Moeda da África do Sul: qual levar, cotação e dicas de câmbio

por Karol Boing

Moeda da África do Sul: qual levar, cotação e dicas de câmbio

Vai conhecer a terra de Nelson Mandela, mas não sabe nada sobre a moeda da África do Sul? Calma, eu te ajudo! Entendo que nessa hora a cabeça fica confusa e surgem milhares de dúvidas sobre o dinheiro utilizado no país, mas é para isso que estou aqui!

Preparei um artigo completíssimo para sanar suas dúvidas. Você vai ficar sabendo quanto é a cotação da moeda da África do Sul para o real.

Além de quanto levar em média para gastar por dia em Joanesburgo e Cape Town, dicas de segurança, melhor site para cotações, cupom de desconto e muito mais.

Durante meu planejamento para conhecer a África do Sul, a primeira dúvida foi quais seriam as principais moedas aceitas no país.

Comecei a pesquisar muito sobre a cotação da moeda sul africana para real, qual seria a melhor forma de levar esse dinheiro e quanto levar.

Depois de muita pesquisa, uma viagem de 22 dias, 4 mil km rodados e muitas idas nas casas de câmbio, aqui estou para te revelar tudo sobre a moeda da África do Sul.

Planeje sua viagem => Hotéis na África do Sul

Seguro viagem África »

 

Qual moeda levar para África do Sul?

Moeda da África do Sul
Descubra qual é a moeda da África do Sul.

A moeda da África do Sul é o rand. E não, eles não aceitam dólares. O rand africano corre pelo país desde 1961, quando foi instituída a República da África do Sul e até hoje é a moeda oficial.

Nas cédulas da moeda sul africana, você pode encontrar a imagem dos big five (os cinco animais selvagens mais difíceis de serem caçados) e do outro lado fica estampado o rosto de Nelson Mandela, conhecido como “o pai da nação”.

Uma coisa importante para os que estão fazendo pesquisas sobre a moeda da África do Sul é saber o código que a representa. O dólar tem o código USD e o real é BRL, o rand é representado como ZAR.

Digo isso porque quando fizer a cotação do rand, você vai se deparar com o nome do código e pode se confundir. Eu mesma já achei que estava cotando a moeda errada.

Principais moedas da África
Moeda da África do Sul é o rand | Foto: SpesBona, via Wikimedia Commons.

Outra dica importante para não se confundir é saber que assim como nós usamos o R$ para representar valor monetário, por lá eles usam somente o R. Vira e mexe, você vai ver o valor de algo como R100, por exemplo.

Saiba que o R representa o rand, quando for em real, você verá R$100, combinado? Até deixei valores dessa forma aqui no artigo para ir treinando, não se confunda!

Na data que escrevo este artigo (fevereiro de 2020), usando o conversor da Confidence Câmbio (vou falar dela mais pra frente), o valor de 1 ZAR equivale a 0,34 BRL com IOF já incluso.

Mantenha-se sempre antenado usando o conversor, dessa maneira você acompanha a valorização, ou não, do rand, sabendo a hora certa de comprar.

CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira online »

 

Como levar dinheiro para África do Sul?

Cartão de crédito internacional
É possível fazer saque utilizando seu cartão internacional.

Agora que você já sabe o valor, resta saber como adquirir a moeda da África do Sul. Para os que querem ter em mãos a moeda em espécie, é possível fazer saque utilizando seu cartão internacional.

Para isso, basta se dirigir aos caixas eletrônicos espalhados pelos aeroportos, shoppings e mercados. Atente-se para as taxas do cartão, verifique o valor com seu banco antes de sair do Brasil, para não ter gastos inesperados.

Outra forma de obter a moeda é levando dólares. Eu fiz desta forma e considero a melhor maneira de levar dinheiro para o país. Compre seus dólares nas casas de câmbio do Brasil e, quando chegar na África do Sul, troque pela moeda local.

Dólar na África do Sul
Outra forma de obter a moeda é levando dólares.

Essa é a maneira mais usada pelos viajantes para levar dinheiro para África do Sul, pois o dólar é bem mais comercializado do que o rand, fazendo com que você consiga um valor mais justo na compra!

Você até vai encontrar rand nas casas de câmbio brasileiras, mas vale fazer as contas e analisar se compensa trocar o seu real por rand.

Se você é o time que não leva moeda em espécie, use seu cartão internacional, só não se esqueça das taxas cobradas. Além do cartão de crédito e débito tradicional, é possível utilizar um cartão recarregável para viagens.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na África do Sul. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Com o cartão pré-pago Cash Passport Mastercard Platinum, você carrega a moeda que deseja, rand no caso, e pode usar tranquilamente pela África do Sul. Ah! Se acabar seu saldo, não se preocupe, é possível recarregar de onde estiver, o procedimento é online, pelo app.

Veja mais sobre dinheiro em viagem internacional. Se você optou pelo cartão pré-pago, veja também sobre como funciona o seguro viagem para cartão de crédito.

Ingressos => Passeios guiados na África do Sul

 

Fazer câmbio no país ou no Brasil?

Câmbio no Brasil
Melhor lugar para fazer seu câmbio é no Brasil.

O melhor lugar para fazer seu câmbio para viajar é aqui no Brasil. Tirando os casos de pessoas que irão utilizar cartão de crédito ou débito, você deve estar com a moeda da África do Sul em mãos para conseguir se locomover na sua chegada ao país.

Se não, como vai pagar o Uber? Como vai comprar um chip internacional de internet para avisar que chegou?  Ou usar o GPS se optar por alugar um carro na África do Sul.

Então, já entre no site da Confidence Câmbio e acompanha a cotação do rand.

Imperdível => Self Drive no Kruger

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dica para fazer câmbio seguro e barato

Câmbio rand
Basta entrar no site, checar o valor do câmbio e efetuar o pagamento.

Como eu disse anteriormente, é importante ficar de olho na cotação da moeda antes de comprar. Você sabe que o dólar sobe e desce diariamente, e isso acarreta em mudanças em toda a economia, certo? Certo!

Você também sabe que o dólar não te avisa quando vai subir. Então, agora imagine que conseguiu uma cotação maravilhosa, mas até chegar na agência de câmbio, no outro dia, o dólar já subiu! Ninguém merece isso.

Pensando nisso e sabendo que ninguém tem tempo para sair correndo de casa ou do trabalho na hora que a cotação estiver baixa, a Confidence Câmbio leva a moeda da África do Sul até você! Já pensou?! Delivery de dinheiro? Quero!

Câmbio em casa
Você só aguarda a grana chegar no conforto da sua casa.

Funciona assim: faça a cotação na Confidence Câmbio, eles vão te passar todas as informações e pedir para realizar o pagamento da quantia cotada (dá para fazer por transferência bancária).

Após, você escolhe a opção de receber seu dinheiro pelo sistema delivery e aguarda a grana chegar no conforto da sua casa. Você pode até encomendar o seu cartão pré pago!

Escolhe o cartão, a moeda da África do Sul, a quantidade de rands que deseja carregar, paga e espera chegar até você.Outra coisa que vai te ajudar muito é a notificação para quando a moeda abaixar.

Chega dessa coisa de ficar toda hora entrando no app para ver se abaixou o preço da moeda! Ative as notificações com a Confidence Câmbio e seja avisado quando a cotação mudar.

Imperdível => Cruzeiro em Knysna

 

Como enviar dinheiro para África do Sul?

Remessa online para África do Sul
Dinheiro chega em até um dia útil na conta destino.

Vai fazer intercâmbio ou trabalhar na África do Sul? Se você é estudante ou alguém que vai passar mais tempo no país, pode ser que precise realizar uma Remessa Online, isso significa que precisará transferir dinheiro de uma conta de um país para o outro.

Para esses procedimentos, a dica é usar a plataforma da Remessa Online. Acesse o site para conhecer mais e veja como é fácil. Basicamente, só precisa preencher seus dados, colocar as informações da conta que está enviando o dinheiro, verificar cotação, as taxas e enviar. Simples assim.

Esse procedimento é muito seguro. Além disso, é reconhecido e autorizado pelo Banco Central do Brasil. O dinheiro chega em até um dia útil na conta destino.

Quer mais uma notícia boa? Tem cupom de desconto para os nossos leitores, insira QUEROVIAJARMAIS e tenha ainda mais vantagens.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Quanto vou gastar por dia na África do Sul?

Quanto gasto em Cape Town
Cape Town atrai mais viajantes e tem muito mais atrações.

A questão de gastos diários vai depender do seu estilo de viagem e a cidade que ficará hospedado. Por exemplo, o quanto levar para Joanesburgo não será o mesmo de quanto levar para Cape Town.

Afinal, a Cidade do cabo acaba sendo mais cara que Joanesburgo. Apesar de Joanesburgo ser muito maior em extensão, Cape Town ainda atrai mais viajantes e tem muito mais atrações.

Só esse motivo já vai fazer você precisar de uma grana a mais quando passar por ela. Um prato de comida custa de R60 a R160. Na conversão, vai dar de 20 a 54 reais (usando a cotação de 0,35 reais da Confidence Câmbio).

Eu e meu marido gastávamos no máximo 100 reais por dia com alimentação, isso porque nós sempre viajamos no estilo mochilão, procurando lugares baratos e comprando comida no mercado para fazer no apartamento que alugamos.

Dinheiro para África do Sul
Quanto levar para Joanesburgo não será o mesmo de quanto levar para Cape Town.

Tiveram dias que fomos em restaurantes melhores e acabamos gastando mais, mas também tiveram dias que fomos parar no McDonald’s e jantamos o lanche mais barato do cardápio.

Se você for alugar carro, é preciso contabilizar o preço do combustível na África do Sul. O valor médio cotado em fevereiro de 2020 para a gasolina é de R15,84 por litro, o que em real vai dar mais ou menos 5,54 reais.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Os passeios, para você ter uma média, aqueles ônibus vermelhos que passam por todos os pontos turísticos, da City Sightseeing custam R235 para um dia em Cape Town e Joanesburgo.

Usando o conversor da moeda da África do Sul para o real é de aproximadamente 82,25 reais por pessoa. E, no seu orçamento, não esqueça de incluir umas opções de passeios na África do Sul.

Dica => Roteiro na África do Sul

 

Como lidar com dinheiro na África do Sul

Dicas África do Sul
Leve parte em em espécie e parte em cartão (pré-pago ou internacional).

Primeiramente, no momento em que estiver fazendo suas contas e o levantamento de quanto levar para a África do Sul, guarde dinheiro para a gorjeta. Aqui no Brasil não é comum, mas em um país colonizado por europeus, como é o caso, é costume dar gorjeta para os serviços prestados.

Fique esperto com isso! Passei por situações onde as pessoas se ofereceram para me ajudar e depois cobraram as famosas “tips”. Em uma trilha que fiz pela Wild Coast com alguns colegas, um nativo disse que estava indo pelo mesmo caminho e perguntou se poderia acompanhar, aceitamos.

Durante o caminho fomos pegando o lixo que encontramos e ele começou a ajudar, mas chegando no hostel, quando perguntamos se ele queria uma água, ele disse que queria 300 rands pelo serviço. E ai? O que você faria?

Uma dica que sempre gosto de compartilhar e uso: leve um pouco de moeda em espécie e um pouco no cartão pré-pago ou no seu internacional. Você estará preparado para imprevistos como maquininha fora do ar ou locais que não aceitarem cartões.

Tax refund África do Sul
Se quiser saber a porcentagem que pode receber de volta, use a calculadora do VAT.

Sabia que multas de carro, você paga na hora com moeda em espécie? Pois é, já imagina como descobri, né?! Mais uma coisa: e se eu te contar que você pode receber de volta parte do valor de suas compras na África do Sul?

O Value-Added Tax, mais conhecido como VAT, te reembolsa parte do valor que gastou durante sua viagem. Para conseguir o reembolso, guarde os cupons fiscais de suas compras.

Nesse cupom fica anotado o número de registro do VAT, o imposto embutido no produto que comprou. Esse imposto não se aplica para alimentação, passeios, combustível e coisas que você não leva embora para seu país de origem.

Os produtos passíveis de retornarem dinheiro são: perfumes, roupas, brinquedos, bebidas, acessórios e produtos eletrônicos. Para solicitar o reembolso, vá ao aeroporto internacional (deixe para chegar mais cedo quando for voltar pro Brasil) e procure pelo guichê de atendimento do VAT.

O atendente vai pedir o cupom fiscal e alguns podem pedir para ver os produtos, portanto, não deixe para ir ao guichê depois que despachar a mala.

Você receberá um cartão com o valor do reembolso em dólar e poderá sacar em real, depois de 3 dias úteis. Se quiser saber a porcentagem que pode receber de volta, use a calculadora do VAT.

Mais => O que fazer em Cape Town

 

Aproveite a sua viagem sem estresse

Anotou todas as dicas? Agora é só por em prática e ir atrás da melhor cotação para a moeda da África do Sul.

Não se esqueça de conferir o site da Confidence Câmbio para ter mais comodidade em suas cotações e poder receber o dinheiro em casa, nada melhor do que empresas que poupam trabalho do cliente!

Agora que você já sabe a moeda da África do Sul, conte mais sobre o seu roteiro nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Karol Boing

ESCRITO POR

Karol Boing

Karol Boing, 23 anos, é bacharel em Direito, criadora de conteúdo e escritora. Apaixonada pelo mundo e por novas culturas, quer compartilhar com as pessoas a beleza espalhada por ai.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *