8 passeios em Joanesburgo: guia completo para turismo na cidade

8 passeios em Joanesburgo: guia completo para turismo na cidade

Prepare-se para conhecer os melhores passeios em Joanesburgo! A maior cidade da África do Sul é deixada de lado por muitos turistas que pensam que ela não têm muitas atrações.

Mas, para provar o contrário separei 8 passeios imperdíveis em Joanesburgo. Então, se você está preparando sua viagem e não sabe o que fazer em Joanesburgo, este artigo é pra você!

Após passar alguns dias na cidade, em 2019, pude conhecer um pouco dos principais atrativos e quero compartilhar com vocês. Acompanhe até o final que deixei algumas dicas de compras, visto, quantos dias ficar em Joanesburgo, city tour ou safári recomendados e várias outras atividades de turismo oferecidas por agência com reserva online.

Está tudo separado por tópicos e detalhei um pouco de cada excursão para você conhecer mais cidade. Confira este guia!

Planeje sua viagem => Onde ficar e melhores bairros em Joanesburgo

Tudo sobre seguro viagem África do Sul » 

 

Melhores passeios em Joanesburgo

  1. Excursão de Meio Dia Soweto
  2. Safári no Parque Nacional de Pilanesberg
  3. Ônibus Hop-On Hop-Off – 1 ou 2 dias em Joanesburgo
  4. Museu do Apartheid – Excursão de meio dia
  5. Berço da Humanidade e Vila Cultural de Lesedi
  6. Conheça Pretória
  7. Mina de Diamante Cullinan e Pretória
  8. Joanesburgo como um local
compras em joanesburgo
Joanesburgo é uma cidade grande e possui diversas opções de tours.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Joanesburgo »

 

Tours guiados em Joanesburgo

1. Excursão de meio dia para Soweto

o que fazer em joanesburgo 7 dias
Soweto

O Soweto costumava ser um bairro em 1963. Local para onde os negros foram mandados durante a vigência das leis do Apartheid. Por isso, a primeira opção da lista de passeios em Joanesburgo é no bairro.

Durante aquela época as pessoas negras eram proibidas de conviver com os brancos nas áreas urbanas de Joanesburgo, então foram expulsas para as chamadas townships, como o Soweto.

O que torna Soweto diferenciado é o desenvolvimento e história. Era o local da resistência anti-racista e onde eram organizados inúmeros processos contra o sistema implantado pelo governo.

Por isso, recomendo a excursão de meio dia em Soweto. Durante o passeio, você poderá visitar uma das ruas mais famosas da região: Vilakazi.

passeios em Joanesburgo soweto
Monumento em Soweto.

Conhecida por ser a única rua do mundo a ter dois residentes ganhadores do prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu (que ainda mora na cidade). E ainda visitar a casa de Mandela, que hoje é um museu.

A excursão é feita com um guia especializado na história da região. O bairro de Soweto, que hoje em dia é considerada uma cidade, irá te mostrar a realidade que muitos ainda enfrentam pelos resquícios do Apartheid.

Para isso, você irá interagir com os locais e entender o ponto de vista deles sobre aquela época sombria para os sul africanos.

Se você for um viajante mais aventureiro, pode fazer um tour de bicicleta pelo Soweto com guia local. Você verá praticamente os mesmos pontos, mas com este diferencial.

Incluso:

  • Traslado em um veículo confortável
  • Serviço de busca em Joanesburgo
  • Ingresso para o Museu Hector Pieterson
  • Ingresso para a Igreja Regina Mundi
  • Rua Vilakazi
  • Vista à Casa Mandela em Soweto
  • Casa Desmond Tutu e Casa Winnie Mandela
  • Visita a um estabelecimento informacional
  • Vista das torres de refrigeração de Soweto
  • Vista do Hospital Baragwaneth
  • Sinal de Wi-Fi gratuito a bordo do ônibus

 

2. Safári no Parque Nacional de Pilanesberg

Parque Nacional de Pilanesberg
Parque Nacional de Pilanesberg | Foto: Facebook oficial.

Se você está de passagem e quer saber o que fazer em Joanesburgo em 1 dia, eu diria para ter a experiência do safári! No safári no Parque Nacional de Pilanesberg você irá conhecer a Reserva de Pilanesberg e observar os mais de 7 mil animais que vivem livres.

Este é um ótimo passeio para quem quer fazer um safári, mas não terá tempo de chegar ao Kruger. Prepare-se para conhecer o Big Five, os mamíferos mais difíceis de serem caçados: leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte.

Todo seu passeio no safári é feito em um veículo aberto, junto a um guia experiente. O passeio começa pela manhã, lá pelas 6h30 o motorista te busca no hotel e segue para a Reserva de Pilanesberg.

mapa joanesburgo
Observe também os voos de balão do parque | Foto: Site oficial.

Na reserva o passeio é de aproximadamente 2h30. Após, você será levado para um dos locais de almoço e poderá comer, esticar as pernas e ir ao banheiro.

Assim que você descansar do almoço, outro safári de mais 2h30 se inicia por outro lado da reserva. Não esqueça de levar sua câmera bem carregada e cheia de espaço no armazenamento, vai precisar!

Também recomendo, por experiência própria, que se vista com roupas frescas por baixo e um casaco quentinho por cima.

Em agosto de 2019 estive em Joanesburgo e apesar de ser inverno, é frio de manhã (antes do sol nascer) e muito quente de tarde, devido a seca.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Incluso:

  • Dois safáris em veículo aberto de duas horas e meia cada
  • Traslado de ida e volta de hotéis em Joanesburgo
  • Almoço

 

3. Ônibus Hop-On Hop-Off em Joanesburgo

dicas de hoteis em joanesburgo
Foto: Bob Adams, via

Fiz o tour com ônibus Hop-On Hop-Off – 1 ou 2 dias em Joanesburgo e gostei! Infelizmente passei poucos dias em Joanesburgo e queria alguma forma prática de conhecer a cidade sem ficar pedindo táxi ou transporte público.

Foi aí que comprei meu bilhete de 2 dias para um city tour completo em Johannesburg. A empresa City Sigthtseeing é quem comanda toda a frota dos ônibus vermelhos pela África do Sul.

Você verá muitos mapas em folhetos espalhados por Joanesburgo mostrando os locais onde o ônibus para e quais as atrações que você pode conhecer nesta opção entre os passeios em Joanesburgo.

São mais de 20 locais para se conhecer! Rosebank, Constitution Hill, Museu Militar, Museu do Apartheid, Carlton Centre e outros pontos famosos estão na rota.

cidades da africa do sul
Constitution Hill | Foto: Mihi tr, via Wikimedia Commons.

Na minha opinião, a melhor parte de fazer o passeio Hop-On Hop-Off é a praticidade. Você esta a bordo de um ônibus que tem fones de ouvidos para você ir acompanhando o áudio guia em 15 idiomas.

O guia conta toda a história dos locais, mostra curiosidades e te deixa a par de cada canto da cidade. Além do guia, outro ponto interessante é o fato de subir e descer onde quiser.

Então se você quer conhecer o Museu do Apartheid é só parar onde mostra o mapa, fazer sua visita e se programar para pegar o próximo ônibus que vai parar no mesmo ponto que você subiu.

Incluso:

  • Fones de ouvido
  • Serviço de traslado de ida e volta gratuito saindo de hotéis selecionados em Sandtown e Melrose Arch
  • Bilhete de 1 ou 2 dias do ônibus
  • Áudio guia em 15 idiomas (Incluindo português)

 

4. Museu do Apartheid

Museu do Apartheid
Museu do Apartheid | Foto: Katangais, via Wikimedia Commons.

Ao viajar pela África do Sul nota-se claramente as marcas de um país que sofreu muito. Ainda nos dias de hoje a grande maioria dos negros que foram expulsos dos centros urbanos, não regressaram.

Durante o Apartheid, todas as pessoas que não eram brancas (isso inclui os imigrantes japoneses, indianos e outras nacionalidades) não eram bem vindas ao convívio social.

   

Assim, tinham suas casas destruídas, suas identidades rasgadas e suas vidas acabadas. Enquanto caminhava pelas ruas de Joanesburgo, comecei a perceber o quão recente foi o Apartheid.

O que começou em 1948 só acabou em 1994. São só 26 anos! Nas ruas quase todas as pessoas aparentavam mais de 26 anos, a maioria deles vivenciaram aquele período sombrio!

passeios em Joanesburgo imperdíveis
Entrada do Museu do Apartheid | Foto: JukoFF, via Wikimedia Commons.

Não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos aprender com isso. Por isso, a excursão ao Museu do Apartheid é imperdível pois nos leva ao passado e mostra tudo o que aconteceu para começar a segregação racial até o que levou ao fim desta época.

Veja fotos, vídeos, escute depoimentos, conheça os descendentes e descubra como era a vida durante o Apartheid. Para adentrar o museu você recebe um ticket que te classifica como “branco” ou “não branco” (é aleatório, não pela cor da pele).

E, então, você precisa entrar pela porta indicada para sua “raça”. O seu passeio conta com uma visita guiada de 3 horas.

Não ache que se for sem guia vai gastar menos tempo, o museu é enorme e há tantas exposições e informações que essa é a média. Seu guia estará com você e seu grupo a todo momento explicando mais da história local.

Incluso:

  • Ingresso para o Museu do Apartheid
  • Visita guiada de 3 horas no museu
  • Traslado de ida e volta de Joanesburgo
  • Traslado em um veículo confortável
  • Sinal de Wi-Fi gratuito a bordo do veículo

 

5. Berço da Humanidade e Vila Cultural de Lesedi

passeios em Joanesburgo sitio arqueológico
Cavernas de Sterkfontein | Foto: South African Tourism, via Creative Commons.

Dois passeios em Joanesburgo em um? Temos! O tour pelo Berço da Humanidade e Vila Cultural de Lesedi vai te levar para conhecer um local pré histórico e te ensinar sobre as tribos locais.

O Berço da Humanidade é um sítio arqueológico onde encontraram 40% dos fósseis do mundo. Diz a lenda que nossos ancestrais viveram ali há mais de 3 milhões de anos!

E hoje você pode conhecer um pouco da forma que eles viviam, como se comportavam e encontrar até ferramentas que eram usadas a milhares de anos atrás.

Além dos fósseis, você irá visitar as Cavernas de Sterkfontein e o Maropeng Visitor Center, local onde encontraram o crânio mais completo e conservado em 1947, com mais de 2,3 milhões de anos!!

Após sua passagem pelo Berço da Humanidade será a hora de conhecer a Vila Cultural Lesedi. O objetivo é conhecer a cultura tribal e ver como isso influência no estilo de vida que levamos hoje.

Ao final de seu passeio ainda poderá ver uma tradicional dança africana feita na tribo.

Incluso:

  • Taxa de entrada
  • Almoço e lanches
  • Água engarrafada

 

6. Tour em Pretória

Pretória
Pretória | Foto: Complex01, via Wikimedia Commons.

A África do Sul têm 3 capitais: Cape Town, Bloemfontein e Pretória. Neste tour em Pretória, que dura 5 horas, você sairá de Joanesburgo para Pretória, cidade responsável pelo setor administrativo do país.

É uma opção para sair dos tradicionais passeios em Joanesburgo. Seu passeio pode ser feito às 8 ou às 13 horas de segunda a domingo e geralmente é um grupo.

Mas, caso apenas você compre o bilhete ela acontecerá do mesmo jeito, exclusiva! Por Pretória é comum parar para admirar a arquitetura das casas e monumentos históricos.

Dentre as belas casas, você irá conhecer a de Paul Kruger, um dos presidentes da África do Sul e líder da resistência contra os britânicos.

passeios em joanesburgo cidades perto
Union Buildings | Foto: Zakysant, via Wikimedia Commons.

Se você andou procurando por safáris, com certeza ouviu falar da reserva Kruger Park, uma das maiores reservas naturais para fazer safári e leva o nome do ex presidente para homenageá-lo.

Outro ponto de parada é o Monumento Voortrekker. Uma estrutura de 62 metros de altura, toda em granito no topo de uma colina, dedicado aos Voortrekkers ou Afrikaners.

Eles eram imigrantes que em 1836 fugiram da zona de domínio dos britânicos, na região do Cabo, e migraram para o interior da África do Sul.

Antes de voltar para Joanesburgo, a última parada é Union Buildings, a residência oficial do Presidente da África do Sul. Você ira caminhar entre os belos jardins e poderá ver a estátua de Nelson Mandela, que foi presidente de 1994 a 1999.

Incluso:

  • Traslados de ida e volta para Joanesburgo e região
  • Ingresso para a Casa Kruger
  • Ingresso para o Monumento Voortrekker
  • Garrafa d’água

 

   

7. Mina de Diamante Cullinan e Pretória

Mina de Diamante Cullinan
Irá ainda ao Monumento Voortrekker | Foto: Robbie Aspeling, via Wikimedia Commons.

Os passeios em Joanesburgo são pura história e cultura! Neste passeio a Mina de Diamante Cullinan e Pretória você vai conhecer o motivo do grande desenvolvimento da região de Joanesburgo: ouro e diamantes.

Joanesburgo é de 1886, mas por causa da mineração, atraiu pessoas do mundo inteiro! Dez anos depois a cidade já contava com 100 mil habitantes em busca de riqueza.

Esta excursão te levará para uma das minas e te mostrará toda a história local e os processos do diamante. Foi nesta mina que encontraram o maior diamante do mundo!

Esta também é uma excursão 2 em 1, após sua visita na mina o motorista irá te levar para Pretória, onde conhecerá a Casa Kruger, o Monumento Voortrekker e Union Buildings.

Então se você quiser adicionar mais uma parada, este passeio é ideal. Todo o passeio é guiado e acontece todos os dias da semana. Só fique de olha na data de sua viagem, pois em dezembro, do dia 16 e 25, eles não trabalham.

Incluso:

  • Entrada para a Casa Kruger
  • Entrada na mina de Cullinan Diamond
  • Entrada para o Monumento Voortrekker
  • Um passeio pelos jardins dos Union Buildings
  • Água engarrafada

 

8. Joanesburgo como um local

tours em Joanesburgo
Joanesburgo | Foto: South African tourism, via Wikimedia Commons.

Se existe jeito melhor do que conhecer uma cidade com um local, eu desconheço! Explorar cantinhos que só quem mora sabe, ir em restaurantes que só locais vão, fazer compras em Joanesburgo onde os locais fazem!

O passeio Joanesburgo como um local é um tour todo personalizado e a diversão começa assim que você faz sua reserva.

A galera responsável entra em contato com você para pegar alguns dados sobre ponto de encontro, melhor horário, seu idioma e faz várias perguntinhas sobre seus gostos pessoais.

Dessa maneira seu roteiro fica todo exclusivo, para corresponder aos seus gostos e ir em lugares que te agrade. Essa é uma experiência única para os viajantes que querem passeios de city tour em Joanesburgo.

Seu lokafyer (como chamam os guias locais) é apaixonado pela cidade quer te mostrar e compartilhar tudo o que sabe e aprendeu vivendo ali.

Vale lembrar que não se trata de um profissional do turismo, seu guia será seu amigo para caminhar, conversar e te inserir na rotina de Joanesburgo.

Incluso:

  • Guia local (“Lokafyer”)
  • Passeio a pé privado personalizado

 

Melhores passeios em Joanesburgo

Todos os passeios em Joanesburgo estão disponíveis no site do Get Your Guide. A plataforma é nossa parceira e oferece passeios guiados por todo o mundo!

Recomendo que reserve seu passeio antes de sair do Brasil e chegar em na África do Sul com tudo certinho e sem perder tempo pesquisando o que fazer em Joanesburgo.

Veja ainda a lista com os melhores lugares para se hospedar em Joanesburgo e saiba como funciona para chegar ao aeroporto de Joanesburgo.

E aqui vão algumas dicas finais para sua viagem:

  • Não precisa de visto para visitar a África do Sul;
  • Faça primeiro o City Tour em Joanesburgo para ver onde ficam localizados os pontos turísticos, restaurantes, mercados e demais locais que você possa querer ir depois;
  • Tem um shopping gigantesco na Mandela Square para os que querem fazer comprar em Joanesburgo;
  • Com 7 dias você consegue conhecer Joanesbrugo, as cidades próximas e ir até o Kruger;
  • Separe algumas moedas para dar de gorjeta aos seus guias;
  • Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, não recomendo fazer tudo a pé;

Se ficar com alguma dúvida, não hesite em deixar aqui nos comentários e terei prazer em te ajudar! Até a próxima.

 

ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *