Sul, principalmente as cidades de Joanesburgo e Cape Town, se tornaram destinos bastante conhecidos por turistas brasileiros, mas realmente recomendo uma viagem maior.
Esse meu roteiro de 21 dias pela costa, mais o tempo nas duas principais cidades totalizou 33 dias de viagem, que foram mais suficientes para conhecer bastante do país.
Mesmo tendo conhecido o país como poucos, confesso que tenho vontade de voltar, talvez por causa das tantas deliciosas experiências que vivi na África do Sul.
Veja mais nesse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da África do Sul:
Se também tiver dicas sobre o roteiro de viagem na África do Sul, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na África do Sul
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a África do Sul? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na África do Sul.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de transporte.
Visitas guiadas na África do Sul
Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões na África do Sul. Se possível, ainda em novembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.
Internet ilimitada na África do Sul
Ter um chip de celular na África do Sul com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na África do Sul.
Qual o melhor seguro viagem na África do Sul?
Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido na África do Sul. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.
Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *