Onde ficar em Joanesburgo: melhores bairros e seus hotéis

por Guilherme Tetamanti

Onde ficar em Joanesburgo: melhores bairros e seus hotéis

Joburg é o apelido carinhoso da maior e principal cidade da África do Sul, que abriga mais de 5 milhões de pessoas, espalhadas por variados bairros. Por isso, para decidir onde ficar em Joanesburgo é preciso conhecer a cidade, seus hotéis, onde ficam os pontos turísticos e escolher qual hospedagem tem mais seu perfil.

Os bairros da cidade separaram brancos e negros durante o longo regime do Apartheid, que felizmente faz parte do passado de Joanesburgo. Antes essa separação entre negros e brancos era evidente pelos distritos da cidade, mas isso começou a mudar com o fim do Apartheid em 1990.

A transformação cresce a cada dia, podendo ser visualizada na estrutura dos bairros e construções sofisticadas de shoppings, museus, restaurantes e grandes construções em cada região. Cada canto dos bairros de Joburg têm sua peculiaridade, história e conhecer o que alguns desses distritos tem a oferecer, é enriquecedor.

Mas antes de definir onde ficar em Joanesburgo, é bom ficar atento aos lugares que pretende visitar, pois as distâncias entre os bairros e a qualidade do transporte público podem ser um impedimento. E vale ressaltar, principalmente para os viajantes menos experientes, que é sempre bom ficar atento e estar acompanhado de guias.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na África do Sul

Seguro viagem para África do Sul »

 

Onde ficar em Joanesburgo

Joanesburgo é a capital e maior cidade da África do Sul, porém a maioria das dicas de viagem que consegui sobre o país, sempre excluíam a cidade por dizerem ser muito perigosa, além de não possuir as belezas naturais de Cape Town. Considero isso uma grande bobagem.

Por isso, eu digo: esqueçam essas recomendações, a cidade é lindíssima e há muito o que fazer em Joanesburgo. Inclusive, já indico o artigo com uma lista de passeios imperdíveis em Joburg, como a visita ao bairro de Soweto.

Por ser uma cidade grande, é importante entender como ela funciona para escolher sua hospedagem. Sendo assim, darei dicas de hotéis e falarei sobre os seguintes bairros:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Joanesburgo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Maboneng
  • Soweto
  • Sandton
  • Rosebank

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Joanesburgo »

 

Maboneng

Onde ficar em Joanesburgo
Onde ficar em Joanesburgo: Varanda do Curiocity Backpackers, em Maboneng.

É meu bairro favorito em Joanesburgo, que foi completamente transformado e hoje em dia é um atrativo tanto para moradores quanto para turistas. Maboneng era um pouco abandonado, tendo seus armazéns, lojas e fábricas deixados às traças.

Foi quando Jonathan Liebmann, um investidor imobiliário, resolveu dar uma repaginada no local e aí o investimento foi geral. Os lugares abandonados foram substituídos por espaços que oferecem tudo do bom e do melhor, com espaços de moda, cultura e arte.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Um bairro alegre, cheio de vida, grafites coloridos, galerias de arte, boutiques, arte urbana, livrarias, muitas lojas com peças africanas e restaurantes para todos os gostos. Tudo isso frequentado por pessoas no estilo hipster e vintage; a criatividade do visual impressiona.

Para conhecer todos os lugares dentro desse descolado bairro, você pode contratar um guia particular e ‘turistar’ caminhando à vontade. O valor do tour custa cerca de R$50 (200 rands), basta perguntar na recepção de seu hotel.

São pouquíssimas opções de hospedagem caso esteja procurando onde ficar em Maboneng, então é importantíssimo reservar com antecedência. Na verdade são apenas duas:

  • Curiocity Backpackers: É um hostel cheio de história que no passado foi um gráfica que imprimia jornais contra o regime do Apartheid
  • 12 Decades Art Hotel: O hotel tem seus quartos decorados por artistas modernos.

 

Soweto

Onde se hospedar em Joanesburgo
Onde ficar em Joanesburgo: Quarto privativo no Lebo’s Soweto Backpackers.

Não dá pra chamar de bairro, porque Soweto é praticamente outra cidade, no subúrbio de Joanesburgo. É onde fica a maior parte da população urbana de negros da África do Sul, pois era para a região que eles iam durante o Apartheid, expulsos do Centro de Joanesburgo.

Para você ter ideia de sua dimensão, é considerado o maior bairro do mundo. É um lugar histórico que merece uma visita, mas com cuidado caso for se hospedar, uma vez que mistura favelas com mansões, então é sempre bom pesquisar bem, mas já fiz isso por você 🙂

Vale a pena conhecer os artesanatos locais e principalmente o museu na antiga casa de Nelson Mandela, situado na rua Vilakazi Street, conhecida por seus moradores ganhadores do Prêmio Nobel: Mandela e o arque bispo Desmond Tutu. Também é lembrada por ter sido o local da morte de um estudante de 12 anos, morto nas manifestações contra o Apartheid.

Um lugar que definitivamente vale a pena conhecer por sua história de lutas contra o racismo, mas para não correr o risco de entrar numa favela com gangues, é essencial sempre ter cautela e contratar guias que conhecem bem o local. Caso queira ficar por perto para aproveitar os tours, mas fora do bairro, veja mais opções de hotéis nos arredores de Soweto.

  • Lebo’s Soweto Backpackers: É a melhor opção para os mochileiros que visitam a cidade, inclusive oferecem um tour de bike que é sensacional. Além disso é uma das únicas opções para quem pretende ficar hospedado dentro do bairro com segurança.

 

Sandton

Melhores bairros em Joanesburgo
Onde ficar em Joanesburgo: Suite do espetacular Saxon Hotel, Villas & Spa.

Esse é um bairro mais sofisticado e luxuoso, por isso o mais caro também e o mais indicado para turistas. Lá você encontrará shoppings, hotéis famosos e restaurantes da melhor qualidade.

Não deixe de conhecer o Nelson Mandela Square, um shopping com uma estrutura que lembra pequenas praças, onde as mesas dos restaurantes são ao ar livre.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Também é interessante conhecer o shopping Sandton City Mall, um verdadeiro paraíso para mulheres. E porque não, pra homens que adoram compras?

   

 

Rosebank

Dicas de hotéis em Joanesburgo
Onde ficar em Joanesburgo: Fachada do Monarch Hotel, em Rosebank.

Lugar bonito, tranquilo e arborizado, o bairro de Rosebank é recheado de complexos residenciais e hoteleiros com preços mais salgados, sendo uma ótima opção para se hospedar em Joanesburgo.

Para quem gosta da vida noturna, esse bairro é a melhor opção, principalmente no Rosebank Mall. Há muitas lojas descoladas, cinemas e um mercado que fica no alto de um prédio, o FleaMarket, onde você pode comprar lembrancinhas por preços em conta.

 

Procurando onde ficar em Joanesburgo?

Enfim, existe uma infinidade de bairros por Joanesburgo e eu sugiro que você conheça o que cada um tem a oferecer. Outros bairros que também são legais para visitar é o Melrose e o Southdale, que abriga o museu mais atrativo da cidade, o Apartheid Museum.

Mergulhe fundo nessa diversidade de bairros e descubra aqui onde se hospedar em Joanesburgo! Para aumentar ainda mais sua vontade, deixo a indicação deste artigo com uma seleção de fotos da África do Sul. Você vai se apaixonar.

Pesquisando sobre dicas de onde ficar em Joanesburgo? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Carlos Pertence

    Excelente post! Estou neste momento em Soweto e ainda não havia decidido onde ficar em Jo'burg. Após ler o post, acabei optando pelo Curiocity Backpackers. O bairro em que fica o hostel parece ser mto bacana!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Carlos, Fico feliz que o artigo tenha ajudado em sua escolha! Grande abraço