Soweto: história e passeios no famoso bairro de Joanesburgo

Soweto: história e passeios no famoso bairro de Joanesburgo

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
COMPARTILHE

Eu não sei quanto a você, mas adoro começar minhas viagens por um novo destino conhecendo mais sobre sua história, costumes e tradições da população local. Para isso, não vejo nada melhor do que andar pelas ruas, conversar com as pessoas e tentar absorver um pouco da cultura de um povo. Na África do Sul foi assim, logo nos primeiros dias fiz um tour de bike pelas ruas do Soweto, o maior bairro do mundo com cerca de 5 milhões de habitantes.

O Soweto é o ponto de partida para entender mais sobre o Apartheid, regime de segregação racial que separou negros e brancos por 46 anos, e ver na prática como Nelson Mandela mudou o rumo do país lutando pelo fim da discriminação racial e consequente fim do Apartheid em 1994.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Joanesburgo

Seguro viagem com cobertura para África do Sul »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Joanesburgo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

O que fazer no Soweto

Confesso, acho que o ideal é explorar o destino com mais tempo, viajar devagar e ficar vários dias em cada lugar, ir naturalmente se envolvendo com as pessoas. Como nem sempre isso é possível, ter um bom guia local é indispensável.

No Soweto, por existir uma história tão forte e recente, todos os guias de turismo viveram – e ainda vivem – na pele o preconceito, podendo transmitir como ninguém um pouco do que aconteceu por aqui.

 

Bike tour no Soweto

Bike tour no Soweto.
Galera em frente ao Lebo’s, antes de começar o tour de bike.

Cheguei a noite no Soweto, o bairro mais famoso da África do Sul, após curtir um pôr-do-sol irado no alto de um hotel em Joanesburgo (veja mais sobre o que fazer em Joanesburgo).

Já sabia do passeio de bicicleta pelas ruas do Soweto, e como sou viciado por bike e conhecia um pouco sobre a história do bairro e Apartheid, já estava ansioso para pedalar e ver mais de perto esse lugar tão especial.

Acordei cedo para o tour, junto com meus amigos de viagem e outros hospedes do Lebo’s Soweto Backpackers, que está localizado bem próximo aos principais pontos turísticos do Soweto. É possível escolher entre dois passeios, de 2 ou 4 horas, mas toda a galera saiu junta para o início tour.

Início do passeio no Soweto.
Introdução e instruções de segurança.

Após as instruções de segurança, uma rápida introdução sobre o crescimento do bairro – criado para juntar numa mesma região os negros que viviam por toda Joanesburgo – e também informações sobre como o Soweto se tornou o berço para o fim do Apartheid, seguimos pedalando por alguns minutos.

 

O lado pobre do bairro

Soweto, o maior bairro do mundo.
Falta de infra-estrutura no Soweto.

Apesar de muito ter sido feito em prol do bairro, principalmente após o fim do Apartheid, ainda existem muitas famílias vivendo em péssimas condições, sem saneamento básico e boas perspectivas de futuro.

É triste ver tanta sujeira, falta de infra-estrutura, as crianças brincando e correndo junto ao esgoto à céu aberto. Ok, vemos a mesma cena em diversas partes do Brasil, mas de perto é ainda mais chocante.

Bairro do Soweto em Joanesburgo.
Uma das ruazinhas do Soweto.

Deixamos as bicicletas e começamos a caminhar entre as ruazinhas do Soweto, que apesar de parecerem assustadoras devido à miséria e pobreza, não deixaram de mostrar suas belezas.

Vizinhos compartilhando refeições, mulheres cuidando de seus filhos e a criançada brincando como se não existissem os problemas gerados pela precariedade dessa parte do bairro.

Apesar do cenário aparentemente pouco acolhedor, comecei a perceber a alegria do lugar. Homens e mulheres recebem a todos com um sorriso no rosto, curiosos, mas são mesmo as crianças que me deixaram com a sensação de que os turistas são realmente bem vindos.

Melhor passeio no Soweto.
Meninos brincando com minha câmera.

– “Hi-five, hi-five” – é o que a molecada grita quando vêem alguém passar, esperando o famoso cumprimento com a mão aberta.

A próxima parada foi num restaurante / bar / conteiner, confesso que não consegui definir o lugar. Fomos convidados a entrar no conteiner e provar duas das iguarias do Soweto, sempre preparadas em ocasiões especiais…bochecha de vaca cozida e uma bebida local, chamada de cerveja por ser fermentada, mas longe de ser a mesma coisa.

O importante mesmo não foi a refeição em si, mas a possibilidade de viver um momento tão importante na vida deles, o ato de poderem oferecer algo para os visitantes, mostrar sua hospitalidade, compartilhar.

Compartilhar…essa é uma palavra bastante utilizada por aqui.

Planejando alugar um carro na África do Sul?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

O lado turístico do Soweto

Pontos turísticos do Soweto.
Cris tocando tambor com vendedor de artesanato no Soweto.

Por ter sido o principal palco para a queda do Apartheid, o Soweto acabou se tornando um ponto turístico importante de Joanesburgo, com bons restaurantes, feiras de artesanato e museus.

O Museu Hector Pieterson, construído em homenagem às crianças mortas no Massacre do Soweto, que aconteceu em 16 de junho de 1976, fica em uma praça no final da rua Vilakazi, considerada a mais famosa do bairro, por ser endereço das casas de dois prêmios Nobel da paz, o arcebispo Desmond Tutu (1984), e Nelson Mandela (1993).

A casa onde Mandela viveu entre as décadas de 1950 e 1960, e também onde foi capturado em 1962, foi transformada no Museu da Família Mandela, e lá está um grande acervo de fotografias, pinturas, matérias de jornais, cartas, documentos e menções honorárias entregues a ele por universidades de todo o mundo, além de objetos pessoais e móveis da época em que Mandela morou ali, como a poltrona na qual ele gostava de sentar para ler seus livros.

 

Bungy jump e queda-livre

Orlando Towers no Soweto.
As torres aparecendo no horizonte.

Joanesburgo é uma cidade predominantemente plana, mas principalmente o Soweto. Durante quase todo o passeio de bike pelo bairro, quando abria um espaço no horizonte, conseguia avistar as Torres de Orlando, ou Orland Towers, duas chaminés de uma antiga usina elétrica movida a carvão, que funcionou entre 1942 e 1998.

Hoje abriga uma área de entretenimento onde é possível almoçar, jogar paintball, assistir jogos na TV, praticar arco e flecha e ainda se jogar de duas atrações bastante radicais: uma queda-livre de 40 metros e o bungy jump nas torres do Soweto.

Durante toda a manhã quando estava no rolê de bike, sempre que olhava para as torres, já sentia aquele frio na barriga característico que surge quando sabemos que a merda vai acontecer…kkkkkk é a adrenalina tomando conta do corpo. Chegamos nas torres perto das 13hs, confesso que não imaginava serem tão altas, com aproximadamente 100 metros de altura. Confesso, eu suava frio!

Esportes radicais em Joanesburgo.
Vista da queda-livre por dentro da torre.

A nossa galera toda queria mesmo fazer o freefall, uma queda-livre controlada de 70 metros que acontece dentro de uma das torres, sem vento, sem salto, é só cair. Na real, a queda mesmo é de “apenas” 40 metros, mas já suficiente para ser uma das maiores do mundo nesse estilo. A pessoa fica presa no alto da torre, é solta e cai numa rede gigante após cerca de 3 segundos. Animal!!!

Bungy jump no Soweto.
Meu salto de bungy jump no Soweto (Foto: Roberta Martins).

Eu, como sou fominha por esportes radicais, não resisti e parti também para o salto de bungy jump, esse com 100 metros de altura. Dessa vez fui o único da galera, então subi a torre com pessoas aleatórias, concentrado, sem a mesma zueira de momentos antes. Entrei o elevador calado, curtindo a adrenalina, apenas concentrado em registrar o momento.

O elevador é fechado com grades e sobe pelo lado de fora da torre, um baita visual, o resto do bairro vai aparecendo no horizonte. Lá em cima tem música rolando, uma vibe positiva demais no ar…gente feliz. De repente o cara apontou pra mim e disse:

– É a sua vez.

– “Fudeu”. Pensei, falei, gelei!!

A partir daí, foi apenas o tempo de me amarrarem ao elástico e saltar…estava no chão uns 3 minutos depois, mais leve, realizado e feliz!!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Joanesburgo

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Joanesburgo? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Joanesburgo para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Joanesburgo. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Joanesburgo, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Joanesburgo. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos pela África do Sul, e por toda a África, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem.

Melhores passeios em Joanesburgo

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Joanesburgo, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Joanesburgo

Ter um chip de celular na África do Sul com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Joanesburgo.

Seguro viagem em Joanesburgo

Contratar um seguro viagem para Joanesburgo é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Erika
    Qual agencia vc reservou o passeio de bike por Soweto??
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Erika, É um passeio oferecido pelo próprio hostel. Não sei se é aberto para outros clientes, acredito que sim! Abraços
  3. Halina Doria
    O passeio de bike que você fez foi de 4 hrs? A queda livre e o bungee jump você marcou hora ou reservou com alguma agência ou é só chegar e fazer?
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Halina, Sim, fiz o tour de 4 horas, mas confesso que fiquei triste ao me despedir do grupo...se tiver tempo, faça o tour completo. Não precisa reservar não, é chegar e saltar :) Abraços e obrigado pela visita!
  5. José Zanini
    Então Guilherme, recebi agora sua matéria e ainda não li, e quando você escreve que está em Moçambique pensei imediatamente num dos locais mais lindos do mundo aí "em Moçambique", mas não parece que você fala que esteve lá: é Bazaruto; uma área de corais belíssima! Se você não esteve lá, pelo que te conheço, será um local tão inesquecível pra você quanto quando estivestes na região da Indonésia, e que, provavelmente, ficarás sentido de não ter ido curtir essa maravilha da Natureza!!!
  6. Eloah Cristina
    Achei incrível a foto das crianças com a Go Pro! :D
  7. Guilherme Tetamanti
    Oi Eloah, As crianças ficam loucas com câmeras, ainda mais com a Go Pro, acho que porque não tem visor. Obrigado pela visita :) Beijos
  8. Roberta Martins
    Pode voltar? Quero pular de novo : )
  9. Guilherme Tetamanti
    kkkk, #descubraafricadosul 2
  10. andre
    nossa, baita post, baita video! excelentes memorias desse mes incrivel na africa do sul <3
  11. Guilherme Tetamanti
    Eu curti demais ver todo o material para editar o vídeo, ficou tudo mais fresco na memória. Valeu man, abração
Quero Viajar Mais